Ir para conteúdo

Running line? O que é? Pra que serve? o que come?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Antes de tudo: Boss se achar que o tópico esta no local errado pode mover.

 

O titulo do tópico é engraçado pois reflete bem a aparente idiotice da minha pergunta. Explico:

Como pesco de caiaque, não tenho espaço para 2 equipamentos, nem é pratico a troca de linha ou da carretilha, e em recente ida a Três Marias precisei mudar da meia água pra superfície e fiquei a ver navios.

Mediante a isso na tentativa de solucionar a questão vou tentar usar shooting heads em minhas pescarias de caiaque, o que me possibilita a troca de tipos diferentes de cabeça em minutos.

Em geral as shooting são afixadas em linhas de baixa memória (running lines). Aqui já aprece a resposta obvia da minha pergunta.

Mas essa é a única função da running?

Existe outras vantagens em usa-la ?

Poderia por exemplo segurar a shooting direto no backing? 

Por favor amigos considerações são bem vindas.

abraços e obrigado

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Gustavo,

 

Além das running lines de nylon, existem running line do mesmo material que linha de fly, as quais eu prefiro por 2 motivos:

- são mais fáceis de manusear

- dão mais estabilidade ao loop do que as de nylon.

 

Se tiveres aí uma WF velha, corte a cabeça e já tens a running line.

 

  Até onde vejo, a possibilidade de mudar a cabeça é a única vantagem de se usar uma running line separada. 

 

Desvantagens:

- o tranco da emenda nos passadores do caniço, tanto quando se trabalha a mosca como quando se tem que embarcar um peixe. 

- o loop fica menos estável pela falta de um taper traseiro -> aprentação menos discreta

-  principalmente com uma running de nylon, tens que ajustar o teu arremesso com uma parada mais alta. Isto não é realmente uma desvantagem, é mais uma questão de ter a técnica.

 

Um cabeça conectada no  backing  vai ter um loop ainda mais instável do que com nylon.

 

[]'s

 

 

 

 

  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

 

  Até onde vejo, a possibilidade de mudar a cabeça é a única vantagem de se usar uma running line separada.

Amigo é justamente essa minha necessidade.

Obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos. Esse tipo de informação vale mais que ouro. Olha que eu tô vasculhando a  net já tem um tempo.

Primeiro vou arrumar as cabeças ai depois faço os testes das running.

Mais uma vez obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande Gustavo,

Linhas do tipo shooting se prestam principalmente para lançamentos a grandes distâncias com mecânica própria de lançamento.
Não me parecem ser as mais adequadas para lançamentos a partir e um caiaque em posição de perfil baixo.
De qualquer forma, se é isto que pretende usar, penso que a melhor condição seja adquirir um kit ou sistema completo que inclua a running line e as cabeças intercambiáveis que estão previstos com os loops de conexão de tamanho reduzido e também bem feitos, que evitarão estrangulamentos na passagem pelos passadores e ponteira da vara.
Linhas do tipo shooting apresentam também o inconveniente de apresentações ruidosas, e embora exista a crença de que para a pesca de tucunarés isto não importa, acredito que em determinadas situações isto possa ser desastroso.
Uma alternativa a considerar é levar linhas de características diferentes em sacos plásticos como faz o Gerson Kavamoto.
Certa ocasião assisti uma demostração ao vivo de como ele enrola a linha em forma de oito por entre os dedos e faz a substituição por outra linha reserva.
É preciso um loop bem grande no backing de forma que possa passar a carretilha.
isto possibilita usar linhas de tua preferência sem precisar recorrer a linhas do tipo shooting.
E finalmente, bobinas extras ou mesmo outra carretilha também representam a meu ver uma alternativa confortável.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre obrigado pelas considerações. Já tentei os carreteis extras mais a experiência foi ruim. Não foi prático. Toda a questão de tirar a linha e passar novamente pelos passadores em um caiaque é impraticável.

Conheço a técnica do Gerson, mais nem me arrisco. Kkkkkk

Minha intenção é justamente adquirir um desses kits de shooting, a Rio tem uns ótimos. No momento 2 coisas dificultam, o preço, em média 750 reais um kit, somado ao fato que em geral são linhas pra águas mais frias, ou seja, talvez não sirvam pras nossas aguas quentes.

Vou vendo as possibilidades que vão surgindo.

Obrigado pela atenção e pelas considerações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 hours ago, Odimir said:

Uma alternativa a considerar é levar linhas de características diferentes em sacos plásticos como faz o Gerson Kavamoto.
Certa ocasião assisti uma demostração ao vivo de como ele enrola a linha em forma de oito por entre os dedos e faz a substituição por outra linha reserva.
É preciso um loop bem grande no backing de forma que possa passar a carretilha.

 

 

Taí um bom conceito, Gustavo!

 

Se não funcionar enrolando na mão,  pode-se até  levar um carretel vazio, enrola-se a linha nele puxando-se para fora dos passadores até chegar na alça do backing, . desengata-se a linha velha, e engata-se a linha atual que também está num carretel, enrola-se de volta, pronto.

 

Gostei desta idéia prá usar no caiaque.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito se pode argumentar em favor desta ou daquela alternativa e reconheço as limitações de espaço que existem em um caiaque.
Como nunca me utilizei deste recurso para pescar, pergunto : qual a dificuldade de se encostar na margem para fazer a troca de linha, spool ou carretilha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Depende da margem oferecer condições. 


Estas pescarias de caiaque geralmente são feitas em lagos e represas e algumas vezes em rios, locais onde dificilmente não se encontrara um local para desembarque ou mesmo nas proximidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
13 horas atrás, Odimir disse:

Muito se pode argumentar em favor desta ou daquela alternativa e reconheço as limitações de espaço que existem em um caiaque.
Como nunca me utilizei deste recurso para pescar, pergunto : qual a dificuldade de se encostar na margem para fazer a troca de linha, spool ou carretilha ?

Mestre é uma opção com certeza. Encostar na margem estando em um caiaque pode estragar o ponto de pesca, significa um dispendio de tempo e de esforço que depois de 2 trocas vc desiste de fazer a manobra. 

Só elucidando, o caiaque que utilizo é um modelo próprio para pesca e permite que eu pesque de pé durante o tempo que desejar.

Infelizmente pescar de fly em um caiaque não é tão simples ou glamuroso quanto se parece.

Em geral percorro de 18 a 25 km em um dia de pesca. E cada parada pra trocar uma linha ou um carretel torna-se um grande percalço para a dinâmica da pesca.

Honestamente não sei se as shooting heads vão resolver o problema mais no momento são a alternativa mais viável para a questão.

Editado por Gustavo Mello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande Gustavo,

Pelo que descreve vejo que passa mais tempo navegando que propriamente pescando, e neste caso o tempo torna-se crucial.
Espero que as shooting heads possam atender tua expectativa.
Como sou minimalista e apenas como informação, minha linha de eleição em represas é uma Full Intermediate ou  WFF com ponta Intermediate.
Com uma destas linhas pesco o tempo todo, inclusive arrastando poppers e divers.
Quando tiver percorrido um grande trecho e batido em diversos pontos e estruturas sem o resultado esperado, por vezes arrisco uma troca por uma linha afundante se a estrutura recomendar, e as vezes surte bons resultados.
Estas trocas são raras, e praticamente nunca ocorrem mais que uma vez em um único dia.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Gustavo, só tenha em mente que  prá arremessar com shooting heads tu tens que fazer um arremesso sobre cabeça padrãozinho, com parada alta no back e no front cast. Outro fator que tens que controlar é o overhang (a quantidade de running line pra fora da vara), que tem que ser curto, no máximo um comprimento que te permita fazer o haul. 

  

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
51 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Aí Gustavo, o vídeo mostra como o loop com uma shooting head vai se tornando instável conforme se vai aumentando o overhang: 

 

https://vimeo.com/60835946

Obrigado ótimo vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Este tópico está fadado a render muitos comentários.
Coincidentemente, ontem passou pela minha timeline no Facebook o video abaixo postado pelo maestro Kavamoto, que trata deste tema.
Posto aqui como ilustração ao tópico e que pode servir a outros caiaqueiros.
 

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Organizando meus lideres, encontrei alguns lideres da Airflo conhecidos como PolyLeader, que adquiri pensando em pescaria de salmões que até hoje não aconteceu.
Talvez possam representar uma alternativa para a conversão de linhas em caiaque.
Estes lideres se apresentam em diversos comprimentos e diversas razões de afundamento e podem ser utilizados com linhas de perfil convencionais.

001.JPG

PS. : este líder tem loop nas duas extremidades possibilitando a adição de um bite tippet que pode ser renovado de tempos em tempos.

O líder abaixo por exemplo, tem 14 pés (cerca de 4,3 m) e razão de afundamento elevada de 6,1 ips.
Com a simples troca do líder pode-se converter a ponta de uma linha WFF em afundante, sendo suficiente para pescar em estruturas que requeiram essa condição, e a troca é bastante simples.
Tenho esse material há bastante tempo, e não sei informar sobre preços atuais ou mesmo sobre seu desempenho, já que nunca sequer testei.

003.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desvantagens:

- o tranco da emenda nos passadores do caniço, tanto quando se trabalha a mosca como quando se tem que embarcar um peixe. 

https://www.redsflyfishing.com/Rio-Grip-Shooter-Shooting-Running-Line-for-Spey-p/rio-gripshoot-shootline.htm.

Sem nós.Talvez ajude.

 

Tudo de bom!!!

 

Editado por Marcelo Rao
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 29/01/2019 at 10:15, Odimir disse:

Organizando meus lideres, encontrei alguns lideres da Airflo conhecidos como PolyLeader, que adquiri pensando em pescaria de salmões que até hoje não aconteceu.
Talvez possam representar uma alternativa para a conversão de linhas em caiaque.
Estes lideres se apresentam em diversos comprimentos e diversas razões de afundamento e podem ser utilizados com linhas de perfil convencionais.

001.JPG

PS. : este líder tem loop nas duas extremidades possibilitando a adição de um bite tippet que pode ser renovado de tempos em tempos.

O líder abaixo por exemplo, tem 14 pés (cerca de 4,3 m) e razão de afundamento elevada de 6,1 ips.
Com a simples troca do líder pode-se converter a ponta de uma linha WFF em afundante, sendo suficiente para pescar em estruturas que requeiram essa condição, e a troca é bastante simples.
Tenho esse material há bastante tempo, e não sei informar sobre preços atuais ou mesmo sobre seu desempenho, já que nunca sequer testei.

003.JPG

Mestre o senhor salvou minha vida. É isso que eu preciso, desconhecia totalmente esse tipo de leader.

Já vou iniciar os orçamentos. Inclusive se houver interesse do amigo em vender pode me considerar comprador.

Realmente esse tópico se mostrou mais enriquecedor do que esperava.

Abraço 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
14 horas atrás, Gustavo Mello disse:

Mestre o senhor salvou minha vida. É isso que eu preciso, desconhecia totalmente esse tipo de leader.

Já vou iniciar os orçamentos. Inclusive se houver interesse do amigo em vender pode me considerar comprador.

Realmente esse tópico se mostrou mais enriquecedor do que esperava.

Abraço 


Ola Gustavo,
Ainda tenho expectativa de usar estes lideres, mas se decidir vende-los te informarei em primeira mão.
Recentemente o Jamanta adquiriu alguns na loja Fly Pesca (www.flypesca.com.br)
Em pescaria recente na Patagônia o Jamanta teve excelente resultado com líder afundante após as trutas recusarem atacar moscas secas em insistentes tentativas.

nwkLbj0.jpg

dIfIBQp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigos deixo aqui o link da pagina da Airflo para quem quiser conhecer melhor a vasta possibilidades de Polyleaders. https://airflousa.com/project/polyleaders/

Aproveito também para registrar um grande elogio a turma da Fly Pesca, que na pessoa do Marcus me atendeu de forma magistral e em não tendo os produtos do meu interesse logo me apresentou a opção de fazer um pedido em em questão de 2 horas já estava com um pedido registrado. Profissionalismo e interesse em prestar um bom atendimento.

Espero em breve poder fazer um relato do uso dos leaderes no caiaque. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem bacana esse sistema da Airflo !
Fico feliz e espero que esta alternativa atenda tuas expectativas.
Os videos e considerações do @Carlos Mitidieri certamente serão de igual utilidade na mecânica de casteio com estes líderes.

Abração

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2019 at 15:15, Carlos Mitidieri disse:

 

-  principalmente com uma running de nylon, tens que ajustar o teu arremesso com uma parada mais alta. Isto não é realmente uma desvantagem, é mais uma questão de ter a técnica.

[]'s

Pescar com Shooting Head é Show.

Depois que se pega o jeito com apenas um false cast se vai longe.

Gosto demais de pescar com S.H. que faço as minhas com running mono sem aqueles nós volumosos.

Fiz uma intermediate que ficou legal,desencapei o núcleo que é mono,não precisando emendar.

 

Tudo de bom!!!

 

 

Em 24/01/2019 at 15:15, Carlos Mitidieri disse:

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Patrono

@Gustavo Mello, veja esse vídeo dos Nórdicos da GuideLine pescando Pike com SH a partir de um Floatube.

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.