Ir para conteúdo

Como castear 6 metros (20 pés)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Nada fácil seu Odimir, treino bastante, mas não consigo qualidade e bela plástica, a linha fica leve e facilmente perco o controle por não ter carga e descarga. Mas como sou teimoso, continuo treinando. 

 

No mundo Tenkara não vejo assim, pois a linha praticamente é a mesma, mudando apenas seu comprimento e nem tanto seu peso, mas seja como for, tive que me adaptar muito para fazer o arremesso Tenkara, que por sinal é dita como a pesca para "não jovens" e igualmente para "maus arremessadores", em suma, japoneses jovens pescam de Fly e os mais velhos de Tenkara, uma visão um tanto que discriminatória. 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve,

 

Linha curta, golpe curto, pausa curta. Linha longa, golpe longo, pausa longa. E todas as graduações possíveis entre a linha mais curta e a mais longa que se consegue manter no ar. Um exercício é ir de linha curta até linha longa e voltar, ajustando o golpe e a pausa para cada comprimento. 

 

Também tentei o exercício proposto pelo Odimir :).  Com uma vara de 9 pés, e líder também de 9 pés, são apenas 11 pés de linha, ou seja  3. 5 metros.  Foi preciso usar quase que somente o pulso. Com um golpe curto e paradas bem definidas, é possível fechar bem o loop. E aliás, fechar  muito bem o loop é a única maneira de acertar um alvo a 6 metros. Fiz isso  usando o arremesso fundamental,  o quer dizer  que o backcast é mirando no céu.

 

[]'s  

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Para estes casts curtos, é importante uma combinação de linha que carregue a vara mais facilmente, sendo esta última preferentemente de ação média moderada.
Na página do "Federico Prato Fly Shop e Outdoor" no Facebook, li recentemente uma matéria que trata da pesca nos arroios de Mendoza onde os casts devem alcançar de 4 a 6 m de linha além do líder.
Entre outras recomendações citam a possibilidade de se usar uma linha com numeração acima da indicada para a vara, para facilitar o carregamento com pouca linha fora da ponteira.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uma vez que se está pescando fora das características normais do arremesso de uma linha de Fly, faz todo sentido usar uma linha acima do peso especificado para a vara. :ok:

 

O problema é mudar as condições de pesca e consequentemente de arremesso, o pescador começar a arremessar com a mesma linha uma maior distância e assim sobrecarregar a vara. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Fausto disse:

Uma vez que se está pescando fora das características normas do arremesso de uma linha de Fly, faz todo sentido usar uma linha acima do peso especificado para a vara. :ok:

 

O problema é mudar as condições de pesca e consequentemente de arremesso, o pescador começar a arremessar com a mesma linha uma maior distância e assim sobrecarregar a vara. 


:):):)

Alguns ambientes, como por exemplo a Fragária, permitem ou mesmo exigem que toda a pescaria se faça com lances curtos.
Quando essa condição muda, outra alternativa é usar linhas com outras configurações como é o caso das linhas Rio Rio Grande que tem peso concentrado avante, ou ainda Rio Gold, Sci Anglers Mastery GPX, que tem meio ponto de peso acima do padrão especificado para a numeração.
Para lances preponderantemente curtos, penso que linhas do tipo Triangle Taper devam ser evitadas.

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
57 minutos atrás, Odimir disse:


:):):)

Alguns ambientes, como por exemplo a Fragária, permitem ou mesmo exigem que toda a pescaria se faça com lances curtos.
Quando essa condição muda, outra alternativa é usar linhas com outras configurações como é o caso das linhas Rio Rio Grande que tem peso concentrado avante, ou ainda Rio Gold, Sci Anglers Mastery GPX, que tem meio ponto de peso acima do padrão especificado para a numeração.
Para lances preponderantemente curtos, penso que linhas do tipo Triangle Taper devam ser evitadas.

 

Pela primeira vez na Fragária tive que fazer uso do Bow and Arrow, a

situação se agravou ainda mais por conta da água rasa e clara, pois estava com um líder bem comprido. :) 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hour ago, Odimir said:


:):):)

Alguns ambientes, como por exemplo a Fragária, permitem ou mesmo exigem que toda a pescaria se faça com lances curtos.
Quando essa condição muda, outra alternativa é usar linhas com outras configurações como é o caso das linhas Rio Rio Grande que tem peso concentrado avante, ou ainda Rio Gold, Sci Anglers Mastery GPX, que tem meio ponto de peso acima do padrão especificado para a numeração.
Para lances preponderantemente curtos, penso que linhas do tipo Triangle Taper devam ser evitadas.

 

Em anos recentes apareceram no mercado linhas com a massa concentrada bem na frente, e com um taper traseiro longo. Tipicamente este tipo de taper é usado em competições de arremesso à distância, mas agora estão aparecendo em linhas de pesca. Cito 2 exemplos:  a SA MPX e a Vision XO:

 

Mastery-MPX-1.jpg

0007481-vision-xo-fly-line-par-excellenc

 

Já experimentei  a Vision XO. Muito versátil, chuta bem, e dá prá fechar muiiito o loop. 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vou dizer que acho complicado saber essas coisas todas a respeito de arremessos. Loop fechado, aberto, longo, curto ou ainda para onde vai meu back cast. Nada contra a nomenclatura ou a necessidade de saber o que é cada coisa e pra que serve... acho até importante, mas não sei.

 

Quando eu chego na beira do rio geralmente tenho uma vara diferente na mão que a usada na pescaria anterior. Eu sequer tenho noção do tipo de linha que tenho nas minhas carretilhas, exceto que se tratam de linhas Floating. Geralmente na beira do rio é que monto meu líder, muitas vezes somente pela troca de um tippet velho por um novo, com comprimentos e espessuras variáveis e, quase com certeza, diferentes uns dos outros toda vez. Ademais, geralmente o tippet vai encurtando conforme troco de moscas no correr do dia... isso tudo para não falar do tipo de mosca que vai na ponta do tippet, que vai desde uma ninfa não lastreada #18 a qualquer coisa no tamanho 10 ou 8, afundante ou não.

 

Isso tudo para explicar que eu não tenho como saber de antemão como vou fazer um arremesso de seis metros, pq não tenho a mínima ideia de como esse conjunto todo estará arremessando.

 

O que geralmente faço, então, é um dúzia ou mais de casts diferentes logo no começo da pescaria, para ter uma ideia geral de como o sistema está se comportando e vou me adaptando conforme o dia passa. Em uma ou duas horas de pescaria do primeiro dia eu já estou com os músculos e cérebro alinhados para colocar a linha onde preciso. Esse processo acelera conforme os dias de pesca vão avançando. Lá pelo quinto ou sexto dia, sequer penso no arremesso... ele simplesmente acontece e acontece certo. Somente paro pra pensar quando tenho que colocar a isca num lugar muito estranho, por exemplo um overhand com loop invertido debaixo de uma macega ou um cast em curva atrás de uma pedra do outro lado de uma corredeira ou algo esquisito desse tipo. :p

 

Rudimentar e inconsciente, mas funciona :)

 

Assim sendo, lá pelo segundo ou terceiro dia de uma pescaria patagônica eu terei condições de dizer como farei esse cast de seis metros :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sim Jost, é possível ajustar praticamente qualquer condição de lançamento empiricamente através de tentativas e erros.
Contudo, conhecendo-se o mecanismo de falha e a mecânica que rege os lançamentos é possível abreviar o tempo para se alcançar resultados positivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

 

Em anos recentes apareceram no mercado linhas com a massa concentrada bem na frente, e com um taper traseiro longo. Tipicamente este tipo de taper é usado em competições de arremesso à distância, mas agora estão aparecendo em linhas de pesca. Cito 2 exemplos:  a SA MPX e a Vision XO:

 

Mastery-MPX-1.jpg

0007481-vision-xo-fly-line-par-excellenc

 

Já experimentei  a Vision XO. Muito versátil, chuta bem, e dá prá fechar muiiito o loop. 

 

 


Carlos,

Bacana essa informação !
Desde longa data tenho usado as linhas Rio Grande e Rio Gold, que embora não sejam tão agressivas tem me atendido nas distâncias usuais nas quais pesco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador
23 horas atrás, Mário Cardin disse:

Graaande Odimir,

Exato.

Existem muitas situações as quais se o lançador não souber fazer isso, não pega nada né

Abraços do amigo

Mário


:):):)

Sim Mario,
Especialmente para nós que estamos habituados a pescar em ambientes amplos, poderemos sentir algumas dificuldades iniciais em lugares mais restritos.
Contudo, conhecendo a mecânica para este tipo de lançamento em poucos casts estaremos no contexto.
Esta semana me vi nesta situação em pescaria de lambaris e saicangas no rio Muzambo no sul de Minas.

Abração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
5 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Salve,

Assisti a prova de instrutores da EFFA no fim de semana passado. De 7 candidatos, somente um passou. Um dos testes era acertar um alvo a 6 metros.

Como ainda não certificamos instrutores, algo que já está em planejamento, vejo todas essas informações com muita atenção e sempre que possível pesquiso. Lembro-me somente uma vez que Mel Krieger esteve aqui no Brasil e certificou alguns amigos, mas não como instrutores, creio eu. Essa questão deve ser vista pela ABPM com atenção necessária para que possamos ter instrutores certificados aqui no Brasil. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos por acaso o nosso amigo Odimir passou é arremesso de precisão?

 

Ser for eu no aterro do flamengo pratiquei muito o lançamento no pé de um coqueiro.

 Na época eu pensava que no conjunto de fly seria impossível, mais não era.

Pratiquei com perfeição acertando sempre no pé do coqueiro varias vesses na distancia de 7 metros eu mesmo ficava bobo de consegui.

Eu acho com muita pratica e muitas as vesses cosique os arremessos perfeitos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Moderador
20 horas atrás, João Rabelo disse:

MESTRE NA PESCA DE PIRAPITINGA,ALEM DAS DIFICULDADE DOS LUGARES O ARREMESSO É MUITO IMPORTANTE PORQUE TEM QUE SER CURTO E CERTEIRO. UM ABRAÇO MADE IN GOIÁS

Sim João precisão é um fator importantíssimo nos lançamentos devendo contemplar todas as situações de pesca com as quais nos deparamos.

Cada qual exige técnicas específicas para alcançar êxito.

 

Abracão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Pra eu conseguir, acho que vou retirar o líder... kkkkk
Interessante o assunto, vou tentar, e de preferência com obstáculos aos lados e atrás, como de costume aliás, agora atrás das dentuças por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.