Ir para conteúdo

Por que os ambientalistas odeiam tilápia


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)
 

Apenas para informação sem qualquer senso crítico, até por que acho que um filézinho de tilápia empanado e frito muito bom !

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/por-que-os-ambientalistas-odeiam-a-tilapia

Abraços
Odimir

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Interessante a reportagem Mestre,fico um pouco receoso,pois quantas vezes pescando embarcado e efetuando arremesso paralelo aos tanques tenho uma excelente oportunidade de capturas não só de grandes tucunas e belos lambaris.Sempre vejo estas águas próximas aos tanques,bastante limpas!

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ate agora da para entender que os Ambientalistas é aqueles que cuida da Natureza voltada a ser natural e também protegendo.

Da para entender que na mente deles não sabem o que escreverão e nem pensarão, será a água que eles beberão para dizerem coisas anormais para a Natureza.

Sim a Tilápia é um peixe que veio da áfrica deste que muitos entende como gente, e dai como outros peixes sairão do Brasil para Ásia e EUA, é um peixe que esta dando muitos empregos com as criações e venda para ser consumida no Brasil principalmente em súber mercados.

A Tilápia é parente próxima da Acará por que os nossos lagos, ajudes, rios e coregos não pode ter a simpatia Tilápia que é útil, ela convive com vários peixes.

Ambientalistas ou outra coisa para ter dinheiro fácil ou pensamentos que nos não vamos ver o que pode acontecer.

É uma vergonha para os Ambientalistas de verdade.          

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Me lembro muito bem que com o advento dos pesque-e-pagues da vida, foi reduzida drasticamente a presença de pescadores nos rios. Ninguém disse quais foram as vantagens obtidas com a introdução dela, somente das desvantagens.

Como sempre, só se foca nos pontos negativos e nunca nos pontos positivos.....

Igualmente a quaisquer coisas, tudo nesse mundo sempre tem os dois lados a serem estudados.

Lamentável demais.....

Editado por Mário Cardin
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom, o ponto sobre a criação de tilápias em tanque rede realmente faz bastante sentindo, é só ver o que está acontecendo com a criação de salmões na America do Norte, as corridas de salmão que passam por areas fortemente cultivadas estão diminuindo constantemente, enquanto aquelas que passam por areas com pouco ou nenhum cultivo continuam saudáveis e até crescendo.

Por outro lado grande parte da produção também se da em açudes onde os detritos podem ser aproveitados por outros organismos ou até usados como adubo.

De qualquer forma a tilápia é um excelente organismo, longe de merecer ódio de quem quer que seja, só devemos cultiva-la com discernimento.

Obrigado por postar Odimir!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Odimir disse:

:):):)
 

Apenas para informação sem qualquer senso crítico, até por que acho que um filézinho de tilápia empanado e frito muito bom !

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/por-que-os-ambientalistas-odeiam-a-tilapia

Abraços
Odimir

Caro Sir Odimir, não só isso - se a tilápia passar de 1 kg, assa-se ao forno, recheada. Fica tão gostosa que nem cachorros comem - não sobra! Comi várias assim em Fortaleza, quando morava lá.

Passando ao assunto do tópico, tanto a pessoa que escreveu isso, como o "especialista" citado M(temo essa designação, em tempos petistas), estão desatualizados. O Acre a Rondônia fazem parte da Amazônia (o Acre é Amazônia Ocidental) e aqui, quase todos os açudes (toda propriedade rural tem pelo menos dois) tem tilápias, que foram introduzidas pela Estação de Piscicultura do Acre. E isso pari passu com o cultivo do tambaqui, do tambacu, da pirapitinga amazônia, da patinga, do pacu pantaneiro.

Além disso, a iniciativa privada, através de associações de produtores e de particulares tem praticado piscicultura intensiva a ponto de, quando o pirarucu era considerado pelos ecochatos como ameaçado de extinção, poder-se comprar "bodecos" (alevinos de pirarucu até 30 cms) na Boutique do Peixe, para se introduzir em criatórios (limpam o açude de todos os peixes) - e isso em pleno Mercado Central de Rio Branco (eu tinha até dois sendo criados em um tanque em minha casa, que transferi para a chácara). E uma das mais importantes iniciativas, com relação às tilápias, é de criador na AC-010 Estrada de Porto Acre, que cria tilápias em água corrente, em tanques plásticos, levando a água descartada para um açude que é usado para irrigação de horta.

Nos último ano é que o Governo do Estado, através da Peixes da Amazônia, passou a incentivar mais a cultura de espécies como o surubim, o tambaqui e o pirarucu, para fins de exportação. E sempre encontramos acarás (o nosso "cará") em açudes, jundo com o jacundá (aqui chamado de "cará-sabão", "sabão" ou "mané-besta").

Para mim, o mais importante é que não conseguirão mais "desintroduzir" (perdoem-me o neologismo) a tilápia das águas tupiniquins.

E vocês viram/ouviram alguns dos mais eminentes ecochatos falando algo acerca da tragédia do rio Doce?

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Os ambientalistas que falam mal de exóticas!!!

Cade os ambientalistas quando falamos em represamentos de rios? cade os números de extinção de espécies nativas?

Qual o impacto real da introdução de tilápias? quantos empregos e quantas bocas são alimentadas com a tilápia?

Bah fico puto com essa visão curta dos ecobobos...

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo esta resposta é simples.

Por que os ambientalistas odeiam tilápia

Por que não foi eles que criarão esta ideia, e com isto falam e escrevem besteiras, e acham que são ambiemcontralista.  :surly:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)
 

Não tenho opinião completamente formada sobre este tema, e a única certeza que tenho é de não ter nada contra e muito menos ódio em relação às tilápias e aos ambientalistas.
Aprecio as tilápias pelo sabor de sua carne e por me proporcionarem momentos de entretenimento com sua pesca.
Quanto aos ambientalistas considero sua participação necessária no sentido de dectarem os problemas e alertarem quanto ao seu risco.
Contudo penso que não se deve responsabiliza-los pelo que se deixou de ser feito, porque talvez não seja esse seu papel.
Isto depende na maioria das vezes de recursos econômicos e principalmente de vontade politica.
Posso citar um exemplo relacionado com a cidade na qual vivo, Varginha no sul das Gerais.
Embora existam 35 municipios no entorno da represa de Furnas e muitas cidades que lançam seus efluentes nos rios que desaguam nesta represa, apenas Varginha e um vilarejo chamado Pontalete, coletam água potável em mananciais e devolvem água tratada aos rios que desaguam na represa. 
Não se pode usar as outras 34 cidades e todas as demais como argumento para inviabilizar o que é feito por Varginha e Pontalete.
A matéria certamente engana pelo título, mas um correr de olhos pelo seu conteúdo, demostrará que ambientalistas não proibem nada, apenas sugerem que a criação de tilápias seja feita dentro de parâmetros de sustentabilidade aceitáveis.
Uma outra coisa que tenho certeza, foi o que aprendi quando ainda era menino, ou seja, nosso planeta não oferece recursos inexauríveis, razão pela qual se faz prioridade em cuida-los.
Penso que deveria ser missão de cada um de nós quando deixarmos esta vida para melhor, deixarmos também este planeta melhor do que o encontramos quando a ele chegamos ou pelo menos igual.
Por este motivo, penso sim que as causas ambientalistas devem ser levadas em conta e tratadas com o respeito que merecem !

Abração

Odimir

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
56 minutos atrás, Luiz Almeida disse:

Lí o artigo e, com surpresa, constato que as tilápias eram, á época do Senhor, peixes de água salgada....


:):):)

Caro tio Luiz,

Na verdade não deveria se surpreender visto que o Mar da Galiléia também conhecido como Mar de Tiberíades ou Lago de Genasaré é um imenso lago de água doce, e o seu principal tributário é o rio Jordão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia

Grande abraço
Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.