Ir para conteúdo

Me ajudem a pescar no Brasil (por favor!)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos, me deparo com uma situação: quero pescar nossas espécies nativas (dourado, piraputanga, tucunaré, etc.), mas não faço ideia de como começar. Viagens organizadas estão fora da minha alçada. Estou procurando algo do tipo: ficar em pousada e ir pescar por conta própria. Acampar também é bem vindo.

 

Estou com os olhos especialmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Eu vejo dezenas de riozinhos que imagino se possa pescar de vadeio. Confere? Não preciso pescar dourados de 10kg. Qualquer rio que possa ter peixes de 2kg já vai cumprir minhas expectativas.

 

Cogitei inclusive levar um caiaque e pescar no Rio Miranda, Rio Manso, ou represas.  O que mais me preocupa nesses casos é conseguir um local onde meter o caiaque na água e me virar em um corpo de água desconhecido.

 

Aliás, estou presumindo que a melhor época para os dourados seja o inverno, quando há menos chuvas e os rios devem estar menos cheios. Confere?

 

Resumindo, onde eu pesco sem depender de guias caros ou de uma operação mais complexa, de preferência no vadeio? 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fióte gostaria muito mesmo de te ajudar, mas não sei como fazer. Tu é bem aventureiro e espero que consiga elaborar um roteiro conforme deseja fazer. Depois compartilha conosco suas aventuras DIY aqui no Brasil. 

 

P/S: Já estou com grupo para Coyhaique 2021. :ok:

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Salve Fausto! Agradeço!

 

Só para alimentar a tua curiosidade.. Estou analisando o Rio Araguaia. Olha esse video aqui: 

 

Se passa lá pela cidade de Torixoréu.. O cara já comenta que o ai o Araguaia é cheio de pedras e corredeiras. Agora, imagina esse rio bem perto da nascente..

 

Esse ponto em especial: https://goo.gl/maps/ub8TZQMCR6wtMraC7

 

O Araguaia ai tem uns 14 metros de largura, bastante vegetação ciliar e ao que parece até uma ponte para largar o carro. Me parece muito promissor

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outro: Rio Cuiabá

 

https://goo.gl/maps/VvBeG7vaAjCPBNcSA

 

Mais para frente ele encontra o Rio Manso, que é bastante famoso para a pesca de dourados (tem até relatos aqui, acredito). Certamente as condições devem ser similares às do Manso, mas ele não tem barragem, o que quer dizer que podemos subir bastante e encontrar condições propicias para o vadeio..

 

Nesse ponto que eu assinalei o Cuiabá tem uns 30 metros de largura, mas parece estar cheio de prainhas e estruturas, ou seja: bom vadeio (será?). Eu sei que os argentinos pescam de vadeio em rios bem maiores e mais caudalosos que esse. De quebra, ainda tem vários afluentes menores que também podem ser explorados.. Mata ciliar em bom estado.. Afastado de grandes centros.. 

 

Ai dá para observar a qualidade da água.. E também um camarada fazendo um "swing" de tuvira! 

 

 

Editado por Guilherme Benevenutti
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Patrono

Fala Guilherme,

 

Quando descobrires, nos avise. Também procuro isso...ehehe.

 

Deixando brincadeiras de lado eu procuraria afluentes de grandes rios, como Paraná, Uruguai, Paraguai, Sao Chico, Tocantins, etc.

Acho bem legal aquelas pescarias do hermanos de doraditos em arroios, mas pelo que percebi, são afluentes próximos do Paraná e em regiões bem planas.

 

As vezes há uma pesca desse tipo bem perto de casa. Vejo alguns paranaeses percarem no Rio Tibagi e Iapó, perto de Ponta Grossa. Tabaranas e pirapintingas-do-sul são os peixes alvos. Não há quantidade, mas os locais são bem bonitos.

 

Uma região muito bonita, mas não possui as águas cristalinas que buscas é Os Campos de Cima da Serra, região serrana de divisa entre RS e SC.

Há relatos e indícios de dourados e piracanjubas no Rio Pelotas e alguns afluentes.

A BAESA, UHE Barra Grande, pelo danos que gerou no ambinete, soltou e/ou tem soltado alevinos de espécies de peixes nativos, dentre eles dourados e piracanjubas. Rios afuentes como o Pelotinhas, Santana, Lava-Tudo e o próprio Silveira podem ser interessantes de serem explorados. 

 

Uma região que visitei e achei bem promissora foi Nobres/MT, fica depois do Rio Manso., onde passa o Cuiabasinho, se não me falha a memória. Muito arroio com bastante "pera". 

Fiquei louco quando eu fui.

 

Abraço.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 15/03/2020 at 19:54, Guilherme Benevenutti disse:

Amigos, me deparo com uma situação: quero pescar nossas espécies nativas (dourado, piraputanga, tucunaré, etc.), mas não faço ideia de como começar. Viagens organizadas estão fora da minha alçada. Estou procurando algo do tipo: ficar em pousada e ir pescar por conta própria. Acampar também é bem vindo.

 

Estou com os olhos especialmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Eu vejo dezenas de riozinhos que imagino se possa pescar de vadeio. Confere? Não preciso pescar dourados de 10kg. Qualquer rio que possa ter peixes de 2kg já vai cumprir minhas expectativas.

 

Cogitei inclusive levar um caiaque e pescar no Rio Miranda, Rio Manso, ou represas.  O que mais me preocupa nesses casos é conseguir um local onde meter o caiaque na água e me virar em um corpo de água desconhecido.

 

Aliás, estou presumindo que a melhor época para os dourados seja o inverno, quando há menos chuvas e os rios devem estar menos cheios. Confere?

 

Resumindo, onde eu pesco sem depender de guias caros ou de uma operação mais complexa, de preferência no vadeio? 

O Rio Iguaçú, na divisa entre PR e SC pode ser explorado, ainda não pesquei ali mas tenho visto muitos relatos dali. Pensando em caiaque, as barragens do Iguaçú, em especial foz do areia e salto segredo, são boas opções.

O rio Uruguai também têm dourados, mas não conheço a pescaria por ali...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Benevenutti bom dia a vc e aos demais amigos...

 

nao sei de onde vc é, mais aqui na minha região tem o Famoso Rio Piracicaba, nele fazemos muitas pescarias de caiaque, e agora nessa seca tramenda vc "anda" praticamente o rio todo kk o vadeio é algo fenomenal aqui, e de vez em quando sai uns troféus.. 

 

tem a operação do meu grande amigo Alicio Pira que faz todo tipo de pescaria, mais ele gosta mesmo é do FLY kkkk

 

No MS, ja pesquei por diversas vezes de caiaque no imponente Rio Paraná e seus afluentes.. problema de lá é que é muito grande e o deslocamento se torna complicado na calha do rio, aí o mais fácil mesmo é encontrar afluentes e/ou lagoas.. 

 

boas pescarias.. TMJ👊

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.