Ir para conteúdo

Faca!!! Qual escolher?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Nos últimos dias, senti na pele a necessidade de ter uma boa faca nas mãos.

 

É claro impossível ter uma faca com corte estilo chef japonês juntamente com a lâmina de bushcraft do Chuck Norris.

 

No entanto, no mato e sem recursos, algumas características tornaram-se essenciais:

 

-> Final do dia, sol quase sumindo no horizonte e era preciso arrumar lenha para fogueira.

A faca que eu tinha nas mãos não tinha "massa" suficiente. O comprimento da lâmina até que não foi problema, mas não havia peso suficiente para agilizar o corte.

 

-> Eis que chegamos num acampamento de terra muito dura. Na hora de montar a barraca, só ajuda Divina para fincar os espeques no chão. Pedra? Nenhuma!!!  Minha faca não possuía nenhuma superfície que ajudasse na função. ("martelar" os espeques)

 

-> Em determinado momento queríamos apanhar um limão no alto da árvore. 

A faca não possuía nenhuma furação para ajudar na amarração de corda  (esquema: faca e galho)

 

-> O mais incrível: Material do cabo!!!

Fui abrir uma lata de sardinha, o óleo impregnou no cabo e tudo virou uma "saroba". Sem detergente para lavar o material, ficou péssimo o grip.

Vai que em determinado momento, algum anjo da guarda veja nosso terrível sofrimento com falta de proteínas e lança diretamente do céu uma paca, já temperada e pronta para fogueira? Ou um rabo de jacaré até chorando para entrar na frigideira? Seria injusto adotar a consciência "eco-chata" e dispensar o apetitoso roedor ou o "lagartão", não?!  Na hora de carnear, a mistura de sangue e gordura com certeza irá prejudicar o uso da faca.

 

 

Já ouvi alguma coisa sobre a Kabar, em especial a BK2":

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704909588-faca-bk2-ka-bar-full-tang-fabricada-nos-estados-unidos-_JM

 

Vi também sobre essa aqui:

Mas o bonitão aí tá com jeito de aventureiro Nutella.

 

 

Independente de quaisquer piadas, não é um apetrecho para ficar comprando, analisando e descartando. Não nesta crise financeira.

 

Alguém tem alguma faca que se encaixa nessas situações ou entende do assunto?

 

Talvez o maior problema seja conciliar tudo isso à um custo razoável.

 

 

Editado por Carlos Gomes
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlito entendo bem sua angústia. Passei por isso tb. E o pior é que a faca que eu tinha escolhido depois de muita pesquisa para essas situações me deixou na mão.

Logo cheguei a uma conclusão depois de aprofundar minhas leituras, conclusão essa embasada em opiniões de sobrevivencialistas que não são Nutella.:D

Pra esses usos citados por vc e outros a Mais uma faca nunca será a ferramenta mais indicada. Embora possa sim ser usada. Os mais indicados são facões ou machetes.  Ou até mesmo as versões reduzidas de facões. Aí sim terás ferramenta pra situações mais extremas. E nada impede que junto tenha uma boa faca.

Abraço espero ter contribuído.

Editado por Gustavo Mello
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Carlitos,

Desde a década de 60 fiz excursões de caça e pesca com acampamento, e nunca encontrei uma faca que possa cumprir bem todas as tarefas envolvidas nestas empreitadas.
Minha sugestão pessoal é que tenhas uma boa faca onde as funções específicas de cortar principalmente alimentos seja sua principal proposta.
Para tarefas mais árduas, existem ferramentas combinadas tipo pá, cavadeira, machadinha que são dobráveis e com tamanho confortável para transporte em caiaque.

Esta por exemplo :

https://www.mercadoaventura.com.br/conjunto-columbus-echolife-comercialsaopaulo-5549-p

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gustavo me permita acrescer um oi dois parágrafos às tuas bem colocadas considerações. 

 

 Carlos, acredito que  assim como o Gustavo, eu também tenho por hábito (hobby) ler e conhecer um pouco sobre o pessoal que enaltece e difunde o sobrevivencialismo, alguns são exagerados, outros,por sua vez são muito coerentes e centrados em suas colocações. 

 

 Pois bem, independente disto, por experiência própria, aprendi uma coisa sobre facas, tu nunca vais ter a faca IDEAL PARA TUDO!

 Sou extremamente minimalista, (chato na verdade) tudo que tenho sempre procuro ter o menor, o que ocupa menos espaço, o mais leve, etc... Em algumas coisas tu até consegue isto, mas se tratando de facas, infelizmente, assim como ferramentas, cada uma tem a sua função e sempre nos damos mal pensando em achar uma que nos atenda em tudo que precisamos, por exemplo, tu até pode usar um alicate universal como martelo, até pode funcionar, mas será mais trabalhoso e difícil pregar um prego com um alicate do que com um martelo tradicional. 

 

 Sempre pensei em ter uma faca "pra tudo", entretanto, EU ainda não cheguei nem perto disto.  Sempre carrego 3 facas comigo,uma de uso "culinário", uma de uso "misto" e uma pesada.(facão de lâmina grossa)  

 

 Mas tenho certeza que este é um tópico interessante que terá a opinião de muitos amigos aqui do fórum. 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Odimir disse:

Já tive a experiência de usar este kit e infelizmente ele não é confiável, sua qualidade é baixa, seu sistema de trava é fraco e com pouco uso já apresenta folga. O fio das lâminas tb é bem ruim. Esse aí não recomendo não.

Mais existem outros de qualidade superior.

Tenho um amigo que usa a famosa pá do exército chinês e ela faz jus à sua fama. O negócio é bruto mesmo, e tem uma lâmina poderosa. Só não é tão portátil.

Atualmente eu tenho usado um canivete Opinel tamanho 10 de aço inox e cabo de plástico para coisas delicadas e tal e um facão machete tático de 45 cm pra coisas brutas. Esse último é bruto mesmo casca grossa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou acompanhando esse tópico também com grande interesse e está ficando ótimo com tantas informações. :ok:

 

Faz tempo que pesquiso vídeos no YouTube sobre Bushcraft seus kits e acessórios. Alguns canais são mostram muito bem o dia a dia de um simples acampamento, mesmo que seja solo, e os equipamentos e acessórios que costumam levar e na certa não é da turma "NUTELLA" ou do mimimi da Internet. :D

 

A maior preocupação é sempre o peso final que estarão levando e muitas vezes os acampamentos são em áreas com infra estruturas e não totalmente selvagem como acontece em muitos casos. Seja como for o pessoal tem em mente geralmente levar quatro ferramentas cortantes que auxiliam muito nos imprevistos. Pela praticidade e leveza um canivete Opinel #10 que servirá para a culinária, uma serra dobrável Tajima com lâmina de 21 ou 24 cm ou equivalente, faca de caça ou sobrevivência com lâmina de 25 cm aproximadamente e espessura de 5 mm e por fim um machado que tenho pesquisado muito também. Claro que muitas vezes é um exagero, ainda mais para quem via passar somente duas noites num acampamento selvagem, mas na certa, na hora que mais precisar, ter a disposição de uso é ótimo. 

 

Outra questão muito boa para pesquisar é a sugestão do mestre Odimir, um kit multi ferramentas incluindo uma pá o que seria o bastante para descartar a serra e o machado. No meu caso especificamente pretendo fazer com que a mochila não ultrapasse 15 quilos com todo o material necessário para duas noites de acampamento, mas é algo que tenho muito tempo para planejar. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ha alguns anos, tive um conjunto de duas facas da tramontina que era vendido com o nome de pantanal. Eram duas facas na mesmo bainha, uma de 5 pol que não valia nada, faca simples sem grandes virtudes ou qualidades e outra de 10 polegadas com uma laminas de 5mm e um ótimo peso para a brutalidade. Com esta, era possível cortar qualquer tipo de lenha... com ela dava pra derrubar as 3 casas dos 3 porquinhos (hehehe) era robusta mesmo,

 

Acabei presenteando um amigo com ela... Hoje este conjunto é considerado "cult", um clássico... no ML estão pedindo R$ 500 por uma usada!!!!! 

 

Era um conjunto bem útil uma faquinha leve e uma bem pesada na mesma bainha. 

 

images.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quero eliminar os "repetecos". Só meu caiaque já pesa 23kg. Mais equipamentos =maior peso e menor espaço. 

 

O que eu presenciei foi a necessidade de ter uma ferramenta funcional mesmo. Sem duplicidade. 

 

Faca para alimentos e/ou preparar refeição? Não vi a necessidade de ter algo específico. No almoço, geralmente é feito algo sem muito preparo, nada elaborado (castanhas, barrinhas, etc...). Na janta, o cansaço e os pernilongos fazem um soma que aniquila qualquer vontade de preparar um prato mais convidativo. (No Máximo limpar um peixe e colocar na fogueira; carnear alguma caça)

 

Levei duas lâminas: A faca porcaria e um canivete nunca usado e que se DEUS quiser continuará assim por toda a minha vida. (Em momento oportuno explicarei)

 

Serrote? Legal! Ajudaria para cortar lenha.

 

Machadinha? Sei não. Uma boa faca pode fazer o que ela faz e o serrote aí de cima também.

 

Pá? Não. Pra cavar buraquinho de enterrar coco já uso meu remo.:cool2:

Qual seria a outra função?

 

Machete? Nunca usei. Não posso opinar.

 

Segue a busca...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlos,

 

Eu tinha a mesma necessidade que você, e depois de pesquisar bastante comprei essa aqui e estou muito satisfeito:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-863530128-faca-bear-grylls-ultimate-pro-fixed-blade-brinde-_JM

 

Eu tenho muito preconceito com essas coisas da Gerber para o Bear Grylls, acho a bainha bem fanfarrona e tinha muita resistência a comprar, mas depois de ver os reviews na Amazon e no Youtube acabei me convencendo e não me arrependi.

 

Só preste atenção que tem duas, a Ultimate antiga é bem mais barata mas não tem full tang, essa é a Ultimate Pro, que é, sim, full tang.

 

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695430078-facao-machete-tatico-sobrevivencia-rambo-bushcraft-full-tang-_JM

 

Carlito tenho usado esse modelo. Não tenho certeza que se é dessa marca pois o meu tem 45 cm e esse só 43. Ele faz o serviço bruto é o delicado se vc quiser. Eu por comodidade não uso assim mais nada impede.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também sou partidário de que uma ferramenta só não vai solucionar o problema. E também há sempre que se considerar que conciliar um bom equipamento e um preço camarada muitas das vezes também é bastante difícil, e é claro que uma ferramenta mais leve e portátil pode não conseguir atender a usos mais parrudos. 

 

Dito isso, acho que para essas necessidades uma boa faca de caça e mais uma ferramenta multi uso pras tarefas mais "pesadas" atenderiam bem ao propósito. Dessas multi usos tem duas que sempre vejo muitas referências, uma bastante leve e portátil, o Klax:

 

 

E uma mais pesada, porém que aparenta aguentar muito mais o tranco, o MMA 1501:

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 09/07/2017 at 22:09, Gustavo Mello disse:

Já tive a experiência de usar este kit e infelizmente ele não é confiável, sua qualidade é baixa, seu sistema de trava é fraco e com pouco uso já apresenta folga. O fio das lâminas tb é bem ruim. Esse aí não recomendo não.

Mais existem outros de qualidade superior.

Tenho um amigo que usa a famosa pá do exército chinês e ela faz jus à sua fama. O negócio é bruto mesmo, e tem uma lâmina poderosa. Só não é tão portátil.

Atualmente eu tenho usado um canivete Opinel tamanho 10 de aço inox e cabo de plástico para coisas delicadas e tal e um facão machete tático de 45 cm pra coisas brutas. Esse último é bruto mesmo casca grossa.


:):):)

Grande Gustavo,

Na verdade apenas citei essa ferramenta que colhi ao acaso no Google para ilustrar minha opinião.
Concordo com você, e ela também me pareceu uma ferramenta frágil.
Neste caso penso que seja uma questão de escolha quanto a funcionalidade, qualidade e intenção de gasto.
Embora reconheça que são conceitos distintos, avalio a fragilidade dos equipamentos compactos quando comparados com alguns itens remanescentes da época em que praticava acampamentos de caça e pesca.
São equipamentos simples e rústicos, nada bonitos ou elegantes, mas que cumpriam satisfatóriamente suas funções específicas como ferramentas pessoais.
São ferramentas baratas que não me causam grandes aborrecimentos sua perda ou extravio, coisa comum em acampamentos.
Ferramentas de uso coletivo eram enxadas, cavadeiras, enxadões, machados e marretas de cabo longo entre outras.

dbloop 023.jpg

Estas jornadas com acampamentos mais ousadas me proporcionaram grandes emoções e gratas lembranças, mas a cada dia vou me desrambotizando e me magayverizando mais...
Nos dias atuais um único canivete como os mostrados, atendem minhas necessidades.
Escolho o que estiver mais afiado quando arrumo as tralhas.
Um destes foi suficiente para uma flotada que fizemos desde Tres Marias até Pirapora e de lá até abaixo da confluência com o Rio das Velhas...

dbloop 027.jpg

Em minha última viagem ao Chile, este pequeno canivete me bastou para cortar o lacre de uma garrafa e desarrolhar um bom vinho, bastando esticar a mão...

dbloop 030.jpg

dbloop 105.jpg

 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uma das piores situações na canoagem de águas brancas é quando o caiaque fica preso entre duas pedras:

 

maxresdefault.jpg

 

Nesse caso, qualquer fluxo de água já é suficiente para travar o casco do caiaque que começa a torcer, travando as pernas do remador que não conseguirá ejetar.

 

LauriesPretzel-061905.jpg

 

Nesses casos, o socorro da equipe que rema junto tem que ser o mais rápido possível.

 

E em situações críticas, aonde nada funcionou usa-se o tal canivete para cortar o deck do caiaque e ejetar. Para isso deve estar sempre em lugar de fácil acesso (deixo no porta-luvas do colete).

A ideia de nunca utilizá-lo é justamente para quando for necessário ele esteja com bom corte e sem nenhuma folga. Todo início de remada checa-se o dito cujo e pronto.

 

O da foto é um próprio para tal função. Fabricado pela NRS.

 

IMG_5362[1].JPG

IMG_5364[1].JPG

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 minutos atrás, Odimir disse:

:):):)

Certamente uma situação das mais aflitivas que um navegante pode encarar.
Você já testou esse canivetinho em material semelhante para comprovar sua eficiência de corte? 

 

Tirar o canivete do colete e cortar uns bons 20-30cm ... isso tudo sem respirar.  Não quero não. Rs

 

Durante o Curso de Resgate fazemos o teste em um pedaço do mesmo material. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
21 horas atrás, Carlos Gomes disse:

Mesmo não sendo o que realmente queria, escolha feita: Kabar BK2.

 

Boa escolha Carlito, tenho pesquisado desde que começou esse tópico e a turma do Bushcraft gosta bastante dessa faca. O problema é o preço aqui no Brasil, até mesmo comparando com a indicada pelo Divani, a Gerber Bear Grylls Ultimate Pro, ficam caras demais. As duas são ótimas. :ok:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Carlos,

Quando você abriu o tópico entendi que buscava uma faca capaz de realizar múltiplas tarefas que fogem ao escopo de qualquer faca.
Agora, de maneira mais focada em uma faca de sobrevivência, inclusive tendo feito uma escolha como referência pude entender melhor o que procura.
Deixo aqui minha sugestão, e caso já tenha adquirido tua faca, fica como ilustração ao tópico.
Posso falar sobre esta faca, Cold Steel Trail Master, porque tive uma em minha coleção que não foi usada, mas mantida em estado "mint" até sua venda.
Trata-se de uma faca fabricada em material AISI O1, um aço ferramenta largamente utilizado em estampos e matrizes de corte, com elevada tenacidade e retenção de corte.
A faca tem peso e um balanço excepcional, dado ao seu design auxiliado por uma empunhadura grande e de forte "grip" anatômico
Esta empunhadura é feita em Kraton, com reticulado tipo ponta de diamante, com furo na parte traseira para alça de segurança.
A lâmina é afiada no tipo flat ground que na minha opinião é a que proporciona melhor habilidade de corte.
Também comporta uma ponta com grande capacidade de penetração.
Uma faca soberba e que certamente seria minha escolha pessoal entre as facas de sobrevivência.
A faca que tive utilizava uma bainha em Cordura.
Acredito que a versão atual seja construída em Kidex.
Existem vários videos de avaliações no Youtube com o titulo de Cold Steel Trail Master Bowie Knife.

Grande abraço
Odimir

 

 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Carlos Gomes disse:

Pelo pouco que li, Cold Steel fabricada em Taiwan e Kabar, EUA.

 

Eu tenho algumas kabar. Não me lembro os modelos exatamente, mas uma ou duas são dessa mesma série (Beker = BK). Elas usam aço 1095 Cro-Van, que reúne muita resistência, boa manutenção de fio e razoável facilidade de afiação.

Em geral, as lâminas são revestidas com uma pintura epóxi bem resistente.

Os materiais são ótimos, da tala e da bainha, além dos parafusos, que têm encaixe fêmea sextavado. São facas muito conceituadas no uso militar, inclusive havendo várias versões na cor areia ou tan, que ornam com os uniformes de deserto dos EUA.

Parte delas é customizável. Você pode trocar o tipo ou a cor das talas. Algumas já vem com um par adicional de tala, de outra cor.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Essa faca que o Mestre Odimir postou tb parece espetacular. Outras marcas de excepcional qualidade que fabricam facas nesse estilo são a Benchmade, que é em geral usa aço japonês, e a Ontario, que segue a linha das Kabar. Ambas produzem nos EUA.

 

Uma outra que vc pode procurar é a Boker Arbolito, que é a "filial" argentina da Boker alemã. São excepcionais facas com aço alemão e tudo da melhor qualidade, muitas delas com tala de osso. São vendidas a bons preços na loja Fivela de Ouro  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.