Ir para conteúdo

Correios, sobre importações...


Postagens Recomendadas

  • Moderador

A há algum tempo tempo postei o tópico abaixo alertando sobre a taxa cobrança de R$15,00 sobre todos os produtos importados e despachados via Correios.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7584448/correios-passam-a-cobrar-taxa-de-r-15-para-todas-as-encomendas-internacionais-

Contudo, não sabia de que forma essa cobrança seria feita e fiquei sabendo de forma bastante desagradável.
Me foi enviada uma encomenda da Italia pelo amigo Maris Brugna, o @Pampaguanaco.
Esta encomenda chegou em Curitiba e não me foi enviada e também não recebi qualquer aviso por parte dos Correios informando sobre sua chegada e respectiva cobrança.
Decorridos 30 dias a encomenda foi devolvida à sua origem por falta de pagamento.
Conversando com alguns amigos, descobri que tiveram o mesmo problema por falta de informação e aviso.
Portanto, deixo o alerta : façam compras em sites/lojas que forneçam o número de rastreamento, e acompanhem para saber sobre a chegada da encomenda ou de outra forma correrão o risco de te-la devolvida à sua origem decorrido o prazo previsto para pagamento.
Conforme me informei, o pagamento pode ser efetuado no próprio site dos Correios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como sempre e lamentavelmente, estamos de mal a pior com essa empresinha fuleira.   :ko:

 

Hoje fui enviar um PAC para São João Del Rei, paguei o absurdo de R$ 32,00 e na certa por um serviço com plena e ampla ineficiência. Não privatiza, abra para uma empresa privada prestar exatamente os mesmos serviços e depois deixa que o nó da forca se fechará sozinho. Como pode um monopólio se quebrar e justamente onde uma nação inteira usa diariamente?

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 06/12/2018 at 14:17, Fausto disse:

Como sempre e lamentavelmente, estamos de mal a pior com essa empresinha fuleira.   :ko:

 

Hoje fui enviar um PAC para São João Del Rei, paguei o absurdo de R$ 32,00 e na certa por um serviço com plena e ampla ineficiência. Não privatiza, abra para uma empresa privada prestar exatamente os mesmos serviços e depois deixa que o nó da forca se fechará sozinho. Como pode um monopólio se quebrar e justamente onde uma nação inteira usa diariamente?

 

 


Esta semana li uma matéria do "Estadão" informando que empossaram um novo vice presidente dos Correios que permanecerá no cargo até o final do mês.
Após isto poderá requerer quarentena e receberá cerca de R$40.000,00 mensais por um período de 6 meses.
Penso que este exemplo responde uma pequena parte de tua pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 06/12/2018 at 14:24, Sérgio Augusto disse:

Pelo menos vejo luz no fim do túnel, o filho do Bolsonaro vai entrar com projeto acabando com o monopólio dessa empresa, ou ela aprende a trabalhar ou quebra.

 


Grande Sergio,
Penso que resta mesmo romper o monopólio e sucatear os restos, porque quebrada essa empresa já está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Pampaguanaco disse:

Opa Mestre, ainda nao chegou a Italia.

....a taixa de 15,00 reais è pura locura.

MRS


Caro amigo,

Penso que o problema maior não seja propriamente a taxa de R$15,00, embora eu a considere injusta na forma como é aplicada, mas sim a falta de informação e aviso sobre a mudança nos procedimentos de entrega.
Nosso amigo Luiz Fernando Elias teve duas devoluções ocasionadas pelo mesmo motivo, sendo uma para os EUA e outra para o Japão.
Sobre a taxa de R$15,00, foi criada por conta de incontáveis milhares de mercadorias adquiridas nos sites asiáticos com frete grátis, que congestionaram o sistema de inspeção e triagem da alfândega e Correios em Curitiba, sem que os Correios fossem remunerados pela entrega.
Sou favorável sim em relação a cobrança, mas que fosse feita para as encomendas sem compensação de frete, desde Curitiba até o destino nacional final pelo valor do tarifário vigente para todas as encomendas nacionais.
De outra forma, todos estamos compartilhando do pagamento de frete grátis oferecidos pelos lojistas chineses que se beneficiam desse artifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Odimir.

Tenho o hábito de comprar algumas coisas do exterior.

O caminho mais seguro é se cadastrar no site dos correios e terá acesso a uma aba MINHAS IMPORTAÇÕES.

Nesta aba poderá acompanhar o desembaraço mediante o código de rastreamento ou por CPF, portanto, como foi dito, se não houver o código ou se não for informado o CPF no despacho da mercadoria ficará mais complicado saber como está o desembaraço.

Creio eu que o correio deveria enviar uma carta notificação acaso a encomenda chegue e ninguém a reclame no prazo, pois, simplesmente devolver a mercadoria é um desrespeito.

Todavia, um amigo do correio me disse que tal taxa de R$15,00 não mais vem sendo aplicada, pois foi considerada abusiva, mas não tenho certeza disso, somente sei que alguns pacotes meus tem chegado sem referida taxa.

Vamos aguardar este desenrolar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 10/12/2018 at 09:30, Oswaldo César disse:

Caro Odimir.

Tenho o hábito de comprar algumas coisas do exterior.

O caminho mais seguro é se cadastrar no site dos correios e terá acesso a uma aba MINHAS IMPORTAÇÕES.

Nesta aba poderá acompanhar o desembaraço mediante o código de rastreamento ou por CPF, portanto, como foi dito, se não houver o código ou se não for informado o CPF no despacho da mercadoria ficará mais complicado saber como está o desembaraço.

Creio eu que o correio deveria enviar uma carta notificação acaso a encomenda chegue e ninguém a reclame no prazo, pois, simplesmente devolver a mercadoria é um desrespeito.

Todavia, um amigo do correio me disse que tal taxa de R$15,00 não mais vem sendo aplicada, pois foi considerada abusiva, mas não tenho certeza disso, somente sei que alguns pacotes meus tem chegado sem referida taxa.

Vamos aguardar este desenrolar.

Abraço


Fiz muitas compras no exterior antes dessa cobrança e sempre fui informado da chegada na agência central dos Correios de minha cidade, onde pagava os impostos no caso de mercadoria tributada.
As mercadorias isentas de tributação eram entregues diretamente em minha casa.
Por este motivo, não me preocupei com essa entrega, embora tivesse o número de rastreamento.
O motivo deste tópico é exatamente o de alertar os futuros compradores no exterior sobre a necessidade do número de rastreamento, bem como do acompanhamento para evitar dissabores.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Infelizmente a taxa de 15 reais continua vigorando. Mes passado recebi algumas encomendas liberado sem tributação e não tive que pagar esta taxa de despacho, porem hoje recebi uma notificação no aplicativo que uso para rastreio que a mercadoria foi liberada sem tributação porem necessitava o pagamento da taxa de 15 reais que acabei de fazer!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

isso porque vocês não usam essa "beleza" de serviço aqui no Pará...

mandei um envelope com uma folha A4 dentro, daqui para Curitiba e paguei R$135,00.

Um amigo que estava em viagem pela Argentina, comprou uma faca e me enviou de presente... levou 45 dias para vir do Paraná até aqui, e eu sempre rastreando.

Quando chegou aqui, após ter andando mais de 2000km só aqui dentro do estado ( pois vai até Belém e volta ), devolveram a encomenda sem mesmo sair da agência, pois consta que chegou as 08:50h da manhã e as 10:00h estava dentro de outro caminhão retornando a Belém, e posteriormente voltar ao Paraná...

 

Só alegria! 🤦‍♂️

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

CORREIOS, uma vergonha nacional. A solução é privatizar ou abrir espaço para uma empresa privada prestar o mesmo serviço. 

 

Sempre enviei objetos via PAC em função de produtos do fórum que organizo a compra coletiva e o preço atualmente praticado está 100% acima do praticado em 2010, um absurdo por uma péssima prestação de serviço. Uma simples remessa raramente fica abaixo de R$ 35,00 com a caixa #2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho uma frase minha..

CORREIOS, é nós contra eles !! 

 

O negócio é jogar pra "não perder" porque ganhar não vamos mesmo. 

Qualquer encomenda, carta, objeto, etc... REGISTRADA, com declaração de conteúdo, Seguro SEMPRE com valor maior do que o que estamos enviando e não tenham vergonha de fotografar o atendente manuseando seu pacote. 

Com todos estes cuidados a chance de "não perder" pra eles diminui um pouco. 

 

Quem sabe e só quem sabe nos próximos anos a "empresa brasileira" mude e torne-se apenas eficiente. 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro de ter tido problema uma única vez com os correios, com uma tele-objetiva para câmera  que importei da Coréia do Sul. Mesmo não tendo dores de cabeça, sempre achei os serviços ruins, ter que pagar essa taxa não me parece justo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.