Ir para conteúdo

Nós para tippet de aço


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pessoal 

Gostaria de uma ajuda na construção de liders com tippet com aço.

No tópico 

Esta bem profundo com várias dicas de linhas com experiencias e etc...

Contudo, me sinto inseguro no quesito nós entre linhas de mono ou fluor com as linhas de aço, assim como, o uso de nós de linhas de aço na mosca. O Mau velho me adiantou um video bacana mas não consigo inserir o link aqui.

Alguém pode ajudar com nós?

Abraços e obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para atar o tippet ao shock de aço (ou shock multifilamento) eu uso o nó de cirurgião com 3 voltas. Com 2 voltas escorrega e 4 fica muito volumoso (mas isso vai depender da bitola. No meu caso é por volta de 0,30).

Para atar a mosca ao shock de aço eu uso o Jig Loop. Ele é um pouco parecido com este postado acima pelo Célio, porém menos volumoso. Veja neste link: http://shoreangling4u.tripod.com/knotguide/id3.html

Abs,

Editado por MCAzeredo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Meu sistema prá empate de aço é sem nó. Uso empate de  49 fios, que é o mais macio  e nunca connecto direto com a mosca nem com a linha. Do lado mosca um micro connector, e do lado da linha um micro destorcedor ou apenas um micro anel.

Com um isqueiro, destempero a ponta do empate. Ai torço um laço, começando pela parte não destemperada e avançando até a parte destemperada, que se enrola em voltas bem apertadas. Um micro pingo de cola de uretano, que eu tenho um medo que me pelo de perder um trófeu de bobeira, e pronto.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, MCAzeredo disse:

Para atar o tippet ao shock de aço (ou shock multifilamento) eu uso o nó de cirurgião com 3 voltas. Com 2 voltas escorrega e 4 fica muito volumoso (mais isso vai depender da bitola. No meu caso é por volta de 0,30).

Para atar a mosca ao shock de aço eu uso o Jig Loop. Ele é um pouco parecido com este postado acima pelo Célio, porém menos volumoso. Veja neste link: http://shoreangling4u.tripod.com/knotguide/id3.html

Abs,

Legal meu caro!

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Meu sistema prá empate de aço é sem nó. Uso empate de  49 fios, que é o mais macio  e nunca connecto direto com a mosca nem com a linha. Do lado mosca um micro connector, e do lado da linha um micro destorcedor ou apenas um micro anel.

Com um isqueiro, destempero a ponta do empate. Ai torço um laço, começando pela parte não destemperada e avançando até a parte destemperada, que se enrola em voltas bem apertadas. Um micro pingo de cola de uretano, que eu tenho um medo que me pelo de perder um trófeu de bobeira, e pronto.  

 

Mitidieri

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
3 horas atrás, MCAzeredo disse:

Para atar o tippet ao shock de aço (ou shock multifilamento) eu uso o nó de cirurgião com 3 voltas. Com 2 voltas escorrega e 4 fica muito volumoso (mas isso vai depender da bitola. No meu caso é por volta de 0,30).

Para atar a mosca ao shock de aço eu uso o Jig Loop. Ele é um pouco parecido com este postado acima pelo Célio, porém menos volumoso. Veja neste link: http://shoreangling4u.tripod.com/knotguide/id3.html

Abs,

Bem lembrado! Também dou 3 voltas, que é a quantidade clássica para atar tippets, não apenas os de aço, mas também os de monofilamento de nylon ou fluor. Porém, para estes, especialmente quando as bitolas são bem diferentes, eu costumo usar o albright knot, que com aço trançado não costuma dar muito certo, pois corre e corta 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, Celio disse:

Para atar na mosca uso qualquer um dos tradicionais loops, como esse:

 

 

nonslipkont.jpg

Lembro, também, que, atando a mosca ao tippet de wire, não precisa dar tantas voltas como nesse da foto. Com o wire de 20lbs ou 30lbs da Rio eu dou umas duas ou no máximo três voltas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
15 horas atrás, Celio disse:

Bem lembrado! Também dou 3 voltas, que é a quantidade clássica para atar tippets, não apenas os de aço, mas também os de monofilamento de nylon ou fluor. Porém, para estes, especialmente quando as bitolas são bem diferentes, eu costumo usar o albright knot, que com aço trançado não costuma dar muito certo, pois corre e corta 

Verdade! 

Nesse caso eu estava me referindo à pescaria de matrinxã, onde o tippet é 0,28/0,30 e o aço é o mais fino da AFW de 11lb.

No caso do dourado, onde uso o aço da Rio de 20lb e tippet 0,37/0,40, faço com o albright também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Mosqueiro

Para o nó uso isto. É pratico e rápido, mesmo com vento ou dentro do rio. 

Nunca arrebatou na emenda. Normalmente arrebenta no loop da linha mais fina (a da "pernada" que eu "loop to loop" com o final do leader), quando enrosca. Com peixe nunca estourou.

Meu kit de sobrevivência na pesca de dourados.

image.jpeg

O aparato para nós (TyE Fast). 

image.jpeg

Tem gente que me diz que pesca dourado sem cabo de aço e nunca perdeu nenhum. Vai saber...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2016 at 06:13, Fausto disse:

Conheço a ferramenta, tenho uma, mas no meu caso uso para atar o líder na linha de Fly. Como você faz uso? Ata o que a onde com essa ferramenta?

T+ :ok:

 

Pelo que entendi eles atam o shock tippet no líder. Eu uso um loop to loop do líder com o aço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Patrono

Kelvem beleza?

para conectar o shock tippet de aço de 49 fios (gosto da Rio) no leader, eu uso há anos pra pescar dourados o loop to loop. Faço um perfect loop no leader e outro no shock tippet.

para atar a mosca eu uso o perfect loop diretamente na mosca.

fica top!

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro
Em 18/06/2018 at 13:46, Mário Cardin disse:

Kelvem beleza?

para conectar o shock tippet de aço de 49 fios (gosto da Rio) no leader, eu uso há anos pra pescar dourados o loop to loop. Faço um perfect loop no leader e outro no shock tippet.

para atar a mosca eu uso o perfect loop diretamente na mosca.

fica top!

espero ter ajudado.

 

Loop to loop a maior parte do tempo. Esse loop perfeito que o Mário  usa, atado diretamente na mosca é espetacular!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.