Ir para conteúdo

Etrex 10 e 20 Garmin


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Ola amigos. 

 

Estou buscando um gps portátil que possa levar em algumas pescarias para marcar as rotas até os pontos e claro, os pontos de pesca kkk.

 

Alguém conhece o Garmin Etrex 10  ou o 20 ? Tenho algumas dúvidas, como por exemplo o processo que devo realizar para colocar os mapas neles, como deixar gravando a rota e muito mais...

 

Nunca usei esses aparelhos e esta um pouco dificil entender, se alguém tiver um desses e puder me ajudar tirando algumas dúvidas eu agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostaria de te ajudar Rian, mas não tenho GPS de trilha e não sei como configurar. Uso GPS automotivo em minhas pescarias e marco os pontos de pesca nele mesmo. Todos os GPS automotivos que comprei ou configurei já vem com mapa Brasil, mas é fácil localizar sites de download que mantém os mapas sempre atualizados e quando preciso de um segundo mapa, que é o caso de quando vou para a Argentina, gravo o mapa da Argentina em um MicroSD e insiro no GPS. O mapa atualizado aqui do Brasil pode ser baixo periodicamente com as atualizações no site abaixo:

 

http://www.tracksource.org.br

 

Usar um GPS automotivo pode não ser a melhor opção, mas resolve tudo pra mim. :ok:

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
34 minutos atrás, Fausto disse:

Gostaria de te ajudar Rian, mas não tenho GPS de trilha e não sei como configurar. Uso GPS automotivo em minhas pescarias e marco os pontos de pesca nele mesmo. Todos os GPS automotivos que comprei ou configurei já vem com mapa Brasil, mas é fácil localizar sites de download que mantém os mapas sempre atualizados e quando preciso de um segundo mapa, que é o caso de quando vou para a Argentina, gravo o mapa da Argentina em um MicroSD e insiro no GPS. O mapa atualizado aqui do Brasil pode ser baixo periodicamente com as atualizações no site abaixo:

 

http://www.tracksource.org.br

 

Usar um GPS automotivo pode não ser a melhor opção, mas resolve tudo pra mim. :ok:

 

 

 

Qual vc usa Fausto ? Consigo salvar as rotas e os pontos com ele ?  

 

O etrex 10 não tem cartão de memoria, e pelo que entendi isso é importante,  acho que é melhor gastar um pouco mais e comprar o 20.

Editado por Rian Guandalini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Usar esses GPS outdoor da Garmin não é nada Rocket Science. Para a aplicação que você quer o melhor é o Etrex 20 pela capacidade de expansão através de Micro SD. Outro ponto positivo em relação ao 10 é o visor colorido, que ajuda a identificar mais facilmente os pontos de interesse no mapa (POI). Você também pode baixar/adicionar os arquivos GPX na unidade através de uma conexão USB e seu computador.

A vantagem desse aparelho é que ele é multifunção, servindo para navegação (usando cartas náuticas), práticas esportivas como ciclismo e trekking, automotivo, etc. Usa pilhas AA o que é uma vantagem se você está no meio do mato e não tem como recarregar o aparelho. Os mapas podem ser obtidos do site que o Fausto lhe enviou e há dois modelos para carga do mapa: você pode carregar o mapa através dos programas Garmin MapSource ou BaseCamp, ambos free, ou baixar desse site uma versão para uso em cartão micro SD. Eu pessoalmente gosto dessa última pois é só CTRL + C / CTRL V.

 

Se precisar de mais informações, estou a disposição.

 

 

 

https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/p/87771#features

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
7 horas atrás, Rian Guandalini disse:

Qual vc usa Fausto?

Uso o modelo 52LM e já configurei o modelo 55LM.

 

7 horas atrás, Rian Guandalini disse:

Consigo salvar as rotas e os pontos com ele?

Não salvo rotas e sim os pontos que desejo chegar ou que descobri e desejo um dia voltar.

 

7 horas atrás, Rian Guandalini disse:

O etrex 10 não tem cartão de memoria, e pelo que entendi isso é importante,  acho que é melhor gastar um pouco mais e comprar o 20.

Não sei dizer, nunca usei um GPS de trilha e nem sei configurar.

 

6 horas atrás, Leozim disse:

Eu tinha um Garmin Oregon.

O Oregon é fantástico, ele integra a versão automotiva com a versão de trekking.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu tenho o ETREX 20 e ele é extremamente superior ao 10 exatamente por ter o visor colorido e você poder colocar diversos tipos de mapa nele. Pode usar imagens de satélites, cartas náuticas, usando o birdeye ou outro programa da garmim. Você ainda pode crackear o sistema operacional da garmin, perder a garantia e usar uma séries de mapas em .jnx com imensa definição, pode fazer mapas em camadas, mesclando imagens de satélites com mapas convencionais.  Devido a possibilidade de usar cartões de memória vc pode levar esse monte de mapas com você.
Acho que é o melhor custo benefício do mercado, faz algum tempo postei um link onde o etrex 20 era vendido por cerca de R$600,00.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
3 horas atrás, Beto disse:

Eu tenho o ETREX 20 e ele é extremamente superior ao 10 exatamente por ter o visor colorido e você poder colocar diversos tipos de mapa nele. Pode usar imagens de satélites, cartas náuticas, usando o birdeye ou outro programa da garmim. Você ainda pode crackear o sistema operacional da garmin, perder a garantia e usar uma séries de mapas em .jnx com imensa definição, pode fazer mapas em camadas, mesclando imagens de satélites com mapas convencionais.  Devido a possibilidade de usar cartões de memória vc pode levar esse monte de mapas com você.
Acho que é o melhor custo benefício do mercado, faz algum tempo postei um link onde o etrex 20 era vendido por cerca de R$600,00.

Bacana ! Para utilizar o etrex 20 no rio parana, por exemplo. Preciso baixar mapas ou pagar algo extra ? Vou querer marcar pontos no trajeto e gravar a rota percorrida . Acho meio complicado essas paradas de gps, quero um simples que ja venha pronto para usar... gravando um trajeto e marcando pontos nele.

 

o etrex 20 serve ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Rian

Grato pelo envio da MP. Respondi por e-mail, espero que tenha recebido. Um detalhe que acabei esquecendo de relatar, foi mencionado acima pelo Beto. É a capacidade dos GARMINs e-trex 20 e 30 , bem como o OREGON de usar as imagens do satélite BirdEye (são pagas, US$28-00/ano). Estas imagens cobrem todo o globo terrestre, portanto antes de uma pescaria você poderá baixar o imageamento da sua área.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 horas atrás, HDayan disse:

Oi Rian

Grato pelo envio da MP. Respondi por e-mail, espero que tenha recebido. Um detalhe que acabei esquecendo de relatar, foi mencionado acima pelo Beto. É a capacidade dos GARMINs e-trex 20 e 30 , bem como o OREGON de usar as imagens do satélite BirdEye (são pagas, US$28-00/ano). Estas imagens cobrem todo o globo terrestre, portanto antes de uma pescaria você poderá baixar o imageamento da sua área.

Oi ! Não recebi... meu e mail é riankuritza@outlook.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esses GPSs são muito legais. Através do basemap é possível transformar qualquer imagem em um mapa JPEG georeferenciado e se você ousar, crackeando o firmware vc consegue utilizar arquivos .jnx de outras fontes, que não a garmim, onde você pode alcançar uma qualidade absurda utilizando imagens do google earth, melhores que as imagens do birdseye, que infelizmente para a américa do sul deixam muito a desejar, com nuvens, baixa resolução e etc. Outra coisa boa de crackear o firmware é não ficar refém do bluechart que custa 200 euros, podendo usar imagens do navionics, e as imagens do navionics podem ser obtidas através de alguns softwares menos ortodoxos, além de poder digitalizar cartas náuticas e georeferenciar.

Dá para brincar muito com esses aparelhos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
16 minutos atrás, Beto disse:

Esses GPSs são muito legais. Através do basemap é possível transformar qualquer imagem em um mapa JPEG georeferenciado e se você ousar, crackeando o firmware vc consegue utilizar arquivos .jnx de outras fontes, que não a garmim, onde você pode alcançar uma qualidade absurda utilizando imagens do google earth, melhores que as imagens do birdseye, que infelizmente para a américa do sul deixam muito a desejar, com nuvens, baixa resolução e etc. Outra coisa boa de crackear o firmware é não ficar refém do bluechart que custa 200 euros, podendo usar imagens do navionics, e as imagens do navionics podem ser obtidas através de alguns softwares menos ortodoxos, além de poder digitalizar cartas náuticas e georeferenciar.

Dá para brincar muito com esses aparelhos.

Deve ser legal mesmo ter um desses, mas é meio complicado até aprender a usar... muitos nomes kkk

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
7 horas atrás, Rian Guandalini disse:

Deve ser legal mesmo ter um desses, mas é meio complicado até aprender a usar... muitos nomes kkk

Vá devagar e vai chegar lá. :ok:

 

Não conheço todas as funções que um simples GPS automotivo pode oferecer, mas tem resolvido pra mim quando vou para a Patagônia. Pesquiso todos os locais que desejo explorar (no Google Maps e no Google Earth), daí passo as coordenadas para o GPS e crio um roteiro de modo que possa explorar ao chegar lá. Faço assim faz anos e nunca falhou, fora o fato de custar menos que um desses para trilha. Só que não paro de pensar em investir num desses portáteis e desde ontem tenho pesquisado muito. Quem sabem como um.....  :pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
48 minutos atrás, Fausto disse:

Vá devagar e vai chegar lá. :ok:

 

Não conheço todas as funções que um simples GPS automotivo pode oferecer, mas tem resolvido pra mim quando vou para a Patagônia. Pesquiso todos os locais que desejo explorar (no Google Maps e no Google Earth), daí passo as coordenadas para o GPS e crio um roteiro de modo que possa explorar ao chegar lá. Faço assim faz anos e nunca falhou, fora o fato de custar menos que um desses para trilha. Só que não paro de pensar em investir num desses portáteis e desde ontem tenho pesquisado muito. Quem sabem como um.....  :pipe:

É legal pesquisar sobre esses dispositivos! Muita informação... estive pesquisando bastante.

 

Talvez compre um bem simples para iniciar... vamos ver rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Nos gps automotivos os mapas são arquivos .img.

Arquivos de imagem, já ouvi falar de desbloqueadores dessas imagens, não sei como funcionam. Nos portateis não sei se os arquivos dos mapas também tem a mesma extensão .img dos automotivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boa tarde,

Já tive o GPS garmin etrex. Há vários anos uso o Garmin Montana 650, onde salvo trajetos, rotas, waypoints, fotos. Inclusive ao tirar uma foto de um peixe por exemplo, essa foto vira um waypoint, que me dá opção de retornar futuramente ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 08/07/2018 at 08:11, Eduardo Albuquerque disse:

Nos gps automotivos os mapas são arquivos .img.

Arquivos de imagem, já ouvi falar de desbloqueadores dessas imagens, não sei como funcionam. Nos portateis não sei se os arquivos dos mapas também tem a mesma extensão .img dos automotivos.

Entendi agora.  :ok:

 

Também não tenho esse conhecimento, pois sempre usei GPS automotivo em minhas expedições na Patagônia. Nesse caso mais específico, me cadastrei no site Proyecto Mapear e faço download do mapa que oferecem. Esse mapa está em arquivo IMG e basta copiar para um MicroSD e pronto, inserir no GPS e ter acesso ao mapa durante minhas viagens. Nesse caso usando o MicroSD mantenho a integridade de meu mapa Brasil, já que a Garmin oferece para meu aparelho atualizações vitalícias (Life Time Map).

 

Agora mesmo acabei de instalar o Garmin BaseCamp e trabalhando assim nos próximos pontos que desejo explorar.  :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O BaseCamp é bem legal, dá para programar rotas no computador e passar para o gps, ainda não usei o BaseCamp, só dei uma olhada rápida depois que instalei  a princípio achei meio complicado e trabalhoso programar rotas fora o tempo que leva para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não programo rota, apenas edito o nome dos pontos previamente inseridos no GPS durante minhas expedições e insiro novas coordenadas. Na prática acho mais didático inserir as coordenadas diretamente no GPS, pois não levo o notebook nas viagens. Com o celular localizo o ponto que desejo inserir no GPS e assim sigo. Já no BaseCamp gosto muito de visualizar os pontos inseridos, fica muito melhor de serem observados. Por questão de grana ainda não instalei o Bird Eye no BaseCamp e pra falar a verdade nem precisa, pois com Google Maps e Google Earth tenho tudo que preciso. 

 

Para a próxima temporada já estou inserindo coordenadas no GPS, pois vou explorar via Chile. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.