Ir para conteúdo

Como fazer uma faca?


Postagens Recomendadas

Alguém aqui já deve ter tido essa mesma ideia de girico minha.

Sempre fui fã de forja, estava querendo fazer uma faca. Porem por diversos fatores como total inexperiência com forja, não dispor de ferramentas para isso, nem muito tempo para tal. Depois de trocar umas ideias com outros doidos, me falaram pra usar aço mola, se não me engano, 5160. 

Me falaram pra pegar uma mola de fuca ou kombi, dependendo do tamanho que eu ia querer a lamina, e com um esmeril dar o formato curvo da lamina e suavemente fazer o chanfrado apenas de um lado para o corte. Fazer furos no cabo e prender as madeiras pra fazer um cabo.

Resumindo, foi isso o que me disseram. mas me ficam algumas questões, se os amigos puderem me ajudar:

  • O aço de molas de fusca e kombis é o 5160?
  • Seria um aço interessante pra fazer uma faca?
  • Visto que enferruja, qual seriam os cuidados que eu deveria tomar pra evitar a oxidação?
  • É um aço que vai segurar bem o corte? 
  • Pra realizar a tempera da lamina, como devo fazer?

Acho que essas eram minhas principais duvidas, se puderem me ajudar, agradeço. Se tem alguma dica ou outra coisa que seria interessante me passar, tudo que puder compartilhar eu agradeceria muito novamente.

Aquele abraço!

 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz, você vai se meter em outro universo de processos de fabricação, técnicas e estudo tão amplo quanto a própria pesca com mosca, prepare-se! :graduado:

 

Não tenho muitos conhecimentos sobre cutelaria, apesar de gostar muito do tema e nem sou capacitado para falar sobre. Porém, como fiz engenharia mecânica (apesar de não ter completado), estudei alguma coisa sobre metais e pelo pouco que sei: 

 

11 horas atrás, Digo Ribeiro disse:

O aço de molas de fusca e kombis é o 5160?

 

Acho que não há como precisar que todas as molas de fusca e kombis foram fabricadas com o 5160, mas se você optou por conta do baixo custo e vai tentar achar esse material em ferro-velho,é muito provável que seja o 5160 mesmo.

 

11 horas atrás, Digo Ribeiro disse:

Seria um aço interessante pra fazer uma faca?

 

Esse é um aço bastante usado por cuteleiros iniciantes, é relativamente fácil de trabalhar (inclusive pra forjar e temperar), acho que pra iniciar é uma ótima escolha.

 

11 horas atrás, Digo Ribeiro disse:

Visto que enferruja, qual seriam os cuidados que eu deveria tomar pra evitar a oxidação?

 

Infelizmente, é o outro lado da moeda. Acredito que com uma combinação de polimento, tratamento térmico e cuidados no armazenamento dá pra diminuir os efeitos da oxidação, mas não vai ter como evitar. Uma alternativa seria usar o 52100 que tem mais cromo.

 

11 horas atrás, Digo Ribeiro disse:

É um aço que vai segurar bem o corte?

 

Nesse ponto, acho que vai depender muito do tratamento térmico que aplicar, para poder escolher o que fazer é preciso definir pra que a faca vai se destinar, qual o tamanho da lâmina e outras variáveis, aí começa um mundo de possibilidades. Nesse ponto o 52100 também leva vantagem.

 

11 horas atrás, Digo Ribeiro disse:

Pra realizar a tempera da lamina, como devo fazer?

 

Entendo que vai depender da definição do uso da faca, como falei acima.

 

Um ponto que não entendi muito bem foi que você começou falando em forja e depois disse que vai "moldar" a faca com um esmeril. :huh:

 

Quando você menciona "forja", entendo que está se referindo ao forno, correto? Se não vai construir/comprar um forno, seu trabalho será bem árduo. Molas possuem têmpera, dá até pra meter bala no esmeril, furadeira, etc... mas vai ser uma tarefa sofrível. Pra usar esse tipo de material (reciclando), antes de começar ele deve ser recozido senão vai ser osso! :mellow:

 

Fazer uma forja simples é relativamente tranquilo e pouco dispendioso. Tem projetos de montão pela internet, bastar procurar. :) 

 

Tudo isso que eu disse, é sob a ótica dos meus parcos conhecimentos sobre o tema, tenho certeza que o mestre Odimir, pode te dar uma verdadeira aula sobre o assunto. :yes:

 

Boa sorte aí na empreitada. Grande Abraço. :ok: 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

 Não use esmeril ... tem materiais contaminantes que podem fazer com que a lâmina empene no momento da tempera... compre 2 limas de 12 pol, bastarda e murça ... e um torno de bancada ... lixas .... mais tarde passo a lista ... 

 De forma geral, a mola é de 5160 ... mas não é caro comprar de fornecedores ... melhor que vem sem tempera

 Ele é facil de temperar, na churrasqueira consegue ... ( se for mola, antes de comecar a trabalhar o aço, faça brasa na churrasqueira e coloque o pedaço de aço lá ... qdo ele estiver na cor laranja, afaste a brasa e deixe esfriar la dentro, bem lento ... ai ele vai estar "mole" para vc cortar e desbastar ... a tempera vc faz semelhante ... na brasa, aqueca ate a cor laranja , ai vc mergulha em oleo queimado e deixa esfriar la ... depois vc limpa a lâmina e lixa ate dar o acabamento, acenda o forno do fogão em 200-220ºC e deixe a faca lá por 15 minutos, depois desliga e deixa esfriar lá ... ta temperada...

O 5160 apresenta um bom fio, mas não é um aço top ... essas facas simples da tramontina se nao me engano sao 5160 ou liga semelhante

Oxidação ... lavou secou ... passa um pouco de oleo na lamina ...

 

http://www.instructables.com/id/Fixed-Blade-Knife/

 

http://extremehowto.com/how-to-make-a-knife/

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Rodrigo,

Penso que o André Ribeiro tenha respondido de maneira bastante satisfatória aos teus questionamentos.
Gostaria de acrescentar que uma faca pode ser construída das mais diversas maneiras, e que além da criatividade e habilidade do cuteleiro, a verdadeira arte está no entendimento e aplicação sobre as propriedades dos aços e os tratamentos térmicos a eles aplicáveis, pois assim se completam e permitem tirar o máximo rendimento destes.
É recomendável utilizar material virgem pois já foi o tempo em que se faziam as famosas "sorocabanas" com molas de Jeep.
Para têmpera do aço SAE-5160 os parâmetros são os seguintes :
Recozimento : 780 - 800*C
Normalização : 870 - 900*C
Têmpera : 840 - 860*C
Revenimento : de acordo com a dureza desejada (recomendável 2 ciclos de 2 horas cada, com resfriamento total a temperatura ambiente)
Meio de resfriamento : óleo mineral ou sintético preferentemente limpo em quantidade abundante para promover um rápido resfriamento e dissipação do calor.
Para alcançar as temperaturas de completa austenitização após encharque certamente você precisará de um forno elétrico ou uma mufla com maçarico a gás como citou o André.
Contudo, você poderá aproveitar o tratamento já aplicado a tua  lâmina que suponho deva oferecer uma dureza em torno de 48/50 RC, satisfatória para oferecer bom corte e razoável durabilidade, simplificando o projeto da faca.
Como exemplo mostro uma faca japonesa que comprei na Casa Michelangelo em São Paulo, uma loja de artigos para desenho e pintura, no inicio da década de 70.
Originalmente a lâmina desta faca era cerca de uma polegada maior, e a redução se deu por conta das sucessivas reafiações, até porque em muitas situações foi submetida a trabalhos severos.
Uma estreita tala de madeira entre a lâmina e a empunhadura quebrou e se perdeu.

dbloop 017.jpg

dbloop 018.jpg

Como proteção, utilizo uma tira de papel Kraft enrolada e presa com fita adesiva

dbloop 014.jpg

dbloop 015.jpg

Esta certamente tem sido uma das ferramentas mais úteis de minha oficina.

Para execução você precisará de uma Dremmel com disquinho de corte abrasivo, tomando cuidado para não sobreaqucer o aço durante o corte e usando óculos de proteção.
Se preferir um projeto com lâmina integral, os furos para fixação das talas poderão ser feitos com broca de metal duro.
Brocas para concreto convenientemente afiadas cumprem bem a função.

Abração

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros, desculpem pela demora, estou meio corrido.

Obrigado pelas informações!

Minhas pretensões eram de fazer uma faca simples, pa carregar comigo, uma faca que esteja com um fio de confiança pra quando precisar... Queria algo melhor que essas facas compradas, essas facas simples, sem ser aços especiais, fui ver umas facas forjadas e quase cai pra trás de ver o valor ... 

Ahhh alem de querer uma faca que nao envolva projetos(muito) complexos, tambem gostaria que nao ficasse em um valor exorbitante. Minhas pretensões era reciclar materiais, caso usasse aço 5160 pensei em ir em um ferro velho e adquirir uma mola.

Achei interessante a ideia da dremel, pois possuo uma... Creio que consigo fazer um pequeno forninho usando um secador de cabelo e carvão com restos de madeira da pequena oficina do meu avô.... Ainda estou em fase de buscar informações.

Agradeço desde ja a ajuda.

 Algumas perguntas que gostaria q se pudessem me ajudar....

André, voce me falou do aço 52100, pelo visto esse eu teria de comprar?onde consigo achar pra comprar? 

Mauro, esse óleo queimado, pode ser um pouco mais especifico? Tipo.... Óleo de cozinha serve? 

Mestre odimir, esse oleo mineral ou sintetico serve óleo de motor de carro? Oleo usado?

Mestre Odimir, voce me falou de REVENIMENTO, o que seria? Visto que a dureza da lamina depende de quantas vezes eu fazer isto.

O que acontece se eu resfriar o aço em agua ao invés dos óleos que me recomendaram? 

Novamente, muito obrigado pela ajuda! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala Digo, :) 

 

O aço 52100 é muito utilizado em rolamentos, você pode tentar "reciclar" assim como pretendia fazer com a "mola de fuscas e kombis", mas vale o que eu havia dito antes, vai ter que recozer, senão vai te dar um trabalhão pra usinar. Acho que você consegue comprar pedaços no Mercado Livre ou com algum cuteleiro que compre em maior quantidade.

 

Sobre o óleo para a têmpera, se não conseguir um óleo novo, procure em retíficas de motores o óleo usado (e reciclado), não vai ser a mesma coisa, será um quebra-galho.

 

O revenimento não é pra dar dureza ao aço, é para rearrumar as tensões internas provenientes do forjamento e da têmpera. A têmpera é que vai dar dureza à lâmina.

 

Muito provavelmente se esfriar esses aços em água o que vai acontecer são micro trincas e fissuras (micro mesmo, visíveis só com microscópio ou ataque químico), o resultado será uma lâmina frágil, muito suscetível a quebras. 

 

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Conheço pessoalmente o Ricardo Vilar e nunca o tive em grande conceito.
Até nem sei porque se propõe a sugerir a construção de facas a partir de limas, já que sempre apresentarão um gume quebradiço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 06/05/2017 at 23:48, Digo Ribeiro disse:

 

Mestre Odimir, voce me falou de REVENIMENTO, o que seria? Visto que a dureza da lamina depende de quantas vezes eu fazer isto.

O que acontece se eu resfriar o aço em agua ao invés dos óleos que me recomendaram? 

Novamente, muito obrigado pela ajuda! 

 

 


:):):)

O revenimento é um tratamento pós têmpera e o seu objetivo é uniformizar a dureza, eliminando tensões internas.
Quanto mais alta a temperatura de revenido, mais baixa será a dureza final alcançada e estes valores são tabelados em função de cada tipo de material.
Duplo ou triplo revenido feitos à mesma temperatura não alteram a dureza final obtida, mas asseguram maior tenacidade ao gume e a lâmina.
A tecnologia de tratamentos térmicos é baseada em propriedades físicas dos materiais, perfeitamente definidas e parametrizadas.
Não é tecnologia para churrasqueiras....:ok:

Abração
Odimir 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 06/05/2017 at 22:48, Digo Ribeiro disse:

Meus caros, desculpem pela demora, estou meio corrido.

Obrigado pelas informações!

 

Mauro, esse óleo queimado, pode ser um pouco mais especifico? Tipo.... Óleo de cozinha serve? 

 

 

 

 

 Óleo de carro ... tem que ser óleo mineral ... de cozinha é vegetal, não serve ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...

Pra falar a verdade, uso uma pedra de afiar barata mesmo e num pedaço de granito colei uma tira de couro que uso com massa de polir, ou sabão de polir, o que tiver em mãos kk... Como eu disse... Não fica "aquela afiação", mas já dá pra usar no dia a dia...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, após seguir várias dicas que me mandaram, optei por fazer uma faca de aço SAE 5160.

IMG_20171024_235554_407-04.jpeg.a172aaaf2277499c41cde1b03c25d4d7.jpeg

 

Cortei ela com uma lixadeira circular, usando disco policorte e disco flap.

IMG_20171024_235554_413-01.jpeg.f244198fd04e5ed37307ddf217dc3d51.jpeg

 

Para o tratamento térmico eu fiz com um pequeno fogareiro, com lajotas e carvão de churrasco mesmo e usando um soprador de ar pra ir atiçando o fogo.

IMG_20171024_235554_416-01.jpeg.f1d957c5d99d6376224e0524c87f8824.jpeg

 

Dei a têmpera em óleo de motor usado. Mas questões como saber quando chegou na temperatura correta, ou revenimento ou geometria de fio, eu não fazia a mínima ideia. 

Finalizei a faca com pinos de latão e cabo de peroba e fixei martelando o latão e com epoxy.

IMG_20171024_235554_406-01.jpeg.571fd2426c9dfa22f03090a01020c1e7.jpeg

Eu fiz essa faca e fiquei parado muito tempo sem mecher mais com isso.

 

Agora vou montar em outro comentário as outras facas que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de estudar mais sobre cutelaria, resolvi fazer mais 3 facas...

Comprei aço 5160 virgem e fui fazer. 

Fiz 3 facas. 

Essa primeira, era pra ser uma Hunter, mas ficou mais pra fighter.

P_20190902_223834_vHDR_Auto-01.jpeg.89a6af4feb6ce90c3afc8550ae91a2be.jpegNo caso, tem mais uma faca mas essa eu nem dei seguimento, pois não gostei da têmpera nem de outros aspectos. Mas eu peguei um pedaço de mola e decidi cortar mais uma faca. Depois da faca já cortada, eu achei que dava pra tentar esticar ela um pouco mais e levantar um pouco mais a ponta dela, então antes de temperar, resolvi dar uma "forjada". Essa forjada é a segunda da foto. A outra era pra ser uma faca de cozinha para minha avó. Tanto a fighter quanto a chef, eu fiz com chapa da mesma espessura 3/16".

Para essas 3 facas eu já tinha construído uma forja a gás com cimento refratário. A têmpera foi feita em óleo diesel.

P_20190825_234038-01.jpeg.4fc57f5f781de08ea1d4ffc1784fc635.jpeg

 

A chef ia ficar com minha avó e a menor, era pra ser uma pequena de churrasco pro meu pai.

Na minha Hunter eu fiz um teste com transformador de microondas, fazendo uma figura de Lichtenberg no cabo.

P_20190906_192035-01.jpeg.81621e9f1cef243d28bb2a78f4a3c332.jpeg


Mas essa faca eu já aprontei tanta coisa com ela, até já retirei o cabo esquentando a faca pra fazer outra têmpera e não perder o cabo. Já quebrei a ponta fazendo coisas q nao devia, já refiz a geometria de fio dela umas par de vez....

Bom, ela está assim hoje.

P_20200820_203556_1-01.jpeg.b3e653f6f3e24cc4079b1e5d1f6faac8.jpegP_20200820_203727_1-01.jpeg.d1ba2047f6dcc72c867437c08ff28c6b.jpeg

 

A faca do meu pai, eu fiz uma destempera seletiva com ela, pra prevenir algum mal uso por parte dele (afinal, sei que ele não ia ter muito cuidado). E usei um pedacinho de cedro pra fazer um detalhe.

P_20191229_215656-01.jpeg.d900ca04a82237e42ca5ee2495fe0e2c.jpeg

 

Para a faca da minha avó, como era pra ser uma faca de cozinha, não fiz a destempera.

P_20200115_174555-01.jpeg.05e09b817c646eb664eeb7d3d41afd40.jpeg

 

O cabo das 3, se não me engano, fiz de angelim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso eu conheci um vizinho cuteleiro por hobby, que de bom grado tem me ajudado, inclusive me permitindo utilizar a cutelaria dele.

Com a sua ajuda fiz uma faca inteiramente forjada. 

P_20200107_144143-01.jpeg.027b11a2de35cb81641cdc64ce666512.jpeg

Essa sim ia se tornar uma Hunter.

Como podem ver, minha experiência com forjar não é das melhores. 

Então vamos de desbaste mesmo.

Também iniciei mais 2, uma que seria minha Camp e a minha chef (dessa vez um pouco mais parecida com uma sabatier do que a anterior) . 

A Camp usei barra de 1/4" e a chef 3/16".

P_20200125_074511-02.jpeg.89427aefe5c2e131752b65aab0dc9ce3.jpeg

 

Finalizei primeiro a de caça.

Cabo de gurucaia (se não me engano) e passei esmalte por cima, a lâmina com têmpera seletiva na forja e dei banho de ácido pra dar uma ajuda pra não enferrujar tão fácil. Ela já sofreu muitos mais tratos. Inclusive isso pra abrir caminho no mato aqui perto pra ir pescar uns lambaris de tenkara num corrego. O teste pra retenção de fio fiz nesse pedaço de madeira, após cortar ele, ainda estava tirando os pelinhos do braço, então acho que tá ok.P_20200214_150144-01.jpeg.5b76768be28e0cb95693fb41fe39c801.jpeg

Segue fotos dela que tirei hoje. Por isso está com várias marcas de sujeira na lamina, precisava dar uma polida nela, mas e a preguiça? Kk... Se tá funcionando, tá ok. 

P_20200820_203820-01.jpeg.e6ea6dcefebc5e61e89a4f5abeaddbd8.jpegP_20200820_203859_1-01.jpeg.bc83f2259a728c763e7d3ee1ce7b6853.jpeg

 

P_20200820_203933-01.jpeg.aea8609d9463e6009d2d03604cebe121.jpeg

 

Depois a faca de campo, com 11" de lamina

P_20200820_204042_1-01.jpeg.34204b62d0b1d19abafbc3fc4a8da6f3.jpeg

P_20200820_204153_1_1-01.jpeg.983cc0a2c565493dfef312dd846fcaa4.jpeg

 

Bem  segue a mesma ideia da faca de caça, precisava dar uma polida na faca, e limpar o resto, mas vai ficar só com a oxidação no ácido mesmo.

Segue o vídeo do teste de força que fiz na faca. Testar se a têmpera deu certo, se a geometria de fio está bem feita e um teste mais subjetivo, o conforto do cabo. 

 

Como eu tinha esquecido de levar algo pra testar o fio, fiz o teste em casa. Pelos ela não estava tirando, mas ainda tinha um fio razoável, considerando a árvore que cortou.

 

E tem a faca de cozinha. Ela está com vários riscos da lixadeira como dá pra ver na imagem. Mais pra frente vou pegar ela pra dar um bom trato na lâmina. Embora uma faca de cozinha não tem necessidade de uma têmpera seletiva, eu fiz pra ir treinando. Ferrule em inox e cabo em peroba. Com 8" de lâmina.

P_20200820_203417_2-01.jpeg.49e59bd556e21172199290cf635722cc.jpeg

Detalhe pro ângulo do fio.

P_20200820_203505_1-02.jpeg.6d9b33106ce2ffed177b8b1ca7c5a074.jpeg

 

Não ficou perfeita, mas acho que já tem um resultado bem satisfatório.

P_20200820_203443_1-01.jpeg.18bd80758e77a5143899fdb2ba48d023.jpeg

 

O teste que fiz pra ela já foi mais subjetivo. Uma faca de cozinha, precisa ser testada na cozinha né? 

 

A minha última faca que fiz foi está, uma mistura entre faca de campo e faca de churrasco. Aquela faca pra quem gosta de exibir num churrasco uma faca grande e forte além de ter um bom desempenho se precisar usar no campo. Fiz alívio de peso no cabo, mas não o suficiente pra deixar o peso projetado muito pra frente como a faca de campo, ela se equilibra cerca de 2 cm pra frente do final do cabo. Está com 9" de lâmina. Com base nos resultados da têmpera da última faca, não vejo necessidade de fazer nenhum outro teste de esforço nesta pra saber que ficou com resistência semelhante. Têmpera seletiva na forja, imersão total em óleo de transformador (Na foto, não deu pra ver a linha de têmpera, depois tiro outra foto em que fique mais visível). Cabo em muirapiranga e acabamento apenas em óleo tungue e lixa até grão 1200 no cabo e 400 na lâmina. Pinos em aço doce, para ir envelhecendo junto com a lâmina.P_20200820_203123_1-01.jpeg.6f5cf1f0b68ab297b39d8cc8f46c0459.jpeg

 

P_20200820_203322_2-01.jpeg.25a4494d7021ac2be638590ef81d5412.jpeg

P_20200820_203346_2-01.jpeg.1a1b37405a03e0b06eb66c45b5852ad7.jpeg

 

Bem, espero que gostem. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que ia postar uma foto que dava pra ver a linha de têmpera dessa última faca, segue uma foto mais antiga, por favor, não reparem nos riscos da lixadeira que consertei depois que tirei essas fotos. Se olhar com bastante atenção, da pra ver a linha de têmpera seletiva.

P_20200816_193147_1-02.jpeg.0dc8b1bfb9960b53a3f7c5eeda45dfbf.jpeg

Fiz um desenho em cima de ficou a linha, para facilitar ver a linha de tempera

IMG-20200822-WA0005.jpg.6ddd5527ffa423fb7ac83c8eea54cc1c.jpg

 

Ps. Essa faca é a primeira que fiz sem nenhum auxílio do meu vizinho cuteleiro. Sem consultar se tava bom isso ou aqui. E essa foi a melhor têmpera que já fiz.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mandou muito bem garoto. :okok:

 

Na certa levará com sigo para sempre a aprendizagem e os bons momentos de tudo que fez. Fico muito contente ao ver um jovem mantendo a arte da cutelaria em brasa. :ok:

 

Parabéns mesmo!   :bs-aplauder:

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que ia postar uma foto que dava pra ver a linha de têmpera dessa última faca, segue uma foto mais antiga, por favor, não reparem nos riscos da lixadeira que consertei depois que tirei essas fotos. Se olhar com bastante atenção, da pra ver a linha de têmpera seletiva.

P_20200816_193147_1-02.jpeg.0dc8b1bfb9960b53a3f7c5eeda45dfbf.jpeg

Fiz um desenho em cima de ficou a linha, para facilitar ver a linha de tempera

IMG-20200822-WA0005.jpg.6ddd5527ffa423fb7ac83c8eea54cc1c.jpg

 

Ps. Essa faca é a primeira que fiz sem nenhum auxílio do meu vizinho cuteleiro. Sem consultar se tava bom isso ou aqui. E essa foi a melhor têmpera que já fiz.

 

E hoje eu fiz um vídeo testando essa faca. 

 

 

 

Ps2: Nessa foto que mandei, que dá pra ver bem a linha de têmpera, o fio estava muito obtuso, então voltei pra lixadeira e lixa manual pra fazer um convexo mais agudo, como da pra ver nas fotos do comentário anterior.

Editado por Digo Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Fausto disse:

Mandou muito bem garoto. :okok:

 

Na certa levará com sigo para sempre a aprendizagem e os bons momentos de tudo que fez. Fico muito contente ao ver um jovem mantendo a arte da cutelaria em brasa. :ok:

 

Parabéns mesmo!   :bs-aplauder:

 

Muito obrigado mesmo! Então... É algo que eu sempre admirei facas artesanais (assim como outras coisas artesanais, varas, landing net e as próprias iscas de fly, coisas que gosto tbm de fazer) e é um prazer poder estar fazendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Rapaz! Pelo visto está evoluindo bastante hein! :) 

 

É bem legal essa prática de meter a mão na massa, mas sempre que tem prática envolvida, a teoria deve também evoluir junto. Já pensou em fazer um curso de metalurgia ou de cutelaria?

 

Quem sabe não tenhamos brevemente um novo cuteleiro no Brasil! :ok: 

 

Parabéns pelas peças e pela evolução. :bs-aplauder:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André Ribeiro disse:

Parabéns pelas peças e pela evolução. :bs-aplauder:

 

Muito obrigado André. Então, eu na verdade não tenho muito tempo pra dedicar aos estudos da cutelaria, no momento, meu foco principal é a faculdade (Eng eletrica) tô no último ano, monografia, mais protótipo e outras matérias, ando bem com pouco tempo para estudar mais sobre cutelaria.

 

Bom vou falar um pouco sobre minha história com a cutelaria.

 

Inicialmente eu comecei vendo vídeos no YT de cuteleiros. Até que descobri um vizinho meu que também é cuteleiro a mais de 10 anos, que fez curso com o MS J. Franco. Ele de muito boa vontade tem me passado o conhecimento que foi adquirindo com o tempo.  O tratamento termico que faço é o que aprendi com ele, têmpera seletiva na forja por imersão total, como ele chama, tendo como vantagem que a têmpera é feita próximo ao limite mínimo de têmpera, conferindo dureza pra lâmina sem gerar grãos crescidos.

 

Graças a ajuda e instrução dele que hoje posso fazer essas facas mesmo tendo muito pouca experiência.

 

Nesse vídeo eu mostro a última têmpera que fiz. 

 

Fiquei muito satisfeito com o resultado da têmpera. Infelizmente dessa eu não tirei foto da linha de têmpera. Essa era uma faca de uso geral bem básica. Eu comentei com o cliente se eu poderia fazer um teste com o fosfato nela. Assim, o objetivo que era proteger a lâmina, ele cumpriu. Mas pra falar a verdade eu não gostei muito da tonalidade.P_20200915_113203_1-01.jpeg.66e11923bd5ad8bb1b76b985afb2f986.jpeg

 

Aproveitei pra fazer mais testes em outras facas minhas fosfatado elas. Meu principal objetivo era proteger a faca. Pois minhas 3 principais facas são facas pra uso mesmo... A do chefe se como o uso vai envolver muita humildade... Já sabe como a oxidação vai ser forte né. P_20200915_113339_1-01-01.jpeg.6f631ed5c6d6e95a626214507bd2547e.jpeg 

O legal é que ficou bem visível a linha de têmpera dessa faca em S. Mas ainda teve manchas no fosfato. 

 

Aproveitei pra dar um talento na minha EDC uma faca de caça forjada. No cabo removi o verniz e deixei na madeira com acabamento na lixa 1200 e óleo tungue. Lixei a lâmina pra tirar o cabeamento com ácido depois dei o banho de fosfato que oferece uma proteção muitíssimo superior do que banho de ácido.

 

P_20200915_113511_1-01-02.jpeg.70d829863ddef8824d68484893f8c78a.jpeg

 Gostei que nessa ficou mais homogêneo a cor e ainda dá pra ver também a linha de têmpera. 

 

E por último a minha Camp. Dela tem o vídeo fazendo teste de força na árvore. P_20200915_113658_1-01-01.jpeg.4bcb3c77c2df7b99a565897e1abc2890.jpeg

 

A diferença desta é que eu não tirei o acabamento que o banho de ácido causou. Talvez por isso ela tenha ficado mais escura. Não sei. Mistérios do universo. Se alguém souber agradeço muito. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 27/04/2017 at 11:07, André Ribeiro disse:

Rapaz, você vai se meter em outro universo de processos de fabricação, técnicas e estudo tão amplo quanto a própria pesca com mosca, prepare-se! :graduado:

 

 

Estava revendo esse post, bem que você me avisou... O que parecia ser só um buraquinho no chão, acabou sendo mais fundo do que parecia... Descobri que existe todo um complexo sistema de de cavernas kkk.

 

Achei bastantes analogias com a pesca com mosca, como um universo cheio de mitos e técnicas reais. Geralmente quem tá de fora tem apenas uma ideia básica por que viu em programas de televisão ou em vídeos na internet, daí existe muitos achismos, mitos, meias verdades e fatos. 

 

Porém muita gente acaba ficando com preguiça de ir buscar informações concretas.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.