Ir para conteúdo

Olhudos e Sargentos em Geribá - Búzios


Postagens Recomendadas

  • Moderador

O bichinho verga uma vara #9!

Fico imaginando pescar esses trogloditazinhos com uma vara #4... porradaria total! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

muito bom! ... A força de um xerelete desses é umas 4 ou 5 vezes maior que a de uma tilápia do mesmo tamanho, sem falar na resistência

Lá no canto, quase chegando nas pedras, há aluguel de caiaques. Na próxima pode ser uma boa alugar um e ir pra trás das pedras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Taí um vasto campo mosqueiro a ser desbravado no Brasil. Vide o outro tópico com corvinas lá do Igor. Numa dessas, saí até um troféu.

Aliás, alguém teria uma idéia do que seria um troféu de xerelete desta espécie aí?

 

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tenho um livro lá em casa com tamanho grande e record brasileiro... depois assinalo aqui, mas esse bicho é pequeno... se me lembro bem o record não é mais que 50cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

a gente pega uns xereletes bonitos aqui nas Cagarras ou mesmo na BG, mas nunca muito acima de 1kg. O padrão é entre 500 e 800g. Pessoalmente, nunca pesquei acima de 2kg e nunca soube de capturar muito acima disso.

O grande problema é que existe uma infinidade de peixes muito parecidos na família dos caranx, incluindo peixes que podem chegar perto ou até passar dos 100kg, como GT e Olho de Boi. Olhetes, guarajubas, xareus, graçainhas e outros atingem bom tamanho tb e já vi muita gente confundir seus filhotes com xereletes

Seja como for, quando a pesca é embarcada, se entrar um xerelete dos seus 800g na mosca o bicho já dá um trabalho considerável, já que ele tem por hábito ir para o fundo em lugar de correr. Fica lá dando cabeçadas e só sobe com um bom esforço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pra mim esse peixe que o Jost fisgou é um xaréu verdadeiro, o chamado crevalle jack, Caranx Hippos. Essa é a espécie que cresce, podendo chegar a mais de um metro de comprimento e pesar mais de 30 kg. O xaréu verdadeiro tem o corpo mais curto e mais alto, tem a "testa" mais angulosa, o olho é ligeiramente maior (proporcionalmente) e a cor é esse prata reluzente, como um pampo.

Xerelete é bem parecido, principalmente quando jovem, porém é mais alongado e mais "baixo", e eu nunca vi um xerelete com outra cor que não fosse aquele dourado/esverdeado (mais ou menos intenso, mas sempre dessa cor). E nunca vi nenhum com mais de 3 kg, apesar de existir referência na literatura a indivíduos com peso aproximado de 5 kg.

Xerelete.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Todas as fotos que vi de um Caranx hippos têm uma mancha preta sobre o opérculo, que o meu peixe não tem...

Enfim, eu não parei para contar o número de espinhos moles e duros das nadadeiras, o que poderia nos tirar a dúvida da espécie, e acho que foi mais de uma espécie que eu pesquei, pois havia bichos com estrias verticais e outros não, alguns prateados e outros bem amarelados.

Na próxima conto todos os espinhos dos peixes :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Douglas disse:

Legal ! Na próxima experimenta essas crazies na cor marrom com a cabeça ( thread) vermelha ou laranja.

Positivo e operante! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost, esse que vc pegou, lá na região dos Lagos é conhecido por Graçainha, e por aqui pelo Rio, como Faqueco ou Xaréu olhudo. Seu nome científico é Caranx latus. Aqui pelo Rio, o normal é 0,5 - 2kg, mas no nordeste tem deles bem maior, não raro acima de 5kg. O recorde mundial registrado pela IGFA é coisa de uns 13kg e pouco, mas o nosso ilustre Dr Luciano pegou um monstro de 18kg em Los Roques (teria batido facinho o recorde IGFA!!!)

O Xerelete (Caranx crysos) é bem parecido mas é um pouco diferente. Mais alongado e azulado. E seu rabo é escuro e não amarelo como na Graçainha. E cresce bem menos. O recorde dele é o que vc postou. Mas o comum é bem menos, sempre na faixa de 0,5-1kg, raro acima disso. Mas dependendo do lugar, é comum terem 3-5kg, como no caso de Cuba, onde o pessoal que foi pegou montanha deles (xerelete), todos grandes, entre 2 a 8kg. E graçainhas de até pouco mais de 10kg. . 

No bait são ambos espécies tão comuns que o povo meio que menospreza, pq tem parentes deles mais nobres, como Olho de Boi, xaréu amarelo, olhete, etc, que crescem bem mais e oferecem briga ainda maior. Mas no fly, certamente são excelentes oponentes, mesmo quando pequenos. Diversão garantida! Ainda mais se vc pesca desembarcado!!

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eita controvérsia. :D 

Pra mim esse aí de cima é o tal blue runner (xerelete azul), mas achava que só existia no nordeste.

De toda forma, opiniões e achismos à parte, eu nem ligo pro que é, se tá fisgando estou feliz! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
25 minutos atrás, André Ribeiro disse:

De toda forma, opiniões e achismos à parte, eu nem ligo pro que é, se tá fisgando estou feliz! :) 

100% :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns pelo batismo em águas salgadas Jost, com o tempo verás que independente da espécie, todos os peixes que possuem a nadadeira caudal na forma de um "V" deitado são velozes e briguentos, proporcionando ótimos embates.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Jost!   :okok:

Acompanhei contigo tudo isso e estou bem feliz com seu resultado. :ok:

Seu "soldado" quando crescer vai virar um sargento e é um peixe muito ruim de se comer, não é saboroso e sua carne é até mesmo bem desagradável. Sei que não pensa em comer esses bichos, afinal das contas não é o foco de suas pescarias, mas te digo, não deixe um dia de comer um peixe maior que vier a entrar numa de suas investidas de pesca no mar, vai ser uma satisfação você fazê-lo para sua loira e assim apreciar o momento culinário. 

Ferro neles meu amigo!!!   :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Durante e minha infância eu era tarrafeador de verão e levava muito peixe para casa para comer: corvinas, papa-terras, peixes-rei, tainhas, sardinhas, bagres, pampos, violas... o que caísse na rede a gente comia. Sei muito bem que peixe fresco de mar é coisa deliciosa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
16 minutos atrás, Jost disse:

Bisonhei total :D

Sargento, que seja! Corrigi lá :bag:

O nome científico não ajuda: Abudefduf saxatilis

:facepalm:

Bisonhou não. :) 

Eu conheço esse peixe como "sargento" ou "soldado moura". :ok: 

image.jpeg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de bola, Jost! :bs-aplauder:

Quanto aos olhudinhos: recomendaria um popper ou uma gurgler pra ter mais visual. Pegam muito bem até em iscas maiores q ele.

Quanto à numeração: achei que a 7 iria bem mais confortável pra essa pescaria, mas pelo seu receio, preferi nao opinar.

Em dezembro eu fiz um relato em Sepetiba com eles só na superficie (link abaixo).

 

 

Quanto ao Sargentinho: acredito q esse seja o melhor brinde, pois mesmo quando abundante, acho dificil fisga-los sem ser com ceva, anzol mosquito e isca minuscula! :okok: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, um equipo #7 seria o tamanho ideal... mas não tenho um #7... ainda :)

Os sargentos pegaram no Crazy Charlie mais para o fundo e bem junto das pedras. Mas o anzol era bem grande, pelos padrões que você mencionou!

O bom da inocência é que você nem tem ideia do que está pegando haha :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa Jost!

Estive na rua das pedras no sábado, na praia depois do cais, a noite, havia grupos de 3-4 carapebas na faixa de 700g, comendo praticamente na areia com a cauda e o dorso de fora da água, coisa linda de ser ver. Daria uma pescaria interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
18 horas atrás, André Ribeiro disse:

Eita controvérsia. :D 

Pra mim esse aí de cima é o tal blue runner (xerelete azul), mas achava que só existia no nordeste.

De toda forma, opiniões e achismos à parte, eu nem ligo pro que é, se tá fisgando estou feliz! :) 

André o xerelete azul tem um faixa neon que sai da cabeça passa por todo dorso e termina na ponta da parte inferior da nadadeira caudal. O peixe é lindíssimo, não se confunde com o nosso xerelete comum. 

xerelete-azul.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Devemos ter nos cruzado por lá, então!

Eu estava jantando com a esposa por lá e paramos um tempão em cima do trapiche, ela olhando o por-do-sol e eu os peixes em cima das algas ali na margem!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
25 minutos atrás, Beto disse:

André o xerelete azul tem um faixa neon que sai da cabeça passa por todo dorso e termina na ponta da parte inferior da nadadeira caudal. O peixe é lindíssimo, não se confunde com o nosso xerelete comum. 

xerelete-azul.jpg

Rapaz, água salgada é uma coisa louca mesmo, pra mim isso aí é uma guaxumba (primo do olhete). :D 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
23 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Taí um vasto campo mosqueiro a ser desbravado no Brasil. Vide o outro tópico com corvinas lá do Igor. Numa dessas, saí até um troféu.

Aliás, alguém teria uma idéia do que seria um troféu de xerelete desta espécie aí?

 

Concordo com o amigo... temos uma vasto caminho a ser desbravado na pesca de fly no Brasil... principalmente no mar... qtas espécies/locais podem render uma grande pescaria de fly que ainda não foi desenvolvida?! 

Abraço a todos...

Bill Constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, André Ribeiro disse:

Rapaz, água salgada é uma coisa louca mesmo, pra mim isso aí é uma guaxumba (primo do olhete). :D 

Esse nome guaxumba desconheço. É xerelete azul mesmo. Primo do xerelete comum. Primo mais distante do olhete. Meio raro por aqui, mas em Arraial do Cabo já peguei algumas vezes. No Caribe é bastante comum, mais ainda que o xerelete comum. E ficam maiores. Até uns 10kg. Tem tanto ali pelas bandas de Cuba que é praga. Toda vez que a gente joga uma mosca pra palometa, vem essa praga e rouba a isca antes kkkk. E normalmente são grandinhos, 1-2kg. Brigam o diabo. No fly nunca conseguimos fisgar um grandão, máximo uns 3kg, mas no bait é comum entrarem de 7-8kg. Adoram uma boa isca de superfície. E a carne dela é bem melhor que do xerelete comum.

 

Mas voltando ao seu peixe, Jost, é um xareizinho olhudo, ou graçainha mesmo, e não xaréu verdadeiro ou xaréu amarelo. Seja como for, qualquer desses carangídeos brigam bastante na linha, ainda mais na mosca. Pura diversão!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pelo jeito essa isca ainda vai nos trazer muita novidade!

E não pode nem dizer que foi apenas um abestado, que tava lá de bobeira, pq eu peguei 2 :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sargento ataca bem as iscas artificiais, peguei muito em micro grub, a dificuldade é enfiar o anzol na pequena boca do peixe. Eles atacam para se alimentar ou por uma questão territorial, por isso é normal vê-los investindo em iscas grandes. É um peixe que defende com muita agressividade o seu espaço, acho que daí veio o nome dele. Já fisguei dois sargentões, daqueles azulados, na ponta do forte de copacabana usando um ep baitfish de 10cm, porque eles vinham enfiando a porrada no streamer e se fisgaram pelo corpo.

Na urca tem muito, mas são bem mais cautelosos para atacar uma isca que o comum, tem que ficar na boca da toca infernizando que aí ele sai e dá uma pancada nela e volta para o abrigo. Na mosca, na urca, não tive sucesso, mas é um lugar legal para tentar.

Aposto que esses sargentos devem se amarrar em ninfas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 12/05/2016 at 13:59, Beto disse:

Sargento ataca bem as iscas artificiais, peguei muito em micro grub, a dificuldade é enfiar o anzol na pequena boca do peixe. Eles atacam para se alimentar ou por uma questão territorial, por isso é normal vê-los investindo em iscas grandes. É um peixe que defende com muita agressividade o seu espaço, acho que daí veio o nome dele. Já fisguei dois sargentões, daqueles azulados, na ponta do forte de copacabana usando um ep baitfish de 10cm, porque eles vinham enfiando a porrada no streamer e se fisgaram pelo corpo.

Na urca tem muito, mas são bem mais cautelosos para atacar uma isca que o comum, tem que ficar na boca da toca infernizando que aí ele sai e dá uma pancada nela e volta para o abrigo. Na mosca, na urca, não tive sucesso, mas é um lugar legal para tentar.

Aposto que esses sargentos devem se amarrar em ninfas.

Beto,

Dei uma fuçada na net e realmente o Sargentinho é um desafio dos bons.

Achei um doido em Salvador (Daniel) que corre atras deles naquela cidade.

Recomendações da experiencia do cara:
">MICRO STREMEAR BRANCO, IMITANDO UMA PITITINGA (manjubinha), ANZOL #12 A #18, pegam CARAPIAÇAVA, GUARAÇAIM, SALTEIRA..."

3625458440_e39487ff3b.jpg

Editado por Alberto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 12/05/2016 at 13:59, Beto disse:

Sargento ... É um peixe que defende com muita agressividade o seu espaço, acho que daí veio o nome dele. ..

Na verdade, o nome vem das três listas negras mais evidentes no corpo do peixe :whistle:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 09/05/2016 at 19:11, André Ribeiro disse:

Pra mim esse peixe que o Jost fisgou é um xaréu verdadeiro, o chamado crevalle jack, Caranx Hippos. Essa é a espécie que cresce, podendo chegar a mais de um metro de comprimento e pesar mais de 30 kg. O xaréu verdadeiro tem o corpo mais curto e mais alto, tem a "testa" mais angulosa, o olho é ligeiramente maior (proporcionalmente) e a cor é esse prata reluzente, como um pampo.

Xerelete é bem parecido, principalmente quando jovem, porém é mais alongado e mais "baixo", e eu nunca vi um xerelete com outra cor que não fosse aquele dourado/esverdeado (mais ou menos intenso, mas sempre dessa cor). E nunca vi nenhum com mais de 3 kg, apesar de existir referência na literatura a indivíduos com peso aproximado de 5 kg.

Xerelete.jpg

Prezado André,

Como Vai !

Acredito que o Jack Crivalle seja uma espécie de Xaréu diferente da encontrada aqui nas nossas águas.

O Jack é um peixe mais tropical. Tem muito na Flórida. Segue foto.

abç

Doug

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Douglas:

Esse da tua foto é o nosso xareu amarelo, tb chamado de xaréu verdadeiro ou, nos EUA e outros lugares, jack crevalle, facilmente identificável pelos tons amarelados na cauda e nadadeiras e pela pinta preta junto no opérculo. São exatamente o mermo peixe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
21 horas atrás, Douglas disse:

Prezado André,

Como Vai !

Acredito que o Jack Crivalle seja uma espécie de Xaréu diferente da encontrada aqui nas nossas águas.

O Jack é um peixe mais tropical. Tem muito na Flórida. Segue foto.

abç

Doug

image.jpeg

Olá comte., :) 

Estou muito bem e você? 

Sempre nos presenteando com lindas fotos de capturas. :bs-aplauder:

Confesso que depois de tanta polêmica, nem sei mais o que dizer, acho que realmente teremos que tirar essas dúvidas com biólogos especializados. :D 

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.