Ir para conteúdo

Lâminas para Pesca e Atividades Mateiras


Postagens Recomendadas

Amigos, tomo a liberdade de fazer uma postagem a respeito de lâminas, com base em minha singela experiência em pesca,atividades mateiras e mesmo em atividades e uso gerais aqui na minha chácara. Espero que este post contribua com informações úteis. Adicionei algumas fotos de algumas lâminas minha para ilustrar o tópico.

Tipo de Aço:

Aço Inox

faclamb.jpg

 

O Aço Inoxidável, ou simplesmente Aço Inox é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também em sua composição outros materiais como níquel, molibdénio e outros elementos, os quais apresentam propriedades físico-químicas diferentes a dos aços comuns, sendo a sua principal característica a alta resistência à oxidação atmosférica.

Estes elementos que compõem a liga, em particular o crómio, conferem excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. O aço inox na realidade é oxidáveis. o fato é que o crómio presente na liga oxida-se em contacto com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma no superfície exposta ao meio. Denominada de camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos.

Aço Carbono


fact.jpg

 

O Aço Carbono por sua vez é uma liga metálica formada essencialmente pelo ferro e carbono. 

Qual Aço escolher para a Lâmina ?

Existe uma falsa ideologia que ronda vários locais sobretudo a internet que para utilizar no mato o carbono é melhor do que o inox, este é o tipo de coisa inventada pelos chamados especialistas de teclado, os quais publicam coisas sem ter experiência pratica. O fato é cada aço tem a sua vantagem e desvantagem e a escolha depende do que o utilizador esta buscando em sua lâmina. De forma resumida podemos caracterizar da seguinte forma:

Aço Inox - Resistência a Oxidação e consequentemente a corrosão então não demanda grandes cuidados com a lâmina, retém o fio por maior tempo porém é mais complicado para afiar quando não temos bons recursos em mão. Sendo assim para longas estadias no mato pode não ser interessante a escolha devido aos recursos disponíveis, porém para curtas estadias ou para quem procura uma lâmina que não precisa de grandes cuidados é uma boa opção

Aço Carbono - Este aço demanda cuidados com a lâmina, como por exemplo sempre após sua utilização realizar a sua limpeza e proteger com óleo, banha, vaselina etc. Costuma não reter o fio como o inox por outro lado é possível afiar facilmente mesmo com poucos recursos em mão, o que a torna uma boa opção para longas estadias pelo mato, mas não é muito indicada para quem não tem cuidados com as lâminas.

Lembrando que facas de mesmo aço podem ter características diferentes e isso depende do que foi feito no aço.A exemplo de duas facas carbonos com Rockwell diferentes, o Rockwell é uma escala, que nos diz a dureza do aço da qual a faca é feita.

Perfis de Corte (Grind)
O Perfil de Corte da lâmina é importantíssimo pois ele define o tipo de aplicação que a lâmina terá e mais, é ele que define a técnica a ser utilizada para a afiação da lâmina
Abaixo mostro alguns dos perfis de corte e descrições a respeito de sua utilização, lembrando que geralmente os perfis são universalmente tratados pelos seus nomes em Inglês

Hollow 
Este perfil é comumente encontrado em facas de cozinha, e mesmo em outras facas, é um dos perfil mais  encontrado devido a facilidade de ser colocado sobre a lâmina com a utilização de maquinas. Ele pode se apresentar de duas formas, totalmente côncavo com o fio ou côncavo e com a ponta em formato triangular onde encontramos o fio da lâmina, conforme mostrado nas imagens abaixo respectivamente.
hollow2.jpgHollow1.jpg


High Flat e Full Flat
Parecidos entre si, mudando de onde começa a inclinação do corpo da lâmina em relação a seu dorso, basicamente teremos uma inclinação a lateral da lâmina e teremos uma ponta de forma triangulas( em alguns casos a ponta é convexa). É um perfil de corte relativamente comum, resistente a pancada, o que faz da lâmina interessante para serviços brutos. Abaixo é mostrado respectivamente o High e o Full Flat
high.jpgfull.jpg


Chisel
A característica marcante é que a lâmina só tem inclinação em um dos lados o outro é reto, é o perfil da corte das facas japonesas, utilizadas para o preparo do sashimi.
chisel.jpg


Scandi
A maior característica deste perfil é que a inclinação dos dois lados começam e vão até o fil chegando ao fio da faca, sendo assim ela não tem uma ponta triangular como acontece nas Flat. É uma lâmina relativamente fácil para afiar, porém extremamente frágil a pancadas, fazendo das facas com este perfil, adequadas a trabalhos precisos, entalhes etc.
scandi.jpg

 

Convex
Este perfil de corte caracteriza-se por ser arredondado o que o torna muito resistente a pancadas sendo indicado para trabalho bruto. Entretanto é necessário técnica para afiar este tipo de lâmina, a qual pedras comum não são indicadas, e sim lixas de diversas granulometrias.

convex.jpg


 Existem as vezes mesclagem entre os perfis etc, tudo depende da faca, do cuteleiro etc.

A respeito de facas Fulltang e Monobloco

Facas Fulltang ou Monobloco, ambas a mesma coisa, são facas onde a lâmina continua e adentra o cabo da faca até o final.
Uma faca, facão ou outra lâmina que seja, para aguentar pancada além do perfil de corte precisa ser monobloco/fulltang caso contrário fatalmente ela se quebrará durante o trabalho
 

fulltang.jpg
Faca Fulltang/Monobloco


Várias facas se dizem Fulltang mas na verdade são soltadas e isso faz delas lâminas frágeis a choques mecânicos.

É importante entender que cada lâmina foi projetada visando algum serviço em especial, portanto nem todas as lâminas podem levar pancadas, não existe e nunca existiu esta história de querer entortar lâmina, descer pancada em qualquer faca, canivete etc, as lâminas são ferramentas e devem ser usadas de acordo com oque foram projetadas.
Cada lâmina deve ser utilizada de forma adequada, canivetes não foram projetados para receber pancadas para cortar madeira, o mesmo para facas de entalhe, enfim o usuário competente sabe que uma boa faca é aquela que faz bem o trabalho para qual foi projetada, e não aquele que inventa testes de resistência e condições irreais para supostamente testar a faca isso é ignorância.

Abaixo algumas considerações a respeito de algumas lâminas

Canivete
caniv.jpg


O canivete é utilizado mundo a fora sobretudo pelo fato de ser uma lâmina pequena adequado a trabalhos precisos, entalhes, processamento de isca, alimentos etc. Não foi projetado para receber pancada , apesar de existirem técnicas que permitam o uso de tal forma. Existem diversos modelos, entre eles táticos, para atividades no mato, mergulho enfim. Um bom canivete sempre é uma boa escolha nos equipamento.

Faca

damascus.jpg
 Faca em Aço Damasco


A faca é sempre um destaque,  em diversos tamanhos e formatos, sendo confeccionada ,sobre tudo as custom, de forma a satisfazer todas as necessidades do usuário. Existem diversos modelos visando aplicações específicas. 

Facão
facao.jpg


Uma das lâminas mais utilizadas no Brasil, pois se adapta muito bem a muitas das situações aqui encontradas. A vantagem é que pode ser encontrado em diversos tamanhos satisfazendo a necessidade de cada usuário. É importante ressaltar que em muitas situações ele deve ser escolhido em tamanhos maiores, visando segurança contra cobras durante uma eventual abertura de caminho pelo mato. Existem facões tanto de aço carbono como de inox, sendo os de carbono os mais utilizados pelo reduzido preço.
No mais é uma lâmina muito forte, podendo sofrer pancadas sem grandes problemas, processando madeira muito bem, porém devido a seu tamanho se torna desajeitada para trabalhos precisos

Foice
3232foice.jpg

 

Provavelmente é uma das lâminas menos difundidas, até por que geralmente as pessoas confundem com a ronca. Muitos desconhecem as versões pequenas e compactas. A foice é interessante para quem pesca e muitas vezes precisa abrir buracos na vegetação aquática. Também é possível processar madeira com ela, mas devido a seu formato não permite adequadamente trabalhos precisos.

Machado
312.jpg


Dentre as lâminas o machado é sem dúvida o mais robusto, destinado ao trabalho pesado. Ele é a escolha perfeita quando precisamos processar madeira, grandes troncos. Tem grande poder de impacto também é encontrado em diversos tamanhos.
O único pesar é que sendo uma lâmina robusta também é pesada sobretudo em suas versões maiores, o que traz um ganho de peso elevado para aquele que o carrega, sobretudo se estiver sozinho. Então a sua escolha deve ser bem pensada e ponderada se é adequado a situação

Abaixo mais algumas lâminas da coleção para ilustração e um vídeo onde fui visitar e conferir o curso de cutelaria de um amigo de acampamentos. Amigo este, que alias, comprei algumas lâminas de excelente qualidade

 

armario5.jpgarmario6.jpgarmario7.jpg

 

 

comemorativa.jpgsashimi2.jpgsocket.jpg

 

 

trackerrr.jpg

 

 

Editado por DiegoSM
Melhorar a formatação do post e corrigir alguns erros de português
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Baita matéria Diego é um texto convidativo para a leitura. :ok:

 

A parte referente ao perfil foi bem interessante e a primeira vez que me informo de suas variações. Tomara que esse tópico seja questionado pelos amigos e assim vá se enriquecendo. Na certa esse mundo da cutelaria tem muito assunto. :yes: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Fausto disse:

Baita matéria Diego é um texto convidativo para a leitura. :ok:

 

A parte referente ao perfil foi bem interessante e a primeira vez que me informo de suas variações. Tomara que esse tópico seja questionado pelos amigos e assim vá se enriquecendo. Na certa esse mundo da cutelaria tem muito assunto. :yes: 

Muito obrigado.

 

Espero realmente que possa ajudar e gerar debates para podermos trocar experiências. Não sou nenhum cuteleiro especializado, apenas um apaixonado por esta arte e usuário constante destas ferramentas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GiulianoSA disse:

Boa Diego!

Mas me fale algo daquela faca da gaveta do meio, com acessórios e acabamento preto e 'tan'?

Olá Giuliano.

 

A faca em questão é uma Gerber LMF II. Considerada uma das melhores facas projetadas a sobrevivência. Ela é "fulltang" (na verdade ha discordância sobre isso por o cabo dela não gera o quebra crânio da mesma e não é fino para ser considerado uma rat tail)

 

Mas sobre ela, eu fiz um pequeno vídeo review, conforme segue. Qualquer dúvida sobre ela pode me perguntar. Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Odimir disse:

:):):)

Parabéns por tua primeira matéria postada no MDR  !

Abração

Muito obrigado Sr. Odimir. É algo modesto repito, apenas focado em que uso nas minhas atividades.

 

Em tempo, vendo algumas matérias, me parece que o senhor é cuteleiro também. Procede ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, DiegoSM disse:

Muito obrigado Sr. Odimir. É algo modesto repito, apenas focado em que uso nas minhas atividades.

 

Em tempo, vendo algumas matérias, me parece que o senhor é cuteleiro também. Procede ?


Sou apenas amante de cutelaria e no passado colecionei cerca de 200 lâminas de alta qualidade, industrializadas e artesanais.
Como tinha oficina de ferramentaria dispunha de materiais e recursos de máquina, bem como instalação de tratamento térmico que me permitiram produzir algumas lâminas e ensinar alguns amigos que embora não fossem profissionais, ao longo do tempo se tornaram melhores artífices do que eu, produzindo belíssimas peças.
Tenho amizade com vários cuteleiros e entre eles o Ricardo Romano de quem adquiri diversas facas projetadas por mim ou em conjunto com ele.
Também fabriquei algumas facas a quatro mãos com o Romano.
Estive presente nos primeiros salões de cutelaria e assisti a varias demostrações de cuteleiros que estavam em florescimento nessa época.
A manutenção de minha coleção me tomava muito tempo, razão pela qual me desfiz dela, ficando com apenas algumas peças de valor estimativo.
Quando dispuser de algum tempo talvez dedique algum tempo para confeccionar alguma faca ou mesmo um canivete.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Odimir disse:


Sou apenas amante de cutelaria e no passado colecionei cerca de 200 lâminas de alta qualidade, industrializadas e artesanais.
Como tinha oficina de ferramentaria dispunha de materiais e recursos de máquina, bem como instalação de tratamento térmico que me permitiram produzir algumas lâminas e ensinar alguns amigos que embora não fossem profissionais, ao longo do tempo se tornaram melhores artífices do que eu, produzindo belíssimas peças.
Tenho amizade com vários cuteleiros e entre eles o Ricardo Romano de quem adquiri diversas facas projetadas por mim ou em conjunto com ele.
Também fabriquei algumas facas a quatro mãos com o Romano.
Estive presente nos primeiros salões de cutelaria e assisti a varias demostrações de cuteleiros que estavam em florescimento nessa época.
A manutenção de minha coleção me tomava muito tempo, razão pela qual me desfiz dela, ficando com apenas algumas peças de valor estimativo.
Quando dispuser de algum tempo talvez dedique algum tempo para confeccionar alguma faca ou mesmo um canivete.

 

Entendi, muito interessante, desconhecia que o sr tinha elaborado trabalhos e mesmo colecionava. Pena ter tido a necessidade de desfazer da coleção. Mas concordo toma tempo, a minha mesmo sendo por hora pouco menos que a metade já me consome, especialmente em épocas de chuva, especialmente no que tange ao couro das bainhas.

 

Sobre o Romano, não o conhecia, mas vou pesquisar os trabalhos e já com recomendação, retendo em breve colocar um faca do mesmo para trabalhar :):)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Douglas Lenz disse:

Diego 

 

 Muito bom teu relato, principalmente pelo fato de não seres apenas um colecionador de lâminas, mas além disso, alguém que  às usa no dia a dia. 

 Seja bem vindo. 

 

Muito obrigado. Fico feliz que um pouco da minha experiência seja de valia, e sobre tudo para trocarmos experiência e aprender

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.