Ir para conteúdo

Asas de frango com legumes ao curry


Postagens Recomendadas

  • Moderador
8 horas atrás, André Ribeiro disse:

Parece sensacional! 😃

 

Só deixaria o pão torrado ao lado, deve ter ficado ensopado. 😐


Pensei o mesmo com relação ao pão.
Penso que deve ter feito desta forma por questões de minimalismo em relação a talheres.
De qualquer forma deve ter pão porque o molho é imperdível ou pelo menos um arroz branco.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

:):):)

Fiz !  :ok:

Usei todos os ingredientes e temperos nas mesmas proporções mostradas no vídeo, acrescentando algumas coxas de frango.
Sabor espetacular, levemente picante, mas delicado e exótico ao mesmo tempo !
Foi acompanhado de arroz branco, mas não poupei o molho que foi degustado com fatias de pão.
Certamente fará parte de meus pratos prediletos e recomendo a quem goste de boa culinária.

Abração

003.JPG
 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa mestre!!!  :bs-aplauder:

 

Estou super tentado em fazer algo assim na Patagônia. Parece que lá nos “Chivitos” tem uma parrilla improvisada que dá conta do recado. Só falta investir numa panela Wok bem simples por lá mesmo.  :cool2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 horas atrás, Fausto disse:

Boa mestre!!!  :bs-aplauder:

 

Estou super tentado em fazer algo assim na Patagônia. Parece que lá nos “Chivitos” tem uma parrilla improvisada que dá conta do recado. Só falta investir numa panela Wok bem simples por lá mesmo.  :cool2:


Um prato bastante recomendável para estas ocasiões, especialmente se acompanhado por uma taça de um bom vinho argentino para fazer o contraponto.
O preparo é bastante simples, e o tempo de fritura e cozimento maior do que faz supor o vídeo.
Considero importante que seja preparado com todos os ingredientes e temperos mostrados no video para se obter a sofisticação de sabor que a receita oferece.
Desejo que tenha sucesso no seu preparo na Patagônia !
Enjoy !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Odimir disse:

Considero importante que seja preparado com todos os ingredientes e temperos mostrados no video para se obter a sofisticação de sabor que a receita oferece.

Ontem mesmo fiz uma lista, mas creio que não vou conseguir encontrar de tudo por lá. Tem duas casas de especiarias em SMAndes, uma é a Casa San Jorge que além de fiambres, tem temperos assim, a outra casa fica atrás da Praza San Martín, na rua General Roca, onde nessa sim devo encontrar o que vou precisar.

 

No vídeo tem semente de cominho que lá talvez seja semente de  cúmel, tenho que descobrir como se referem por lá. Sementes de coentro então.... putz, nem imagino como se referem por lá. Pimenta preta e semente de mostarda devo encontrar com alguma facilidade, talvez. Macerar isso tudo com sal grosso seria o menos complicado. Berinjela, pimentão, cenoura, alho, cebola, pimenta vi em ramo mesmo por lá, a não ser que eu leve umas "dedo de moça" na mala :D e gengibre em raiz vi também por lá. Os condimentos em pó, cúrcuma e páprica vi facilmente nas lojas, creio ser a essência da mistura do curry. Limão não será problema, mas óleo de coco sim, será problema, nunca vi por lá algo semelhante. 

 

Vou chegar uns dias antes e vou em busca disso antes do grupo chegar no voo de sábado meio dia.  :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, Fausto disse:

Ontem mesmo fiz uma lista, mas creio que não vou conseguir encontrar de tudo por lá. Tem duas casas de especiarias em SMAndes, uma é a Casa San Jorge que além de fiambres, tem temperos assim, a outra casa fica atrás da Praza San Martín, na rua General Roca, onde nessa sim devo encontrar o que vou precisar.

 

No vídeo tem semente de cominho que lá talvez seja semente de  cúmel, tenho que descobrir como se referem por lá. Sementes de coentro então.... putz, nem imagino como se referem por lá. Pimenta preta e semente de mostarda devo encontrar com alguma facilidade, talvez. Macerar isso tudo com sal grosso seria o menos complicado. Berinjela, pimentão, cenoura, alho, cebola, pimenta vi em ramo mesmo por lá, a não ser que eu leve umas "dedo de moça" na mala :D e gengibre em raiz vi também por lá. Os condimentos em pó, cúrcuma e páprica vi facilmente nas lojas, creio ser a essência da mistura do curry. Limão não será problema, mas óleo de coco sim, será problema, nunca vi por lá algo semelhante. 

 

Vou chegar uns dias antes e vou em busca disso antes do grupo chegar no voo de sábado meio dia.  :ok: 


Tínhamos todos os ingredientes exceto sementes de cominho e coentro, esta última diferente das folhas que não gosto, tem um sabor muito especial.
O curry e a a paprica que usei vieram da Patagônia (Granjas Patagônicas de Bariloche).
Triturei todos os grãos juntamente com o sal grosso em um pequeno pilão de madeira que serviu bem ao propósito.
Em Varginha temos um armazém de especiarias onde se pode encontrar todos os grãos e onde compramos o cominho e o coentro.
Caso queira, basta me avisar que te envio as sementes.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Moderador

Repeti a receita, mas desta vez introduzi uma variação.
Pretendia usar algum peixe de água salgada como robalo, linguado ou mesmo badejo em substituição ao frango.
Contudo, no Sul de Minas estamos distantes do mar e na cidade de Varginha onde moro nem sempre encontramos estas espécies.
Mas encontrei um lindo filé de salmão, e esta foi minha escolha.
Adicionei também meio copo americano de vinho Madeira para fazer o "deglaze" para o molho.
Gostamos muito desta outra opção, que pelo menos para mim me pareceu espetacular !
O sabor picante dos temperos fez um contraponto com o sabor delicado do salmão.
Um cálice de vinho Madeira acompanhou a refeição.

003.JPG

002.JPG

006.JPG

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Constato que a destreza do mestre vai além das excelentes morsas... Que beleza de preparo! 

 

@Fausto, sabe que aprecio muito a culinária, e apesar de não ser mineiro, cabe aqui um pequeno detalhe que defendo: a panela de ferro fundido. Você poderá substituir um ou outro ingrediente (por exemplo, o óleo de côco por creme de leite fresco ou sour cream, estes são mais leves que o côco, mas provavelmente fáceis de achar) com outro de sua preferência e me disponho também a lhe enviar especiarias (apesar de você as achar com facilidade aí perto de sua casa numa das lojas das Casas Pedro) mas penso que mestre @Odimir usou algo que faz uma baita diferença em qualquer preparo. A danada da panela de ferro fundido é ímpar! Sem usar trocadilhos chulos, você estaria lascado pra carregar uma dessas na sua aventura à beira do rio, porque pesam mais que a consciência do molusco encarcerado! 

 

A panela de ferro fundido está para preparos que demandam abusar da reação de Maillard ou para o deglacê assim como a panela de barro está para a moqueca. Nada fica igual preparado em uma panela de ferro fundido... Uso direto uma bela chapa pra preparar bifes; os tempero apenas com sal e pincelo com óleo antes de colocar na chapa beeeem quente - demoram muito pra aquecer. Nunca achei uma frigideira que chegasse perto do mesmo resultado (não sei como seria com uma Le Creuset da vida, o que provavelmente continuarei sem saber...hehehehe).

 

O camarada do vídeo usa uma frigideira de fundo grosso, pelo barulho dos ossos batendo no fundo. Uma muito fina pode queimar a pele do frango a deixando amarga, com a alta temperatura do fogo. Como o seu preparo será na fogueira (presumo), você deve conseguir compensar o efeito da panela de ferro usando uma boa wok que, além de facilitar o preparo e um eventual flambado, protege bem o interior das chamas diretas. Em casa, acho que dificilmente conseguiremos reproduzir um prato desses sem uma panela de ferro.

 

Enfim, foi só uma pitada no meio desse prato lindo e certamente muito saboroso! O que eu queria mesmo era uma desculpa pra falar da panela de ferro...kkkkkkk....

Editado por Fred Mancen
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim Fred, também preparei este prato em uma frigideira do tipo Wok com revestimento cerâmico anti aderente.

Isto ajuda bastante evitando que o frango ou peixe grude na frigideira durante a fritura.

Contudo o resultado final no preparo com frigideira de ferro fundido me pareceu muito melhor tanto na textura dos ingredientes como na consistência e sabor do molho.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
9 minutos atrás, Odimir disse:

Sim Fred, também preparei este prato em uma frigideira do tipo Wok com revestimento cerâmico anti aderente.

Isto ajuda bastante evitando que o frango ou peixe grude na frigideira durante a fritura.

Contudo o resultado final no preparo com frigideira de ferro fundido me pareceu muito melhor tanto na textura dos ingredientes como na consistência e sabor do molho.

 

Imagino... Deu água na boca... O ferro fundido tem uma propriedade que faz a diferença: não perde temperatura facilmente. Isso faz toda a diferença no resultado... Mais uma vez, parabéns pelo preparo. Qualquer hora dessas me aventuro a reproduzir esse prato em casa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
58 minutos atrás, Fred Mancen disse:

 

Imagino... Deu água na boca... O ferro fundido tem uma propriedade que faz a diferença: não perde temperatura facilmente. Isso faz toda a diferença no resultado... Mais uma vez, parabéns pelo preparo. Qualquer hora dessas me aventuro a reproduzir esse prato em casa.


Obrigado !
Acredito que essa diferença se faça pelo gradiente térmico mais uniforme proporcionado pela espessura do recipiente e do material ferro fundido.

Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

 

35 minutos atrás, Odimir disse:


Obrigado !
Acredito que essa diferença se faça pelo gradiente térmico mais uniforme proporcionado pela espessura do recipiente e do material ferro fundido.

Abração

 

Sim, sem dúvida alguma! 

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.