Ir para conteúdo

Kit básico de primeiros socorros


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Desde 2012 levo para a Patagônia um pequeno kit de primeiros socorros e poucas vezes foi necessário seu uso,felizmente. Levo também em minhas excurções de pesca por aqui, como fiz essa semana.

 

Criei esse tópico com a intenção de renovar o material que o integra e assim voltar a ter validade. Sei que muita coisa não perde a validade, mas atualizar com material até melhor é também importante. Então fica o pedido de uma lista e assim ajudar até mesmo que for montar um kit ao invés de comprar. :ok:

 

Dicas serão bem vindas. :)

 

@Gustavo Mello

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas é isso mesmo Pimpollo, é para dar pano pras mangas mesmo. :ok:

 

Talvez por isso que nunca tenhamos tratado desse assunto e como todos os anos acaba servindo para ajudar algum amigo na Patagônia ou em outros locais, é bom que possamos fazer algo de melhor do que simplesmente o que fiz, comprar um estojo do eBay, e sim montar um prático e funcional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Penso que depende muito do destino na qual se pesca, e também da forma como se pretende pescar ou excursionar.

Um pequeno kit de emergência , bem como alguns medicamentos de uso geral para dores, queimaduras, picadas de insetos fazem parte de minha necessaire.
Não carrego nenhum medicamento específico porque não tenho necessidade deles.
No passado, quando viajava ao  Mato Grosso para caçadas e pescarias, por vezes por lugares bastante ermos, levava na caixa de emergência soro antiofídico polivalente que obtinha no Instituto Butantã.
O problema e que este tipo de soro perde metade da potência a cada ano, sendo necessário acrescentar novas doses a cada temporada.
Além disso, existem outros tipos mais específicos como anti crotálicos, anti laquéticos, anti botrópicos e anti elapídicos.
Difícil transportar e manter essa coletânea completa e atualizada.
Felizmente ninguém em nosso grupo precisou fazer uso desses soros.
Contudo, seu uso já salvou a vida de um de nossos perdigueiros picado por cobra em uma caçada de perdizes em Águas Claras.

Só isto já valeu pelos anos que adquiri e transportei esse medicamento...:ok:

No mais, meu kit básico de  primeiros socorros ou medicamentos é bastante simples e reduzido.
- Colirio
- Comprimidos de analgésico para dores de cabeça e enxaquecas tipo Dorflex
- Comprimidos de relaxante muscular para dores tipo Biprofenid
- Sal de frutas para comidas indigestas

- Recondicionador da flora intestinal tipo Floratil ou Florax, para o caso de desarranjos.

- Frasco de antisséptico
- Band-Aid
- Loçao de Calamina para queimaduras, irritações, picadas de insetos.
- Agulha hipodérmica e pinça para remoção de farpas, espinhos...
No caso de acidentes mais graves, penso em buscar auxilio médico/hospitalar.
Sempre que possível faço seguro de viagem, cobrindo despesas médicas e hospitalares.
 

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados 

 

 Sou anatomista,  ensino e aprendo diariamente anatomia humana e consequentemente o assunto "primeiros socorros"  e como proceder no atendimento de emergência acaba sendo tópico de aulas formais ou mesmo de conversas de intervalo e corredor. 

 

 A meu ver, antes de qualquer kit, independente do tamanho e quantidade de recursos que este kit ofereça, o MAIS IMPORTANTE sem dúvida é ter pelo menos 2 pessoas que saibam o que fazer e como fazer um atendimento com o que está disponível no kit! 

 

 Como já citou nosso grande Odimir, a importância de ter no kit o soro antiofídico polivalente (pentavalente).  

 

 Soro anti-ofídico tem que se administrado via intravenoso, de forma lenta ( 60 min) portanto alguém tem que saber pegar uma veia e introduzir o soro nela... é óbvio, mas não é simples.  Usando isto como exemplo imagine-se numa situação onde só você sabe administrar o soro e você é o picado!!  Acesso venoso parece fácil em teoria.... mas quantas vezes você ou seus parceiros de pesca já praticaram? E no meio do nada, com um parceiro picado, debilitado física, psicológica e fisiológicamente  com hipotensão, a veia parece que some mesmo garroteada. 

 

 Outra situação é o kit se sutura no   kit de primeiros socorros... ter o kit é fácil, conseguir o anestésico de uso local é fácil... mas quem sabe dar pelo menos UM  tipo de ponto dérmico?

 

 Falando em anestésico de uso local, este é importantíssimo no kit, necessário para a retirada de anzóis e garateias da pele com menor dor para o fisgado... 

 

 Dependendo da situação e do tamanho do corte, melhor ter cianoacrilato (super bonder) a mão para depois do corte bem limpo aplicar nos rebordos de pele para fecha-la antes do curativo.  (faço nos meus cortes sempre que preciso) 

 

 Sou adepto do kit de primeiro socorros completo... mas tenho consciência que na maioria das vezes ele torna-se quase inútil pela falta de prática, conhecimento e treinamento que a situação que o  primeiro socorro exige! 

 

 Mas como já foi citado, tem muito assunto sobre isto... ainda mais se  propuserem uma lista de componetes para o "kit perfeito". 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ainda sobre cobras e acidentes com elas, a titulo de complemento ao assunto que iniciamos no post, 

 

Compartilho com os amigos este video que a meu ver é extremamente esclarecedor e o mais didático que lembro de ter assistido... 

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Embora não esteja no meu kit, carrego sempre um alicate de corte de boa qualidade em minha bolsa de pesca.
Já fui fisgado no braço por uma garatéia de um amigo que pescava com equipamento de bait.
Felizmente foi uma única perna da garatéia, mas ainda assim uma operação dolorida porque precisei  trespassar a ponta da garatéia pelo outro lado da pele para que fosse cortada com o alicate.
Não é uma operação fácil visto que a pele é bastante elástica e não perfura tão facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom como profissional de saúde e que já trabalhou com urgência e emergência vou falar da minha experiência e dos meus conhecimentos. E sugerir coisas a estarem presentes em um kit de primeiros socorros.

1- Só leve no kit o que vc sabe usar. O Douglas falou tudo, se vc não sabe dar ponto pra que um kit de sutura.

2- Pense que existem coisas simples que podem ter várias funções. Exemplo um rolo de atadura. Pense no número de coisas que vc pode fazer com um simples rolo de atadura.

3- Saber o que fazer é muito mais importante do que ter um kit de mil utilidades. Por exemplo a linha de fly e um caniço de 4 partes desmontado consegue imobilizar qualquer tipo de fratura. Basta saber como fazer.

:book:Por isso minha primeira dica é aprenda técnicas básicas como por exemplo: estancar um sangramento, como fazer uma imobilização, como evitar uma hipotermia. Existem cursos sobre essas técnicas ou bons videos pela internet afora. 

 

Então vamos ao prático

Analgésicos em comprimidos, o mais potente que vc puder.

Antiestamínico em comprimidos. Se vc souber se auto plicar pode ser injetável, se vc é alérgico a insetos ou outras coisas obrigatoriamente deve ser injetável. Nesse caso não esqueça agulha e seringa para tal.  

Antisséptico, o álcool a 90% deve ser sempre a primeira opção, Pois tem mais de uma utilidade. Mais outros podem ser usados, ainda mais que a comercialização desse tipo de álcool foi "proibida".

Esparadrapo. Mais de um função, ou outros tipos de curativos rápidos. Prefiro o esparadrapo branco, antigo.

Um rolo de atadura, de preferencia as de boa qualidade com 5 metros.

Manta laminada. Tem varias funções.

Um pacotinho de gaze ou um bom chumaço de algodão.  

Uma lâmina de bisturi. Muitas utilidades.

importante é acondicionar tudo em uma caixa ou saco estanque, ainda mais que nossa esporte é na água. 

  

Bom isso é o que eu costumo usar, posso até estar esquecendo de algo.

Lembrem-se que se vc faz uso de algum medicamento, ele deve estar no seu kit, se vc sabe que seu parceiro usa é um boa vc incluir a medicação dele no seu kit.

Muitas das coisas que levamos em nossa tralha de pesca como alicates, linhas, anzóis, podem nos auxiliar em um momento de necessidade.

Por enquanto é só.   

Editado por Gustavo Mello
  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
4 minutos atrás, Gustavo Mello disse:

Bom como profissional de saúde e que já trabalhou com urgência e emergência vou falar da minha experiência e dos meus conhecimentos. E sugerir coisas a estarem presentes em um kit de primeiros socorros.

1- Só leve no kit o que vc sabe usar. O Douglas falou tudo, se vc não sabe dar ponto pra que um kit de sutura.

2- Pense que existem coisas simples que podem ter várias funções. Exemplo um rolo de atadura. Pense no número de coisas que vc pode fazer com um simples rolo de atadura.

3- Saber o que fazer é muito mais importante do que ter um kit de mil utilidades. Por exemplo a linha de fly e um caniço de 4 partes desmontado consegue imobilizar qualquer tipo de fratura. Basta saber como fazer.

:book:Por isso minha primeira dica é aprenda técnicas básicas como por exemplo: estancar um sangramento, como fazer uma imobilização, como evitar uma hipotermia. Existem cursos sobre essas técnicas ou bons videos pela internet afora. 

 

Então vamos ao prático

Analgésicos em comprimidos, o mais potente que vc puder.

Antiestamínico em comprimidos. Se vc souber se auto plicar pode ser injetável, se vc é alérgico a insetos ou outras coisas obrigatoriamente deve ser injetável. Nesse caso não esqueça agulha e seringa para tal.  

Antisséptico, o álcool a 90% deve ser sempre a primeira opção, Pois tem mais de uma utilidade. Mais outros podem ser usados, ainda mais que a comercialização desse tipo de álcool foi "proibida".

Esparadrapo. Mais de um função, ou outros tipos de curativos rápidos. Prefiro o esparadrapo branco, antigo.

Um rolo de atadura, de preferencia as de boa qualidade com 5 metros.

Manta laminada. Tem varias funções.

Um pacotinho de gaze ou um bom chumaço de algodão.  

Uma lâmina de bisturi. Muitas utilidades.

importante é acondicionar tudo em uma caixa ou saco estanque, ainda mais que nossa esporte é na água. 

  

Bom isso é o que eu costumo usar, posso até estar esquecendo de algo.

Lembrem-se que se vc faz uso de algum medicamento, ele deve estar no seu kit, se vc sabe que seu parceiro usa é um boa vc incluir a medicação dele no seu kit.

Muitas das coisas que levamos em nossa tralha de pesca como alicates, linhas, anzóis, podem nos auxiliar em um momento de necessidade.

Por enquanto é só.   

Pimpolho, e tem aquela fita da 3M que você me mostrou na Patagônia.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 minutos atrás, Carlos Gomes disse:

Pimpolho, e tem aquela fita da 3M que você me mostrou na Patagônia.

 

Carlito aquela fita é ótima, ainda mais pra quem ta com a mão sempre molhada como nós no vadeio ou no caiaque. Contudo pra ser usada em um kit de primeiros socorros acho o esparadrapo véio de guerra melhor.

Vou aproveitar sua pergunta pra explicar que minhas sugestões são para um kit hard, pro cara que ta no mato a 3 dias de distância de um socorro, ou que vai demorar 6 horas pra pedir ou receber socorro. 

Se as condições de pesca são mais amigáveis,  como é a patagônia nossa de cada ano, um kit mais enxuto pode ser elaborado. Como também o kit pode ser ainda mais hard dependendo do local. Como o exemplo do soro antiofídico e o sal de reidratação dado pelo mestre Odimir.   

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Claudio Brandileone  - Esse tópico está bom e pode abrir caminho para um Workshop de primeiros socorros ou até mesmo um curso e até mesmo já conversamos sobre isso. 

 

Justamente isso Pimpollo, um kit compacto para situações como você descreve e outros amigos também. Não uma maleta pesada de resgate ou de socorro avançado, algo compacto, prático e que pode ser usado para situações pequenas e médias em machucados. Essa do anzol cravar em alguém acontece em pescarias, seja sozinho ou em parceria. Nesse caso vou reformular meu kit que já está mais do que vencido e quero manter assim compacto para continuar levando para minhas pescarias por aqui e principalmente na Patagônia. Mesmo sendo compacto já foi útil para mim e amigos várias vezes, nem que seja com um simples Band-Aid impermeável ou proteção de Micropore. Já estou em busca de uma nova que seja impermeável também, tenho visto várias importadas e por um preço ótimo, seja já abastecida de material ou não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Conforme escrevi, meu kit é bastante reduzido e se confunde com minha necessaire.
Além do que já relacionei, quando o destino for Patagônia, costumo levar também um creme hidratante para as mãos.
Em pescarias de início de temporada no Chile já me ocorreram rachaduras nas pontas dos dedos por conta do frio intenso e por molhar as mãos na água fria.
Levo o creme em uma canopla de filme de 35 mm que ainda tenho algumas, sendo suficiente para meu uso de dos companheiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Conforme escrevi, meu kit é bastante reduzido e se confunde com minha necessaire.
Além do que já relacionei, quando o destino for Patagônia, costumo levar também um creme hidratante para as mãos.
Em pescarias de início de temporada no Chile já me ocorreram rachaduras nas pontas dos dedos por conta do frio intenso e por molhar as mãos na água fria.
Levo o creme em uma canopla de filme de 35 mm que ainda tenho algumas, sendo suficiente para meu uso de dos companheiros.

 

Levo também mestre e certamente, absolutamente, se torna disputadíssimo pela turma que não leva por dizer que é "frescura", mas quando vê sobre a mesa vira "fresco" rapidinho. :D 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu também costumo levar permanganato de potássio.  Dissolvido em água serve de desinfetante, é bom para lavar picadas de insetos, e em maior diluição dá para purificar água.  Misturado com glicerina (fluido de freio) entra em combustão e serve para fazer fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sim, ia me esquecendo....
Também levo aguardente e pólvora negra que queimo em uma vasilha para impressionar os aborígenes.
Em se tratando de canibais isto pode salvar a pele.
Alguns amigos de pesca me chamam de Anhanguera, não sei porque....:whistle:

  • Like 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pessoal, todos tem razão!

 

Venho do mundo do mergulho onde é muito mais fácil termos acesso a um kit pesado com tudo que tem direito inclusive oxigênio. Já participei de várias expedições explorando cavernas no interior de Matogrosso onde qualquer acesso as vezes significava ter que andar horas, ou ter que subir quase 100 m por uma corda dentro de cavernas para depois horas de carro pelo meio do mato. Realmente com isso não dá pra brincar.

 

Fiquei impressionado no mundo do Fly que muito poucos sabem fazer uma massagem cardio pulmonar, para isso precisamos de treinamento, duas mãos e disposição somente! O treinamento é muito importante até para que o socorrista não congele e não preste o devido socorro ao colega. Existem hoje muitos cursos de primeiros socorros que ensinam o básico e podem ajudar a vc salvar o seu colega. Muitos já estamos na idade de ter um problema mais sério de saúde, se já não tiveram ( meu caso) ! Por isso antes de montar um kit acho que todos devemos buscar treinamento formal. Existem cursos mais específicos como o de Emergências em Expedições que é ministrado por um grupo de médicos de SP. Esse é bem completo!  Conversando com o Fausto poderiamos organizar um curso para os mosqueiros com materioal didático, treinamento em loco, habilidades específicas para os mosqueros como o Pimpolho mencionou. Estelecer  pequenos procedimentos também ajuda a não ter problemas, ou se tivermos estarmos aptos a responder rápidamente por exemplo: uso de radio e checagem entre os companheiros etc... coisas que já até colocamos em prática nas últimas pescarias e funcionou bem. 

 

Com relação ao kit basico de primeiros socorros um mix entre seu Odmir e Pimpolho para levar conosco é sempre bom não esquecendo de luvas e barreiras que hj são bem pequenas e portáteis e protegem os socorristas. Nada impede que tenhamos um kit mais pesado no carro, já que muitas vezes mesmo depois de caminharmos por horas ainda temos um bom trecho de carro a cumprir até chegar a um hospital. 

 

Lembrando que 1 vez que vc tenha usado o kit ou suas habilidades já valeu qualquer investimento! 

 

Sempre me perguntava quando estavamos a um 6 km da estrada do Chemihuin vadeando. Se o Jamanta cair agora que eu faço, se o Beto Saldanha tem um treco aqui como levo ele até o carro? Se o Jost passa por mim boiando  que eu faço? Se eu caio e bato a cabeça quem me tira daqui?. Pra isso só um kit de primeiros socorros não serve .... tem que ter treinamento!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 horas atrás, Claudio Brandileone disse:

Se o Jost passa por mim boiando  que eu faço?

Mas só porque ele faz vadeio agressivo?  :happy:

 

6 horas atrás, Claudio Brandileone disse:

Se o Jamanta cair agora que eu faço

Deixa ele no chão, pois do chão não passa. ;) 

 

6 horas atrás, Claudio Brandileone disse:

Beto Saldanha tem um treco aqui como levo ele até o carro?

Ele vai pulando cercas como sempre fez. Tenta dar a mão pra ele e vai escutar o que não quer!   :pipe:

 

6 horas atrás, Claudio Brandileone disse:

Se eu caio e bato a cabeça quem me tira daqui?

Vai tirar um cochilo até acordar e voltarmos para o carro.   :) 

  • Thanks 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hehe! 

 

 Aí está, Fausto inaugura com algumas dicas da nossa futura lista de  procedimentos em caso de emergências na pesca!  Esta cartilha composta por dicas dos amigos aqui do fórum será peça indispensável nos kits de primeiros socorros de cada um. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É uma dicaJost! Vou admitir que já cometi a heresia! Geralmente porque meu óculos embassou, tava quente, começou a escurecer..... 

 

Nunca faça isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Costumo pescar em uma fazenda, sendo que me desloco à pé até lá.

Nesse caso, uso uma caneleira contra picadas de cobras.

Também tenho sempre um tubo de AFTER-BITE.

Abraços,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
11 horas atrás, Mário Cardin disse:

Costumo pescar em uma fazenda, sendo que me desloco à pé até lá.

Nesse caso, uso uma caneleira contra picadas de cobras.

Também tenho sempre um tubo de AFTER-BITE.

Abraços,

Mário

 

After-Bite - Dica anotada. :ok: 

 

Uma abelha me acertou no Malleo em 2014 e um marimbondo amarelo no MDC em 2015. Teria sofrido menos usando esse produto.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 horas atrás, Fausto disse:

 

After-Bite - Dica anotada. :ok: 

 

Uma abelha me acertou no Malleo em 2014 e um marimbondo amarelo no MDC em 2015. Teria sofrido menos usando esse produto.  

 

Pode comprar, garanto Fausto.

 

Ah sim, e tem também (para quem não fuma como eu...), que levar uma caixa de fósforos para o caso de adquirir carrapatos. Eles afundam o bico na pele e não soltam nem que a vaca tussa! E se você coçar ou puxar, o bico dele fica encravado, inflama e fica difícil de curar.

 

Peguei isso lá no Kojak provavelmente quando paramos pra almoçar na margem e me ensinaram o seguinte:

Acenda um palito de fósforo e apague-o em seguida. Ainda com a cabeça do fósforo quente apenas encoste no carrapato. Ah meu! ele esperneia e se solta na hora. Mate-o em seguida e fique livre desse sugador de sangue.

Quando fui picado pela primeira vez, não fiz assim e levou bom tempo para sarar.

Já na segunda vez, usei o fósforo. Foi porreta!!

Mário

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

 

3 horas atrás, Mário Cardin disse:

 

Pode comprar, garanto Fausto.

 

Ah sim, e tem também (para quem não fuma como eu...), que levar uma caixa de fósforos para o caso de adquirir carrapatos. Eles afundam o bico na pele e não soltam nem que a vaca tussa! E se você coçar ou puxar, o bico dele fica encravado, inflama e fica difícil de curar.

 

Peguei isso lá no Kojak provavelmente quando paramos pra almoçar na margem e me ensinaram o seguinte:

Acenda um palito de fósforo e apague-o em seguida. Ainda com a cabeça do fósforo quente apenas encoste no carrapato. Ah meu! ele esperneia e se solta na hora. Mate-o em seguida e fique livre desse sugador de sangue.

Quando fui picado pela primeira vez, não fiz assim e levou bom tempo para sarar.

Já na segunda vez, usei o fósforo. Foi porreta!!

Mário

:):):)

 

Marião,

 

Pelo que vejo te tornaste um carrapatos serial killer... com requintes de crueldades ...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Então Fausto, caso eu tivesse com um After-bite, eu teria sufocado o carrapato, e o Odimir não me chamaria de Carrapatos Serial Killer, pois ele certamente desgrudaria da minha barriga com o cheiro forte de amônia kkkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.