Jump to content

Thomas Roos


Recommended Posts

  • Moderator

Thomas Roos é um atador sueco, dono de um estilo de atado do qual sou profundo admirador. São moscas rústicas, relativamente simples e extremamente funcionais. Os materiais usados por ele são notadamente o  "dear hair",  "snow foot", e misturas de vários tipos de dubbing com "kapok". Conheci os atados dele no site do Rakkenes. Até hoje, eu havia acompanhado o trabalho do Thomas no Facebook, mas 2 dias atrás ele publicou o primeiro vídeo no Youtube. Espero que ele continue postando.

 

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Admin

Essas moscas são excelentes! 

 

Além da simplicidade do atado propriamente, poucos materiais.

 

Ótima principalmente quando estamos na beira do rio ou entre um dia e outro de pesca e precisamos repor a caixa ou experimentar um padrão diferente. :) 

Link to comment
Share on other sites

  • Admin
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

E são estéticas, André. Dá uma olhada no trabalho as moscas no Face, ou no Instagram  

 

Rapaz, estava olhando agora. O ômi não é pouca coisa não hein!

 

Pro Team Member na Deer Creek e na Trout Line! :ohmy:

 

Muitas moscas de cair o queixo, mas nem todas são simples, tem uns atados ali “enjoados”. :D

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Gostei da forma como foi feito o dubbing loop com deer hair e desgostei do uso de super bonder no atado, o que para mim não existe, e da asa simplesmente dobrada para trás.

Se a asa mantiver seu perfil durante o uso, a mosca tem um caráter bastante realístico.

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

O fornecedor do polypropileno usado no vídeo se chama "The silk lady", que é comandado por um norueguês morando na Tailândia.  Ele não tem web site, apenas uma página no face. Gosto do tingimento que ele dá aos materiais, em tons terra.

 

 

50414412_363455271147482_1045350561165082624_n.jpg

 

 

O poly, mostrado na foto acima, acabou, não existe mais. Era fabricado na Bélgica e foi descontinuado.   

 

Alguém por aí já viu material semelhante em algum lugar? Onde?

 

[]'s 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

No passado a loja do Betinho tinha um material parecido ao mostrado.
Conversando com ele me informou que não consegue mais adquiri-lo e me passou foto de algumas cores de material polipropileno que usa atualmente para asas e posts indicadores.
As fibras não me parecem tão finas como as que você mostrou, mas talvez atendam ao que pretende.
A flutuabilidade pode ser aumentada com aplicação de Water Shed ou Loon Hidrostop.

www.lojadobetinho.com.br

9MGQKuC - Imgur.jpg
 

Link to comment
Share on other sites

  • Moderator

Primeira tentativa, num anzol #12,c om o poly que eu tinha em casa mesmo.  Com a técnica mostrada no vídeo não é difícil nem demorado atar as pernas.

 

Tô aqui pensando como  atar estas pernas numa imitação de mayfly.

 

 

DSCF5817.JPG

 

DSCF5819.JPG

 

DSCF5820.JPG

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Admin

Muito bom! :bs-aplauder:

 

Aparentemente as asas que ele fez ficaram ligeiramente mais compridas.

 

Olhando as fotos do Facebook, parece que ele usa a mesma técnica pra fazer pernas de mayflies:

 

MayFlyjpg.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Moderator
9 minutes ago, André Ribeiro said:

Muito bom! :bs-aplauder:

 

Aparentemente as asas que ele fez ficaram ligeiramente mais compridas.

 

Olhando as fotos do Facebook, parece que ele usa a mesma técnica pra fazer pernas de mayflies:

 

Grato.

 

O anzol dele tem haste curta, e o meu haste normal.

 

Acho que ele ata como pensei em fazer: a asa começa atada até junto ao olho, aí vem as pernas, e por último  a asa é rebatida para trás. 

Link to comment
Share on other sites

  • Admin
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

 

Grato.

 

O anzol dele tem haste curta, e o meu haste normal.

 

Acho que ele ata como pensei em fazer: a asa começa atada até junto ao olho, aí vem as pernas, e por último  a asa é rebatida para trás. 

 

Essa asa me parece aparada, não fosse o formato irregular, diria que era uma asa no estilo Upright. Quanto à rebatida, penso da mesma forma. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.