Ir para conteúdo

Canivete estilo Kiridashi


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Ola Pessoal, buenas !

 

A algum tempo não tenho postado no fórum por conta de minhas atividades que ultimamente tem sido intensas.
Mas, venho organizando minha agenda e consegui algum tempo para fotografar e compartilhar este post que aguardava desde o dia dos Pais.
Sempre que posso e meu bolso alcance aproveito esta data como pretexto para me auto presentear e riscar alguns itens da minha lista de desejos.
Nada de excepcional, mas geralmente são coisas relacionadas com trabalho, que ainda é uma atividade com a qual mais gosto de estar envolvido, juntamente com a pesca com mosca.
A compra original estava direcionada para um canivete japonês dobrável, com lâmina no estilo kiridashi.
Este canivete Mikihisa da marca Ikeuchi Hamono tem a lâmina forjada a mão em "aço branco", entre duas lâminas de aço macio, procedimento também conhecido como San Mai.
Seguem as fotos:

 

Canivete aberto, onde pode-se notar uma alavanca de trava no dorso e o gume diferenciado em aço branco.
DSL9v8Q.jpg


A lâmina apresenta uma concavidade típica no dorso com a finalidade de facilitar e tornar melhor a afiação.

rRF4n8S.jpg

7k69ORZ.jpg

Aqui o canivete é mostrado ao lado de um kiridadshi que comprei na década de 60, e já apresenta acentuado desgaste da lâmina por conta de sucessivas reafiações ao longo do tempo.

RRpzXwO.jpg
 


Junto com esta compra adquiri outros itens que mostro a seguir,
psH5R0r.jpg

6wBtwU7.jpg

E abaixo as morsas já montadas e prontas para uso

RB3kQF2.jpg

RmAzrUF.jpg

  • Like 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

 

Bela lâmina Odimir!  E um serrote japonês desses está na minha lista tbem, cortes limpos e precisos! É fácil presentear alguém que conhecemos bem 😄

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 26/08/2019 at 08:54, Tcheigor disse:

 

Bela lâmina Odimir!  E um serrote japonês desses está na minha lista tbem, cortes limpos e precisos! É fácil presentear alguém que conhecemos bem 😄


Sim Tcheigor, estes serrotes japoneses são excepcionais e propiciam um corte limpo e preciso como pontuou.
Recomendo que adquira um, mas avalie o tipo específico para o serviço que vai executar, já que os cortes disponíveis para estes serrotes são muito especializados.
Existem serrotes para corte transversal aos veios (cross cut) e longitudinal (rip cut) e também os que executam os dois cortes chamados de Ryoba.
Além disso, existem serrotes para corte de bambu verde, bambu seco, plásticos, metais e até pedras. 
Abaixo um corte que fiz pela primeira vez, a mão livre em madeira dura (cumarú) para criar um chanfro na morsa que montei.

eA71gq5.jpg

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
17 horas atrás, João Rabelo disse:

UM CANIVETE DESSE PRA DESCASCAR PEQUI IA SER UM LUXO, AQUI NO GOIÁS. TREM CHIQUE EM MESTRE :okok:


Grande João, 
Sim, mais que um canivete, considero uma ferramenta de trabalho para uso geral.
Quando eu for pescar pirapitingas no Goiás, levarei este canivete para descascar e prepararmos um arroz con pequi.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Espetacular mestre! :mestre:

 

San Mai não é trivial, pra soldar perfeitamente o sanduíche tem que forjar com técnica. Bela peça!

 

Gostei muito das morsas também! Vi uma daquelas amarelas na Florêncio de Abreu e não comprei, me arrependi. Mas tudo bem, agora ficou mais fácil ir lá. :D 

 

Tenho um Ryoba corte duplo (cross cut e rip cut). Sem dúvidas uma das melhores ferramentas que comprei! :ok: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 27/08/2019 at 15:35, Fausto disse:

Dá gosto ver um tópico assim. :okok:

 

Nosso Fórum fortalece sua existência por causa de vocês.  :ok:

 


Muito obrigado Fausto !
É sempre um prazer compartilhar experiências com os amigos deste prestigioso fórum.

Grande abraço

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 horas atrás, André Ribeiro disse:

Espetacular mestre! :mestre:

 

San Mai não é trivial, pra soldar perfeitamente o sanduíche tem que forjar com técnica. Bela peça!

 

Gostei muito das morsas também! Vi uma daquelas amarelas na Florêncio de Abreu e não comprei, me arrependi. Mas tudo bem, agora ficou mais fácil ir lá. :D 

 

Tenho um Ryoba corte duplo (cross cut e rip cut). Sem dúvidas uma das melhores ferramentas que comprei! :ok: 



André, comprei esta morsa de marca Sparta e fabricação russa por recomendação de um amigo na Loja do Mecânico (www.lojadomecanico.com.br).
É de número #4 e custou R$106,00 já com o frete para o Sul de Minas.
Foi o melhor custo beneficio que encontrei no mercado e fiquei satisfeito com ela.
Foi necessário remover algumas rebarbas com a Dremel no que dispendi alguns minutos e também substitui os parafusos que prendem os mordentes por parafusos do tipo Allen de cabeça escareada.
Também melhorei a lubrificação com graxa de lítio, porque veio praticamente sem lubrificação.
Vou fabricar e substituir os mordentes ranhurados por mordentes lisos, mais apropriados aos pequenos trabalhos que faço.
Enquanto isso, uso duas cantoneiras de alumínio, vistas ao fundo.

Abração

g2YzRqn.jpg
 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 horas atrás, João Rabelo disse:

MESTRE O GOIÁS VAI TA SEMPRE DE BRAÇO ABERTO TE ESPERANDO.


João, muito obrigado !

Embora seja paulistano, aportei com minha família no Sul de Minas há quase 50 anos, e aqui me deixei ficar.
Minhas portas também estarão sempre abertas aos amigos que queiram me visitar e receberei com enorme prazer !

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, Odimir disse:



André, comprei esta morsa de marca Sparta e fabricação russa por recomendação de um amigo na Loja do Mecânico (www.lojadomecanico.com.br).
É de número #4 e custou R$106,00 já com o frete para o Sul de Minas.
Foi o melhor custo beneficio que encontrei no mercado e fiquei satisfeito com ela.
Foi necessário remover algumas rebarbas com a Dremel no que dispendi alguns minutos e também substitui os parafusos que prendem os mordentes por parafusos do tipo Allen de cabeça escareada.
Também melhorei a lubrificação com graxa de lítio, porque veio praticamente sem lubrificação.
Vou fabricar e substituir os mordentes ranhurados por mordentes lisos, mais apropriados aos pequenos trabalhos que faço.
Enquanto isso, uso duas cantoneiras de alumínio, vistas ao fundo.

Abração

g2YzRqn.jpg
 

 

Excelente mestre! :mestre: 

 

Dentre as que procurei, excetuando-se as ridgid e as stanley (bem mais caras), me pareceu a com melhor custo benefício. :) 

 

E agora posso comprar sem pagar frete! :D 

 

Também pensei em tornar os mordentes trocáveis, porém tinha em mente fazer um (par) de madeira dura e outro de alumínio com uma placa de borracha

por cima (para travamentos de peças com superfícies delicadas).

 

Obrigado pelas dicas! :ok: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André, as morsas da Stanley e Ridgid são excelentes para uso profissional, mas realmente seu preço é bem elevado.
Tenho em outro canto de minha oficina doméstica uma morsa da marca Forjasul, fabricada em aço forjado e com as guias usinadas.
Esta morsa vem me prestando excelente trabalho há mais de 20 anos e o único inconveniente para mim é que os mordentes são integrados no forjado não permitindo que sejam trocados ou mesmo retificado, e como recurso utilizo cantoneiras de alumínio.
Esta morsa de número 5 custa hoje no Mercado Livre por volta de R$1000,00, sem a base giratória como a minha.


eQRiZEx.jpg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na casa do meu pai tinha uma antiga Schulz azul, era excelente. Também era uma morsa muito antiga, foi do meu avô antes de ser do meu pai.

 

Infelizmente minha mãe se desfez dela quando meu pai faleceu.

 

Eu tenho uma pequena moraa de ourives, que gira nos três eixos, pois a base está apoiada em uma esfera. Mas ela é pequena e por conta desse tipo de montagem, não aguenta um tranco mais forte.

 

Acho que essa Sparta vai me atender bem. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 minutos atrás, André Ribeiro disse:

Na casa do meu pai tinha uma antiga Schulz azul, era excelente. Também era uma morsa muito antiga, foi do meu avô antes de ser do meu pai.

 

Infelizmente minha mãe se desfez dela quando meu pai faleceu.

 

Eu tenho uma pequena moraa de ourives, que gira nos três eixos, pois a base está apoiada em uma esfera. Mas ela é pequena e por conta desse tipo de montagem, não aguenta um tranco mais forte.

 

Acho que essa Sparta vai me atender bem. :) 


Realmente uma pena porque a morsa Schulz azul era excelente e exportada para vário países inclusive EUA.
No video abaixo é possível ver o famoso rodmaker Don Andersen utilizando uma destas morsas (na altura dos 3:00 minutos de exibição)
Vamos de Sparta André...
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.