Ir para conteúdo

Dois momentos de seca


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve,

 

esta primavera tem sido boa por aqui para quem gosta de pescar com seca. Tem havido boas eclosões de Olivas (Baetis sp.) no Blau e de vários gêneros de Heptagênias,  como Súlfuras (Heptagenia sulphurea) e algo que me parece ser uma espécie de March Brown (Rhithrogena sp.), no Jller.

 

Embora na primavera seja comum a pesca com seca no Blau, nem todo ano é assim no Jller. Se a vazão do Iller estiver alta, há pouca atividade na superfície. Mas do ponto de vista da pesca, e ainda com secas, está sendo um bom ano.

 

As características de cada pesca, embora ambas com seca, é bem diferente e cada uma apresenta as suas dificuldades. 

 

No Jller, a correnteza é rápida e as área  de pesca aberta e extensa. O Grayling está normalmente em maior número, e se vê peixe subindo para todo  lado que se olha. Parece fácil pescar nestas condiçoes mas, de certa forma surpreendentemente, não é.  Na torrente rápida, o Grayling se desloca muito pouco lateralmente quando sobe. Ele sobe e desce em uma pista muito estreita. A mosca tem que ser apresentada em deriva morta nesta pista, no compasso  de subida do peixe. 

 

Foto 1: dia de gala na barra do JIler, um trecho muito rápido. Pesca do barranco com seca.

DSC_3267.JPG

 

Foto 2: KEEPEMWET.

DSC_3260.JPG

 

 

O Blau é bem diferente. Tem muito mais estrutura. Mas para contrastar com o Jller, quero escrever agora sobre um trecho extremamente lento, com fundo lodoso e cercado de mata, que se vê na foto abaixo. Em um ambiente tão calmo e com esta mata, as dificuldades são respectivamente a aproximação  e o arremesso. A foto foi feita do local de onde eu estava arremessando. Em água tão calma, e se tratando de marrom,  pode excluir qualquer tipo de arremesso q ancorado. Prá "arco-e-flecha", estava muito longe.  Restava um arremesso lateral. A 2 metros atrás de mim, havia um vão de 1 metro entre uma galhada e a água. A minha  solução foi meter o back cast neste vão. Acocorado por mais de meia hora 😕.

 

Foto 3: Welcome to the jungle! A marrom estava saindo lá debaixo das galhadas na outra margem prá pegar Olivas descendo pelo meio do rio. Saía, pegava a mosca, e voltava, sem nenhuma pressa.

DSC_3284.JPG

 

Foto 4: Marrom número 1.

DSC_3283.JPG

 

Foto 5:   Marrom número 2, do mesmo lugar. Hummm, não parece uma híbrida de marmorata?

DSC_3286.JPG

 

Prá fechar, quero dizer que achar a mosca certa foi bem difícil nas duas situações. Mas uma vez achada, tudo pareceu tão fácil.

 

[]'s 

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Momentos espetaculares e certamente inesquecíveis, parabéns !
Recompensa proporcional ao grande esforço.
São momentos como esse que fazem a pesca valer a pena.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Reservei o tempo certo para ler mais um de seus bons relatos. Imagino que o verão batendo a porta no hemisfério norte as pescarias começariam e no inverno passado foi tempo de atado. Agora aqui estamos no outono e como tal, também momento de atado, mas com essa pandemia e sem perspectiva de tudo voltar ao normal, fica difícil planejar pescarias por aqui. Tenho fé que logo isso vai passar e as fronteiras vão se abrir. 

 

 

Em 04/05/2020 at 15:42, Carlos Mitidieri disse:

Welcome to the jungle!

Vejo que pescar na "selva" não é nada fácil, mas o prêmio é bom para quem fizer o dever de casa direitinho.  :D

 

Em 04/05/2020 at 15:42, Carlos Mitidieri disse:

não parece uma híbrida de marmorata?

Parece sim ter uns reflexos bem diferentes ao redor do opérculo.

 

Em 04/05/2020 at 15:42, Carlos Mitidieri disse:

KEEPEMWET.

Conceito certíssimo para manter o peixe bem e evitar sufocar o bichinho. Lembro-me muito bem como era "importante" pra mim uma fotografia do peixe capturado e hoje estou fazendo como você, mantendo o peixe dentro d'água. Por falar nisso, ao baixar as fotografias da Patagônia esse ano, fiquei impressionado com a falta de peixes fotografados, mas em troca muita paisagem. Se continuar assim, creio que vou investir numa câmera Digital Reflex e uma boa lente. :D 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.