Ir para conteúdo

Um estojo de atado para viagem


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Resolvi colocar aqui uma foto dos materiais que levo para uma viagem de 16 dias full de pesca na Patagônia, pois pode ajudar alguém que queira algo na linha mais miniaturizada e compacta.

 

O tipo de material que levo é muito particular do tipo de pesca que faço, pois não uso secas. Isso deve ser uma regra para seu estojo: NÃO leve material que você não vai usar... é apenas peso e volume inútil.

 

Além disso, com exceção das peles de aves inteiras, todos os materiais que levo são uma amostra do que tenho em casa. Isso é outra regra para a miniaturização: NÃO leve tudo de tudo, leve apenas uma parte daquilo que você tem em casa e, de preferência, uma parte pequena.

 

Aqui uma foto do material:

DSC07862.JPG

De tudo um pouco para fazer ninfas, wets, emergentes e terrestres (lembrando que terrestre não é seca)

 

Para escolher o tipo de anzol levar, no caso de você ter que restringir a quantidade/volume de anzóis, sigo algumas regras úteis:

  1. levo primariamente anzóis para substituir as possíveis perdas dos tamanhos médios de moscas que estou levando, no meu caso de tamanhos #12 até #18, que são os tamanhos principais de moscas na Patagônia;
  2. em segundo lugar, escolho os anzóis para os tipos de isca que melhor ato, deixando em casa aqueles que ato apenas mais ou menos;
  3. por fim, levo os anzóis que se encaixam melhor no meu perfil de criatividade de moscas, ou seja, aqueles tamanhos e formas nos quais mais sento em casa para criar moscas do nada... isso pode ser muito útil na Patagônia se nada estiver pegando e você tenha que criar uma moscas a partir de coleta de insetos com base no seu nicho de expertise.

 

No meu caso, esse algoritmo deu no seguinite:

  • TIEMCO 9300, 3761 e 200R para ninfas, wets e energentes;
  • Partridge D4A e SH2 para terrestres e ninfas muito lastreadas.

 

A decisão do tipo de material a levar também está fundamentalmente vinculado ao tipo de isca que você pretende atar, mas leve sempre em pequena quantidade, que lhe permita atar, digamos, 30 ou 40 moscas de um determinado tipo.

 

Eu sempre levo um par de bobineiras. Esse é o tipo de coisa que não dá nem pra conceber como se ata sem, e é sempre bom ter um estepe. Note que eu tenho uma bobineira cerâmica e outra com insertos cerâmicos. Isso tem motivo: a cerâmica pode quebrar na viagem de ida, pois é frágil... a de insertos sobreviverá se o avião cair...

 

Eu também sempre levo um par de tesouras: geralmente uma bem miúda e uma maior, em parte pelo mesmo motivo das bobineiras, mas também pq tesouras de tamanho diferentes podem ser uma vantagem... por exemplo se eu tiver que cortar tiras de EVA.

 

Mesmo que não pretenda usar, é sempre bom ter verniz de atado e cola super bonder.

 

De posse de todos os materiais, chegou a hora de arrumar isso dentro de algo para levar. Inicialmente, eu levava tudo dentro de uma mesma bolsa, mas ela ficava muito estufada e difícil de encaixar dentro da mala. Agora separo em dois grupos:

  • Penas todas e EVA, que vão acondicionados dentro de um estojo plástico:

DSC07865.JPG

  • E o resto do material todo que vai dentro de um estojo de cordura com várias divisórias internas, para distribuir as ferramentas, e materiais.

Na foto acima a BIC serve de escala para vocês terem uma ideia do tamanho.

 

Depois de tudo arrumado, o peso total fica pouco acima de 1 quilo (incluindo as bolsas):

DSC07868.JPG

 

Assim, de modo ligeiro, é isso.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, passei por maus bocados na Patagônia em 2012 por não levar um estojo desses... além de gastar uma nota em moscas com um quinto da durabilidade das minhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também estou arrumando o meu estojo "titânico" que certamente vai passar de 2 Kg.   :D 

 

Vendo material vou deixar de lado as placas de EVA e focar nos demais materiais para atar ninfas e wets. As secas deixo por conta de um hackle grizzly para as Parachutes e um pedaço e Elk Hair que será minha seca titular. Fora isso tem o Brandileone que tu já sabe que vai levar material além da conta, mas uma coisa é certa, vai tudo que usou para atar suas 500 moscas. :D 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, Sérgio Augusto disse:

É por isso que não vou levar nada,lá, sapeco o material dos chaparias.:whistle:

Sérgio eu até ia levar materia pra minhas terrestriais. Mais depois de saber o que o Brandileonne pretende levar tb não vou levar nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho isso uma falta de cavalheirismo para com o colega atador. Se eu soubesse que meu colega de viagem estaria levando um bom estojo de atado, isso seria um motivo ainda maior para eu levar o meu, por mais minguado que fosse.

 

É um incômodo transportar uma maleta de 5kg com morsa e material de atado, não é mesmo?

 

... mas isso sou eu e o meu jeito anacrônico de pensar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, com relação a isso eu tenho que concordar.

 

Quando ele viu o meu estojo de atado a primeira vez, o ar de incredulidade era até engraçado :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Patrono

Mocada vou levar tudo para atar as moscas que mais gosto... todas as 500 kkkkk

Mas vou levar pouco de material para cada..... atar para 13 vai ser complicado.... kkkkk levem tambem nunca é demais

Pode faltar pescador mas mosca num vai faltar!!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
10 minutos atrás, Claudio Brandileone disse:

Mocada vou levar tudo para atar as moscas que mais gosto... todas as 500 kkkkk

Mas vou levar pouco de material para cada..... atar para 13 vai ser complicado.... kkkkk levem tambem nunca é demais

Pode faltar pescador mas mosca num vai faltar!!!!

Vou levar também.   :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador
Em 24/02/2017 at 15:54, Jost disse:

DSC07862.JPG

 

 

Esse material todo, e muitos outros, estão a perigo porque a Alitália é uma companhia de aviação ridícula que não é capaz de colocar uma mala em conexão de um avião para o outro. Os cretinos são incapazes de achar a minha mala, que está perdida já faz 9 dias. Vou ter que ir a Roma, munido de carteira de polícia federal, e dar uma batida nas salas de achados e perdidos pra fazer o trabalho que eles deveria ter feito desde o início.

 

Pode me aguardar, Alitália, que eu vou te processar e ganhar todo o dinheiro investido de volta, assim como uma gorda indenização...

 

Cuidado com essa companhia... não presta pra nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.