Ir para conteúdo

Expedição Pelas Águas do Sepotuba


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Parabéns pelo projeto Carlos!

 

Vi que você falou em enlatados no seu texto, não faça isso. Hoje em dia temos comida liofilizada com ótimo preço e qualidade, uma refeição para dois completa pesa 60g e ocupa pouquíssimo espaço. 
https://lojaam.com.br/alimentos/comida-liofilizada.html

Eu fazia muitas travessias, passava dias no mato sozinho caminhando, só comendo miojo. Já cheguei a perder aproximadamente 10kg quando dei a volta na Ilha Grande em 3 dias. Perdi basicamente água, exatamente por não ingerir os sais necessários e caminhar 16 horas por dia, por mais que eu bebesse água não ficava hidratado. Essa comidas foram a melhor coisa que me aconteceu no campo do trekking.
P.S. Experimente as comidas liofilizadas antes de viajar, algumas comidas não são muito legais.

Editado por Beto
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito legal Carlos, 

 

Em relação as comidas: não gosto da liofoods também.

O que tu pode fazer é comprar o arroz e o purê de batata deles(muito bons) e prepara-los junto com os liofilizados da Vapza. Estes tu encontra em qualquer supermercado e tem "n" opções boas; frango desfiado, carne seca(escondidinho de purê), bacalhau, legumes, etc.

 

Acho que vale a pena experimentar.

 

Outra opção, não sei se tem em Cuiabá, mas o Sam's club sempre tem umas comidas desidratadas boas.

Andei testando  ultimamente, algumas são muito boas, outras nem tanto, mas melhor que miojo.

 

 

Abraços

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlito show de bola. Fiquei com muita vontade de participar. 

Sobre a comida liofilizada eu tenho usado uma marca que até é bem saborosa vou conferir aqui e já te falo. Mesmo que seja no watzap. 

De mais e desejar que seja um sucesso de bom essa viagem.:okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
22 horas atrás, Gustavo Mello disse:

Carlito show de bola. Fiquei com muita vontade de participar. 

Sobre a comida liofilizada eu tenho usado uma marca que até é bem saborosa vou conferir aqui e já te falo. Mesmo que seja no watzap. 

De mais e desejar que seja um sucesso de bom essa viagem.:okok:

 

Gustavo, não deixe de compartilhar com a gente sobre a comida liofilizada. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

IMG_4990.JPG

Da esquerda para direita:

 

1 colete;

2 capacetes (um para uso constante e outro para drop das cachoeiras);

1 saia;

1 Saco estanque (equipamentos de cozinha: 1 Fogareiro, 1 mini bujão de combustível, prato, talheres, panela e caneca);

1 Saco de dormir

1 Barraca

2 Sacos de resgate com corda flutuante

1 Bomba de esgotamento (será utilizada nos caiaques oceânicos);

1 Rabo de vaca (para reboque em caso de necessidade);

1 Par de cotoveleiras (descida de algum trecho com muitas pedras);

4 Mosquetões

4 Polias

2 Alças

1 Flip line

 

Amanhã é dia de levar todo o equipamento para a ponto de partida.

 

Editado por Carlos Gomes
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

 

Esse será o equipamento utilizado: Um conjunto #7.

 

Dentro da pochete uma carretilha com linha TT7F, meia dúzia de líderes, um carretel de tippet flúor, um canivete e algumas moscas (gafanhotos e streamers). Não há mais espaço. 

 

A ideia é sempre parar por volta de 15-16hs para montar o acampamento. 

Devo corricar a partir das 13hs. Uma pequena "colher" rebocada pelo caiaque. (As chances de salvar a janta aumentam muito). Não há nada de finesse, mas prefiro dormir de bucho cheio de piraputanga a ficar comendo Miojo.

Depois do acampamento montado farei as tentativas no fly. Provavelmente pegarei o melhor horário: Finalzinho da tarde.

 

Fiz uma pesquisa e nos últimos 20 anos, essa é a época de temperaturas mais baixas. Não há chance de chuva. Para pescaria, isso não é bom. Vamos ver.

IMG_5113.JPG

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Buenas, na correria consegui passar meu diário de bordo para o pc e vasculhei na memória algumas coisas. Esqueci de digitar um zilhão de detalhes.

 

Fly? Foi apenas uma tarde de pesca e 2 piraputangas.

Eu já imaginava que a sistemática "Remar -> Montar acampamento-> Dormir -> Desmontar acampamento-> Remar" tomaria todo o tempo. E tomou mesmo.

A água estava como picolé. Resultado de uma frente fria na semana anterior. Só pegamos temperatura normal já no Paraguai.

Corriquei em alguns dias e saíram alguns pacús. (enquanto remava rio abaixo...a isca ia fazendo seu papel com uma linha amarrada ao caiaque)

 

Tem muita coisa bacana que poderia contar numa conversa, mas colocar na net...eco-chatos...

 

A expedição foi excelente. Completamente diferente do projeto inicial. (faríamos solo)

Meu parceiro de empreita colocou na cabeça que gostaria de fazer um documentário...alguns malucos acreditaram no projeto e patrocinaram a expedição.

Com isso, um cinegrafista entrou na equipe e para fazer seu transporte (via água e terra) mais 3 pessoas.

Ganhamos em alguns pontos e perdemos em outros: Ficou mais animado e confortável, mas é um saco gravar (ficar refazendo, parando pra capturar imagem...)

 

O que foi mais bacana?

O acolhimento dos ribeirinhos. Quando falávamos que estávamos vindo da nascente do Sepotuba naqueles barquinhos...o sorriso ficava estampado no rosto e as perguntas começavam.

Grande maioria das nossas refeições foram oferecidas por eles e eram verdadeiros banquetes. Já tinha lido sobre isso: O quanto um "nativo" que conhece aquela vida sabe acolher um estranho. Poderiam oferecer uma cama, um banho quente...mas eles sabiam que depois de um dia longo dentro d'água nada melhor que um prato cheio de comida boa. (70% de nossa ração retornou)

Foi o que eu mais gostei!!!

Não conhecia a família do cara, nada de sua vida...depois de 10min de conversa eu já tinha nas mãos um belo copo de café e já escutava os barulhos de panelas no fogão. A vida se mostrou simples, sem firulas e muito bacana.

 

Desculpem-me pelos erros ortográficos. Boa leitura.

 

Dias 1e 2.pdf

Dias 3 e 4.pdf

Dias 5 e 6.pdf

Dias 7, 8 e 9.pdf

Dias 10 e 11.pdf

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
12 horas atrás, Carlos Gomes disse:

Tem muita coisa bacana que poderia contar numa conversa, mas colocar na net...eco-chatos...

Os eco-chatos ficarão calados, tem fórum para eles sem ser esse aqui. :ok:

Para bom entendedor duas palavras resolvem... cai fora.  :bad:

Pescar, caçar, matar e comer é do ser humano.  :pipe:

 

12 horas atrás, Carlos Gomes disse:

Meu parceiro de empreita colocou na cabeça que gostaria de fazer um documentário...alguns malucos acreditaram no projeto e patrocinaram a expedição.

Com isso, um cinegrafista entrou na equipe e para fazer seu transporte (via água e terra) mais 3 pessoas.

Ganhamos em alguns pontos e perdemos em outros: Ficou mais animado e confortável, mas é um saco gravar (ficar refazendo, parando pra capturar imagem...)

São os onos para esse tipo de serviço, mas que deve ficar bacana, creio que vai, ainda mais com imagens de drones. :okok:

 

12 horas atrás, Carlos Gomes disse:

O que foi mais bacana?

O acolhimento dos ribeirinhos. Quando falávamos que estávamos vindo da nascente do Sepotuba naqueles barquinhos...o sorriso ficava estampado no rosto e as perguntas começavam.

Grande maioria das nossas refeições foram oferecidas por eles e eram verdadeiros banquetes. Já tinha lido sobre isso: O quanto um "nativo" que conhece aquela vida sabe acolher um estranho. Poderiam oferecer uma cama, um banho quente...mas eles sabiam que depois de um dia longo dentro d'água nada melhor que um prato cheio de comida boa. (70% de nossa ração retornou).

Isso não tem preço e pena que o @Oscar Nolf não participou desse tópico. Exclusão digital é terrível!!!   :happy:

Vamos ver se citando ele aparece. :ok:

Seu codinome é "Urtigão Mateiro" e nem precisa dizer o porque.  

 

Agora é hora de ler os arquivos.  :book:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citar

Nessa a hora a santa tecnologia ajudou. Consultei o app da Navionics e vi uma pequena faixa branca alguns quilômetros rio abaixo.

Já conheci contigo esse app em 2015 e a dica é ótima. :ok:

 

Citar

devorar um miojo com sardinha

Nesse caso vale é ter o que comer e com certeza devia estar muito é bom. :yes:

 

screenshot_20170720_01.png

Pequena faixa de areia mesmo.  :ohmy:

 

Bom está o relato.....   

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto, obrigado por me alertar sobre este tópico!

Carlos, tesão de projeto, que você deve ter curtido muito, desde o início da prospecção e do planejamento, a realização dele.....ficar na cabeça e no coração tudo aquilo que vocês viveram nesses dias de rio/1

O azar foi a frente fria maluca que bateu no Mato Grosso e largou as águas geladas pra vocês. É raro, mas acontece, e castiga de verdade! Eu cheguei a pegar uma que até gado matou de frio na região do Miranda, lá no final dos anos 70.

Parabéns pela empreita que pouca gente hoje tem peito pra encarar!!....hehehe

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 20/07/2017 at 07:47, Fausto disse:

Os eco-chatos ficarão calados, tem fórum para eles sem ser esse aqui. :ok:

Para bom entendedor duas palavras resolvem... cai fora.  :bad:

Pescar, caçar, matar e comer é do ser humano.  :pipe:

 

 

Nem precisou caçar. você acredita que caíram algumas pacas e rabos de jacaré do céu ?

Pois é, achamos perdidos na mata...mistééério.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 20/07/2017 at 08:15, Fausto disse:

Já conheci contigo esse app em 2015 e a dica é ótima. :ok:

 

Nesse caso vale é ter o que comer e com certeza devia estar muito é bom. :yes:

 

screenshot_20170720_01.png

Pequena faixa de areia mesmo.  :ohmy:

 

Bom está o relato.....   

Boss, utilizei muito o Navionics. Muito bom mesmo.

 

Essa "prainha" aí era umidade pura....acordamos com a linha d'água batendo na lona das barracas. Foi uma noite muito boa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 20/07/2017 at 20:23, Odimir disse:

:):):)

Parabéns pela maravilhosa excursão, muito bem planejada, relatada e documentada !
Acompanhei as etapas e naveguei contigo !
Obrigado por compartilhar.

Grande abraço

Obrigado, Sr. Odimir.

 

13 horas atrás, Mairun disse:

Show de bola! Parabéns pela expedição concluída e obrigado por compartilhar!!

Abs!

É nozes!!!

 

7 horas atrás, Samuel Antero disse:

Parabéns pelo objetivo alcançado e obrigado por compartilhar, como disse o Sr. Odimir acima, navegamos juntos.

Valeu, Samuel.

 

5 horas atrás, Luis Vilhena disse:

Olá Carlos

Excelente expedição e relato. Como deve ser gratificante realizar uma expedição desta!!

Parabéns

Luis

Embora, de proporções muito diferentes, (em todos os aspectos), lembrei várias vezes dos livros do Amyr Klink. O importante é partir!!!

 

4 horas atrás, Oscar Nolf disse:

Fausto, obrigado por me alertar sobre este tópico!

Carlos, tesão de projeto, que você deve ter curtido muito, desde o início da prospecção e do planejamento, a realização dele.....ficar na cabeça e no coração tudo aquilo que vocês viveram nesses dias de rio/1

O azar foi a frente fria maluca que bateu no Mato Grosso e largou as águas geladas pra vocês. É raro, mas acontece, e castiga de verdade! Eu cheguei a pegar uma que até gado matou de frio na região do Miranda, lá no final dos anos 70.

Parabéns pela empreita que pouca gente hoje tem peito pra encarar!!....hehehe

Valeu, Urtigão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.