Ir para conteúdo

Metamorfose de um dragonfly


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Recentemente durante um intervalo para o lanche, avistei alguns exoesqueletos de dragonflies na represa de Três Marias - MG.
Estes insetos são bastante comuns e abundantes nesta represa.

dbloop 027.jpg

dbloop 058.jpg

 




Abaixo um video, mostrando sua metamorfose.
Após deixar seu exoesqueleto, o inseto tem cor esverdeada clara e leva de 20 minutos a uma hora para que o fluido hemolinfático seja bombeado para suas asas e demais partes do corpo para que adquiram estrutura e rigidez suficientes para voarem.
Este estágio é conhecido como "teneral" e representa uma das fases de maior vulnerabilidade do inseto, visto que são frequentemente derrubados pelos ventos de seus pontos de ancoragem.
Na água, são facilmente predados pelos peixes.
 


 

Editado por Odimir
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

E como gostam !

Certa feita o Alejandro Klap e eu pescavamos no lago Queñi e decidi iniciar a pescaria testando umas Matukas que tinha atado pouco antes da viagem.
Comecei lançando nas clareiras ou olhos existentes entre os juncais.
Algumas trutas abocanhavam a mosca tão logo batiam na água ou mesmo antes de alcança-la.
Vimos muitos odonatos sobrevoando o lago, e tivemos a clara impressão que as trutas abocanhavam o streamer tomando por um desses insetos.
No ano seguinte, encontrei o Alejandro com uma caixa cheia de libélulas azuis com asas de bucktail...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Graaande Odimir!

Gostei do video.

Quais libélulas você nos recomenda ter em nossas caixas?

Tem fotos?

Obrigado.

Mário

Editado por Mário Cardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Mário Cardin disse:

Graaande Odimir!

Gostei do video.

Quais libélulas você nos recomenda ter em nossas caixas?

Tem fotos?

Obrigado.

Mário



:):):)

Caro Mario,

O tipo de libélulas que devemos ter em nossas caixas de moscas será ditado pelas destinações de pesca e também pela época na qual pretendemos pescar.
Na represa de Três Marias por exemplo, visualizei basicamente dragonflies grandes de cor marron ferrugem.
Já na Patagônia tive a oportunidade de ver libélulas de vários tamanhos e cores.
É sabido que as libélulas costumam alterar suas colorações com o propósito de se mimetizarem com o meio ambiente e assim passarem menos percebidas por suas presas e escaparem de seus predadores,enfim, como estratégia de sobrevivência.
É comprovado que suas cores também mudam acompanhando as cores das estações no entorno onde habitam.
Quanto as imitações acredito que atadas nas cores azul, tan, e marron ferrugem devem bastar.
Existem vários tipos e modelos e todos cumprem bem a função.
O corpo geralmente é atado com EVA, deer hair, bucktail, e alguns tipos de materiais sintéticos em forma de cordões ou tubulares, como cordões trançados usados para fazer os loop conectors nas linhas de mosca.
O que recomendo é atar imitações com asas flexíveis para que não girem durante os lançamentos, torcendo os líderes.
Um tipo de asas que gosto é o encontrado no padrão de Gary Borger, que são feitas com penas e alguns fiapos de brilho.
No canal do Ruben Martin no Youtube, um atador de Villa La Angostura, você encontrará bons videos sobre o atado de odonatos.
Abaixo, foto de um padrão de libélula que desenvolvi, usando o esquema de asas proposto por Gary Borger, imitando uma Blue Damsel.

Abração

Imagem037.jpg

Imagem038.jpg

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Graaaande Odimir.

Você, como de costume muito bem informado, esmiuçando como sempre mais essa pergunta que te fiz.

Já faz um bom tempo que estou de olho no atado desses animais. Até já fiz algumas fotos de uma libélula marrom. Estou curioso demais pra ver uma azul. Acho que ferrugem, tan  já vi. Mas azul, deve ser linda mesmo.

Obrigado meu amigo.

Anotado.

Mário

LIBELULA BROWN 2.jpg

LIBELULA BROWN 3.jpg

LIBELULA BROWN 4.jpg

Editado por Mário Cardin
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Marião,

Como falamos sobre o tema e sei que está interessado no atado de odonatos, posto abaixo fotos de alguns que visitam meu jardim.


Este tipo de dragonfly, encontro frequentemente sobrevoando meu quintal buscando suas presas.
Esta encontrei morta sobre o gramado.
Observe a postura de asas abertas, comum durante o pouso.

DSC05340.JPG


Abaixo uma "donzelinha", ou damsel fly.
Note a postura de asas fechadas sobre o abdomen durante o pouso ( zigóptera ).

DSC06696.JPG

DSC06703.JPG

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.