Ir para conteúdo

Materiais de Atados


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa Noite, Pessoal.

 

Querendo iniciar os treinos com atados, andei pesquisando e verificando alguns atados do fórum, cheguei a estes itens para compor um kit de material de iniciante. Poderiam auxiliar e orientar com relação aos itens?

-----------------------------

Anzóis:

-----------------------------

1x Dai-riki 305 (=TMC 100) #12
1x Dai-riki 305 (=TMC 100) #14
1x Dai-riki 710 3XL (=TMC 5263) #8
1x Daiichi 1270 2XL Curvo #12
1x Daiichi 1710 (=TMC5262) #6
1x Daiichi 1550 (=TMC 9300) #14
1x Daiichi 1550 (=TMC 9300) #16

-----------------------------

Demais itens:

-----------------------------

1x Wooly Bugger Marabou (Mad River) Cor Preta
1x Elk Hair “Bleached”
1x Dyed Deer Body Hair
1x Goose Biots “Fat Pack” Marron
1x Goose Biots “Fat Pack” Preta
1x Golden Pheasant Tippet Loose Medium
1x Ice Dubbing (Hareline) Pearl
1x Ice Dubbing (Hareline) Green
1x Ice Dubbing (Hareline) Brown
1x “Sili Legs” para Ninfas Barred Olive
1x UTC Ultra Wire cooper
1x Linha Veevus 10/0, 100 metros Preta
1x Linha Veevus 10/0, 100 metros Branca

 

A ideia principal é ter itens que possam me auxiliar a compor uma box para ninfas e secas para pesca de trutas, lambaris, saicangas, pirapitingas, e outros.

 

Abraços!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não sei o que os experientes vão aconselhar, mas eu como novato ainda estou comprando material e faço isso de acordo com as moscas que vou atar, e acho que uma boa ideia para seu aprendizado seria participar do intercambio, pois ai você ataria a mesma mosca varias vezes dominando as técnicas (com a possibilidade até de ratear o custo do material como já fizemos).

Levei muita bronca quando tentei comprar material para atar varias moscas, sempre falta material e eu acabo improvisando (sou rei nisso kkkk).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo tudo bem?

o Cazes disse muito bem, foca nas moscas e não no material, pega umas 3-5 moscas, variações de cores que deseja atar e compra material para ela, se precisar de ajuda só chamar que te ajudo. Mas foca nas moscas.

Abraços

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
8 horas atrás, Cazes disse:

acho que uma boa ideia para seu aprendizado seria participar do intercambio, pois ai você ataria a mesma mosca varias vezes dominando as técnicas (com a possibilidade até de ratear o custo do material como já fizemos).

Cazes,

Como funciono o intercambio?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Numa olhada de relance, sua lista parece boa para atar algumas ninfas clássicas e simples.

Suas possibilidades de secas, entretanto, ficarão restritas àquelas com deer hair, que não é um material ideal para quem está iniciando no atado, além de precisar de uma ferramenta particular (hair stacker).

Minha sugestão é vc eliminar os deerhair e mudar para dry fly neck de galo e um poly yarn, mudando suas secas para parachutes e atractors. Essas são mais fáceis de se atar.

No geral eu concordo com os colegas acima e é sempre meu conselho dizer para escolher algumas moscas específicas e depois o material. Se vc puder informar quais moscas lhe levaram à lista acima, talvez a gente possa ajudar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

 

No geral, os anzóis tirei como base as tabelas de ninfas e secas que criou. A minha ideia é ter as moscas básicas (aquelas que não devem faltar) para esses peixes citados.

Ainda conheço pouco sobre elas, tirando como base o livro do Paulo Cesar Domingues, as ninfas seriam: Cooper John, ZugBug, Wooly Worm, Pheasant Tail. Todas com anzóis entre 18 a 12.

E as secas seriam: Parachute Adams, Humpy, Elk-Hair Caddis e Stimulator. 

E ainda tem as terrestriais, essas ainda estou olhando, mas devo tentar atar com EVA. Seriam gafanhotos, formigas e libélulas.

 

O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ata ninfas de #16 pra maiores. #18 é complicado e não aumenta muito a efetividade. É uma lista boa de ninfas.

Nas secas eu evitaria, de saída, o uso de deer hair, como já disse. É um material bem chato de atar e demanda um certo traquejo. Parachute adams é dificilzinha mas pode ser um desafio bom. O problema é que na sua lista ñ tem pena de galo pra atar ela. O poste do parachute vc pode improvisar com lã colorida.

EVA é divertido de atar. Compra uma lâmina colorida de 2mm em uma papelaria, corta em tiras e começa a experimentar. Depois vc compra os materiais complementares pra fazer os terrestrials.

Começa atando ninfa depois parte para as secas. Ninfas são mais condescendentes com erros de atado e vão "esquentar sua mão" para as secas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Papalardo disse:

Cazes,

Como funciono o intercambio?

O pessoal escolhe um tipo de mosca, ex.: Parachute. 

Ai quem estiver interessado coloca o nome na lista (geralmente são de 10 a 12 participantes), e cada um vai atar um modelo de parachute. Todos colocam no fórum o modelo escolhido para não haver duplicidade.

Então se forem 12 participantes você vai atar 13 moscas iguais (uma para cada participante e uma a mais para o responsável pela organização). 

Voce alem de aprender com as 13 moscas que vai atar vai receber uma mosca de cada colega, ou seja voce recebe 11 moscas.

No inicio é legal voce marcar para atar com alguém mais experiente para orientação e poder ficar num padrão legal.

Pessoal me corrija se eu cometi algum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
4 horas atrás, Papalardo disse:

Cazes,

Como funciono o intercambio?

Sempre é divulgado pelo fórum, inclusive já era pra ter acontecido um mas como o período foi de festas o povo ta curtindo umas ferias. Mas logo vão divulgar aqui.

E meu amigo, ainda sou novato mas se algum dia quiser marcar algum lugar para fazer uns atados a gente vai aprendendo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Um detalhe para você que esta no inicio do atado e vai ajudar muito.

Pode ate comprar os dois tamanhos de anzóis, mais começa a praticar com anzóis maiores como 12 e 14 ai quando você perceber que começou a atar melhor com uma prática pode passar para os anzóis menores como o numero 16.

Quando você ver que já esta atando com uma pratica ate pode passar para o anzóis numero 18 com haste longa para ajudar o atado.

Mais começa com números maiores para ajudar a sua visão.    

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom, vou te dar a minha opinião.

Acho que nos anzóis você acertou na mosca, e para as especies que citou cobriu todos os essenciais.

Os outros materiais fica meio dificil opinar já que não sei de certeza quais moscas você quer atar, mas vou tentar: Cooper John é uma mosca que requer vários materiais então eu seguraria essa por enquanto, para Pheasant Tail falta a pheasent tail.. Para wolly worm você vai precisar de penas de galo. Secas são complicadas também na questão material porque requerem umas penas bem especificas(e bem caras) para ficarem bem feitas, uma maneira de contornar isso seria atar alguma seca usando CDC, no estilo CDC bubble, que tambem tem o beneficio de não precisar de flotante!

Uma coisa da qual você precisa é algum tipo de lastro para as ninfas, seja fio de chumbo ou bead heads.

Vou ecoar as sugestão dos outros membros de escolher algumas moscas (digamos 2 ninfas, 1 seca e 1 streamer) para atar, e dai comprar todos os materias corretos para essas moscas.

Muita boa sorte nessa empreitada! Qualquer coisas estou aqui para ajudar.

Abraço



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo pescador Guilherme.

Ate a pena CDC presença também de flotante especifico para as penas de CDC.

Para muitos iniciantes do atado os matérias não importa, mais quando chega na pratica sentem a diferenças no caso de moscas exemplo insetos.       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
19 minutos atrás, Marcelo R. S. disse:

Meu amigo pescador Guilherme.

Ate a pena CDC presença também de flotante especifico para as penas de CDC.

Para muitos iniciantes do atado os matérias não importa, mais quando chega na pratica sentem a diferenças no caso de moscas exemplo insetos.       

Tudo bom parceiro :)

A minha lógica ao sugerir o atado com CDC é a seguinte: Embora também existam flotantes específicos para CDC que melhorem a flutuabilidade da mosca, uma mosca seca atada com CDC opera muito melhor sem flotante(devido as suas propriedades naturais de repelir água) do que uma mosca seca que depende de hackle para flutuar. 

Pesquei essa "criatura" aqui no rio Malleo sem flotante e não tive nenhum problema quanto a flutuabilidade da mosca. (

)

Vamos conversando :yes:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo Guilherme, esta mosca flutua um pouco melhor por ter a fibra peacock natura.

Agora para ela flutuar melhor pode colocar a de synthetic quill que é de prático desenvolvido para este fim.

Com muito tempo e com correnteza ele enxerga e afunda um pouco, já a de prático demora muito e a tendência é flutuar.

Tanto uma como a outra os matérias ajuda, se o peixe tem dentes seriados como o caso da Truta o peacock natural não tiver uma resina realmente afundara das mordidas, já a de plastico continuara flutuando.   :ok:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.