Ir para conteúdo

Passada pelo Blau


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Querendo um pouco de variação, peguei uma licença diária ontem em um trecho do Blau com 1,2 Km. O Blau é um rio alcalino, comparável aos chalk streams ingleses, mas perto aqui de casa. As características da pesca são as mesmas que se encontra nos chalk streams: vida entomológica riquíssima (efêmeras e tricópteros), peixes muito seletivos (pela oferta constante de alimento) e muito ariscos (pela pressão de pesca).

Já postei fotos e informações sobre a formação do Blau em um tópico aqui no fórum. Veja aqui.

Sai ontem no intuito de aplicar somente táticas clássicas de chalk stream. Isto quer dizer arremessar somente para o peixe que se vê. E também estava no espírito de pescar com secas. Então minha tarde foi passeando pela margem do Blau, procurando por peixes.

DSC_1133_1.JPG

Um dia muito calmo no rio, sem uma grande eclosão, como normalmente é de esperar nestes dias de verão. Padrões terrestres poderiam ser uma opção, mas na verdade os peixes estavam subindo para alguma coisa muito pequena e que não estava rompendo a superfície. Quando é assim, o anel a truta forma na superfície é característico. O tipo de subida que aparece no vídeo foi o que se viu a tarde inteira.

 

Logo a primeira truta sugeriu que a lendária seletividade dos peixes no chalk stream talvez não seja lenda. Padrão após padrão foi rejeitado da mesma maneira: o peixe subia calmamente, quase encostava o focinho na mosca, e voltava pro lugar de prontidão. A primeira providência nestes casos é diminuir o tamanho. Cheguei ao CDC 18 ( a menor que eu tinha na caixa) cor parda e nada. Comecei a trocar a cor, e quando cheguei na "blue dun", aconteceu. A truta subiu como sempre, mas desta vez abriu a boca no último segundo. Espero ela começar a descer antes de ferrar e aí ela explode em correria. 

DSC_1166_1.JPG

DSC_1155_1.JPG

A partir daí, estava o código estava quebrado. Mas uma melhora pode ainda ser feita, molhando o CDC e apresentando a mosca imediatamente abaixo da superfície em dead-drift.. Experimentei isso ao me lembrar, de forma difusa, que havia lido alguma sobre este tipo  de apresentação em "Wet Flies"  de Dave Hughes. É um pouco desconfortável porque não se vê a mosca. O segredo então é olhar para o peixe. Se ele abrir a boca na hora que a mosca esta passando, ferre, pode ser que ele tenha pego a tua mosca.

O maior peixe saiu aqui. Arco-íris com 47 cm. Note o anel super discreto por entre as gramas, um pouco à direita.

DSC_1156_1.JPG  

DSC_1144_1.JPG

 

Prá fechar, um vídeo com a atividade na boca da noite. A hora que eu mais gosto de pescar.

DSC_1142_1.JPG

 

[]'s

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse sistema de licença diária é muito caro? Quantos pescadores por trecho? Pode ser compartilhado por dois amigos pescando? Essas trutas infelizmente escaparam na hora do abate? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jost,

este trecho mostrado é o único para o qual há licenças diárias. São expedidas no máximo 3 licenças por dia. A cota é 2 peixes por licença. Tamanho mínimo de abate é 30 para arco-íris e 35 cm para marrom. O tamanho máximo de abate é 45 cm. Retirou 2 peixes, expirou a licença (tem que parar de pescar). Prá ser bem sincero, quando eu vou neste trecho do Blau, eu costumo retirar 1 peixe prá mesa. Retirar a cota é a lógica inevitável da licença diária em vista da legislação alemã de pesca e não faz nenhum sentido ser o único a não fazer nestas circunstâncias. Por isso que no Jller forçamos o sistema de padrinhagem: licença diária somente para convidado de anualista.

O clube tem 2 trechos perfazendo um total de 6 km, mas para esses trechos somente licença as anuais são expedidas. Um dos trechos fica na cidade (você conheceu) e quase nínguem gosta de pescar lá, sempre sobram licenças. O outro trecho é super concorrido e estou na fila prá entrar lá já fazem uns 2 anos. Mas tá difícil. Pode ser que o clube adquira mais um trecho, que é excelente, e caso se concretize, será fly-only.

O resto do Blau  (uns 20 e poucos km) está em dividido em mãos privadas. Só convidados pescam nestes trechos.

[]'s

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em ‎14‎/‎08‎/‎2016 at 08:49, Carlos Mitidieri disse:

Espero ela começar a descer antes de ferrar e aí ela explode em correria

Como diria do Neumann: "God Save the Queen!"  :D

Em ‎14‎/‎08‎/‎2016 at 08:49, Carlos Mitidieri disse:

É um pouco desconfortável porque não se vê a mosca

Diz isso para o Jost.  :D

Em ‎14‎/‎08‎/‎2016 at 08:49, Carlos Mitidieri disse:

A hora que eu mais gosto de pescar

Enquanto eu enxergar é assim que faço na Patagônia.  :okok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

:):):)

Os componentes deste relato são excelentes e o resultado não poderia ser diferente.

Um belíssimo rio, de águas serenas e muitas trutas como se pode ver no segundo video e na mosquinha de CDC a captura ganhou um encanto ainda maior.
Parabéns !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.