Ir para conteúdo

Mochila para Bushcraft


Postagens Recomendadas

  • Administrador

@DiegoSM

 

Participa Diego com sua experiência nesse assunto. :)

 

Para ano que vem estou programando um acampamento de duas ou três noites na Patagônia, daí gostaria de dicas quanto a mochilas usadas em tais situações. Vou levar saco de dormir, barraca para uma pessoa e material para cozinhar. Antes deu encher o tópico com perguntas, fica desde já aberto para que assim possamos iniciar esse assunto, que pode ser útil para outros amigos que queiram fazer o mesmo. :ok: 

 

@Rafael Rocha

 

Estou avaliando comprar uma Swedish LK 35.

 

CB4F6A5E-1930-430E-9F58-E91A62FDD99E.jpeg

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss mochilas de qualidade existem um infindável número. Antes de comprar um ponto é determinante. Saber o volume de tralha que vc vai levar. Assim vc consegue dimensionar adequadamente o tamanho e utilidade da mochila. Assim calcular o volume da tralha é o primeiro passo. 

A turma que acampa com frequência faz uma média e acrescenta um valor extra.

Como características é até difícil falar, é tanta coisa que uma mochila pode ter n compartimentos, bolso impermeável, capa de chuva, etc, etc. Mais tem um que é o primeiro que eu procuro que é a armação de alumínio que ajuda a sustentar o peso da mochila cheia.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fausto,  vejo que já tem uma pretendente em vista, e uma "senhora" mochila de respeito :laugh:, mas se me permite tacar lenha na fogueira, se tratando de mochilas e bolsas em geral para acondicionamento de equipamentos, minha preferência recai nas mochilas militares com sistema molle.

 

Esta preferência se fundamenta em dois aspectos:

 

1º - Uma mochila projetada para situações extremas de combate, certamente durará muitos anos na mão de um civil, usando em condições normais. Normalmente elas são feitas de nylon grosso que já ajuda a evitar pequenas garoas, mas nada impede de mandar um spray para impermeabilizar realmente

 

2º - O sistema molle foi projetado para atender as necessidades específicas e individuais dos soldados, então ela é custom, e podemos montar da melhor maneira possível, isso facilita acoplar bolsos dos mais diversos possíveis.  Vide alguns exemplos

 

images?q=tbn:ANd9GcTaKlRqt9smJVPu2YuW4KKGfj_yZZ7-zelMJf1P-lcxPXwaOyzkGA

 

A mochila a cima por exemplo tem uma bolsa de cintura que pode ser desacoplada e utilizada a parte, por exemplo pode ser utilizada para carregar os itens de pesca, enquanto a maior fica no local do acampamento.

 

O tamanho da mochila é muito individual, para um dia e uma noite, não uso mais do que uma bolsa de perna e/ou uma bolsa de cintura como as da foto abaixo, pois uso rede para dormir, água coleto e trato no local, utilizo fogueiras e normalmente de utensílio de cozinha levo uma panela pendurada no cinto, a carne tento providenciar de peixes capturados no local :laugh::laugh:

 

Imagem relacionada

 

Mas no caso do senhor que será duas ou três noites, a mochila é a melhor escolha. Acredito que uma na casa de 40 litros vai sobrar espaço se não for necessário muito mantimento, e for usar umas trutinhas :whistle::whistle:. Brincadeiras a parte, para efeito de comparação utilizo uma de 30L  em meu carro como um BOB (foto abaixo), e nela tem um kit de primeiros socorros completo com exceção de injetáveis, lâminas, filtros lifestraw, cordas, telefone via satélite, toalha, pá, serras, cobertores de emergência, ração de emergência, cantil com água, mais uma mini bolsa com um EDC completo, com ferramentas, lanternas, lâminas e cia.

 

Resultado de imagem para molle backpack

 

Agora, caso não tenha escolhido nada, ou esteja a procura de algo novo no que tange aos equipamentos para acampar, se me permite algumas sugestões de equipamentos para reduzir o peso na empreitada,  eu indicaria:

 

 

Barraca tipo as everest

 

http://www.orientista.com.br/produto/1940-barraca-guepardo-everest-1p

 

Saco de dormir Dream lite 500 - Pesa pouco mais de meio quilo, super compacto

 

http://www.orientista.com.br/produto/649-saco-de-dormir-deuter-dream-lite-500

 

Se o freio for um problema, aconselho um liner - Ajuda a "aumentar" a temperatura interna em até 14 ºC

 

http://www.orientista.com.br/produto/1822-liner-reactor-thermolite-extreme-sea-to-summit

 

Isolante térmico inflável

 

(pode comprar um específico ou usar aquelas boias de piscina, tipo colchão)

 

Kit de panelas compactos

 

http://www.orientista.com.br/produto/5593-kit-stanley-prep--cook-13-peas

 

Não sei quanto a disponibilidade de realizar fogueiras.

 

Mas veja com tudo que postei ai em cima, investimos um pouco de dinheiro em troca de conforto. Todas estas peças juntas mal chegam a 5 kg. o que é bem baixo para equipamentos de camping. 

 

Desculpas se falei de mais, ou "chovi no molhado" :)

Editado por DiegoSM
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pimpollo o esquema desse acampamento é praticamente o mesmo que estávamos conversando ao longo desse tempo todo que juntos temos ido para a Patagônia. Já acampamos muitas vezes juntos, mas com aquela baita infraestrutura que o Alejandro providência com os guias. Dessa vez terá que ser sem esse apoio e está sendo moldado de acordo com as facilidades que encontrarmos para fazer, o Baldone está interessado e já seria um meio facilitado . É bom demais dar atenção a pesca do que ao acampamento e para pescar em áreas isoladas, só mesmo fazendo assim. Sabes que terá que ser algo sem mimimi algum, simples e leve, daí a mochila não pode ter tranqueira demais, nem ser convidativa para isso. :D 

 

Esse ano eu e o Rafael já estarmos com mais planejamento quanto ao local desse aventura, que seria o Caleufú ou mais simples no Auquinco. 

 

Não choveu no molhado não Diego. :ok:

 

Sinta-se livre para informar fabricantes e modelos, bem como se quiser preços. Essa é a vantagem de mantermos nosso fórum livre e independente. Não temos patrocinadores, propagandas ou banners e simplesmente nos referenciamos a qualquer empresa e produtos.  

 

O que significa Sistema Molle?

 

Quanto a comer trutas, será um fato e não uma opção. Assim minimizamos o que levar, consequentemente também menor carga para o coroa aqui. :D

 

Barraca SOLO ainda não comprei, mas eu e o Rafael temos nos informado muito sobre as NATUREHIKE. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
12 horas atrás, Fausto disse:

@DiegoSM

 

Participa Diego com sua experiência nesse assunto. :)

 

Para ano que vem estou programando um acampamento de duas ou três noites na Patagônia, daí gostaria de dicas quanto a mochilas usadas em tais situações. Vou levar saco de dormir, barraca para uma pessoa e material para cozinhar. Antes deu encher o tópico com perguntas, fica desde já aberto para que assim possamos iniciar esse assunto, que pode ser útil para outros amigos que queiram fazer o mesmo. :ok: 

 

@Rafael Rocha

 

Estou avaliando comprar uma Swedish LK 35.

 

CB4F6A5E-1930-430E-9F58-E91A62FDD99E.jpeg

Ótima ideia Fausto, dicas dos mais experientes sempre são bem vindas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fausto disse:

 

 

O que significa Sistema Molle?

 

 

 

Molle = Modular Lightweight Load-carrying Equipment é o sistema atual de mochilas, bolsas, bolsos e cia utilizado por alguns exércitos, especialmente do USA. Este sistema veio ppara substituir o All-purpose Lightweight Individual Carrying Equipment (as famosas alice pack utilizadas em larga escala no Vietnam), vide foto abaixo.

 

Resultado de imagem para alice pack vietnam

 

O sistema Molle, como o nome sugere, se baseia na ideia de modular a acomodação de equipamentos em módulos. Desta forma cada usuário com os mesmos conjuntos de mochila e bolsos, fará uma configuração diferente que mais se adapta as suas necessidades.

 

Isso é feito pois normalmente as mochilas, bolsos e cia são compostos por tiras e botões que permitem prender uns aos outros

 

Resultado de imagem para molle system

 

 

Este sistema se popularizou tanto que há os mais diversos tipos de "suportes" ao sistema, como por exemplo, coletes, avental, cintos e mesmo suportes para bancos de carro

 

Resultado de imagem para molle system

 

Por estes motivos, me agrada muito o sistema molle, a vantagem de modular e poder se adaptar a cada situação, considero muito importante. E como disse com isso podemos reduzir peso, ao montar o acampamento a mochila fica nele, e saímos com um pequeno bolso ou bolsa com os equipamentos que vamos usar para pescar e cia

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fausto disse:

 

Barraca SOLO ainda não comprei, mas eu e o Rafael temos nos informado muito sobre as NATUREHIKE. 

Sem dúvida bons equipamentos. E bem leves.

 

Agora pergunta, pretendem dormir em barraca separada? Sem "brincadeira", mas dormir os dois na mesma barraca pode ser interessante, para reduzir o peso e diversificar os itens que podem ser levados

  • Like 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, DiegoSM disse:

Sem dúvida bons equipamentos. E bem leves.

 

Agora pergunta, pretendem dormir em barraca separada? Sem "brincadeira", mas dormir os dois na mesma barraca pode ser interessante, para reduzir o peso e diversificar os itens que podem ser levados

 

Vai depender do que cada integrante do grupo já tem de material. Inicialmente a ideia é fazer com barraca individual, mesmo que nessa individualidade usemos barracas 2P cada um. Se conseguirmos esse ano contato seguro para contratar uma cavalga para nos levar, então justifica uma mudança nos planos. Estou focando com o Rafael formarmos uma dupla para essa primeira investida, mas tem outros amigos interessados em ir também. 

 

Suas dicas estão anotadas. :ok: 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, DiegoSM disse:

 

Molle = Modular Lightweight Load-carrying Equipment é o sistema atual de mochilas, bolsas, bolsos e cia utilizado por alguns exércitos, especialmente do USA. Este sistema veio ppara substituir o All-purpose Lightweight Individual Carrying Equipment (as famosas alice pack utilizadas em larga escala no Vietnam), vide foto abaixo.

 

Resultado de imagem para alice pack vietnam

 

O sistema Molle, como o nome sugere, se baseia na ideia de modular a acomodação de equipamentos em módulos. Desta forma cada usuário com os mesmos conjuntos de mochila e bolsos, fará uma configuração diferente que mais se adapta as suas necessidades.

 

Isso é feito pois normalmente as mochilas, bolsos e cia são compostos por tiras e botões que permitem prender uns aos outros

 

Resultado de imagem para molle system

 

 

Este sistema se popularizou tanto que há os mais diversos tipos de "suportes" ao sistema, como por exemplo, coletes, avental, cintos e mesmo suportes para bancos de carro

 

Resultado de imagem para molle system

 

Por estes motivos, me agrada muito o sistema molle, a vantagem de modular e poder se adaptar a cada situação, considero muito importante. E como disse com isso podemos reduzir peso, ao montar o acampamento a mochila fica nele, e saímos com um pequeno bolso ou bolsa com os equipamentos que vamos usar para pescar e cia

 

Mesmo sendo uma mochila importada, tem sugestão de algum fabricante? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fausto disse:

 

Mesmo sendo uma mochila importada, tem sugestão de algum fabricante? 

Tem muitas marcas chinesas, de boa qualidade, MAS, é uma roleta russa comprar no ebay. 

 

O que posso indicar mais fácil e rápido nacionalmente é os produtos da Warfare

 

https://warfare.com.br/24-bolsas-e-mochilas

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fausto disse:

 

O que é EDC? :mellow:

 

Every Day Carry, consiste em um conjunto de itens carregados diariamente afim de contornar situações de necessidade ou emergência.

 

Um exemplo seria uma pequena lanterna, uma multi tool, canivete e cia

  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se agregar alguma coisa rsrsrs, quando vou para Ribeirão Preto, sempre passo na Decathlon e desta vez fiz um vídeo no local. Caso alguém não conheça, tem muita coisa bacana e a bom preço. Bastante equipamento deles já usei, especialmente barraca debaixo de tempestade e segurou numa boa

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tenho uma barraca quechua, marca vendida pela decathlon, que já suportou muita chuva na serra gaúcha e também neve na patagônia me mantendo seco, sem nenhuma condensação interna. Isso graças à boa ventilação da barraca, que ao contrário do que muitos pensam, a barraca não serve pra te aquecer mas sim te proteger da chuva e do tempo, o que te aquece é o saco de dormir e as roupas. Uma boa barraca pra climas frios e/ou úmidos tem que ter boa ventilação. tenho uma modelo quickhiker 2 que é ótima, recomendo!

Editado por Tcheigor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
12 horas atrás, Tcheigor disse:

a barraca não serve pra te aquecer mas sim te proteger da chuva e do tempo, o que te aquece é o saco de dormir e as roupas

 

Lembro bem disso na prática, pois o Alejandro sempre usou as mesmas barracas e o que de fato fez muita, mas muita diferença mesmo, foi eu usar um saco de dormir adequado para situações de intenso frio. Em novembro de 2012 passei o maior sufoco com o saco de dormir oferecido pelo Alejandro, foi bem difícil mesmo passar aquelas dias noites acampado, tive que elaborar muito bem como dormir e ter muito controle. Já em 2013 já fui acampar com um saco de dormir -5 graus e a diferença é enorme. Daí em diante sempre que algum amigo vai pela primeira vez acampar comigo na Flotada do Caleufú, reforço esse assunto para evitar sofrimento. Luvas, meias, roupa de dormir adequada e uma segunda pele dão o maior conforto. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, como o seu acampamento vai ser para lazer, poucos dias, relativamente próximo à civilização, acho que você pode comprar tudo das marcas mais conhecidas do trekking, esses caras pensam em conforto. Vai de Deuter, Salomon e outras.
Na minha concepção, ao optar por equipamentos militares você está trabalhando com foco na durabilidade e confiabilidade, um soldado carrega 35kg de carga em média e caminha em direção ao inferno, a mochila precisa ser forte o suficiente para a realidade dele. Será que essa é a realidade que vocês vão encarar na patagônia?

Carregar um peso extra para algo que você nunca vai precisar pode ser um tiro no pé, no final de um dia de caminhada cada 100 gramas fazem diferença. Eu sugiro que compres seu equipamento de fabricantes renomados da vida outdoor civil e foque no conforto, assim sua pescaria não será um suplício. É tão bom, após caminhar 10km, chegar no ponto de camping inteirão, sem lesões ou feito um zumbi.

Existem fóruns a respeito do hikikng e do trekking e eles são uma ótima fonte de informação. Nos tempos que eu fazia minhas travessias, gostava de fuxicar o "mochileiros",  não sei como está hoje, mas tinha muita coisa boa sobre essa realidade. Tem dois caras fantásticos lá, o Jorge Soto e o Augusto que é ADM, esses caras são profissas, são gente boa e podem te ajudar.

Dá uma olhada também nos catálogos das marcas para saber das novidades, o site issuu.com tem todos os catálogos do planeta. kkkk

Quando será a sua aventura?

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
13 horas atrás, Beto disse:

Quando será a sua aventura?

 

Defino com o pareceiro Rafael Rocha enquanto estivermos lá mês que vem, mas tudo está indicando ser na virada de março para abril do ano que vem. Temos que nos informar melhor sobre permitirem acesso ao trecho da Huella Andina nessa data, pois a temporada de caça estará aberta e parece que é proibido. Nossa base de apoio será o Camping Arturo no Lago Lolog onde deixaremos nossas bagagens. O trekking é de 10~12 Km até o rio Auquinco onde queremos pescar, mas já que estaremos lá mês que vem, então vou também me informar sobre contratar uma cavalgada para fazer o percurso ou ir pelo lago mesmo num serviço de traslado com lancha. Quer pescar e não perder tempo de trekking. :D 

 

Já comprei varias acessórios no site TREKKINN, mas sabe como é nosso serviço de correio..... o produto chega no Brasil em uma semana, mas aqui em casa demora mais de 50 dias. :( 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
16 horas atrás, Beto disse:

Fausto, como o seu acampamento vai ser para lazer, poucos dias, relativamente próximo à civilização, acho que você pode comprar tudo das marcas mais conhecidas do trekking, esses caras pensam em conforto. Vai de Deuter, Salomon e outras.
Na minha concepção, ao optar por equipamentos militares você está trabalhando com foco na durabilidade e confiabilidade, um soldado carrega 35kg de carga em média e caminha em direção ao inferno, a mochila precisa ser forte o suficiente para a realidade dele. Será que essa é a realidade que vocês vão encarar na patagônia?

Carregar um peso extra para algo que você nunca vai precisar pode ser um tiro no pé, no final de um dia de caminhada cada 100 gramas fazem diferença. Eu sugiro que compres seu equipamento de fabricantes renomados da vida outdoor civil e foque no conforto, assim sua pescaria não será um suplício. É tão bom, após caminhar 10km, chegar no ponto de camping inteirão, sem lesões ou feito um zumbi.

Existem fóruns a respeito do hikikng e do trekking e eles são uma ótima fonte de informação. Nos tempos que eu fazia minhas travessias, gostava de fuxicar o "mochileiros",  não sei como está hoje, mas tinha muita coisa boa sobre essa realidade. Tem dois caras fantásticos lá, o Jorge Soto e o Augusto que é ADM, esses caras são profissas, são gente boa e podem te ajudar.

Dá uma olhada também nos catálogos das marcas para saber das novidades, o site issuu.com tem todos os catálogos do planeta. kkkk

Quando será a sua aventura?

 

 

Concordo com que o @Beto disse aqui.

 

Acho que para esse fim, todos os produtos da Decathlon atendem.

Apenas acho as barracas um pouco pesadas. Tenho uma igual a mencionada pelo @Tcheigor e usei em Torres del Paine sem problemas.

 

@Fausto, acho que tu deve adquirir uma mochila de no mínimo 50-60l.. Hoje, se fosse comprar, pegaria uma de 70 l para não precisar amarrar nada pelo lado fora dela.

Porém, no caso de pesca e trekking, acho que não vai escapar de ter que amarrar o wader, bota e tubo com vara no lado de fora. 

Ao comprar a mochila, já veja como irá prender tudo isso . Geralmente as mochilas de marcas boas já possuem argolas na parte superior e inferior para amarrar isolantes e barracas por meio de fitas com fivela(tirante).

 

Abraços

Editado por Diego Thomas
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.