Ir para conteúdo

Equipamentos - Laboratório de tribologia


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Sr. Odimir, prepare-se!!! Vou lhe usar!!! 

 

Brincadeirinha. 

No entanto, chegaram alguns equipamentos no laboratório do meu trabalho. Especificamente, um forno para tratamentos térmicos e um durômetro de bancada. 

Vou precisar de seus conhecimentos no assunto, pois vou me arriscar na produção de alguma lâmina.

 

 

Tomei a liberdade de postar aqui, pois dando continuidade, colocarei os resultados.

IMG_4802.JPG

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A La Jack, vamos por partes...

 

Sr.Odimir, obrigado pela força.

 

Que aço é o mais conveniente para este primeiro trabalho? 5160?  Algum espessura em especial?

 

Qual óleo o senhor indica? Sintético ou mineral? Viscosidade? Marca?

 

Quais lixas?

 

E as ferramentas?

 

As perguntas são poucas. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
29 minutos atrás, Carlos Gomes disse:

A La Jack, vamos por partes...

 

Sr.Odimir, obrigado pela força.

 

Que aço é o mais conveniente para este primeiro trabalho? 5160?  Algum espessura em especial?

 

Qual óleo o senhor indica? Sintético ou mineral? Viscosidade? Marca?

 

Quais lixas?

 

E as ferramentas?

 

As perguntas são poucas. :unsure:

Grande Mestre Odimir, que tal dar um cursinho intensivo de um fim de semana estendido, de confecção de facas? Vais ter um grupo bom de alunos.:yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Carlos Gomes disse:

A La Jack, vamos por partes...

 

Sr.Odimir, obrigado pela força.

 

Que aço é o mais conveniente para este primeiro trabalho? 5160?  Algum espessura em especial?

 

Qual óleo o senhor indica? Sintético ou mineral? Viscosidade? Marca?

 

Quais lixas?

 

E as ferramentas?

 

As perguntas são poucas. :unsure:


:):):)

Sim Carlos, os aços SAE 5160 e SAE 52100 (aço para rolamentos) são uma excelente opção para se fabricar lâminas.
A espessura dependerá do tipo de faca que pretende construir.
Considere um adicional de 3 mm na espessura inicial para remover 1,5 mm de cada lado.
Esta camada superficial geralmente é descarbonetada durante o processo de laminação a quente e deve ser removida por usinagem.
Você poderá utilizar um óleo mineral de baixa viscosidade.
Recomenda-se uma boa quantidade para que ocorra uma rápida dissipação de calor.
Um balde é uma ótima quantidade de partida. (eu uso um tambor de 200 l)
Na verdade o ideal será usar uma lixadeira de cinta, mas outros tipos como uma lixadeira circular manual poderá ser utilizada.
As granas poderão partir de uma grana 100 para desbaste (e até mais grossa) baixando gradativamente até grana 600 para acabamento com lixas manuais para metais (às vezes uso até grana 1200), dependendo do grau de acabamento que deseja.
Pastas e discos de polimento podem ser utilizados.
Dependendo do tamanho da lâmina e da quantidade de sobremetal a ser removido, o trabalho embora um pouco duro, pode ser feito com limas.
Costumo usar um tipo de lima murça da K&F conhecido como lima para "enxadas".
Tenho uma pequena lâmina de aço SAE 5160 no estilo das facas japonesas com corte de um dos lados.
Esta lâmina foi preparada por um amigo que ensinei e está semi pronta, com o material virgem pronto para têmpera.
Caso queira, posso te enviar como presente para você iniciar teus trabalhos, e você me pagará apenas o frete bastando me informar teu endereço por MP.

Abaixo um link de alguns modelos bastante básicos, com as devidas proporções usuais.
Pode servir como referência para teus primeiros modelos.
Fique à vontade para outras perguntas.

https://drive.google.com/file/d/0B8ZYnsaHraxneml4aXFxejROSzg/view



Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

 Carlos, vou procurar nos meus arquivos secretos ... kkkkk ... mas ainda tenho uma revista Magnum que tem um passo a passo de uma confecção de faca ... tiro uma copia pra vc .... também quero arriscar umas lâminas ...

 No mercado livre tem aço 5160 e 1070 ... em barras prontas ...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Mauro Cba disse:

 Carlos, vou procurar nos meus arquivos secretos ... kkkkk ... mas ainda tenho uma revista Magnum que tem um passo a passo de uma confecção de faca ... tiro uma copia pra vc .... também quero arriscar umas lâminas ...

 No mercado livre tem aço 5160 e 1070 ... em barras prontas ...

Se você for pedir, façamos juntos e rachamos o frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Carlos,

A lâmina construída em aço SAE 5160 foi enviada.
Está semi acabada e pronta para receber tratamento térmico
Os parâmetros para o tratamento são :
- Aquecer até atingir temperatura de austenitização : 840 - 860 *C
- Alcançada a temperatura, deixar permanecer por 10/15 minutos para permitir o "encharque".
- Resfriar em banho de óleo até a temperatura ambiente.
- Aplicar 2 ou 3 ciclos de revenimento, de 2 horas cada, deixando resfriar ao ar até a temperatura ambiente, após cada ciclo.
Faça as medições de dureza com a peça totalmente fria.
Melhores resultados são obtidos fazendo o "envelopamento" da lâmina com folha de aço inoxidável para evitar descarbonetação superficial.
Este material é fabricado pela empresa sueca Uddeholm e atualmente não é encontrado no Brasil.
Adquiri um rolo e uso com muita economia, mas quando já tiver habilidade para fazer tuas lâminas posso te enviar um pedaço.
Você vai observar que no dorso da lâmina existe um serrilhado para melhorar a "pega".
Este serrilhado é feito com uma lima multi ranhurada conhecida como lima de zigrinar.
Disponho de duas destas limas novas de procedência suiça da marca Grobet - Valorbe, e caso venha a se interessar no futuro, posso te ceder uma delas.
Abaixo fotos de uma faca que fiz a 4 mãos com o cuteleiro Ricardo Romano, mostrando o zigrinado.

Deseja que tenha uma boa diversão

DSC02495.JPG

DSC02498.JPG

DSC02490.JPG

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.