Ir para conteúdo

Preciosidades em aço Damasco


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Dizem que o aço Damasco original foi o responsável pela primeira derrota dos Cruzados no oriente e que era muito superior ao aço conhecido no ocidente chegando a quebrar com facilidade as espadas ocidentais durante o combate apesar das cimitarras orientais serem finas e flexíveis. Parece que a receita original se perdeu nos tempos e o aço que existe hoje é o aço "tipo Damasco" que se desenvolveu na Rússia, mas sem a flexibilidade do original.

Apesar das histórias e lendas que envolvem esse aço artesanal, temos um talento nacional para esse tipo de trabalho de cutelaria reconhecido internacionalmente, chama-se Rodrigo Sfreddo, do RS.

http://sbccuteleiros.blogspot.com.br/2009/06/rodrigo-sfreddo-rs.html

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sem dúvidas, estes aços do tipo damasco moderno tem gerado trabalhos de cutelaria fina e de elevado grau tecnico em busca de padrões geométricos complexos.
São peças altamente apreciadas pela maioria dos amantes de cutelaria, contudo não me incluo entre estes apreciadores de aço damasco, embora já tenha tido uma faca carissima fabricada pela empresa italiana Viper em minha coleção.
Esta faca com empunhadura em madeira de rádica, tinha embalagem em caixa de madeira exótica aveludada, com número de série e certificado de autenticidade.
O que sempre questiono é além de um padrão de beleza que não aprecio, a função do aço damasco no sentido de acrescentar uma melhoria às funções basicas de uma lâmina, quais sejam a de cortar e reter o corte e ainda assim ser tenaz.
Diferente por exemplo de um aço japones do tipo San Mai obtido por caldeamento na forja artesanalmente ou industrializado (clad).
Nestes açõs somam-se virtudes de dois aços de caracteristicas distintas.
Tenho visto por exemplo, aços do tipo damasco obtidos pelo forjamento de correntes do tipo correntes de bicicleta e fico me perguntando sobre o resultado final como lâmina de corte.
Tenho facas suficientes em casa para atender as múltiplas necessidades de uso, mas se um dia pretender investir em uma lâmina de qualidade, certamente será uma faca artesanal japonesa com toda a sua simplicidade.

Abração

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.