Ir para conteúdo

Streamers grandes


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola Matheus,

Na década de 80 desenvolvi a pedido da Companhia Brasileira de Sisal da Bahia, uma máquina para desfibrar folhas de sisal diretamente no campo onde são produzidas, de maneira automática, onde são lançadas em uma esteira e levadas por esta a um cabeçote desfibrador.
Este foi um trabalho que me deu muito prazer pelo conteúdo social envolvido, visto que as máquinas rudimentares existentes na época eram causadoras de acidentes.
Acompanhei o desempenho destas máquinas no campo e para se ter idéia do problema, grande parte da população de Santa Luz no interior da Bahia tinha os dedos decepados por acidentes de trabalho com estas máquinas.
Uma gente muito pobre e que dependia deste trabalho para sua subsistência.

Mas, voltando às fibras, estas são muito resistentes e usadas principalmente para a fabricação de cordas e tapetes.
O material que aglomera as fibras é chamado de mucilagem, e dele pode ser extraido cortisona.
A partir de uma folha, as fibras podem ser obtidas de maneira artesanal por martelamento com um macête e raspagem.
Dependuradas ao sol e ao vento, as fibras secam rapidamente, e a mucilagem ainda aderida pode ser removida por penteamento como você fez.
Tenho cordoalha de sisal em casa, mas confesso que nunca me ocorreu usa-la no atado.
As fibras são muito longas, e basta destorcer as fibras da cordoalha, umedece-las e deixa-las secar ao sol para se ter fibras bastante dóceis para se trabalhar.
Muito boa tua experiência, e com material em mãos vou experimentar.
Obrigado por compartilhar.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
19 horas atrás, Tcheigor disse:

Muito boa a idéia e muito bem preparadas as fibras também!

Pra mim pareceu bem bom o resultado, parabéns pelos atados!

Valeu Tcheigor!

Não supera o bucktail, mas o resultado é interessante.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
10 horas atrás, Luiz Almeida disse:

Acompanho essas suas montagens faz tempo. Um primor!

Obrigado Luiz Almeida!

As informações que vc compartilha são sempre muito valiosas.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
48 minutos atrás, Fausto disse:

Que criatividade você tem Matheus e o resultado impressiona qualquer atador.  :yes:

P/S: Seu streamer está muito bem guardado em minha caixa de atado.  :ok:

 

Valeu Fausto!

O fórum tem sido um ferramenta de aprendizado importante.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
14 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Ola Matheus,

Na década de 80 desenvolvi a pedido da Companhia Brasileira de Sisal da Bahia, uma máquina para desfibrar folhas de sisal diretamente no campo onde são produzidas, de maneira automática, onde são lançadas em uma esteira e levadas por esta a um cabeçote desfibrador.
Este foi um trabalho que me deu muito prazer pelo conteúdo social envolvido, visto que as máquinas rudimentares existentes na época eram causadoras de acidentes.
Acompanhei o desempenho destas máquinas no campo e para se ter idéia do problema, grande parte da população de Santa Luz no interior da Bahia tinha os dedos decepados por acidentes de trabalho com estas máquinas.
Uma gente muito pobre e que dependia deste trabalho para sua subsistência.

Mas, voltando às fibras, estas são muito resistentes e usadas principalmente para a fabricação de cordas e tapetes.
O material que aglomera as fibras é chamado de mucilagem, e dele pode ser extraido cortisona.
A partir de uma folha, as fibras podem ser obtidas de maneira artesanal por martelamento com um macête e raspagem.
Dependuradas ao sol e ao vento, as fibras secam rapidamente, e a mucilagem ainda aderida pode ser removida por penteamento como você fez.
Tenho cordoalha de sisal em casa, mas confesso que nunca me ocorreu usa-la no atado.
As fibras são muito longas, e basta destorcer as fibras da cordoalha, umedece-las e deixa-las secar ao sol para se ter fibras bastante dóceis para se trabalhar.
Muito boa tua experiência, e com material em mãos vou experimentar.
Obrigado por compartilhar.

Grande abraço

Odimir

Obrigado Mestre Odimir!

Que experiência de vida. Parabéns!

Sem dúvida, além de ser um recurso renovável e biodegradável, o sisal tem um aspecto social importante. Lembro de algumas reportagens sobre o assunto no Globo Rural. Parece que a planta já foi introduzida em outros países visando criar empregos e renda através de cooperativas de trabalho.

Sonhando alto, alguma cooperativa dessas na Bahia poderia produzir a fibra. Processo socialmente adequado, corantes naturais, embalagem biodegradável, quem sabe um anzol que  se dissolvesse mais facilmente na natureza. Algumas receitas de moscas ecológicas para peixes brasileiros. Só faltam as mosca...rs

Um abração,

Matheus

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 09/02/2016 at 16:03, Tcheigor disse:

Como assim só faltam as moscas? A mosca taí. Tu já deu o pontapé inicial mostrando a funcionalidade do material. Agora é conquistar o mundo!:bs-aplauder:

Valeu Tcheigor! Acho que uma mosca nós já temos...rs

Atei mais algumas para próxima pescaria.

56bf5aad19970_BugseSisal_2.thumb.jpg.425

56bf5af95872c_BugseSisal_4.thumb.jpg.2bc

56bf5b4c3915e_BugseSisal_6.thumb.jpg.28d

56bf5b9fe7202_BugseSisal_8.thumb.jpg.3a0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Matheus,

Quando você me mostrou as suas moscas feitas com esse material, me impressionou a sua dedicação em ter se empenhado tanto pra conseguir esse material! Parabéns!!

Quem sabe esse post não seja a nascente de um futuro mais respeitoso para com a nossa natureza animal?

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Mário Cardin disse:

Matheus,

Quando você me mostrou as suas moscas feitas com esse material, me impressionou a sua dedicação em ter se empenhado tanto pra conseguir esse material! Parabéns!!

Quem sabe esse post não seja a nascente de um futuro mais respeitoso para com a nossa natureza animal?

 

Grande Mário!

Essas últimas eu atei com as fibras invertidas. Gostei bastante do resultado. A fibras ficam bem esparsas e com bastante volume. A mosca afunda rápido.

Vamos testar!

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 19/02/2016 at 17:07, Evandro LC disse:

Parabéns Matheus, baita descoberta. Valeu por compartilhar!

 

Abraços

Valeu Evandro!

Um abração,

Matheus

 

56cfbc6330a7c_gave60.thumb.jpg.b9d49a4d2

Editado por Matheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito show seus streamers, ainda mais com um material biodegradável!

Na minha humilde opinião não deixa nada a dever pro bucktail (no caso dos streamers).

Seria interessante se esse material arrepiasse igual o buck ou deer hair, ai fazer "ratinhos de sisal"...hehehehe

Vou tentar atar uns streamers desses, ficou muito bacana mesmo!

Parabéns parceiro! :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, André Vergara disse:

Muito show seus streamers, ainda mais com um material biodegradável!

Na minha humilde opinião não deixa nada a dever pro bucktail (no caso dos streamers).

Seria interessante se esse material arrepiasse igual o buck ou deer hair, ai fazer "ratinhos de sisal"...hehehehe

Vou tentar atar uns streamers desses, ficou muito bacana mesmo!

Parabéns parceiro! :D

Obrigado André!

Na verdade ele é um pouco diferente do bucktail. Vc pode definir o comprimento das fibras, que são mais rígidas e resistentes. Mas elas tem que ser atadas de forma "invertida" para formar o shape da mosca.

Até dá pra fazer moscas no estilo do deer hair, mas aquela técnica do spinning não funciona. As fibras tem que ser amarradas no mesmo estilo daquele vídeo postado sobre "cabeças densas de EP". Não é fácil, mas fica praticamente indestrutível.

O sisal também não tem tanta flutuabilidade. O que pra mim é uma vantagem, já que eu gosto de usar moscas que afundem rápido na correnteza.

A possibilidade de tingir as fibras conforme as necessidades pessoais também é muito interessante.

Tem sisal numa loja na Vila Portes, perto da Casa Vitória. Acho que o nome é Sacaria Dias ou algo assim.

A parte chata é ficar passando a escova pra que elas fiquem finas. Cheguei a usar uma escova comum de nylon com um pouco de água e condicionador de cabelo. Funcionou, mas dá trabalho...rs

Um abração,

Matheus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Matheus disse:

Obrigado André!

Na verdade ele é um pouco diferente do bucktail. Vc pode definir o comprimento das fibras, que são mais rígidas e resistentes. Mas elas tem que ser atadas de forma "invertida" para formar o shape da mosca.

Até dá pra fazer moscas no estilo do deer hair, mas aquela técnica do spinning não funciona. As fibras tem que ser amarradas no mesmo estilo daquele vídeo postado sobre "cabeças densas de EP". Não é fácil, mas fica praticamente indestrutível.

O sisal também não tem tanta flutuabilidade. O que pra mim é uma vantagem, já que eu gosto de usar moscas que afundem rápido na correnteza.

A possibilidade de tingir as fibras conforme as necessidades pessoais também é muito interessante.

Tem sisal numa loja na Vila Portes, perto da Casa Vitória. Acho que o nome é Sacaria Dias ou algo assim.

A parte chata é ficar passando a escova pra que elas fiquem finas. Cheguei a usar uma escova comum de nylon com um pouco de água e condicionador de cabelo. Funcionou, mas dá trabalho...rs

Um abração,

Matheus

 

Grande Matheus!

Então, eu descobri um pesque-pague que possui dourados e aceita pesque-solte, tendo espaço para casts de fly.

Estou pensando em atar umas dessas em anzol um pouco menor e ver o que eles acham...hehehehe

Vou usar minha Okuma SLV #6 que acredito dar conta do recado de um anzol tamanho #6 ou #4, que também deve ser o suficiente para os douradinhos (na faixa de 2-3 kg).

Se quiser conhecer o lugar, me avise! Qualquer coisa, combinamos pelo whats!

A loja eu conheço sim, se chama Sacaria Iguaçu. Vou comprar um pedaço de sisal lá amanhã de manhã e tentar umas "experiências" em casa...hehehe

Grande abraço parceiro!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
25 minutos atrás, André Vergara disse:

Falando nisso, temos que combinar uma tarde de atados, eim!

Seria uma grande honra pra mim poder ter uma aula de atado com você!

O que acha? :D

Ixi André, vai demorar pra eu me tornar professor de alguma coisa....kkkkk

Mas podemos combinar um dia desses e trocar algumas experiências.

Também tem o Tilapinha que pesca com mosca aqui na região. Cara muito gente boa.

Um abração,

Matheus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
32 minutos atrás, André Vergara disse:

Grande Matheus!

Então, eu descobri um pesque-pague que possui dourados e aceita pesque-solte, tendo espaço para casts de fly.

Estou pensando em atar umas dessas em anzol um pouco menor e ver o que eles acham...hehehehe

Vou usar minha Okuma SLV #6 que acredito dar conta do recado de um anzol tamanho #6 ou #4, que também deve ser o suficiente para os douradinhos (na faixa de 2-3 kg).

Se quiser conhecer o lugar, me avise! Qualquer coisa, combinamos pelo whats!

A loja eu conheço sim, se chama Sacaria Iguaçu. Vou comprar um pedaço de sisal lá amanhã de manhã e tentar umas "experiências" em casa...hehehe

Grande abraço parceiro!!

Isso mesmo. Sacaria Iguaçu, lá também tem alguns corantes.

Pode usar um anzol 1/0 sem medo para os douradinhos...rs

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
8 minutos atrás, Matheus disse:

Ixi André, vai demorar pra eu me tornar professor de alguma coisa....kkkkk

Mas podemos combinar um dia desses e trocar algumas experiências.

Também tem o Tilapinha que pesca com mosca aqui na região. Cara muito gente boa.

Um abração,

Matheus

 

5 minutos atrás, Matheus disse:

Isso mesmo. Sacaria Iguaçu, lá também tem alguns corantes.

Pode usar um anzol 1/0 sem medo para os douradinhos...rs

Um abração,

Matheus

Ixe cara, acho que você está atrasado! Na minha opinião, você é professor sim!

Mas se prefere "trocar experiências", pode ser também! hehehe

Sim, conheço o Tilapinha, muito gente boa ele!

Com relação aos atados, o meu medo não é em relação ao tamanho do anzol X peixes e sim tamanho do anzol X equipamento...Não sei se meu conjunto #6 dá conta de jogar algo maior. Mas quem sabe vai, né! hehehe

Grande abraço cara, e vamos combinar algo baca sim!

:D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
5 horas atrás, Marcelo Longo disse:

Matheus,

Parabéns pela criatividade! Muito bom!

Esse post valeu a pena a leitura.

Abraços,

Marcelo Longo

Obrigado Marcelo Longo!

Gosto muito das suas matérias.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"Don't worry about the things, cause every little thing is gonna be allright!"

Muito show o atado mestre!!

Bem ilustrativo, mesmo não sendo um video "profissional", ficou bem didático!

Agora é só preparar o material e atar!

hehehe

Abração e obrigado pela ajudado vídeo!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.