Ir para conteúdo

Em Busca do Tarpon Adulto em Aracajú


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Realidade muito além de meus sonhos. Mas mesmo c tempo escasso, como não acompanhar ?

Magnífica atenção e coerência nas respostas, Mestre Gerson! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha panela, relato muito bem ilustrado e super detalhado, deu vontade de conhecer esses sardinhões.

O potencial de pesca no Nordeste é muito grande, com o dólar nas alturas, vira uma ótima opção, mas é preciso conhecer e "colar" nas pessoas certas, como vcs estão fazendo. De PDI essa pescaria não teve nada, muito TOP a operação.

Outro dia estava relendo a Bíblia do Pescador de 2010 e nela dizia que de Conceição da Barra (ES) para cima já é possível encontrar grandes exemplares da espécie, sendo as lagoas costeiras de água salobra, manguezais e rios estuarinos, especialmente da costa Norte e Nordeste do Brasil, verdadeiros viveiros para milhões desses peixinhos em sua fase jovem.

Obrigado aos amigos por tão valiosas dicas e por abrirem novos horizontes a toda comunidade mosqueira.

Grande abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kensuke ( @Kensuke), Lindo relato!! Fico muito feliz em ver que mais um foi seduzido pelos pelos grandes prateados daqui do Nordeste! Tirar um peixe desse, como sabemos não uma tarefa nada fácil. kkkkkk Estamos no encalce deles aqui na Paraíba também, tivemos sucesso com a vinda do mestre @Gerson Kavamoto e estamos sempre aprendendo e evoluindo pra que essas investidas sejam cada vez mais efetivas! Mas é aquela história, né? TARPON é TARPON. Nem sempre fisgamos e quando fisgamos, quase sempre não tiramos kkkkk Grande abraço!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
On 5/27/2016 at 4:22 PM, Gerson Kavamoto said:

Nada é impossível kkkkkk O problema de pescar tarpons adultos no vadeo é a dificuldade de embarque, esses peixes depois de fisgados correm inicialmente cerca de 200m e depois diminuem a velocidade mas continuam nadando, último, embarquei em 25minutos mas 1400m de onde foi fisgado. Outro fator negativo é o tempo de briga. Mesmo embarcados pescadores menos experientes com tarpon gastam no mínimo 1 hora chegando até 3 horas ou mais para embarcar, deixando esse peixe exausto e sem forças suficientes para sobreviver depois de solto. 

Ok  vamos supor que você tenha 2000m de backing de 65lbs fly Line com core de 50lbs e use um leader straight 80lbs com anzol de resistência compatível (nenhum anzol para o mercado de fly tem essa resistência, tenho usado anzóis assist hook para vertical jigging Onwer SJ-38 5/0 e SJ-41) os primeiros 200m de corrida é quase inevitável e digamos que mantenha o peixe nessa distância, até você trazer um tarpon adulto até você, com correnteza demoraria muito e certamente esse peixe morreria antes mesmo de chegar até você(estresse, ataque do coração ou comido por tubarão)

Por outro lado, se você quiser apenas ferrar e ver o bicho pular, basta usar tippet que quando enjoar kkkkkk basta quebrar o tippet(daí não precisa de tanto backing).

Locais propício para pescar desembarcado existe sim, obviamente que é guardado com toda cautela, pois aqui no Brasil, se cair no conhecimento público, os matadores exterminam tudo, sabemos que é impossível esconder por muito tempo, mas compartilhamos apenas com os amigos de reputacao idônea, sem vínculos com os pescadores locais que podem exterminar a brincadeira toda kkkkk

Como um fly Fisher, entendo perfeitamente que não importa PEGAR PEIXE mas sim COMO PESCAR O PEIXE e caso seja seu sonho brincar com tarpon de 120lbs pescando desembarcado, posso organizar para você. Inclusive, caso meus amigos desbravadores dessa pescaria (Saulo Nazion, Rafael Marques e Thiago Moraes) não tivessem a mobilidade de embarcação, eu teria e estaria pescando desembarcado, obviamente que consequentemente não teríamos os resultados positivos que obtivemos.

 

Gerson, desculpe não ter comentado mais extensivamente antes, mas estava sem tempo na semana passada. E obrigado pelo oferecimento de uma pescaria. Entro em contato na próxima vez que eu for ao Brasil, para saber como é.

Parece que eu estava meio sem noção do significado de se pescar tarpon adulto no vadeio, e pelo teu esclarecimento, muito obrigado mais uma vez. Imagino que o ambiente para tal pescaria, no Brasil, seja a praia. Estou correto? E que para se ter um chance de sucesso, ainda que minúscula,  o equipamento adequado seria no peso #12, com uma carretilha com "brake handle" como a Danielsson Control (veja aqui). E muita maromba, prá arremessar um conjunto destes durante horas :).  Ou tentar uma abordagem nova, com caniço de 2 mãos. Seria absurdo?

 

[]'s

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
17 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

"...tentar uma abordagem nova, com caniço de 2 mãos. Seria absurdo?..."

 

Olá.

Década atrás, qdo era mais sonhadora, registrei que, na Foz do R. Sergipe ( lado oposto ao Farol), costumavam pegar Tarpons Imensos, com varas longas e molinetes possantes. Usavam  como iscas, tainhotas(?)/ paratis(?) /mullets(?), e até mesmo I.Artificiais ( plugs) gdes de 1/2 água ( não raro, adicionando-lhes esferas de chumbo em seu interior, p/ facilitar lançamentos contra os fortes ventos nordestinos. Logo, embora leiga, penso que, desembarcado por locais do tipo, uma vara de 02 mãos,  rápida chega a ser providencial.  Mas que o Mestre Gerson nos corrija.  

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia Carlos e Ilza,

Absurdo é não pescar kkk Eu procuro sempre ver o lado bom das coisas que desagradam, arremessar um conjunto 12 dia todo é uma ótima oportunidade de achar uma maneira de fazer isso do jeito que a gente quer, ou seja, sem se cansar. Achar maneiras  mais práticas de lidar com o conjunto "relativamente" pesado. Eu por exemplo apoio meu cotovelo no corpo como apoio entre outros pequenos detalhes que diminuem o desgaste do que teoricamente deveria ser nosso momento de relaxamento. Eu prefiro carretilha comum e não gosto nem uso carretilhas anti-reverse, pois particularmente acho que mudaria a essência do fly e do controle manual da situação , carretilha anti-reverse e molinete é a mesma coisa kkkkkk Gosto não se descute kkk Quando machucar seu dedo, caso machuque(raramente machuca) aprenderá a não deixar o dedo onde não deve kkkkkk 

A pesca desembarcada pode ser em pedras ou praias, mais pedras que praias!!! Depende de onde o peixe está comendo, geralmente na foz de rios como descreve Ilza. Igual a truta, o feed point costuma ser o mesmo sempre...

Mas sugiro largar mão de pensar nas dificuldades e pensar na maneira mais fácil kkkkkk Veras que essa pescaria não é bicho de 7 cabeças porque a verdade é muito simples, basta colocar sua mosca no feed point... Embarcado é mais fácil, desembarcado é possível, porém, complicado porque vc não tem mobilidade, mas se vc gosta desse desafio,é isso que conta!!!

Varas de mão dupla é uma opção, porém, devido comprimento da vara (sozinho complica pegar/embarcar um peixe grande) e distancia percorrida pelo peixe, torna a pratica pouco recomendada, mas tudo isso é opcional amigo, em pescaria o importante é a satisfação pessoal. A diferença do Blank de um caniço de fly de 15 pés para um caniço para spinning/molinete é brutal, o caniço de fly geralmente têm as paredes mais finas e menos resistente e mais fácil de se romper. Mas o povo local tira tarpon com caniço xing ling porque não podemos tirar com fly???

A foz do São Francisco é um local que sonho em ir e pescar Dourado, Tucunaré, Robalão e tarpon num só dia (super grand slam brasileiro???)

 

Editado por Gerson Kavamoto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 27/05/2016 at 11:22, Gerson Kavamoto disse:

PDI (Programa De Índio)

:laugh: :laugh: :laugh:!!

Adorei isso... já adotei a sigla :D

Minha esposa vive dizendo que não entende pq o Fausto passa lá em casa tipo 4:30AM e agora eu já posso dizer que tenho um PDI com o Fausto marcado para o outro dia haha :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
35 minutos atrás, Jost disse:

:laugh: :laugh: :laugh:!!

Adorei isso... já adotei a sigla :D

Minha esposa vive dizendo que não entende pq o Fausto passa lá em casa tipo 4:30AM e agora eu já posso dizer que tenho um PDI com o Fausto marcado para o outro dia haha :D

Amigo, se você não conhecia PDI, certamente NUNCA pescou com o Kensuke Matsumoto kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao Kensuke pelo relato e ao mestre Kavamoto pelas dicas. 

 

Nossa operação de tarpons adultos está a disposição de vocês.

qualquer dúvida é só chamar:

Whatsapp

79 99972 8654

Thiago Moraes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.