Ir para conteúdo

Bicho Preto "Esquentado" (Cabeça Quente)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Muito bom André e a explicação está ótima. :ok:

Usei esse anzol mês passado durante as pescarias que fiz na Patagônia Argentina e mostrou-se ótimo em todos os sentidos. :okok:

inicialnente achei que ficaria muito pesado por ser reforçado e isso fui um plus a mais para fazer a mosca afundar. Atei algumas Wetflies com ele e também ficaram na medida. 

Os anzóis mais finos também foram aprovadissimos e usei muitas vezes. Pensei que poderia ser um ponto fraco sua resistência, mas estava enganado, nenhum se partiu, abriu ou teve a ponta estragada. Pena que o estoque secou e não vão aparecer mais. Sorte de quem sofre da síndrome do esquilo, pois esses anzóis são bons. :yes:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Xará!

Show de atado e de passo-a-passo!!
Muito bem feito e explicado!
Vou atar umas dessas pra mim também, quem sabe em maio eu vou visitar umas "trutinhas catarinas"...
:whistle:

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André Ribeiro,

Primeiramente gostaria de agradecer o passo a passo que compartilhou.

Poderia informar onde consigo esse "Bead Head de latão, laranja quente", ou se posso substituir por outro material tipo miçanga?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Papalardo disse:

André Ribeiro,

Primeiramente gostaria de agradecer o passo a passo que compartilhou.

Poderia informar onde consigo esse "Bead Head de latão, laranja quente", ou se posso substituir por outro material tipo miçanga?

Abraços!

Eu que agradeço meu amigo. :) 

Pode substituir por miçanga, mas ciente de que uma miçanga não tem o mesmo formato de um beadhead e raramente terá a mesma função de lastro, a não ser que seja uma miçanga de latão.

Você pode usar um beadhead de outra cor e pintá-lo.

Não tenho certeza de que os lojistas aqui no Brasil tenham esse item em estoque, há de se confirmar. Comprei os meus por encomenda via catálogo. Se houver interesse, posso te passar os detalhes.

Grande Abraço ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho alguns bichos pretos na minha fly box, de tudo quanto é "cabeça"...hehehehe
Até "bicho verde" eu fiz, ficou uma mosca bem bacana e de coloração bem chamativa!

Vou pegar a foto e posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André, não vou ensinar o padre a rezar a missa, mas a princípio você pode colocar ribbing em qualquer mosca. Primeiro pq aumenta a segmentação, mas principalmente pq aumenta a resistência do abdômen e todo mundo gosta de ver a mosca pegando 47 peixes :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Minha teoria particular de pq essas ninfas funcionam é simplesmente pq são pouco usadas e as trutas não reconhecem que já foram "picadas" por uma dessas antes :D

Funcionam, provavelmente, por causa da bead laranja, uma vez que, pelo jeito, não faz muita diferença em como o resto do corpo é atado. A minha versão (que uso já faz uns 4 anos na Patagônia) não tem cauda, nem hackle, o dubbing é o mais fuleiro que se possa imaginar e é atada em anzol #16... mais simples que isso só se for somente a beadhead... e pega peixe grande: as 3 maiores arco-íris da minha vida foram pegas com essa ninfa minúscula.

Ó aí o tamanico da ninfa na boca do bicho :D

G0081595.JPG:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
16 minutos atrás, Jost disse:

André, não vou ensinar o padre a rezar a missa, mas a princípio você pode colocar ribbing em qualquer mosca. Primeiro pq aumenta a segmentação, mas principalmente pq aumenta a resistência do abdômen e todo mundo gosta de ver a mosca pegando 47 peixes :D

Grande Mestre Jost!

Com certeza concordo com você.

Eu não coloquei rib por relapso mesmo e por não ter visto um passo-a-passo antes de atar...
Atei pelo que uma vez tinha visto num programa do betinho em que o Jamanta tinha ensinado a ata-la, mas fazia tempo que o havia assistido...

:bag::whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que o laranja pode atrair porque remete ao saco vitetino dos pequenos peixes, remete também ao "saco de ovos" de alguns insetos (ainda que a mosca imite uma ninfa), ou por lembrar as próprias ovas das trutas, enfim talvez simplesmente por ser uma cor que de alguma forma é percebida pela truta como indicador de comida (como a cor roxa da The Kite):

image.jpeg

image.jpeg

Sei lá, o importante é que funciona! :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Crustáceos (pâncoras pequenas, fragmentos de pâncoras e os tais scuds) ficam laranjas depois que morrem... eu acho que essa é uma explicação mais viável, correlacionando laranja com comida.

Não sei se os peixes têm memória correlacionando laranja com ovas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas acho que as trutas apresentam comportamento canibal, e assim com os salmões, não dispensam um "suculento" Egg Yarn

image.jpeg

É certo que essas "ovas de lã" são "atadas" nas mais diversas cores, mas acho que laranja e rosa são as mais usadas.

Porém, mais uma vez, pode ser que a efetividade dessa "bolinha" esteja muito mais ligada à cor do que ao formato. Vai saber... :mellow: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
21 minutos atrás, Jost disse:

Crustáceos (pâncoras pequenas, fragmentos de pâncoras e os tais scuds) ficam laranjas depois que morrem... eu acho que essa é uma explicação mais viável, correlacionando laranja com comida.

Não sei se os peixes têm memória correlacionando laranja com ovas.

Eu sempre vi desta forma (como crustáceos mortos).

Eu acho que a parte das ovas pode ter influencia sim, mas como explicar a efetividade desta cor longe do período reprodutivo dos salmonídeos?!
Se não tem reprodução, não tem ovas...

Por isso sou mais da teoria de crustáceos. Além do que, tive também ótimos resultados com lambaris usando também missanga laranja, mas em riachos que eles nem sonham encontrar uma truta ou salmonídeo. Mas já encontrei carangueijos que, esses sim, tem ovas alaranjadas, quando inviáveis, ou até mesmo diminutos carangueijos, já completamente formados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem pâncora maior que isso por lá, André :D

9 minutos atrás, André Vergara disse:

Eu acho que a parte das ovas pode ter influencia sim, mas como explicar a efetividade desta cor longe do período reprodutivo dos salmonídeos?!
Se não tem reprodução, não tem ovas...

Eu também acho que a lembrança da ova é efêmera e muito sazonal. E se fosse ela, provavelmente a gente só pegaria peixes com determinados tamanhos e cores de miçangas, o que não é verdade. No caso específico dessa Patagônia, beadheads maiores que #16 não estavam pegando e não havia nenhum tipo de ova no rio o que, para mim, pesa mais a favor dos crustáceos (ou de pedaços deles hehe).

Nada impede que haja um "hatch" de ovas e que as trutas fiquem seletivas para determinado tamanho e formato de coisa laranja, rosa ou vermelha... mas aí vai ser fora da temporada de pesca, no caso da Argentina.

Enfim, vai saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André, se você for atar com miçanga plástica, sugiro cor sólida ao invés da transparente... mas já que atou com uma translúcida, joga lá e diz pra gente se funciona :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 minutos atrás, Jost disse:

André, se você for atar com miçanga plástica, sugiro cor sólida ao invés da transparente... mas já que atou com uma translúcida, joga lá e diz pra gente se funciona :D

Jost, a miçanga translúcida funciona sim! E muito bem!
"Coisa ainda sem nome" que desenvolvi no rio caveiras em janeiro, peguei minha maior truta (aprox. 35 cm) com ela, atada em anzol #14.
Em anzol #12 não atacava e em anzol #16 ficava muito desproporcional...

DSC01028.JPG

DSC01042.JPG

DSC01043.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 minutos atrás, Jost disse:

Isca estranha... mas claramente é uma pupa de cadis.

Hum...bom saber que ela tem uma "classificação" já!

Orange Caddis Puppa?!
Vergara Caddis Puppa?!

Peço ajuda aos amigos pra denominar a "coisa estranha" pupa de cadis. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hot Glass Caddis :D

Geralmente o pessoal chama esse tipo de corpo feito com várias miçangas enfileiradas de "glass caddis".

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora vou tentar aperfeiçoar o atado dela. Tive uns probleminhas com a fixação das miçangas, mas já tive idéias de como melhorar...

Vou tentar fazer as alterações e depois posto o resultado!

:D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A receita original usa penas macias... parece que essa que você usou é rígida, tipo de mosca seca... não que ela tenha afetado a efetividade... é, talvez ela seja responsável por ter funcionado.

Enfim, nem sei pa comecei essa conversa :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
12 minutos atrás, Jost disse:

A receita original usa penas macias... parece que essa que você usou é rígida, tipo de mosca seca... não que ela tenha afetado a efetividade... é, talvez ela seja responsável por ter funcionado.

Enfim, nem sei pa comecei essa conversa :D

Sim, usei uma pena mais rígida, pois era o que eu tinha pra atar (tinha levo só alguns materiais de atado).

Mas ela afunda bem, apesar de não ter nada de lastro (além das miçangas).
Vou tentar diminuir um pouco o tamanho das fibras e mudar a forma de atado dela, talvez fique um pouco melhor e mais fácil de atar (não que ela seja difícil...)
 

Mas essa conversa pra mim foi muito útil!
Só estamos mudando o foco do post do meu Xará...:bag:
Espero que ele não fique bravo...:ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me lembrou uma taturana. :)

taturana.jpg

Citar

Mas essa conversa pra mim foi muito útil!
Só estamos mudando o foco do post do meu Xará...:bag:
Espero que ele não fique bravo...:ph34r:

À vontade. :happy:

Se o assunto evoluir mais, podemos transferir para um outro tópico. :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 minuto atrás, André Ribeiro disse:

Me lembrou uma taturana. :)

taturana.jpg

À vontade. :happy:

Se o assunto evoluir mais, podemos transferir para um outro tópico. :ok: 

Também pode ser! Bem parecida, por sinal.

Mas ai tem que fazer ela flutuar...essa minha está um pouquinho "acima do peso"...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom, ja que se atracaram a dar palpite no atado do homi ... la vai eu tbem

Essa cabeça vermelha nasceu (nao sei se alguem fazia antes) a uns 3 ou 4 anos atras la na cabana quando acabou o bead bronze. Nos meses subsequentes eu testei as duas, sendo que, nos meses de abril e maio esta com cabeça laranja pegava 3 x mais que as com cabeça bronze ou preta.

Outra coisa, seguindo o que o Jost falou, eu faço em anzol mais longo e segmento o corpo para ela se parecer mesmo uma ninfa. Por isso, a cauda que faço é bem menor. 

Bicho preto é algo preto que pode ser atado com um montão de coisa.... enrolar o proprio marabou fazendo o corpo, na epoca, foi uma solução economica e que permitiu uma mosca com o abdômen mais cilíndrico e o torax mais robusto... reproduzindo uma ninfa mesmo. Tanto que, é uma mosca que funciona muito bem em upstream.

Eu acho que dah pra fazer isso com tudo que for preto ...pequenas com o proprio fio da linha., com dubing, com chenile... com cabeça verde... sem cabeça... tudo vai pegar peixe justamente porque esse padrao (com bem descreve o andre) é muito apelativo.

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
22 horas atrás, Jamanta disse:

Bom, ja que se atracaram a dar palpite no atado do homi ... la vai eu tbem

Esses palpites são muito bem-vindos. :D 

22 horas atrás, Jamanta disse:

Eu acho que dah pra fazer isso com tudo que for preto ...pequenas com o proprio fio da linha., com dubing, com chenile... com cabeça verde... sem cabeça... tudo vai pegar peixe justamente porque esse padrao (com bem descreve o andre) é muito apelativo.

Em outras palavras, quem usa está apelando! :laugh: :laugh: :laugh: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 horas atrás, Jost disse:

Mas esse argumento é falacioso, Beto :D

Spinner é uma coisa, miçanga laranja é outra!

Não sei porque, mas vamos fazer uma pergunta diferente - O que as trutas tanto apreciam nesta isquinha? - Se duvida , preste atenção em quantas trutas a filha do Kensuke pega no poço do Claudio

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

2 cents,

Peixes, em especial salmonídeos, atacam moscas não apenas no intuito de se alimentar, mas também por um reflexo de agressão. Cores quentes e contraste são um gatilho para a agressão.  A propriedade do laranja de disparar agressão é conhecida há muito tempo, vide Partridge&Orange. É verdade que o laranja realmente aparece em ovas e crustáceos. Por isso acho que esta cor também pode ser um gatilho do tipo "mata-fome", quando usado de forma imititativa.

Este ano a temporada de truta marrom começou em 1. de março por aqui. Apesar de não ter sido um inverno rigoroso, foi um inverno frio e longo. No mês de março inteiro, a água do Jller ficou a maior parte do tempo em torne de 5 °C. Significa uma atividade próxima de 0 de insetos e trutas inativas. Somente streamers vestidos em roupas quentes funcionam nesta condição (a razão para não se usar ninfas é que março é o defeso do grayling).  É claro que eventualmente se pega 1 peixe num padrão imitativo, mas se quiser pegar 10 ao invés de 1, melhor usar cores quentes. Marrom é especialmente irritada pelo vermelho.

[]'s

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isto ai André uma mosca com o nome Bicho Preto que destaca bastante, muito bom.

Gostei do seu passo a passo.  :okok:

Vai em frente.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma das evidências de que agressão é um fator de ataque é a pesca do salmão em rios. Na subida do rio, o salmão não se alimenta, no entanto é pescado com moscas. Mas olhas as moscas de salmão: são todas cheias de contraste e cores quentes.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse tipo de conversa aleatória é, para mim, a mais produtiva do fórum.

No meu caso, atei umas cabeças quentes simplesmente por curiosidade para ver se as TILÁPIAS pegavam. Pegaram mais ou menos... aí esqueci na caixa e foi para a Patagônia junto. Lá elas se mostraram muito produtivas.

Independente desse resultado, é uma ninfa que raramente está na minha caixa. Acho que tenho vergonha de atá-la... e o que acontece é que quando vou pescar trutas, geralmente tenho uma ou duas na caixa e perco as duas para um monte de trutas em duas ou três horas de pesca e depois fico sem elas. Por sorte, geralmente levo as beadheads laranjas comigo (nem sei exatamente pq) e posso atar mais (escondido) para o outro dia... :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
24 minutos atrás, Jost disse:

Esse tipo de conversa aleatória é, para mim, a mais produtiva do fórum.

No meu caso, atei umas cabeças quentes simplesmente por curiosidade para ver se as TILÁPIAS pegavam. Pegaram mais ou menos... aí esqueci na caixa e foi para a Patagônia junto. Lá elas se mostraram muito produtivas.

Independente desse resultado, é uma ninfa que raramente está na minha caixa. Acho que tenho vergonha de atá-la... e o que acontece é que quando vou pescar trutas, geralmente tenho uma ou duas na caixa e perco as duas para um monte de trutas em duas ou três horas de pesca e depois fico sem elas. Por sorte, geralmente levo as beadheads laranjas comigo (nem sei exatamente pq) e posso atar mais (escondido) para o outro dia... :bag:

Mas só uma ou duas...hehehehehe :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
14 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

É verdade que o laranja realmente aparece em ovas e crustáceos. Por isso acho que esta cor também pode ser um gatilho do tipo "mata-fome", quando usado de forma imititativa.

Exatamente, apesar sob algumas circunstâncias a truta apresentar comportamento alimentar seletivo, não podemos nos esquecer de seu caráter extremamente oportunista. ;) 

Por isso acredito que mesmo não estando em época de desova, ou ocorrência de hatch de insetos de cor alaranjada ou ainda inexistência de crustáceos na água, essa cor pode ser o gatilho para o ataque fundamentado no alimento. :yes: 

Já capturei trutas em rios que não possuem gammarus, com um scud laranja. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 hours ago, Jost said:

Independente desse resultado, é uma ninfa que raramente está na minha caixa. Acho que tenho vergonha de atá-la... e o que acontece é que quando vou pescar trutas, geralmente tenho uma ou duas na caixa e perco as duas para um monte de trutas em duas ou três horas de pesca e depois fico sem elas. Por sorte, geralmente levo as beadheads laranjas comigo (nem sei exatamente pq) e posso atar mais (escondido) para o outro dia... :bag:

Síndrome de ética de chalck stream. :bleh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Odimir disse:

:):):)

Grande André,

Parabéns pelo passo a passo bem didático e minucioso, "esquentando" o que já era bom !

Abração

Odimir

Obrigado mestre Odimir, :) 

Apenas repassando as lições aprendidas. :graduado:

Grande Abraço ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Entrando nesta parte da entomologia ... para mim, bicho preto parece muito com os insetos de megaloptero que temos... e TEM DEMAIS nos nossos rios... acho que tambe imita uma stone .... se nadar um girino, damsel... entao acho que vai muito da forma como a pessoa usa.

Não sei se é apelação,,, mas é inegável que funciona .. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.