Ir para conteúdo

Iscas Vivas = Pesca Esportiva???


Postagens Recomendadas

Como alguém pode ter a capacidade de se dizer adepto do pesque e solte, obviamente com o argumento da preservação e dos bons tratos, se, para pescar um peixe, o mesmo sentencia à morte outro peixe de menor porte? Entendo que devemos, cada vez mais, nos manifestar contra a utilização de iscas vivas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sem entrar no mérito da pouca esportividade e da preservação (das iscas, claro), jamais me interessou esse tipo de pesca porque acho uma crueldade sem tamanho com as iscas. São "empaladas" e ficam sofrendo presas, esperando serem trituradas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando o pescador diz que é pescador esportivo, não pesca com isca viva e não mata o peixe isto que realmente é um pescador esportivo.

Muitos não sabem o significado pesca esporte. Os programas de TV não pensão deste modo e sim tudo para atrair pescadores no geral para dar ibope.

Na realidade são poucos que pescam esportivamente corretos e as maiorias pescam do jeito antigo matar tudo que pode fisgar no anzol.

É aos poucos o pescadores vão mudar os vícios dos modos errados, quem pesar melhor vai longe e quem não pesa um dia vai perceber os erros que cometerão nas pescias.

É por isto que eu vejo a diferença de pescadores amadores  e os pescadores amadores esportivos que tem a diferença.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

           No meu entendimento, a pesca esportiva (pesque e solte)  tem como primeiro  princípio a VIDA, a vida do peixe  e por consequente, a manutenção das condições  do mesmo manter-se vivo em seu ambiente. E o segundo princípio,, via de regra, chamam ecologia. manutenção dos eco-sistemas, preservação da natureza, zelo pelos recursos naturais renováveis, etc... 

Pescar com "isca viva' fere o primeiro e segundo princípios da pesca esportiva ao mesmo tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tudo tem que ter um limite nessa questão.

Pescar é um esporte que causa dor no peixe. Se você vai matar ou soltar seu peixe é irrelevante: o ato de pescá-lo causa dor e estresse no bicho. Ponto. Quem pesca tem que estar ciente disso e conviver pacificamente com isso... de outra forma é melhor não pescar, nué?

OK, o pesque&solte é uma tentativa (em algumas culturas considerada hedionda) de dar uma sobrevida ao peixe para que, quem sabe, ele possa se reproduzir e fazer mais peixes para que eu possa continuar pescando ou para que eu possa pescá-lo novamente.

Qualquer tentativa de discussão sobre a ética de causar dor no peixe é falha, ao meu ver.

Agora usar isca viva é escrotice. Isso também cruza outro limite. É manter vivo um peixe que você sabe que vai morrer, é enfiar um anzol na goela e no corpo dele, é empalar o bicho com um ferro e deixar ele sofrendo desnecessariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Conversem com QUALQUER biólogo...a boca de um peixe não tem terminais nervosos - logo a boca do peixe não sente dor. O estresse, sim, vai ao máximo. Já a isca viva que é iscada pelo corpo, sente, sim, dor.

'Bora pescar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se o ser humano coloca piercing parte do rosto e estão vivos, e os peixes tem os anzóis que não fica muito tempo com eles e estão vivos deste que o pescadores soltem os peixes para ter a continuação da sobrevivência.

Amigo João eu já tinha ouvido sobre os maxilares dos peixes que não sentem dor.

Isto não é polemica e sim raciocínio.  :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não existe uma definição universal para "pescador esportivo", associa-se a ele a prática do pesque e solte, mas primeiramente ao pé da letra "pescador esportivo" é o que pesca por esporte, matando ou soltando. Em segundo lugar, o fato do dito "pescador esportivo" soltar o peixe em nada o faz pior ou melhor do que o outro que mata.

Senão vejamos: quem é pior, o que pesca 40 peixes e solta todos ou o que pescou 2 e matou pra comer?

Acho que usar ou não isca viva nada tem a ver com o fundamento do
pesque e solte. O princípio do pesque e solte é preservar as espécies que estão sendo pescadas e soltas, duvido que o pescador pense no sofrimento do peixe, senão nem pescava. 

Também acho uma crueldade empalar um ser vivo pra usar de isca, mas contraditoriamente pesco e solto e tiro foto dos peixes. Mesmo procurando causar o mínimo de prejuízo ao peixe, amassando as farpas dos anzóis e evitando pegá-los, sei que pescar por si só é uma tremenda interferência na vida do peixe e no bioma que o cerca.

Mas fazer o quê? Sou um pescador, se eu for pensar em não causar mal ao peixe, melhor que eu seja um conservacionista contra a pesca.

Bora pescar! :D 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

o André tá certo.

Furar a boca do peixe é inevitável para quem quer pescar, mas, pensem bem, todos nós que praticamos a pesca como atividade de lazer e não destrutiva, sempre desejamos que o peixe fisgado sofra o menor dano possível. Quem espeta uma isca viva já causa dano a um animal e pretende causar mais ainda. 

Prefiro acreditar que a pesca esportiva ou recreacional é um mal necessário. Espetamos a boca de alguns peixes, os estressamos e até lhes provocamos danos maiores eventualmente, mas ocupamos muitos espaços que estariam entregues à pesca extrativista. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, Beto Saldanha disse:

Odimir - e os galos - voce não fica com peninha deles?

Ola Beto,

Tenho pena dos galos sim, quando levados em rinhas de briga, e também de outros animais sobmetidos a maus tratos como elefantes sentados em banquinhos nos circos, leões enjaulados e animais enclausurados e alijados de seu habitat para serem exibidos em zoológicos.
Mesmo no caso de galos criados para obtenção de penas genéticas, acredito que o destino final implica no consumo da carne, o que de certa forma justifica o abate.
Menos mal no caso dos galos de Leon, onde apenas algumas penas do pescoço são retiradas seletivamente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Do jeito que as coisas caminham em breve vai ser pecado mortal matar uma barata, baygon vai ser proibido ,  arrancar uma alface para fazer uma salada,... coitada da alface....

Concordo inteiramente com você – Trofeus na parede, ficar um tempão desnecessário com o peixe fisgado, outro tempão para tirar fotos ... é  demais

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Leia com mais atenção o que escrevi, e verá que não vejo nenhum incoveniente em se abater um peixe, um galo, um faisão para comer e além disso aproveitar suas penas.

Troféus na parede considero peças de mau gosto por fazerem apologia a natureza morta no sentido estrito da palavra.
Já que cravar um anzól na boca de um peixe não possa ser evitado, sou favorável a praticas que minimizem o sofrimento e encurtem o tempo de submissão ao stress.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A minha pergunta sobre pena dos galos foi tão somente um gancho para saber se quem fica com pena das tuviras não tem pena dos animais que fornecem penas.Não quiz de maneira alguma criticar suas colocações, com as quias concordo inteiramente.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
13 horas atrás, Jost disse:

Agora usar isca viva é escrotice. Isso também cruza outro limite. É manter vivo um peixe que você sabe que vai morrer, é enfiar um anzol na goela e no corpo dele, é empalar o bicho com um ferro e deixar ele sofrendo desnecessariamente

Então Jost a maioria dos pescadores sao escrotos, incluindo eu,

Nesta linha de raciocinio temos que todos parar de comer carne, ja que os animais sao criados especificamente para o abate.

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse é o problema desse tipo de discussão de vida e morte e sofrimento: puxa-se um fato para justificar outro sem haver uma conexão exata entre os dois, com exceção do fato que os bichos morrem.

Em tese, os galos que fornecem as nossas penas e as vacas que nos fornecem carne são abatidas rapidamente com o mínimo de sofrimento.

Se fôssemos levar ao pé da letra essa discussão, o equivalente de uma tuvira empalada seria empalar uma vaca e deixá-la quieta lá, morrendo aos poucos, tranquilamente.

Isso posto, acho que fazer um pesque&solte de um peixe matando outro (usando qualquer tipo de isca viva) é se dar ao luxo de dizer que uma vida é mais importante que a outra. Sinceramente eu estou fora desse tipo de coisa. Esse é um dos motivos mais fortes pelo qual a pesca com mosca me atrai, visto que minha isca é inanimada.

Acho que o ser humano tem que largar para trás essa culpa biológica de que comer outro ser vivo é crime inafiançável. A vida é feita disso e somos o topo da cadeia alimentar...  cada um que dê seu jeito de lidar com isso.

Enfim, depois desse bla bla blá todo, sim, continuo achando uma escrotice empalar um bicho vivo para pescar um peixe... e também já fiz isso de montão. Tinha até parado de pescar por causa desse "debate" interno. A pesca com mosca contribuiu para eu retornar à pesca e continuar me divertindo de forma não ética, mas agora com menos óbitos nas mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Nossa conversa está animada, e enquanto aguardo o momento de partir para o Simpósio da ABPM em Três Marias, gostaria de acrescentar mais alguns pensamentos.
Já fui caçador de animais de penas e pelos, e também já pesquei com isca viva.
Embora hoje não aprove estas práticas, não critico quem faça porque penso que isto depende da percepção e do nível de consciência de cada um.
Quanto ao catch & release penso que se trata de um conceito que de alguma forma mascara o desejo de cada pescador em prolongar ou mesmo perpetuar sua possibilidade de diversão.
Este conceito é fortemente sustentado por organizações ambientalistas e por fabricantes de equipamentos com o propósito de assegurarem a continuidade de seus negócios, na venda de seus produtos.
Quem quiser zelar pela natureza e conservação das espécies existe um vasto repertório de atividades dos quais enumero alguns :
- coletar lixo depositado na natureza
- cuidar da conservação dos mananciais
- cuidar do replantio de árvores, principalmente das matas ciliares
- praticar repeixamento dentro das normas ambientais
E sobretudo, interferir e impactar o menos possivel os ambientes naturais.

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

a questão afunilou para a discussão sobre a crueldade, o que é bom. Lá no meu primeiro post eu já advertia que não entrava no mérito da esportividade e da questão ecológica, mas apenas no da crueldade.

De fato, acredito que para um galo seja muito mais interessante e digno ser criado com todo o cuidado para um dia ser abatido com um só golpe, a ser exposto a sucessivas surras e lesões em rinhas, que, a propósito, têm o pior dos objetivos humanos, o vil metal. O mesmo pode ser dito numa comparação entre o gado criado para o abate e consumo e o das touradas e vaquejadas.

O fato é que não precisamos expor nenhum ser vivo a enorme dor, angústia e morte para pescar. Podemos fazer isso com iscas de plástico, borracha, penas, pelos, fibras etc. E quem pesca com iscas naturais pode fazê-lo com iscas já mortas na enorme maioria das vezes

Sim, o peixe que pescamos também sofre angústia, possivelmente dor e eventualmente morre, mas a discussão aqui é sobre o uso da isca viva, um mal provavelmente desnecessário.

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Exato Celio e colocou muito bem o ponto.

A grande questão é: eu preciso de empalar um peixe para pegar outro?

No meu entender, não.

"Ah, mas vai ficar difícil demais sem a isca viva!" - dane-se... mais pontos para você, se conseguir divisar um jeito de pegar esse peixe difícil.

Essa discussão toda só mostra como a ideia de "pesca esportiva" é frágil e não resiste à primeira brisa de lógica ou ética.

Não sei se a pesca esportiva sobrevive a mais duas ou três gerações sem uma profunda revisão de conceitos e normativos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
15 minutos atrás, Marchi disse:

São tantas as variáveis que a partir de hoje me coloco como sendo Pescador Recreativo, pois acho difícil alguém acreditar que pesca sem o intuito de ser cruel. :bag:

A questão está apenas em diminuir o índice de crueldade o máximo possível :whistle:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos pescadores isto não vai leva a nada.

Infelizmente tem muitos pescadores com a mente ainda na antigamente e não muda.

Pau que nesse torto nunca fica direito.

Felizmente tem pescadores que esta pensando no futuro sem precisar sair e ir mais longe para pescar.

Tenho a certeza que muitos pescadores já pescaram com isca viva e o passar dos tempos mudou porque perceberão que vale muito mais a Natureza viva com muitos peixes para o nosso esporte.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O mundo tá muito chato.

pra quem matava  todos os peixes que capturava, os que eu comeria ou não. Usava iscas vivas ou mortas e hoje só uso artificiais ou moscas e solto todos os peixes que capturo, vejo isso como uma evolução.

Quem sabe evoluo até o ponto de parar de pescar....

Editado por Fernando Oliveira
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito realmente que quanto mais amadurecemos os nossos conceitos sobre “como viver bem em sociedade” passamos, cada vez mais, a entender a necessidade de preservação e respeito à vida.

Sou um fã incondicional de carne, especialmente de peixe e, como tal, não posso ser contra a pesca para consumo. Muitas famílias vivem dessa atividade que, como qualquer outra, não significa nenhum demérito.  

Acho, e isso é uma opinião particular, que, como esportistas da pesca com mosca, temos que nos preocupar com a emoção da fisgada (apesar de ser estressante e, a provar, dolorosa para o peixe), ao invés de levarmos para casa um troféu que, por muitas das vezes acaba sendo descartado no lixo, seja por más condições de conservação ou por falta de verdadeiros apreciadores da carne.  

É muito mais seguro adquirirmos o peixe para consumo em locais próprios para tal. Vamos permitir que as famílias que realmente vivem da pesca possam ganhar também seu dinheirinho no final do mês.

Quem sabe um dia, como o Fernando mesmo falou, tenhamos a oportunidade de substituir este maravilhoso esporte da pesca (com mosca) por algo igualmente prazeroso e menos “cruel”. Acho difícil!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

 

12 horas atrás, Kelven disse:

Vivo parte destas discussões sempre! O que me faz ser muito prático!

Quem não quiser machucar o peixe não pesque é simples!!! 

 

Concordo com vc kelven, é muito mimimi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesca esportiva só quer dizer que você não é profissional. Não quer dizer, de fato, que você é pescador esportivo porque não mata o peixe. 

Em tempo: Sim, pesco com isca viva (raramente), com isca artificial e de fly, e sim, solto 99% dos peixes que eu pego. Não vejo mal nenhum nisso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hehehhehhebebebebe,,,, rico debate.

as vezes acho que opinião deveria ser que nem cu, não é Pq o cara tem que é o obrigado a dar..... Hehehe, brincadeira, acho legal sim debater. Primeiro respeitar opinião de todo mundo, e saber que nesse ponto, várias opiniões vão ser diferente e temos que saber viver com isso.

eu penso muito sobre isso, e sigo pensando de cabeça aberta para mudar.

nesse momento, acho que realmente temos que fazer tudo para minizar o sofrimento do peixe, mas saber viver com o fato que a pesca machuca e também mata, pois muitos peixes mesmos soltos morrem. Quando aceleramos o barco no rio já geramos impacto,,,,, a nossa presença gera impacto, então, paciência, só vamos tentar melhorar.

abater um peixe para comer, faz parte, sem problema, dentro das quotas e períodos, e isso ainda é esporte.

O conceito de pesque e solte é muito recente, ainda está em evolução.

usar isca viva, respeito quem é contra, mas também não vejo problema, e eu uso minhoca pra pescar, então se eu falar o contrário estaria mentindo,,,, tvz um dia eu mude de ideia.

O Fly iniciou inclusive com iscas vivas, basta ler o livro da dáme Juliane, claro que foi 500 anos atrás, tem cara aqui do fórum que tava lá....

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro
Em 07/10/2016 at 14:04, Luiz Almeida disse:

HUAHUAHUAHAUA

Índice de Crueldade - de zero a 50 pontos (pela nova fórmula de Mimimizizky)

Colocar um cupim no anzol para pescar lambaris: 0 pontos, pois o cupim é bicho danoso (acho que deveria valer até bônus)

Abrir um sarnambi vivo, na areia e colocar no anzol: 5 pontos (afinal é um bivalve, uma forma primitiva de vida, não sente pn)

Colocar penca de mariscos para pescar piraúnas: 5 pontos 

Colocar uma minhoca (a mais clássica das iscas, presente em qualquer historinha infantil): 10 pontos

Colocar um tatuí para os pampos ou um caranguejo para o sarnambiguara: 25 pontos (afinal, o bicho foge de você e depois fica mexendo as perninhas)

Colocar um camarão vivo pelo rabo: 30 pontos

Colocar um camarão vivo pela cabeça: 40 pontos

Colocar uma sardinha ou uma tuvira: 50 pontos

 

Colocar iscas mortas (qualquer uma acima, desde que não tenha sido você que as matou, ou seja, quando você somente foi o de-mandante): zero ponto!

Pescar com iscas vivas = pescador cruel

Pescar com iscas mortas = pescador tranquilo com a consciência

Pescar com artificiais = pescador humanista

Pescar com mosca e sem farpa = humanista nível Ghandi

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.