Ir para conteúdo

Cola para união das partes da vara de bambu


Postagens Recomendadas

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os administradores do fórum, por terem realizados esses belos trabalhos.

Estou iniciando em minha carreira na pesca com o FLY. Praticamente sem duvidas é a melhor modalidade de pesca. Visualizando o forum notei que um artesão Beto Saldanha postou os procedimentos de como estar fazendo esculpindo uma obra de arte, que é vara de bambu.

Então surgiu algumas duvidas em minha mente de como conseguiria alguns materiais especificados por ele.

Esses materiais seria a materia prima já que aqui na minha cidade nunca vi desse tipo de bambu e se teria como estar substituindo o mesmo por alguma especie do brasil ?

Notei que ele fala a respeito da cola para a união das partes, bom minha outra duvida seria se o Araldite não funciona da maneira correta pois as outras duas marcas praticamente esta sendo dificil achar pela internet. Alguem poderia estar me ajudsndo a respeito da cola e a do bambu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia Edilson, tudo bem?

Eu não sou um grande mestre da construção de varas de fly de bambu, mas já tive minhas experiências.

O que eu descobri é que existe uma cola que pode ser usada para a união das "varetas" que compõe o blank da vara de bambu. Se chama "Titebond III", é possível se adquirir aqui no brasil (eu comprei na loja grossl, http://www.grossl.com.br/produtos/16-36-0-169/Cola+Titebond+%C2%AE+III+Ultimate+Wood+Glue).

Não cheguei a testa-la nos bambus, mas em madeira ela é uma ótima cola!

Espero ter ajudado! Grande abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Edilson seja bem-vindo. :ok:

Tenho duas varas de bambu do Beto Saldanha e foram feitas de bambu Madaki. Creio ser possível encontrar esse tipo de bambu, já o bambu Tonkin é o mais difícil e complicado de se encontrar. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Segundo o Beto me falou, e me permitiu experimentar, as varas de madaki e tonkin têm ações diferentes, sendo o madaki mais "lento e mole". Mas, também segundo ele, as varas feitas de madaki ficam bem passáveis, apesar da diferença de ação.

Isso posto, acho que sabendo de antemão sobre a diferença de ação das varas (e lembrando sempre que a "ação" pode ser controlada pela espessura das varetas), pode-se perfeitamente usar o madaki.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fausto disse:

Olá Edilson seja bem-vindo. :ok:

Tenho duas varas de bambu do Beto Saldanha e foram feitas de bambu Madaki. Creio ser possível encontrar esse tipo de bambu, já o bambu Tonkin é o mais difícil e complicado de se encontrar 

 

Editado por Edilson4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Duas varas montadas seguindo a mesma receita, uma com bambu Madaki e outra com bambu Tonkin, a feita com bambu Tonkin tem ação mais rápida. Não sei mais características do que essa, que observei na prática de uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.