Ir para conteúdo

Relógio comparador para ajustagem de plainas


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Para uma correta utilização, as plainas manuais para madeira ou bambu precisam ser ajustadas em relação a profundidade de corte e alinhamento (paralelismo) do gume cortante em relação a base.
A profundidade de corte define a espessura da apara que está sendo removida e isto implica na facilidade ou dificuldade de corte em relação ao tipo de material que está sendo aplainado bem como no acabamento de corte, supondo-se que a lâmina da plaina esteja corretamente afiada.
O ajuste da profundidade ou da dimensão da lâmina projetada para fora da base, pode ser feita de diversas maneiras, usando-se lâminas calibradas, ou mesmo visualmente testando sobre o material a ser plainado até se obter uma condição de trabalho considerada ideal.

Também é usual a medição da espessura das aparas com o uso de um paquímetro ou mesmo um micrômetro .
Vi na loja americana Garret Wade e também na Amazon um instrumento digital que permite uma leitura e ajuste perfeito da lâmina, com precisão e repetibilidade.
Contudo, embora não seja caro me pareceu um pouco frágil e somam-se os inconvenientes de importação e eventual manutenção.
Como disponho de alguns relógios comparadores analógicos, sobras de antigos projetos, decidi construir uma base para esse instrumento e assim poder ajustar de maneira facilitada minhas plainas.
Utilizei um bloco de alumínio Alumec 89, fabricado pela British Aluminum.
Este alumínio apresenta dureza de aproximadamente 180 Brinell, enquanto o alumínio 6061 T6 usado na construção de carretilhas tem dureza entre 70/80 Brinell.

Seguem algumas fotos da sequência de fabricação e o resultado final.

ydatUDp.jpg

F3mYoPy.jpg

gNmdpYa.jpg

9e78l75.jpg

LcC3qJ3.jpg

JPMaWXL.jpg

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, Beto disse:

Muito bom Odimir, tenho profunda admiração por quem domina as habilidades da mecânica e da marcenaria em geral, a capacidade de criar e reparar coisas é maravilhosa.

Parabéns!

Olá Beto, muito obrigado !

Sim, estes trabalhos além de terapêuticos trazem uma grande satisfação para quem os pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador
Em 18/09/2019 at 15:14, Fred Mancen disse:

Um absurdo! Um absurdo... Não era pra surpreender, visto que o senhor domina esta seara com maestria, mas ainda assim, fiquei surpreso com o magnífico trabalho. Parabéns!

Olá Fred, muito obrigado !

 

Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente é uma terapia isso Mestre, digo isso como espectador aqui apenas.

São impressionantes mesmo os trabalhos que o Senhor realiza, meus parabéns!

 

Como não domino essa área aí, me divirto com as minhas mosquinhas, para relaxar e passar o tempo...😀

 

Um forte abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 03/10/2019 at 13:43, Aulo disse:

Realmente é uma terapia isso Mestre, digo isso como espectador aqui apenas.

São impressionantes mesmo os trabalhos que o Senhor realiza, meus parabéns!

 

Como não domino essa área aí, me divirto com as minhas mosquinhas, para relaxar e passar o tempo...😀

 

Um forte abraço!

Sim Aulo, além de excelente terapia, também propícia muito bom exercício mental.

Obrigado pelo comentário !

Abração 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.