Ir para conteúdo

Navajas Clasicas


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Olá amigos, :) 

 

Como havia comentado no outro tópico, um amigo viajou para Toledo na Espanha e teve como foco principal, além da beleza da cidade, a cutelaria. Gentilmente se predispôs a trazer pra mim o que eu quisesse, dado que iria procurar pra ele. Nosso foco foram as navajas (canivetes), muito peculiares da região.

 

Me ligou de lá e de dentro da loja, conversando com o cuteleiro/ferreiro, me mandou as seguintes fotos:

 

2017-04-25-PHOTO-00000164.jpg

 

2017-04-25-PHOTO-00000165.jpg

 

A primeira foto apresentando as navajas clasicas pastoras, as que eu havia mencionado em nossa conversa, e a segunda foto com navajas cujas lâminas foram fabricadas com aço damasco (forjado pelo sujeito que o atendeu José Moreno).

 

Fiquei na dúvida entre a 2ª e a 4ª (de baixo para cima) e acabei optando pela 4ª. :wub:

Após minha escolha, me mandou mais algumas fotos com detalhes:

 

2017-04-25-PHOTO-00000178.jpg

 

2017-04-25-PHOTO-00000179.jpg

 

2017-04-25-PHOTO-00000182.jpg

 

2017-04-25-PHOTO-00000187.jpg

 

Hoje, após seu retorno ao trabalho, pude finalmente receber minha "encomenda"! :) 

 

IMG_4923.JPG

 

IMG_4924.JPG

 

IMG_4929.JPG

 

Feita em aço 440, cabo de chifre de touro (queria uma de madeira, mas esse artesão não faz cabos de madeira para esse modelo de canivete), guardas (asierros) em latão e mecanismo de destravamento (muelle de teja) em alpaca.

 

Esse mesmo amigo trouxe para si próprio uma outra do mesmo modelo:

 

IMG_4925.JPG

 

IMG_4926.JPG

 

E um modelo de aço damasco:

 

IMG_4927.JPG

 

IMG_4928.JPG

 

Essa última sim, com cabo de ébano africano e guarda de chifre de cervo. 

 

Um trabalho artesanal maravilhoso que graças a poucos aficionados pela arte ainda pode ser encontrado. :mestre:

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Todas as navajas são belíssimas, mas penso que você fez a escolha certa optando por um modelo comprovadamente clássico.
Embora também goste dos modelos em aço damasco pelas suas linhas bastante simples, eu também optaria por um modelo como o que escolheu.
Feliz foi teu amigo que pode adquirir os dois modelos, lindos !
Parabéns pela escolha e pelo acréscimo na coleção de lâminas !  :ok:

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais ainda, ele foi feliz por ter tido a oportunidade de conversar com o cuteleiro, ouvir sobre os processos de produção e conhecer a cidade. Impagável. :yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, André Ribeiro disse:

Mais ainda, ele foi feliz por ter tido a oportunidade de conversar com o cuteleiro, ouvir sobre os processos de produção e conhecer a cidade. Impagável. :yes:


Além de conhecer um belíssimo lugar, certamente teve a oportunidade de saborear um autêntico "pata negra" acompanhado de um bom vinho espanhol ou mesmo um jêrez !

 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
15 horas atrás, Odimir disse:


Além de conhecer um belíssimo lugar, certamente teve a oportunidade de saborear um autêntico "pata negra" acompanhado de um bom vinho espanhol ou mesmo um jêrez !

 

 

Sim, muito jámon, quesos e outras tapas. :D 

 

Mesmo porque, ele é filho de portugueses e o porco ibérico já faz parte do cardápio familiar há gerações.

 

Quanto ao acompanhamento, me disse que sempre pedia o vinho da casa, provavelmente tempranillo. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
16 minutos atrás, Jost disse:

No tocante à barba, ontem vi belas navalhas de barba para vender em Veneza :)

 

Só fiz barba com navalha uma vez em toda minha vida, e foi mais que suficiente. :ko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.