Ir para conteúdo

Linha adequada ou indicada para vara de bambu


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gostaria de saber e ouvir dicas e comentários sobre quais linhas se adaptam melhor às varas de bambu.

 

Li em algum tópico que em relação à numeração, isso dependerá do gosto do mosqueiro, mas, sobretudo, da ação da vara, podendo se usar numeração correspondente a da vara ou acima ou até mesmo abaixo da numeração da vara.

 

Entretanto, o tópico presente visa melhor esclarecer sobre a performance da linha de fly que melhor atende a vara de bambu.

 

Por exemplo, haveria uma linha mais indicada?

Qual seria?

Poderia usar tanto uma linha WFF ou WFI ou WFS ou DT ou TT ou  Shooting...?

Quais as sensações e impressões de quem já utilizou algum desses modelos de linha em vara de bambu, se houve uma constatação diversa desse tipo de linha utilizada para vara de carbono ou para vara de fibra de vidro? 

 

Enfim, a ideia é verificar se há total liberdade na escolha do tipo de linha para o bambu ou se o bambu é mais exigente em relação a esta especificidade.

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 18/08/2018 at 09:39, Gigante disse:

Gostaria de saber e ouvir dicas e comentários sobre quais linhas se adaptam melhor às varas de bambu.

 

Li em algum tópico que em relação à numeração, isso dependerá do gosto do mosqueiro, mas, sobretudo, da ação da vara, podendo se usar numeração correspondente a da vara ou acima ou até mesmo abaixo da numeração da vara.

Não se trata propriamente do gosto do mosqueiro, mas sim da linha que proporciona o melhor carregamento da vara nos locais e estruturas nos quais se pesca.
Em principio deve-se usar linhas de numeração em conformidade com a numeração da vara, mas pode-se fazer ajustes para cima ou para baixo dessa numeração, dependendo do perfil da linha.

 

Entretanto, o tópico presente visa melhor esclarecer sobre a performance da linha de fly que melhor atende a vara de bambu.

 

Por exemplo, haveria uma linha mais indicada?

Qual seria?

Poderia usar tanto uma linha WFF ou WFI ou WFS ou DT ou TT ou  Shooting...?

Quais as sensações e impressões de quem já utilizou algum desses modelos de linha em vara de bambu, se houve uma constatação diversa desse tipo de linha utilizada para vara de carbono ou para vara de fibra de vidro? 

Segundo meu entendimento estritamente pessoal, varas de bambu se prestam principalmente para apresentações delicadas e considero que linhas do tipo WFF, DT ou mesmo TT sejam as indicadas, lembrando que esta última embora seja excelente para "roll casts" exige maior quantidade de linha fora da ponteira para melhor carregamento.
Quando falamos de varas de carbono ou fiberglass nos referimos a marcas e modelos, e no caso das varas de bambu nos referimos a modelos e suas respectivas receitas.
O ajuste ou casamento de varas/linhas que melhor se correspondam seguem os mesmos principios para todas elas.

 

Enfim, a ideia é verificar se há total liberdade na escolha do tipo de linha para o bambu ou se o bambu é mais exigente em relação a essa especifidade.
Sim, liberdade sempre deve existir respeitadas as limitações próprias do bambu e as características próprias da receita a partir da qual foi fabricado, ou seja, sua ação.

 

Obrigado desde já!


Como curiosidade, posto o link abaixo que compartilhei no Facebook onde é mostrada uma vara de bambu Hardy Fairy com a qual Ernest Hemingway pescava, usando linha Hardy Corona.
Consta que gostava pescar com sistema dropper usando três moscas.
 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nunca tive problema algum quanto às linhas que tenho usado em minhas varas de bambu, todas são de uso regular, inclusive nunca comprei uma linha específica para pescar com elas, mas já usei linhas específicas e não vi diferença alguma. 

 

Pescar com vara de bambu é uma aceitação e se você não aceitar seu uso e limitações, logo irá desistir delas, como já aconteceu com muitos amigos. A capacidade de adaptação do mosqueiro ao conjunto é que de fato dará melhor resultado. 

 

Na prática  tenho mais aceitação e adaptação ao arremessar linhas DT e ainda não usei linha TT, algo que imensamente gostaria de fazer. Atualmente uso duas linhas, uma Rio Gold e uma SA GPX, ambas #4 e intercalo o uso  delas na mesma vara. Tenho uma ligeira preferência pela Rio Gold.

 

Detalhe que essa duas mesmas linhas usei esse ano numa Winston LT de carbono 😎 na Patagônia esse ano.  :ok:

  

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Assim como o Fausto, de inicio procurei usar linhas recomendadas para varas de bambu da marca Cortland, e não me adaptei com nenhuma delas.
Hoje também uso a linha Rio Gold WFF e Selective Trout II DT.
Tenho linhas Rio "Rio Grand" que penso usar caso necessite de um alcance maior, o que não foi preciso até hoje.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.