Ir para conteúdo

Táticas e estratégias preferidas para trutas?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Hola mosqueiros.

 

Vista a fartura de táticas diferentes que podemos empregar para capturar trutas, acho que seria legal se compartilhássemos nossas táticas preferidas e falacemos um pouco (ou muito, melhor ainda) sobre elas, como quando melhor se aplica, porque prefere está tática em especial, etc.. Será muito bom para que os mosqueiros novatos como eu possam talvez aprender alguns novos truques :D

 

Ou seja, os senhores preferem pescar com uma montagem dropper? Preferem Euro Nymphing? Ou uma wet fly no swing, algo diferente?

 

Quanto a estratégia, me refiro a como os senhores aproximam um rio. Muitas vezes temos que escolher entre pescar intensamento um trecho menor ou pescar só os "hot spots" percorrendo mais terreno. Como procedem?

 

Bom, a intenção é formar um com compêndio com prós e contras das variadas táticas para ter uma noção melhor de qual empregar e quando :ok:

 

Grande abraço!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Um lembrete que possivelmente você não encontrará nos livros.
Quando estiver vadeando, seja rio abaixo ou rio acima, procure caminhar sem levantar os pés fora da água "chapinhando", e procurando causar a menor comoção possivel entre as pedras.
Os sons se amplificam e se propagam com muita facilidade no meio liquido, sendo captados pela linha lateral dos peixes.
Se pretende pescar estacionado em um determinado ponto, movimente-se o menos possivel, e aproveite para observar os pontos onde vai castear, revisar o lider e amarrar tua mosca.
Estima-se que peixes espantados retornem ao seu território em um intervalo de até 7 minutos, quando tudo voltará à "normalidade".
Procure fazer com que tuas pernas façam parte da paisagem subaquatica...
Recomendo não se arriscar em águas profundas e em muitas situações o uso de um wadding staff proporciona conforto e segurança.
E boa pescaria !

Abraços

Editado por Odimir
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Livros, livros e livros escritos sobre esses assuntos todos. Acima da minha mesa de atado tenho uns 50 deles, cada um advogando sobre a própria causa, variando entre secas, wets e ninfas e, dentro de cada técnica, dezenas de variantes. Estou com o Odimir nessa... seria um trabalho hercúleo apenas listar o material, que dirá discorrer sobre eles.

 

Se você tiver paciência, sugiro navegar sobre os tópicos mais antigos de pesca de trutas aqui pelo fórum e você terá um panorama da amplitude de sua postagem.

 

Minha pequena sugestão é que você escolha uma técnica na qual se especializar. Todas elas são efetivas, depois de adquirida uma certa proficiência, e todas lhe renderão boas pescarias. Especializar-se em duas ou mais ao mesmo tempo geralmente é contra-producente no que tange às técnicas de pesca e aos equipamentos, bem como materiais e técnicas de atado. É muita coisa para aprender ao mesmo tempo, geralmente a coisa fica confusa e a gente acaba não fazendo nenhuma direito. O que geralmente sugiro é aprender bem uma e depois aprender outras, com o tempo.

 

Na pesca de trutas, o que mais atrai , com certeza, é a pesca com moscas secas, haja visto que é possível observar o ataque do peixe e coisa e tal. Apesar disso, ela provavelmente é a técnica de pesca que rende menos peixes numa pescaria (a depender, evidentemente, das condições do rio e de possíveis eclosões). Se seu objetivo é pesca no visual, é o que há. Se seu objetivo é pescar muito peixe, sugiro estudar moscas molhadas (wets) ou ninfas (especialmente se o rio estiver sem eclosões).

 

Leitura de rio é provavelmente a coisa mais complicada de aprender. Quase nunca 1+1=2 e geralmente as contas são do tipo 324,5^(PI^5,6)=?. Aprender leitura de rio exige hora de voo, poder de síntese e memória... a ajuda de alguém é muito bem-vinda no começo. E vale lembrar que leitura de rio não é só saber onde está o peixe, mas (e talvez o mais importante) como as correntes vão influenciar a trajetória da minha linha na água e como faço para a isca chegar corretamente no lugar onde suponho que esteja o peixe.

 

Enfim... assunto monstro :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Guilherme, os nossos amigos Odimir e Jost disse tudo eu só acrescendo pescar com um amigo que já tenha a experiência e observar o amigo pescando ajuda bastante com o tempo você fica sabendo como se deve fazer.

A pesca e a tequinica  tradicional com Trutas é um mundo de informações que o pescador aprende lendo e pescando, e a natureza e a observação do pescador é que ajuda para saber qual a mosca e o local que provavelmente esteja a Truta, cada rios o pescador ver que a tequinica muda de rio para rio e etc.

Livros, vídeo passa para o pescador uma noção mais é pescando e observando terá as dicas e aprendizado e cada dia é uma pescaria aprende um pouquinho.     

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Patrono

mais aprender aprender aprender ... inclusive, hora de fechar o pc, parar de trabalhar e ir para minha poltrona estudar, livro novo de cast pra ler.

 

ensinar não, compartilhar, trocar.

 

Editado por Jamanta
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
3 horas atrás, Jamanta disse:

mais aprender aprender aprender ... inclusive, hora de fechar o pc, parar de trabalhar e ir para minha poltrona estudar, livro novo de cast pra ler.

 

ensinar não, compartilhar, trocar.

 

 

Boa jamanta, sempre evoluindo.

 

por isso sou se fã porpeta, um cara como vc que conhece muito sobre a pesca com mosca, tem a humildade de dizer que tem muito á apreender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 03/03/2017 at 23:11, Guimercatelli disse:

 

Boa jamanta, sempre evoluindo.

 

por isso sou se fã porpeta, um cara como vc que conhece muito sobre a pesca com mosca, tem a humildade de dizer que tem muito á apreender.

sei poco ... toda vez que pesco aprendo,, abro os livros aprendo,... converso com outros como tu (nem como tanto) , e outros tantos e aprendo. Dou curso aprendo, guio aprendo. O universo de coisa que se tem para aprender é asustador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como já foi dito, a cada jornada de pesca, ainda que seja em um local onde já havia estado antes, o rio muda, os peixes mudam, e você também não é o mesmo, terá que enfrentar situações diferentes e é nessas horas de dificuldades que crescemos como pescadores. :) 

 

Isso é maravilhoso, um mundo inteiro pra aprender. :D 

 

A propósito: http://www.fuzzyflies.com/2017/03/fundamentacao-aprendizagem-e-empirismo.html :ok: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grandes mestres respondendo e falando tudo! Aprendi muito com vcs, e ainda aprendo. As vezes ver vcs na beira do Rio observando um outro pescador passa exatamente o que precisamos saber. Humildade para aprender e ensinar ! Melhores dias de aprendizado  'e ter tido a oportunidade de pescar com vcs na patagonia no Rio e no sul!

 O aprimoramento pelo estudo também ajuda muito. Ler sobre cast , sobre material, sobre atado todo dia um pouco ajuda a ter uma pequena noção do que fazer.....se nossa exposição é pequena na prática estudar sempre ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Fantástico este tópico,temos vários mestres aqui, cada um com suas particularidades e até poderiamos escrever um livro com cada um falando a sua especialidade.

 Quando pescamos com guias experimentados de determinados locais,nos deparamos com novidades que respeitam o rio,o clima a época do ano,e outras variáveis que muitas vezes nos surpreenderão e nos ensinarão muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.