Ir para conteúdo

Pearsall's Silk Thread


Postagens Recomendadas

  • Administrador

São fios para montagem de varas, mas ficam bem bacanas em moscas, principalmente essa versão "grizzly" na confecção de abdômens. :) 

pearsalls-gossamer-jasper.jpg

Versão 6/0

pearsalls-naples-jasper.jpg

Versão 4/0

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pearssall´s é um fio de seda do tipo "Bombix", com fibras longas de primeiríssima qualidade obtidas do bicho da seda.
Não creio que seja específico para montagem de passadores de varas de bambú embora seja amplamente usado para esta finalidade.
É a linha de seda clássica tradicionalmente usada no atado de "soft-hackled wet flies", ou spiders, como as Partridge and Orange, Partridge and Yellow....
Como disponho de um estoque destas linhas em várias cores para a montagem de passadores em varas de bambu, guardo as sobras dos carretéis para o atado destas wets.
No momento estou fazendo uma compra de componentes para varas de bambu e fiberglass nos EUA, e estou adqurindo alguns carretéis destas linhas.
Custam cerca de U$5, cada carretel de 40 jardas (4/0) ou 50 jardas (6/0).

Abração
Odimir

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
8 horas atrás, Cazes disse:

Já atou alguma mosca com esse fio André?

Não, nem tenho o fio. :mellow: 

Vi o mestre Davie McPhail atar uma wet com esse fio, gostei bastante e fui procurar que fio ele havia usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
8 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Pearssall´s é um fio de seda do tipo "Bombix", com fibras longas de primeiríssima qualidade obtidas do bicho da seda.
Não creio que seja específico para montagem de passadores de varas de bambú embora seja amplamente usado para esta finalidade.
É a linha de seda clássica tradicionalmente usada no atado de "soft-hackled wet flies", ou spiders, como as Partridge and Orange, Partridge and Yellow....
Como disponho de um estoque destas linhas em várias cores para a montagem de passadores em varas de bambu, guardo as sobras dos carretéis para o atado destas wets.
No momento estou fazendo uma compra de componentes para varas de bambu e fiberglass nos EUA, e estou adqurindo alguns carretéis destas linhas.
Custam cerca de U$5, cada carretel de 40 jardas (4/0) ou 50 jardas (6/0).

Abração
Odimir

No site onde achei essas imagens havia a indicação de uso para montagem de varas, mas já desconfiava que não teria só esse uso, pois os carretéis "estranhamente" cabiam direitinho em uma bobineira. :) 

Nunca havia visto um thread assim, no máximo vi algumas vezes uns fios para embrulhar presente colorido:

IMG_3888.JPG

Mas as bitolas não servem pra essa finalidade.

Obrigado pelo comentário sempre esclarecedor mestre Odimir. :ok: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Esse padrão de cores é conhecido como Black & Orange Jasper e se inclui entre as cinco cores clássicas e usuais na montagem de varas de bambu :
- Java Brown
- Black & Orange Jasper
- Classic Chestnut
- Royal Hunt
- Antique Gold

pearsalls-gossamer-jasper.jpg

Outras cores também são usadas, mas não são tão clássicas, como as usadas pelos grandes mestres do passado.
As linhas de bitola 6/0 (Gossamer), são usadas principalmente quando uma certa translucência da amarração é desejada após aplicação de verniz.

DSC_0450.jpg
 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.