Ir para conteúdo

Exo de que?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro
Em 21/10/2016 at 09:22, Jost disse:

Sim, é uma cigarrinha. Não é exoesqueleto.

Show. Obrigado Jost.

 

Em 21/10/2016 at 07:39, André Ribeiro disse:

Como eu disse lá no grupo do WhatsApp, me parece uma cigarrinha. :) 

Confirmado então. Valeu André. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tá, desculpa... deixa eu corrigir o palavreado: na verdade é o próprio bicho e nesse caso sim, é o exoesqueleto do cidadão. Confundi as bolas e pensei que estava perguntando se isso era apenas uma casca vazia depois de uma ecdise. Se é uma fase imatura do bicho eu não saberia dizer.

As cigarrinhas são famosas por ter alto grau de mimetismo com espinhos, fezes de pássaros e outras coisas estranhas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Jost disse:

Tá, desculpa... deixa eu corrigir o palavreado: na verdade é o próprio bicho e nesse caso sim, é o exoesqueleto do cidadão. Confundi as bolas e pensei que estava perguntando se isso era apenas uma casca vazia depois de uma ecdise. Se é uma fase imatura do bicho eu não saberia dizer.

As cigarrinhas são famosas por ter alto grau de mimetismo com espinhos, fezes de pássaros e outras coisas estranhas.

Não esquenta. Bom que assim vamos pesquisando também. Confesso que nunca parei muito para verificar essas coisas. Por não pescar trutas, nunca senti muita necessidade prática. Não que outros peixes não seja necessário, mas dá para improvisar mais com a apresentação do que com imitação. Bacana. Valeu, muito obrigado pela atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hour ago, Caio said:

... Não que outros peixes não seja necessário, mas dá para improvisar mais com a apresentação do que com imitação...

Não necessariamente. Falta massa crítica, ou seja, a experiência coletiva de um número muito maior de mosqueiros do que atualmente há no Brasil, para que se possa ter uma conclusão sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Não necessariamente. Falta massa crítica, ou seja, a experiência coletiva de um número muito maior de mosqueiros do que atualmente há no Brasil, para que se possa ter uma conclusão sobre isso.

Pode traduzir? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Rsrs... genau! :D

Caio, tem muito pouco pescador de fly ainda no Brasil e muito pouco conhecimento coletivo organizado de fly sobre as possibilidades entomológicas das imitações de insetos especificamente brasileiros para a captura de espécies especificamente brasileiras.

Pra ser muito sucinto, quase tudo que a gente usa no nosso fly ou é americano ou é europeu, no molde de atado, e geralmente voltado para a pesca de trutas (geralmente, mas nem sempre... temos também moscas para sunfish, bass, pike etc, mas o grosso é para truta). 

E temos poucas ações, no Brasil, no sentido de os pescadores de fly brasileiros criarem iscas mais brasileiras... vide o caso da ABPM, que resolveu lançar a galeria de moscas brasileiras... excelente iniciativa, por sinal

Enfim, é isso que eu penso e concordo com o Carlos no quesito "falta massa crítica" e "experiência coletiva". :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O Jost explicou muito bem. 

A idéa de que uma determinada mosca tem mais sucesso do que outra em determinadas cisrcunstâncias vem sendo registrada por um número enorme de pescadores de trutas excepcionalmente bons, através de muitas gerações já. Gigantes da atualidade se apoiam nos ombros de gigantes do passado.

E mais recentemente, as competições da FIPS de pesca de salmonídeos com mosca proporcionaram experiência competitiva sobre o assunto. Quer dizer, para ganhar não basta combinar uma certa mosca com uma certa tática que pegue peixe, é preciso pegar mais peixe do que muitos outros pescadores muito bons. Do meio competitivo veio uma grande massa de conhecimento sobre o que funciona melhor para salmonídeos muito, mas muito ressabiados pela pressão de pesca.

Nada disso está presente no Brasil. Em suma, pode ser que um gafanhoto de EVA pegue peixe.  Mas vamos dizer que um grande número de pescadores  comece  a fazer pressão sobre uma determinada população. Em breve, estes peixes vão refugar o gafanhoto de EVA, a aí começa o refinamento, como aconteceu com o uso do CDC aqui na Europa na pesca de trutas.

Espero que você não tenha levado a mal  a brincadeira. :) :) :)

[]'s

 

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
29 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Es ist so, man braucht die kollektive Erfahrung von viele Fischer um festzustellen, ob eine bestimmte Fishart eine oder andere Fliege bevorzugt. 

Alles klar jetzt? :)

 

?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A propósito do inseto, a foto apresentada mais abaixo (indicando ser um hemíptero) me remete mesmo a um pulgão ou cochonilha.

Já com relação à foto que originou o tópico, ampliando um pouco mais o inseto e olhando em detalhes, me pareceu se tratar de uma ninfa de soldadinho (homóptero), veja abaixo a foto da ninfa do soldadinho e do inseto adulto:

soldadinho_membracidae_5_BB-070224-P+R1_02601a.jpg

Soldadinhos-insetos-5.jpg

São realmente primos das cigarrinhas, a identificação é difícil por conta do tamanho, nessas horas uma macro é fundamental. :book:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hour ago, Carlos Mitidieri said:

Nada disso está presente no Brasil. Em suma, pode ser que um gafanhoto de EVA pegue peixe.  Mas vamos dizer que um grande número de pescadores  comece  a fazer pressão sobre uma determinada população. Em breve, estes peixes vão refugar o gafanhoto de EVA, a aí começa o refinamento, como aconteceu com o uso do CDC aqui na Europa na pesca de trutas.

Vou me citarr aqui, por que sei que moscas de EVA são muito apreciadas no Brasil, e não quero de forma alguma desmerecer estas moscas, já que a reputação de que gozam não deve ser à toa. O que eu quis dizer é que ainda não sabemos, em geral, qual cores, tamanhos e características são ótimas para os peixes do Brasil em determinadas situações. Talvez este conhecimento exista em algumas cabeças, mas não é suficientemente difundido para ser comparado.  

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Mosqueiro
Em 24/10/2016 at 17:21, Carlos Mitidieri disse:

Vou me citarr aqui, por que sei que moscas de EVA são muito apreciadas no Brasil, e não quero de forma alguma desmerecer estas moscas, já que a reputação de que gozam não deve ser à toa. O que eu quis dizer é que ainda não sabemos, em geral, qual cores, tamanhos e características são ótimas para os peixes do Brasil em determinadas situações. Talvez este conhecimento exista em algumas cabeças, mas não é suficientemente difundido para ser comparado.  

 

Discordo em termos, pois difundido ele é, mas não é colocado em prática pelos outros. É o que mais vejo. De 10 pessoas, 9.5 preferem pescar tucunaré ou qualquer outra bosta a um Peixe que coma uma mosca seca de Eva. Então a questão é meramente matemática. Não tem mistério, nem milagre. E se puder pegar esse Peixe na meia água, mais garantido, vai assim. 

 

Mosca Cigarra em EVA 

 

IMG_8189.JPG

Editado por Caio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.