Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve,

 

- É difícil escrever sobre arremesso de mosca usando o português. Mesmo o mais básico dos termos,  por exemplo "stroke", golpe, fica estranho. Quando se considera o enorme vocabulário inglês, que já é sucinto, e ainda comprimido em siglas (p. ex. SLP, RSP, RSP2, MCL, etc.) com o qual se discute vigorosmente em alguns fórums por aí, fico completamente sem vontade de começar a traduzir tudo, mesmo correndo. O que vocês acham? 

 

- Arremesso bom é aquele no qual  o líder cai esticado na frente da linha, e a mosca na frente do líder. A não ser que o arremesso  seja deliberadamente em curva. Não se deve ficar satisfeito com menos.

 

- Auto-análise da técnica em vídeo é indispensável. Mas ter um parceiro tão interessado quanto você para te dizer o que você está fazendo de errado enquanto você está fazendo pode acelerar bastante o desenvolvimento.

 

- Acessório indispensável na prática do arremesso (1): uma trena de uns 30 metros. Serve para várias coisas. Um, para matar ilusões e auto-engano na prática de distância. Dois, aguçar a noção de distância na prática de precisão. Três, bem esticadinha no chão, numa reta, serve de gabarito para se medir o quão reta a linha está no fim do arremesso. O objetivo é que linha deite no chão paralela à trena, sem calombos.    

 

- Acessório indispensável na prática do arremesso (2): um "bodkin", destes usados no atado. Serve para desmanchar nós no líder e no tippet. Comecei a usar o bodkin na prática do arremesso e logo vi que era uma boa idéia carregar no jaleco para a pesca. Ao invés de trocar o tippet, é até mais rápido desmanchar o nó. Praticar com nó atrapalha o arremesso. Pescar com nó, além de prejudicar o arremesso, pode custar um troféu.

 

- Pode-se dividir a prática em 4 áreas: precisão, distância, speys e apresentação. Já considerei  distância menos importante, mas não faço mais. Distância amplifica todos os problemas que se tem, e portanto mostra o que tem que ser melhorado. Progresso numa área significa progresso nas outras também. O domínio da distância ajuda a pescar com vento.

 

- Praticar spey na grama só é bom bem no princípio. Depois que se tem o sentimento inicial, a prática na grama só estraga a técnica. Pra iniciar spey na grama, um líder com nós de sangue  nos quais se deixa os chicotes dos nós com 1 ou 2 centímetros ajuda a ancorar na grama.

 

[]'s

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho a ideia de criar um vocabulário em brasileiro (e pq não?) fundamental. Ninguém fez isso ainda. A desvantagem maior que vejo é que praticamente toda literatura existente é inglesa (pelo menos a que temos de fácil acesso) e quem quiser estudar a teoria dos arremessos invariavelmente se embrenhará nos bretes da nomenclatura estrangeira. Vale o esforço da tradução para depois efetuar uma retradução? Um glossário é mais fácil/útil? Não sei bem o que pensar, mas a língua não é exatamente uma barreira pra mim, então teríamos que fazer uma enquete entre os que se sentem desconfortáveis com o palavrório inglês.

 

Acho que o par câmera/colega pode ser um impulso formidável na técnica de arremesso. Uma registra e o outro debate. Nunca tive isso e gostaria de ter tido. Meu arremesso, ainda que funcional, é cheio de vícios que poderiam ser sumariamente eliminados com a ajuda desse par.

 

Acho que toda técnica de arremesso passa por processos de cozimento e descanso... momentos de debate profundo e correções trabalhosas seguidos de momentos de internalização intimista sem medo de errar na beira de um rio qualquer, de preferência pescando... pois estuda-se arremesso para pescar e não para arremessar... pegar um peixe com um arremesso difícil é o estímulo que o estudante de arremesso precisa.

 

Não sei o que dizer do spey... não é uma técnica que me atraia por agora... até pq não preciso dela nos peixes e rios que pesco.

 

Vamos conversando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Jost disse:

Acho a ideia de criar um vocabulário em brasileiro (e pq não?) fundamental. Ninguém fez isso ainda. A desvantagem maior que vejo é que praticamente toda literatura existente é inglesa (pelo menos a que temos de fácil acesso) e quem quiser estudar a teoria dos arremessos invariavelmente se embrenhará nos bretes da nomenclatura estrangeira. Vale o esforço da tradução para depois efetuar uma retradução? Um glossário é mais fácil/útil? Não sei bem o que pensar, mas a língua não é exatamente uma barreira pra mim, então teríamos que fazer uma enquete entre os que se sentem desconfortáveis com o palavrório inglês.

 

Acho que o par câmera/colega pode ser um impulso formidável na técnica de arremesso. Uma registra e o outro debate. Nunca tive isso e gostaria de ter tido. Meu arremesso, ainda que funcional, é cheio de vícios que poderiam ser sumariamente eliminados com a ajuda desse par.

 

Acho que toda técnica de arremesso passa por processos de cozimento e descanso... momentos de debate profundo e correções trabalhosas seguidos de momentos de internalização intimista sem medo de errar na beira de um rio qualquer, de preferência pescando... pois estuda-se arremesso para pescar e não para arremessar... pegar um peixe com um arremesso difícil é o estímulo que o estudante de arremesso precisa.

 

Não sei o que dizer do spey... não é uma técnica que me atraia por agora... até pq não preciso dela nos peixes e rios que pesco.

 

Vamos conversando...

 

 

O vocabulário é fundamental! Para quem já está envolvido com o fly, deu alguns passos, tranquilo, sabe da variedade de termos estrangeiros. Mas e quando você vai explicar para um leigo? Eu acho bem constrangedor! E fico incomodado com não transmitir o sentimento do fly por conta disto.

Talvez já haja algo dentro da ABPM neste sentido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.