Ir para conteúdo

Dúvidas pra turma da métrica


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Bom essas dúvidas é mais direcionada pra turma das proporções e métricas do atado. Estou tentando melhorar meu atado de grandes streamers, 15cm é o tamanho que chamo de grande. Mais que isso nem ato. Mais vamos as dúvidas:

1 - se houver, uma uma posição mais indicada para a curva do anzol, pensando em 2 fatores (eficiência da fisgada e equilibrio para o cast). Qual seria? Mais próximo a cauda, medial ou próximo a cabeça da isca?

 

2 - para anzóis 3/0 ou 4/0 se eu optar por enrolar um fio na haste do anzol como lastro. Qual seria a bitola e o material mais indicado para este fio?

 

Sei que algumas variáveis ficaram de fora nas minhas perguntas. Como material dos streamers ou o quanto eu quero que a isca afunde. Mais vamos começar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

 

Grande Gustavo,

 

1) Levando  conta a eficiência da fisgada, a meu ver a posição mais indicada para a curva do anzol é próxima a cauda.

Segundo Gary Lafontaine o peixe predador tem como alvo os olhos da  presa.

Neste caso, a melhor posição seria próximo ao olho, imagino.

 

2) É preciso considerar que qualquer lastro acrescentado ao streamer irá dificultar progressivamente os lançamentos, tanto maiores quanto forem estes lastros.

O tipo e quantidade de lastro dependerão da numeração de tua vara, do tipo de linha que estiver usando, e do comprimento e capacidade de "turnover" do teu líder.

Muitas vezes, o uso de um anzol com arame mais pesado como o SP11-3H da Gamakatsu é suficiente para lastrear o streamer.

 No passado, eu pesava meus anzóis e anotava o peso nos envelopes.

 Com esta quantificação e experimentação, fui empiricamente avaliando os pesos de streamer que conseguia lançar sem dificuldade.

 Hoje ato observando isto a sentimento baseado na experiência acumulada.

 

 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre obrigado pelas observações. Vou esperar pra ver se mais algum amigo contribui antes de expor meu achismo.

Se puder contribuir indicando mais modelos de anzóis pessados eu agradeceria.

Minha intenção nesses estudos e semelhante as suas conclusões. Eu gostaria de chegar a uma melhor forma de fazer a isca afundar sem torna-lá um frango sem asas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

 

Gustavo,

Esses anzóis SL11-3H são os mais pesados que conheço do tipo O'Shaugnessy.

Outros modelos como o SL12S, SP11-3L3H da Gamakatsu ou ainda o SP600 da Tiemco são pesados.

De qualquer forma e de maneira resumida, o peso máximo de um streamer estará condicionado a capacidade de arremesso do teu equipamento e da tua habilidade em castear.

Para obter um bom afundamento, pense também no uso de materiais permeáveis para o atado do corpo.

Pessoalmente evito algumas fibras de pouca permeabilidade.

Outro fator a ser levado em consideração é o emprego de lideres de fluorcarbono e linhas afundativas desde uma linha com ponta Intermediate, full Intermediate até uma linha sinking com razão de afundamento de 6/7 ips.

Semana passada pesquei no rio Paracatu que estava com águas baixas, o que nos obrigou a pescar em trecho de corredeira no pé de uma cachoeira além da qual não conseguiríamos navegar.

Para vencer a corrente e colocar meus streamers no fundo usei uma vara G Loomis GLX #6 e uma linha sinking de 250 grains.

A pescaria foi salva.

Dê uma olhada em um tópico mais abaixo chamado "Streamer's time " onde escrevi algumas considerações sobre a construção de streamers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Gustavo tudo bem com você e todos de casa?

 

Vou explicar a você no modo que  aprendi e sempre aprendendo, os atadores que montam as moscas maiores procuram atar no anzol, mentalmente se divide em três partes estas partes é atrás do olho, no eixo antes do  começo da curva do anzol. Pode ate passar um pouco mais a maior parte da curva livre, como o nosso amigo Odimir disse mais vou completa um detalhe a quantidade de materiais posto no anzol precisa ser irrisório a quantidade de materiais, os anzóis grossos e mais pesados e os anzóis mais finos é mais leve com isto por o anzóis mais grossos menos matérias e os anzóis mais finos também menos matérias que equilibra e fica homogêneo. Para a mosca afundar tem dois modos um dele e lastro chumbo só que as moscas irão subir com maior facilidade por causa da linha monofilamento, a melhor forma e a linha na frente que afunda. Você tira esta duvida indo no rio para testar a mosca que atou OK.          

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.