Ir para conteúdo

Alguém quer se pronunciar?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

lembra as tradicionais moscas estilo Facocchi, pelo menos no posicionamento do anzol, só que nas Facocchi o tippet fica preso na mosca e não no olho do anzol.

mas em relação à ser mais ou menos efetivo que o atado na haste do anzol não sei dizer, nem em relação a facilidade de atado...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Achei bem interessante o estilo do atado. Mas como o Christophe comentou, teria que ver a questão da resistência da mosca. Uma mosca com o mesmo tipo de atado, mas na haste do anzol, acredito que teria uma resistência maior, em especial a parte do abdomem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para peixe curioso é valido.

É diferente mais para opiniões de muitos atadores não ataria esta mosca.

Ate parece uma mosca para ser usada no material de Tenkara.

Isto é a minha opinião.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Existem moscas parecidas como as citadas pelo Tcheigor atadas em um bastidor ao invés da morsa tradicional.
São conhecidas como moscas atadas no estilo Facocchi e o italiano Danilo Lazarini é um de seus principais atadores e divulgadores.
No mesmo estilo são as moscas do italiano Terenzio Zandri.
Outro atador italiano chamado Massimo Sextili, ata moscas em estilo mixto (Facocchi + convencional).
Não me lembro de ter visto uma mosca atada no estilo parachute como a mostrada na foto.
Como atestado por alguns amigos italianos, estas moscas são sim muito eficazes e garantem que propiciam muito mais fisgadas que as moscas atadas em estilo convencional com anzóis de haste horizontal.

DSC06542.thumb.JPG.02167499711d6d198f8dc

DSC06558.thumb.JPG.950011a077c89236014a7

tenho uma pequena coleção de cerca de 30 moscas atadas neste estilo por Danilo Lazarini e Terenzio Zandri, que me foram presenteadas por amigos.
Contudo, preferi não usa-las mas antes guarda-las para te-las como referência quando me propor a atar algumas.

DSC06551.thumb.JPG.67ab06f549e63882cb845

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

bela coleção!

eu também comprei umas moscas (tradicionais) em Bariloche só pra ficar como referência pro atado, é muito melhor ver a mosca ao vivo do que em vídeo.

é bom conhecer vertentes diferentes, isso incentiva a criatividade.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Administrador

Algumas referências diretamente do site http://www.moscofilia.com/, do amigo virtual Luca Montanari. :) 

__2987418.jpg

http://www.moscofilia.com/ephemera-vulgata-english.html

 

Site do atador italiano Terenzio Zandrihttp://www.terenziosilklines.com/prodotto/telaio-terenzio/, mostrando o equipamento usado nos atados do estilo facocchi, o telaio (abaixo):

telaio-terenzio-chiuso-510x600.jpg

E finalmente um video do Terenzio atando uma Ephemera Danica:

 

Espero que te ajude Geruca. :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.