Ir para conteúdo

Cartão de memória para GOPRO


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Turma com o belíssimo resultado em se usar a câmera presa no net, apresentados pelo Jost. Resolvi investir mais a sério neste artifício.

Digo mais a sério porque já estou usando, só que com uma câmera mais simples. Logo estou estudando a possibilidade de adquirir uma gopro. Só que uma coisa me assustou, li, no site da marca, que existe uma lista de cartões de memória que são recomendados, mais cada cartão custa entre 250 e 400 reais. 

Sendo assim, pergunto aos amigos que tem esta câmera:

Qual cartão de memória estão usando? 

É realmente imprescindível um cartão destes?

Qualquer esclarecimento é bem vindo.

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pimpolho comprei cartões CLASS 10 que tem uma taxa de gravação e consequentemente leitura mais rápida.

30e07f401cdec6f563af11472a4850da.jpeg

São os cartões mais recomendados, mas já deve ter mais velozes.

Quanto ao preço, lá fora custa uns 27 dólares e aqui dentro uns 150 reais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Provavelmente o site da GoPro sugere investir nesses cartões para o caso das GoPro Hero 4 ou das versões Hero 3+ e Hero 3 Silver e Black nos casos de filmagens extremas.

Nessas câmeras você tem possibilidade de fazer filmagens ultra rápidas em alta definição. Isso requer cartões especiais de alta taxa de transferência de dados, tipo os classe 10 ou mais potentes.

Bem, vamos aos fatos frios da utilização da minha GoPro Hero 3 White: eu nunca efetuei filmagens com 60 frames por segundo na Patagônia... até poderia ter feito, mas esqueci.

Isso posto, efetuei apenas filmagens HD "simples" (30 frames por segundo), fotografias e fotografias time-lapse (de 1 foto a cada 1/2 segundo até 1 foto a cada 30 segundos). Foi tudo o que quis fazer e isso já me gerou uma quantidade gigante de ótimo material para edição.

Para essas filmagens e fotos, não é necessário nada de especial nos cartões de memória: usei esses comuns da Sundisk Classe 4 e eles não deram problema algum, especialmente nos vídeos.

Uma sugestão IMPORTANTE é NNÃÃOO comprar apenas um cartão de memória gigante, tipo 64G ou 128G. Se o cartão queimar você perde TUDO (óbvio), inclusive a enorme quantidade de dinheiro que investiu nele (eu tinha um 64G Classe 10 e queimou :facepalm:).

Assim, é uma ótima sugestão você investir em vários cartões de 8G Classe 4, se não estiver com ideias mirabolantes de filmagens exóticas tipo 240fps ou coisas do estilo por lá. Um cartão de 8G lhe permitirá filmar por aproximadamente 1 hora em HD antes de ficar cheio... e tirar umas 2 mil fotos (5M), o que é um espaço ótimo para uma boa quantidade de takes e várias time-lapse de capturas ou translados.

Eu levei um cartão de 16G Classe 10 (que já tinha) e mais 3 cartões de 8G. Isso dá um investimento de aproximadamente 200 reais, a dinheiros de hoje, e lhe dá 48G de cartões (~5horas de filmagens). No meu entender bem satisfatório. Tudo isso dentro de um estojinho para cartões SD.

Se você levar um ultrabook ou notebook, pode inclusive baixar diariamente as filmagens e fotos e levar apenas um par de cartões de 16G Classe 10, por exemplo (tem que ser pelo menos 2... vai que um queima :p )

Sugiro ainda FORTEMENTE que você adquira uma bateria extra pra sua GoPro (atente para o modelo, pois as baterias da 3 são diferentes da 4) e um carregador duplo de baterias que encaixa num carregador de celular com porta USB, tipo esse: http://pt.shop.gopro.com/accessories/dual-battery-charger-for-hero3plushero3/AHBBP-301.html . Desse jeito você sempre terá duas baterias carregadas, uma na câmera e outro num pequeno tupperware estanque na mochila ou pochete, e não vai ficar na mão por causa de eletricidade.

Por enquanto acho que isso te dá uma diretriz... qqr coisa vai perguntando e eu vejo se posso ajudar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Apenas como exemplo de procedimento, eu sempre tinha uma bateria full na máquina e outra full no estojinho estanque no colete. Além disso, sempre tinha um cartão vazio nesse estojinho, para o caso do cartão da máquina ficar cheio. Como a própria máquina te diz o quanto de tempo ela ainda pode gravar de vídeo no cartão, você sempre tem uma boa ideia de quando terá que trocar o cartão, o que EVIDENTEMENTE, deverá ser feito na margem do rio :D

Chegava de noite na pousada e já colocava as duas baterias para recarregar, independente de ter ou não usado. Isso já me dava duas baterias full para o outro dia. A não ser que você vá fazer filmagens extralongas, não precisa ter mais que duas baterias. Colocar a câmera no modo auto-off e usar pouco a wi-fi também ajuda muito.

Faça o download da App da GoPro para seu celular e LEVE junto. É muito bacana para fazer filmagens remotas de você mesmo. Algumas vezes prendi a GoPro numa árvore e fiz filmagens mais longes de mim mesmo pescando, com acionamento já dentro do rio via celular e wi-fi. Além disso, caso você compre uma ventosa pra grudar do lado de fora do carro, por exemplo, é SUPER legal ter o celular conectado para decidir o que fazer, que takes tomar e quando mudar a máquina de filmagem para câmera para time-lapse... super recomendo.

Por fim, agora ja tenho 4 cartões SD (3 classe 4 e um classe 10), mas para a próxima viagem comprarei mais uns 3 (talvez dois classe 10 e mais um classe 4). Isso me dá uma enorme quantidade de espaço para ser usado em cada viagem, me dando o luxo de "filmar qualquer bobagem que eu queira sem ter que ficar pensando se a filmagem é ou não importante pq eu tenho pouco espaço para gravar".

Enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa dica da bateria é importantíssima, pois o cartão não vai encher antes da bateria arriar, isso é certo. A bateria de minha câmera não dura sequer 2 horas de gravação e para encher o cartão que faço uso, teria que fazer 8 horas de gravação. Em suma, invista em baterias e é o que vou fazer. :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigos obrigado. A questão da bateria e do carregador já era certa, me restava saber do cartão.

Jost está questão de quadros por segundo foi fundamental, pois ainda estava lendo sobre o assunto.

Bom isso posto acho que uns 4 cartões de 8 G ou uns 3 de 16 classe 10 darão conta. 

Esses cartões recomendados chegam a incrível marca de gravar a 90mb/s. Por isso são tão caros.

Editado por Gustavo Mello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se você só for fazer vídeo em HD até 30fps, nem precisa ser classe 10. Você dobra o preço do cartão quando sai de um classe 4 e vai para um classe 10.

Na verdade eu tinha um de 16G classe 10 pq quando queimou o meu de 64G Classe 10 (:facepalm::facepalm:) e eu fui comprar na loja eles só tinham esse Classe 10 pra vender :dry:

No quesito quantidade de espaço, qualquer coisa entre 28 e 40G de cartões é mais que suficiente para você se ambientar com a GoPro e ter uma cacetada de material pra editar depois.

De toda sorte, acho que primeiro você deve comprar a câmera e ver o que ela te oferece de recurso. Sabido isso, decidir se vai ou não usar os recursos extremos da câmera na Patagônia. Por fim decidir os cartões em função da taxa de transferência de dados máxima que seus projetos de filmagem vão exigir.

Evidente que não sou nenhum cineasta, mas te dou uma dica: quando você tiver a câmera em mãos e souber os recursos extremos que ela oferece, senta um pouco, fecha os olhos e imagina exatamente o que você quer filmar com esse recurso por lá e vê se vai ser viável... aí começa a fazer uma listagem dos takes que você pretende fazer.

Eu tinha uma lista deles justamente para editar e fazer meus vídeos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo obrigado pelas dicas, vou levar em consideração suas experiências reais. 

Com relação a câmera estou fazendo um pente fino com relação a preço e características, levando muito em consideração importantes fatores.

1- A série 3 será descontinuada, notícia no site da gopro. 

2- Já não se encontra o modelo 3 White nova para comprar.

3- O modelo 3 Silver  tem pouca diferença de preço com relação ao modelo 4 Silver.

4- O modelo 3 Black é mais caro que o 4 Silver.

Conclusão é que eu me programe pra comprar o modelo 4 Silver.

O planejamento de uso tb é uma ótima dica. De qualquer jeito vou lendo e estudando as possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.