Ir para conteúdo

Tempo de Danica


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve,

 

não há exagero em dizer que a eclosão da Ephemera danica (Mayfly) é a mais esperada do ano. Aqui no meu entorno, licenças para todas as águas em que a danica ocorre estão esgotadas, desde janeiro. Isto é normal, mas com as dificuldades atuais para se viajar, a coisa está exacerbada este ano.

 

É difícil prever o período exato da eclosão, mas um bom chute é do meio de maio até o meio de junho. No Blau, começou na quarta passada, dia 20 de maio. Começa pipocando uma aqui outra ali, mas mesmo no início, as trutas perdem todas as inibições e se entregam à comilança mais afoita. Olhando o rio, a gente fica se perguntando de onda saiu tanto peixe. E aquelas cenas que já vimos filmes se repetem diante dos nossos olhos, com trutas pulando para pegar no ar o inseto que acabou de levantar vôo da água (acho que está na hora de investir numa GoPro).

 

Foto 1: Alegria de ver a primeira danica da temporada. Sub-ímago, reconhecível pela transparência leitosa das asas, e a cor amarelada.

DSC_3308.JPG

 

A primeira fase da eclosão é mais fácil para o pescador. Conforme o ciclo se adianta, com eclosões mais numerosas e peixes mais saciados (redondos de gordos ) e ressabiados (a pescaria é intensa), as capturas vão ficando mais difíceis. 

 

Foto 2: Ainda não tão gorda, e afoita.

DSC_3310.JPG

 

 

Outro aspecto interessante desta eclosão é o peixe vem para o raso, onde cresce aquele tipo de planta peculiar dos "chalk streams". Com o adiantado da primavera, fica aquele tapete verde claro contrastando com o fundo de areia nestes trechos, gingando ao sabor da torrente. Exatamente neste trechos é as populações de danica se concentram pois, como se sabe, a danica é do tipo de efêmera que vive enterrada na areia na fase de larva ("burrowing"). A torrente não é rápida nem lenta, apenas perfeita para apresentar uma seca ou uma emeger, que tem bastante sucesso nesta fase.

 

Fotos 3 e 4: Aquele ar de chalk stream! Visão à montante, e em seguida à jusante.

DSC_3326.JPG

 

DSC_3329.JPG

 

Foto 5: Ontem, sábado. Cada vez mais gordos. 

DSC_3338.JPG

 

De todas as moscas com que tenho pescado, a que tem funcionado melhor é o minha versão comn CDC da "Hatch Master". Quando atada com CDC, a Hatch Master tem menos resistência do ar e torce consideravelmente menos o tippet durante o arremesso. É uma mosca muito elegante e não é frágil não, cada uma me rende pelo menos 20 peixes. A Klinkhammer vem em segundo lugar.

 

Foto 6: minha versão da Hatch Master. 

DSC_3420.JPG

 

Anteontem, 30 de maio, avistei o primeiro ímago, isto é, a segunda forma alada da danica, madura para o acasalamento e a postura das ovas. É um sinal de que a eclosão está passando pelo ápice. O nome popular inglês do sub-ímago é "Dun", do ímago é  "Spinner".  O acasalamento é uma dança no ar, a chamada "spinner fall", com os ímagos fazendo subidas  verticais de 1 ou 2 metros no ar, para em seguida cair e subir de novo. (Veja uma "spinner fall" dos 5 aos 15 segundos deste vídeo)

 

Foto 8: Primeiro ímago avistado. Reconhecível pela asa transparente com filigranas pretas, e a cor marfim do abdômen.

 DSC_3380.JPG

 

 

Foto: eclosão associada: fêmea de Odontocerum albicorne ("Silver Sedge" ). 

DSC_3403.JPG

 

Foto 10:  Posso voltar pro meu jantar agora? Pode, gordinho.DSC_3401.JPG

 

 

Ontem estive no Lauter, um "spring creek" no meio de um vale numa área de preservação. A eclosão de danica é diferente da do Blau. No Blau, o período de eclosões é mais longo, mas cada eclosão é menos intensa. No Lauter, o período é mais curto, mas cada eclosão é muito intensa no número de insetos. 

 

Pela manhã, a eclosão ainda não estava forte. Pipocava uma danica aqui, outra ali. Por íncrivel que pareça, a pescaria é muito mais fácil nestas condições do que quando há um eclosão em massa, como ocorreu à tarde (veja os vídeos abaixo).  Acho que a dificuldade vem de 3 coisas combinadas: primeiro, tem tanto inseto derivando em cima da água, que é a chance da truta escolher a tua mosca fica estatisticamente diluida. Segundo, acho que as trutas ficam mais seletivas durante uma eclosão em massa. E terceiro, acho que as trutas ja estão meio ressabiadas pois há estamos no meio do período das eclosões e muitas já froma pegas pelo menos uma vez.       

 

As fotos são da manhã, e os vídeos da tarde.

 

Ponto de partida em Unterwilzingen.

DSC_3465.JPG

 

Lauter, ao fundo Unterwilzingen, um lugar onde o mundo ainda está em ordem.

DSC_3437.JPG

 

Adentrando o vale, uma olhada para Ulterwilzingen lá atrás.

DSC_3464.JPG

 

DSC_3439.JPG

 

 

Vídeos de uma eclosão em massa de danica no Lauter, mais ou menos 6 da tarde. A qualidade ficou prejudicada com o upload para o seutubo. De qualquer forma, acho que dá para ter uma idéia.  Este hatch estava bem peculiar, pois havia todas formas misturadas: emergers, sub-ímagos, ímagos e spents.

 

 

Marrons do Lauter.

DSC_3470.JPG

 

DSC_3490.JPG

 

Bom, acho que foi isso prás eclosões de danica em 2020. Assim como começaram, foram diminuindo devagarinho, até acabar. Agora reina uma calma profunda nos rios. Os peixes ainda podemn ser observados no aberto, mas estão quietinhos no fundo. No fim de tarde, quase à noitinha, sobem calmos para apanhar midges e caddys. Algumas espécies de efêmeras menores fazem pequenas eclosões alo longo do dia, mas não entusiasmam a clientela. . Talvez quando começarem as BWOs, a coisa  fique mais agitada de novo. Não obstante, a pescaria segue boa. 

 

Foi uma temporada chocante, onde aprendi muito, de novo. Ainda estou processando tudo que vivi no último mês, meio que num estado de admiração. 

 

[]'s

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que truta linda... Penso como deve ser por aí, seu relato preciso não deixa dúvidas quanto a ser uma época sensacional.

 

Aguardo ansioso pela continuação e por mais imagens, principalmente dos belos rios germânicos! 

 

Sich kümmern!

 

(Esse tradutor do Google está certo? "Se cuida" em alemão é isso mesmo? 😄)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bom Carlos, beleza de imagens desse rio e da danica! Uma truta linda e um baita grayling!  Parabéns!

Permaneçam  Saudáveis!😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E é muito bacana quando vemos esses relatos depois de anos passados. Fica muito visível a evolução permanente pela qual passamos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Menos de 30 dias desde seu primeiro posto. Assisti alguns vídeos nesse período para ver como é esse espetáculo. Vi também que boa parte dos atadores gostam de usar CDC nesse padrão de atado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hour ago, Fausto said:

Menos de 30 dias desde seu primeiro posto. Assisti alguns vídeos nesse período para ver como é esse espetáculo. Vi também que boa parte dos atadores gostam de usar CDC nesse padrão de atado. 

 

 

 

Só falta vir ver ao vivo, Fausto 🙂

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve pessoal,

 

com moscas deste padrão,  ainda ganhei o terceiro lugar na categoria de mosca seca do torneio de atado da EFFA deste ano.

 

Veja o resultado aqui:   https://www.effa.info/en/results-effa-open-2020.html

 

Uhu!

 

[]'s

 

DSC_3420.JPG

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Carlos!!!   👏

 

Não é a primeira vez que nos relata fato semelhante e é muito bacana acompanhar suas participações. Vejo que a lista está dividida em três categorias, Dry Fly, Nymph e Streamer. Tenho uma dúvida, a EFFA vê as moscas molhadas (Wet Fly) como ninfas?

 

Nossa ABPM poderia fazer o mesmo, mas até o momento não tenho conhecimento de algo semelhante. O @Jamanta deu o pontapé inicial na ABPM e segue dando suporte, só que agora ele está super focado no grupo Pesca Con Mosca Sudamérica. Tento acompanhar a ABPM nas mídias sociais, principalmente no Facebook, mas sem sempre entra na minha Timeline posts que me informe dos acontecimentos. 

 

SUDAMERICA.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Fausto,

 

1 hour ago, Fausto said:

Parabéns Carlos!!!   👏

 

Muito obrigado!   

 

As moscas que mandei este, eu tinha atado prá pescar no hatch de danica, não prá framing. Aí fiquei sem tempo de atar especialmente pro torneio, escolhi duas na caixa, e mandei.  Deu certo.   

 

Este torneio da EFFA não é o único, há outros. Mas tenho me concentrado nele prá ganhar visibilidade nesta associação. E os prêmios deste torneio não são de se jogar fora. O primeiro lugar de cada categoria ganha uma morsa Maier&Fazis, o segundo uma vara (não me lembro a marca), e o terceiro uma caixa de moscas C&F. Not bad!

 

 

1 hour ago, Fausto said:

Não é a primeira vez que nos relata fato semelhante e é muito bacana acompanhar suas participações. Vejo que a lista está dividida em três categorias, Dry Fly, Nymph e Streamer. Tenho uma dúvida, a EFFA vê as moscas molhadas (Wet Fly) como ninfas?

 

 

É, são estas três categorias. Olhando as fotos das ninfas de edições passadas do torneio, acho "wet flies" seriam  uma categoria à parte, não incluída nas ninfas. Mas não tenho certeza.    

 

Mas acho que faz sentido ter uma categoria à parte para wets.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.