Ir para conteúdo

Trutas e a cor das moscas


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Muito bom. Mesmo que à distancia a capacidade das trutas de distinguir cores diminua consideravelmente partir de 3 metros, cores tem uma influência importante, pois de qualquer jeito uma truta dificilmente vai se deslocar mais do que estes mesmos 3 metros prá capturar um inseto.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tem também a questão da capacidade de enxergar ultra-violeta.  Os artigos mencionam que, embora a partir dos 2 anos de idade a truta perca os cones específicos para enxergar esse comprimento de onda, a impressão é que elas seriam capazes de enxergar esse tipo de "luz", que para nós é invisível, especialmente em maiores profundidades ou maiores distâncias.

Isso abre a brecha, também, para a questão das penas e outros materiais de atado, no sentido de que talvez o que as trutas vejam seja bem diferente do que nós.  Há até a especulação de que os materiais que refletem ultra-violeta poderiam parecer sangue para os peixes em geral (quem já assistiu CSI na TV viu como o sangue reagiria à luz UV).  Isso é discutido aqui:

http://midcurrent.com/flies/shining-a-light-on-uv-materials/

Veja, por exemplo, essa coruja sob a luz ultra-violeta:

http://www.birdfellow.com/journal/2013/02/25/pretty_in_pink_the_northern_saw_whet_owl_s_flashy_secret

Enfim, eu vou pescar por causa do vinho, do bife de chorizo, do matambrito de cerdo, das milanesas, etc., e tudo isso é bem complicado.  No fim acho que a aprendizagem empírica é bem mais divertida, mesmo porque daí estamos pescando, ao invés de pesquisar no computador no escritório.  Mas que o assunto é interessante, lá isso é...

Abraço

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho tb importante as iscas que possuem alto contraste de cores entre partes do corpo como, por exemplo óbvio, as hotheads com corpo preto... mas não só elas: temos ainda as ninfas com hotspot, as wets com tag próximas à cauda e as frenchies.

Esse conjunto de partes de alto contraste parece ser um bom gatilho de ataques.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve Jost,

teve um tópico recente, no qual eu postei um link prá uma pesquisa da visão do peixes.  Naquele trabalho, pela análise do número e da diustribuição das estruturas presentes na retina dos peixes (cones e bastonetes), eles ofereceram a hipótese de que os peixes percebem muito mais o contraste e o movimento, do que detalhes dos objetos. O que mais uma vez está de acordo com a experiência coletiva da pesca com mosca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.