Ir para conteúdo

Fly embarcado em Caiaques para iniciantes


Postagens Recomendadas

Pessoal, bom dia!!!!

 

Sou amante da pescaria desde guri, mas sempre pesquei com iscas naturais e plugs, mas depois de anos e por influencia de vários amigos que pesca de fly, resolvi experimentar, cito alguns (Fausto, BigMárcio, Vergílio, Serginho entre outros), impulsionado pelas piraputangas que tenho visto no rio Cuiabá. Como todo iniciante, temos muitas dúvidas, como:

Será que vou me adaptar a esse tipo de pescaria? Se eu não me adaptar, será que foi por usar material de baixa qualidade? Que material devo comprar para iniciar? Será que vou investir muito dinheiro para algo que não sei se aproveitarei? Que material comprar #6, #7, #8 ou #9? linha float ou sink? e a dúvida por aí vai... Por isso venho ao fórum dos amigos pedir ajuda, sei que aqui estão os maiores pescadores de fly do Brasil, e por desconhecimento não falarei do mundo, risos!!!!

Antecipadamente agradeço a juda dos especialistas!

 

Márcio Sá

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa Marcio, tudo certo?!
Seja bem vindo ao Fórum, sinta-se em casa para perguntar, questionar, etc!

Sobre suas dúvidas, com certeza grandes mestres aparecerão aqui para lhe ajudar, mas vou tentar fazer algo pra começar.
 

Será que vou me adaptar a esse tipo de pescaria?
Olha, se você é um amante de pesca, a chance de você gostar é grande. Com relação a se adaptar, é a mesma coisa que trocar a vara de bambu por um molinete e depois, para uma carretilha. No começo é um pouco dificil, mas depois a coisa engrena e ai é só diversão!

Se eu não me adaptar, será que foi por usar material de baixa qualidade?
Por via de dúvidas, compre um material bom, sem necessariamente ser um top.
Em relação a "prioridade" de qualidade, pense primeiro na linha, logo em seguida na vara e por ultimo, na carretilha. Linha e vara de boa qualidade fazer MUITA diferença. Se sua pescaria, além das piraputangas se estender para dourados e outros peixes maiores, a carretilha também assume grande importância.

Que material devo comprar para iniciar?
Para iniciar, eu (particularmente) indicaria um conjunto #6, que é meio "polivalente". Conseguirá pescar as piraputangas tranquilamente, algum pacu também, trairas, piracanjubas, matrinxãs, piauçu, etc. Depois, se gostar mesmo da brincadeira, invista em um conjunto #8 ou #9 para os dourados, grandes pacus e outros predadores do gênero.

Será que vou investir muito dinheiro para algo que não sei se aproveitarei?
Por via de dúvidas, converse com algum amigo que pesca ai na sua região com fly. Peça pra ele um dia um equipamento emprestado ou combine com ele em um pesqueiro, experimente e veja o que acha. É uma boa opção para tirar essa "febre".

Que material comprar #6, #7, #8 ou #9?
Respondi essa ali em cima...hehehe

linha float ou sink?
Para iniciar, use uma linha Weit Forward (WF) floating. Linhas sinking ou sinking tip exigem bastante controle do pescador, que precisa conhecer bem e estar familiarizado com o equipamento que está usando.

Antes de pescar de fly com o caiaque, te indico que treine bastante em terra firme, aprenda a fazer os casts corretamente e, se possível, peça para algum amigo mais experiente lhe ajudar na hora da pesca. Ter alguém por perto que entenda ajuda muito no aprendizado!
Em relação ao fly + caiaque, é uma modalidade que pratico também e é algo maravilhoso!
Se já tem um caiaque, treine em alguma lagoa/lago a ficar e pescar em pé nele. Se ainda não tem, procure por caiaques que tenham uma boa largura (acima de 80 cm), o que irá lhe dar uma certa estabilidade para ficar em pé. Caso tenha dificuldade para pescar em pé no caiaque, pode ser sentado mesmo, é tudo questão de se acostumar.

Espero ter ajudado em alguma de suas dúvidas!
Qualquer coisa, é só mandar suas dúvidas aqui que o pessoal com certeza aparece pra te ajudar!

Grande abraço!

Editado por André Vergara
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André Vergara, muito obrigado!

Foi esclarecedora a sua resposta, acho que tenho que achar alguém na região de Cuiabá que seja experiente, pelo que entendi, esse é o primeiro passo.  Seguirei sua orientação. Quanto ao caiaque, tenho um Caiman 125. Qual sua opnião da estabilidade dele para pesca em pé? Eu pesco de com plugs de meia-água e sempre sentado.

O fly precisa arremessar em pé ou consegue sentado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
15 horas atrás, Márcio Sá disse:

André Vergara, muito obrigado!

Foi esclarecedora a sua resposta, acho que tenho que achar alguém na região de Cuiabá que seja experiente, pelo que entendi, esse é o primeiro passo.  Seguirei sua orientação. Quanto ao caiaque, tenho um Caiman 125. Qual sua opnião da estabilidade dele para pesca em pé? Eu pesco de com plugs de meia-água e sempre sentado.

O fly precisa arremessar em pé ou consegue sentado?

Isso mesmo Márcio.
Se conseguir alguém ai da região com um pouco mais de experiência, seria muito bom, inclusive para lhe ajudar no seu aprendizado.
Procure aqui no fórum, com certeza encontrará vários parceiros ai na sua região!

Com relação ao caiman, tenho amigos que tem ele e pescam com plugs em pé tranquilamente. Como comentei, é mais questão de se adaptar.

O fly pode ser utilizado sentado sim, sem problemas. Mas em pé facilita a pescaria.
Pra treino, o que você pode fazer é ir em um ambiente controlado, ou seja, uma piscina. Leve seu caiaque e vá se acostumando a ficar em pé. Depois treine uns casts com vara de bait mesmo (se ainda não tiver o fly). Depois de acostumar com uma, a outra vai bem tranquilamente!

 

Qualquer coisa, é só perguntar ai!
:D
Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá, Márcio.

Respondi sua MP.

Aqui pra Cuiabá, pegaria uma #7 para piraputangas e uma #9 para dourados.

Linha floating para a #7. Para a #9, uma  floating e uma sinking tip.

Acredito que a pessoa com maior know how pra lhe vender algo muito bom com preço justo, seja o Thiago Zanetti. Sempre comprei com ele e sempre superou minha expectativa.

Quanto ao Caiman, não posso opinar. Remo praticamente todos finais de semana, mas não para pesca.

De qualquer forma é um caiaque sot, cópia de um barco gringo. Para lazer é excelente.  Na nossa região, em pé só se for batendo piraputanga, acho pouco provável ter uma pescaria agradável de dourado - (aqui em Cuiabá e região) - em pé no caiaque. Bem, opinião minha. 

Vamos marcar uma pescaria pro lado da Guia/3 Pedras. 

 

Abração,

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom Márcio já viu que a turma é nota 1000 por aqui e o melhor, informa da maneira que fizemos contigo quando iniciou lá na Intrépida. :ok:

Você se lembra de seu primeiro conjunto de bait? No Fly é o mesmo, se compram algo ruim vai se arrepender e se comprar algo bom ou ótimo vai se dar bem.

O barato vai te atrapalhar na aprendizagem e as dicas dos amigos são ótimas. :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcio seja bem vindo.


Você é um felizardo por morar em um local onde existe piraputanga. Ela é um daqueles peixes feitos para serem capturados com o fly.


Quanto ao caiaque, eu possuo um caiman 100, acho que é um dos melhores caiaques nacionais, é muito estável, tem uma ÓTIMA cadeira, o pescador fica bem distante da água e é possível pescar em pé nele em águas calmas, mantem o rumo durante a remada, manobra com facilidade e tem enfrentado o mar da boca da baía de guanabara sem maiores problemas. Em desfavor do caiman 100 está a dificuldade de fazer longos percursos, pois o barco não embala, é um caiaque com certo arrasto e, além disso, por ter a borda mais alta que os demais caiaques o caiman 100 pede um remo mais longo para que a remada seja mais agradável. Acredito que o problema de arrasto não exista no caiman 125, pois é bem mais longo, mas deve perder em manobrabilidade. 
Dá uma olhada no canal do Leo Gafanha no you tube, ele pesca o tempo inteiro com caiman 100 e 125, tem vídeos em que ele fica em pé no caiaque e faz uns testes da estabilidade do 100 e do 125.
 

Dá uma olhada nesse vídeo:  https://youtu.be/tRrSHfms0QQ

Editado por Beto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faustinho, Isso aí!!!!

Preciso achar um material BBB, como não tenho referencia de modelo ou marca, tenho procurado em lojas por aqui, mas não tenho encontrado muita coisa.

Continuo no garimpo.

 

Beto, 

Tenho um caiaque caiman 125 da Hidro2, realmente os caiaques da Hidro são bem estáveis, agora é unir com o fly.  Acredito que será uma maravilha!!!!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Márcio,

Também acho que um conjunto #7 seja a melhor opção pra começar.

Existe um maior número de linhas para essa numeração. Inclusive para água salgada.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcio Sá, não acredito, apareceu?

Meu amigo, o Fly é muito bom e eu digo a modalidade Fly Fishing é igual a emoção pura para o pescador tem a sensibilidade de uma briga fantástica.

Você procura informações aqui para entrar neste mundo que provavelmente não vai sair.  

Eu já tenho 6 anos neste mundo do Fly Fishing  mais antes em 1970 já estava de olho.

E para mim se tonou fácil e é última fronteira, já pesquei valias modalidade de pesca o Fly Fishing esta  passando muitas alegrias.

Vai enfrente pergunta, pesquisa e procura analisar que os flyiseiro podem informar a você.

Não a mistério para aquele pescador que quer praticar uma modalidade diferente como Fly Fishing.

Eu agradeço dois pescadores que considero irmãos, Fausto e o sumido Serginho foi eles que deram a vontade de entrar no Fly Fishing.

Começando com o Fausto na fera de pesca anos atrás em SP, eu e o Serginho vimos a vontade do Fausto a quere entra no novo mundo da pesca com um primeiro conjunto Fly isto que é vontade.

E agora vejo uns dos mais bonitos arremessos que já vi que o Fausto arremessa e pesca bonito e pesca muito.

Não é puxar saco é a pura verdade.   

Vai enfrente Marcio.

Abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo aconselho na minha opinião, comesa com um conjunto básico para entender e aprender os arremesso.

Quando você sobe na escada é um degrau após o outro certo, é assim também no fly isto é a minha opinião Ok.  

Posso ate esta errado mais vai ajudar bastante você na prática.

Os pescadores MosqueirosdoRio ira ajudar.

Já ia esquecendo.

Como o Fausto disse, e eu completo que é fundamental ser de, excelente qualidade que é a vara e a linha a carretilha pode ser ate de madeira não tem tanta preocupação deste que for pescar em água salgada ai precisa de uma carretilha ante ferrugem e com um bom freio ok.

 O primeiro aprendizado é conhecer o material e o segundo o arremesso, só depois que você já começar a remessar ai já vai ser possível entra no caiaque e pescar ok.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba Marcelo! Isso foi em setembro de 2000, já faz quase 16 anos e ainda não aprendi!!!   :D

Brincadeiras a parte, o fórum MDR nem existia e aprender a pesca com mosca, ou melhor, querer aprender sobre a pesca com mosca, foi o gatilho para colocar o fórum no ar em 2005. 

Informar sem enrolar! :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Marcelo R. S. disse:

Amigo aconselho na minha opinião, comesa com um conjunto básico para entender e aprender os arremesso.

Quando você sobe na escada é um degrau após o outro certo, é assim também no fly isto é a minha opinião Ok.  

Posso ate esta errado mais vai ajudar bastante você na prática.

Os pescadores MosqueirosdoRio ira ajudar.

Já ia esquecendo.

Como o Fausto disse, e eu completo que é fundamental ser de, excelente qualidade que é a vara e a linha a carretilha pode ser ate de madeira não tem tanta preocupação deste que for pescar em água salgada ai precisa de uma carretilha ante ferrugem e com um bom freio ok.

 O primeiro aprendizado é conhecer o material e o segundo o arremesso, só depois que você já começar a remessar ai já vai ser possível entra no caiaque e pescar ok.

Grande Marcelo Professor!!!!!

Fico feliz em te reencontrar no fórum, temos que marcar alguma coisa até para relembrar os "causos", saudades as nossas pescarias do quarto sábado e as brincadeiras que fazíamos contigo. 

Perguntas que tenho a lhe fazer:

1- Ainda não decidiu que sexo irá assumir, pois seu perfil mostra que não quer contar o seu sexo?

2- Ainda continua pescando macacos? Já pescou algum com fly?  

 

Brincadeiras a parte, tenho muitas saudades da galera e pretendo ir ao Rio em julho, vamos marcar alguma coisa...

Estou querendo iniciar e já escolhi um conjunto que o Thiago Zanetti irá montar pra mim, agora preciso entender como funciona o pay-pal.

 

Abraços e mais uma vez agradeço ajuda de todos e Fausto, pare de falsa modéstia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Marcio, deste que eu nasci eu ouvi as enfermeiras falando, o futuro este  menino ira gravidar muitas meninas, se não fosse uma criança eu mesmo queria. :yes:  :bad:

Sim Marcio ainda eu pesco com as duas modalidades  mais o Fly é o principal.

Quem não pesca macacos não arremessa.

Eu duvido todos já passarão por isto certo.

Macacos não ( eu não sou caçador de macacos), mais Trutas sim na Patagônia Argentina isto sim.

Vamos sim, quem sabe com amigos para você ver e aprender um pouquinho.

Abraço.  

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto provavelmente você não lepra, quando o Hajime realizava um jantar dos pescadores no centro da cidade, três dias antes a nossa viagem para conhecer a feira em SP.

Você e eu estávamos travessando a rua para irmos ao jantar, quando você perguntou “se vale apena entrar nesta modalidade do Fly” ,” eu  falei para você lógico Fausto é valido”.

Ai esta a vontade funcionou.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok: Pesco de caiaque já há alguns anos usando exclusivamente equipamento tenkara (fly japonês) que tem alcance limitado (6 a 8 metros).

Tenho problemas de equilíbrio então só pesco sentado e não vejo problemas em termos de performance, apresentação, capturas e aproximação. Os peixes normalmente toleram bem a presença do caiaque e não se espantam.... Quanto a equipamentos o pessoal aí já respondeu com muitas dicas...

Eu só vou dar uma dica que acho importante no tocante a escolha do caiaque:

ESCOLHA UM QUE SEJA LEVE :ok:

Durante a pescaria pouco importa se o caiaque pesa 20 ou 200 kilos...

Mas no final dela cada grama conta :cool2:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Buenas...

Apenas para contribuir com o assunto, neste findi fiz minha primeira incursão de fly com caiaque...

Com um Brunden HunterFish...

Usei uma vara #5, 9', 4 tramos e linha sinking tip (não sei a razão de afundamento, mas afundava muito rápido, mosca sempre batendo nas pedras do fundos), moscas lastreadas...

Pesquei sempre sentado com arremessos dentro da minha média... até achei que iria prejudicar minha performance, mas tudo normal.... baita experiência, alem de abrir um leque de novas opções de pesca aqui mesmo na região..

Abraço a todos..

Bill Constante

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Márcio seu canalha, apareceu?

Vc é o responsável por toda essa loucura. Eu tava sossegado, pescando com minhas linguiças e vc veio com

esse negócio de saruna, Wavy, Rapala.... e olha onde eu vim amarrar meu jegue? no Fly.

Cara vc tá sumido....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Posso dar meu pitaco também?

Encontre alguém da sua região que já pesque de fly ou tente fazer um curso para aprender o básico do arremesso e entender o que está fazendo errado.  Na minha opinião é muito, mas muito, mais difícil tentar aprender sozinho, seja com livros ou vídeos, e você vai acabar se frustrando, pois o arremesso de fly tem umas manhas diferentes das outras modalidades.

Eu, pelo menos, ainda tenho bastante dificuldade em algumas situações.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 03/05/2016 at 11:32, Márcio Sá disse:

Meu grande amigo Oliviera!!!!

Estou aqui agora, nessa nova empreitada. Estou tentando aprender fly e unir ao caiaque, pois estou pescando com um caiman 125. Como estão as coisas?

Tudo bem, vc sumiu. Saudade das nossas pescarias em Itacuruça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
22 horas atrás, Márcio Sá disse:

Estou aguardando chegar um material que comprei com o Thiago Zanetti, agora falta comprar moscas, onde vocês me indicam?

Temos vários atadores e gosto muito das moscas do Jorge, Cacosa e do Zanetti, mas antes pesquise sobre que moscas ou iscas pretende usar para o peixe alvo de suas pescarias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2016 at 12:00, Fausto disse:

Temos vários atadores e gosto muito das moscas do Jorge, Cacosa e do Zanetti, mas antes pesquise sobre que moscas ou iscas pretende usar para o peixe alvo de suas pescarias. 

Fausto, mais uma vez, muito obrigado.

Já encomendei 20 iscas (10 para Piraputangas e 10 para Dourados) com o \jorge e avinhem?!!!

Chegou meu material de fly!!!!!!!

Estou louco pra chegar o sábado!!!

IMG_1111[1].JPG

IMG_1097.JPG

Editado por Márcio Sá
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está bem servido, tenho essa vara e é minha titular em todas as pescarias que preciso de um conjunto #6.   :ok:

Enquanto estiver em busca das pirapitingas vai dar muito bem, mas o dia que seus olhos se voltarem para a pesca de dourados e crescerem em busca dos grandes, vai ter que investir em um conjunto mais parrudo. Por hora divirta-se muito com esse conjunto e deixe as pernas tremerem quando um douradão pegar seu streamer. :D 

No momento faça o que muitos não fazem, pesque mais e compre menos, até que seja capaz de avaliar melhor e investir em seu próximo conjunto. O mundo da pesca com mosca não se difere muito do mundo do bait, o buraco negro é sem fim e se não se controlar, vai ter mais do que de fato necessita e tudo ficará encostado no fundo do armário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fausto disse:

Está bem servido, tenho essa vara e é minha titular em todas as pescarias que preciso de um conjunto #6.   :ok:

Enquanto estiver em busca das pirapitingas vai dar muito bem, mas o dia que seus olhos se voltarem para a pesca de dourados e crescerem em busca dos grandes, vai ter que investir em um conjunto mais parrudo. Por hora divirta-se muito com esse conjunto e deixe as pernas tremerem quando um douradão pegar seu streamer. :D 

No momento faça o que muitos não fazem, pesque mais e compre menos, até que seja capaz de avaliar melhor e investir em seu próximo conjunto. O mundo da pesca com mosca não se difere muito do mundo do bait, o buraco negro é sem fim e se não se controlar, vai ter mais do que de fato necessita e tudo ficará encostado no fundo do armário. 

Fausto, sabias palavras e seguirei seu conselho, pois hoje seu bem i que é gastar dinheiro com tralhas e não usar. Tentarei não permitir que isso aconteça com o Fly.

Esse conjunto tem resistência pra quantas libras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Não Márcio na pesca com mosca as varas não tem informação quanto a resistência em libras, o fusível será sempre o tippet que se romperá antes da vara, ao menos é assim que devemos fazer a montagem do conjunto. Alguns amigos não montam o conjunto considerando essa questão e algumas vezes parte a vara no combate com um grande peixe, e grandes peixes não é minha área, comigo são pequenos peixes e pequenos peixes não rompem vara alguma.  :)

No seu caso especificamente, onde geralmente vai encontrar dourados de 3 Kg ou talvez pouco mais, creio que não terá problema algum, pois usará streamers atados em tippet 0,40 mm no máximo e deve respeitar esse limite como "fusível". Agora se você usar tippet 0,60 mm e resolver impedir a corrida do douradão, acho que a vara #8 vai partir em vários pedaços. Numa situação onde poderá pescar peixes muito maiores, terá que investir em um conjunto #10 para encarar o "problema" a altura. Mantenha sempre o tippet "fino" e se está preocupado com os dentes do dourado, use um Shock Tippet de aço trançado revestido com capa de Nylon. Fazendo assim não terá como romper a vara em combate.

Se lembra de nossas pescarias na traineira "Pocotó" onde eu estupidamente usava linha multifilamento 0,32 mm numa vara de 15 libras? Pois bem, mesmo assim estava seguro, pois dava linha ao combater com um bom peixe, na pesca com mosca é o mesmo. Por falar em traineira "Pocotó" o Serginho a vendeu e agora está trabalhando com uma lancha voadeira com capacidade para três pescadores. Bons tempos que estão voltando......  :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fausto, aqui nos rios da grande cuiaba, praticamente são todos dentudos, por isso terei que comprar urgente o tippet de aço. Manda o telefone do Serginho da ex-traineira pocoto.  Bons tempos aqueles! Tenho muita saudade do quarto sábado e do quinto, galera muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.