Ir para conteúdo

Kit para iniciar no atado


Postagens Recomendadas

Boa noite pessoal! 

Recentemente me interessei pela arte do atado e como consequência pela modalidade do fly, então para começar a empreitada estou em busca de um kit de ferramentas para fazer minhas moscas. Está difícil de achar...encontrei apenas no Ebay:

http://www.ebay.com/itm/Streamside-Tool-Kit-Fly-Tying-/321953637161?hash=item4af5eea329:g:2L8AAOSw3KFWdas1

O valor do kit mais o frete para o Brasil sai por R$ 139,79, será que essa morsa vai prestar?

Agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meu Caro
Acredito que este kit pagará impostos, não sei quanto, mas no final você vai gastar perto de R$ 250,00-300,00 e terá uma morsa muito limitada (boa para reparos de emergência durante uma pescaria), na minha opinião.
Por um pouco mais de dinheiro você  pode adquirir uma morsa G-Tech do Odimir (contate-o, via MP aqui no fórum) e terá morsa, de qualidade comprovada, "pro resto da vida". O resto das ferramentas você compra aos poucos, improvisa algumas coisas etc. O principal é a morsa rotativa, de qualidade. Escuta a(s) opinião(ões) do pessoal aí no tópico. Bom começo.

Editado por HDayan
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, HDayan disse:

Meu Caro
Acredito que este kit pagará impostos, não sei quanto, mas no final você vai gastar perto de R$ 250,00-300,00 e terá uma morsa muito limitada (boa para reparos de emergência durante uma pescaria), na minha opinião.
Por um pouco mais de dinheiro você  pode adquirir uma morsa G-Tech do Odimir (contate-o, via MP aqui no fórum) e terá morsa, de qualidade comprovada, "pro resto da vida". O resto das ferramentas você compra aos poucos, improvisa algumas coisas etc. O principal é a morsa rotativa, de qualidade. Escuta a(s) opinião(ões) do pessoal aí no tópico. Bom começo.

Obrigado pela resposta! Vou entrar em contato com ele então. No caso tendo uma boa morsa, uma bobina comum e um whip finisher já dá para começar a atar moscas simples?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Thiago,

Também sou iniciante e recentemente adquiri a Morsa G Vise do Sr. Odimir, posso lhe recomendar por ser um ótimo produto e de fácil transporte.

Abaixo o modelo:

Morsa.thumb.jpg.c850c11c9551a79cdb49b2a4

Além da Morsa, você precisará dos itens abaixo:

- tesoura de preferencia com ponta fina
- bobbin (bobineira porta carretel de linha)
- threader (puxador de linha na bobineira)
- bodkin (agulha com cabo) para aplicar acabameto e diversas aplicações
- whip finisher (finalizador de nó de acabamento final)

Futuramente se necessário nos teus atados você poderá adquirir também :
- hair stacker (alinhador de pontas de pelos)
- hackle plier (pinça para enrolar penas)

O Sr. Odimir me indicou um amigo dele, o Sidnei (sidnei_dorea@hotmail.com) que traz ferramentas e materiais de atado dos EUA, ele lhe encaminhará uma listagem com o que precisa. Com o Sidnei comprei um kit da Terra, segue foto.

kit.PNG.0b8af29e6f3155b0ea12d212f973eb15

Ambos os kits possuem cases para transporte e proteção, e isso ajuda muito.

Espero que possa ter lhe ajudado, abraços!!

 

Editado por Papalardo
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Papalardo disse:

Thiago,

Também sou iniciante e recentemente adquiri a Morsa G Vise do Sr. Odimir, posso lhe recomendar por ser um ótimo produto e de fácil transporte.

Abaixo o modelo:

Morsa.thumb.jpg.c850c11c9551a79cdb49b2a4

Além da Morsa, você precisará dos itens abaixo:

- tesoura de preferencia com ponta fina
- bobbin (bobineira porta carretel de linha)
- threader (puxador de linha na bobineira)
- bodkin (agulha com cabo) para aplicar acabameto e diversas aplicações
- whip finisher (finalizador de nó de acabamento final)

Futuramente se necessário nos teus atados você poderá adquirir também :
- hair stacker (alinhador de pontas de pelos)
- hackle plier (pinça para enrolar penas)

O Sr. Odimir me indicou um amigo dele, o Sidnei (sidnei_dorea@hotmail.com) que traz ferramentas e materiais de atado dos EUA, ele lhe encaminhará uma listagem com o que precisa. Com o Sidnei comprei um kit da Terra, segue foto.

kit.PNG.0b8af29e6f3155b0ea12d212f973eb15

Ambos os kits possuem cases para transporte e proteção, e isso ajuda muito.

Espero que possa ter lhe ajudado, abraços!!

 

Ajudou sim Papalardo! Obrigado pelas dicas, sobre a morsa já entrei em contato com o Sr. Odimir. E as ferramentas a princípio irei optar por algo bem básico, pois ainda tenho que comprar meu primeiro conjunto de fly, mas mesmo assim obrigado, fica a dica para um investimento futuro!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, HDayan disse:

Sim, aprenda à finalizar com os dedos ou com uma caneta BIC sem carga, dispensando assim o Whip finisher. Morsa e bobbin são essenciais.

Entendi, acho que vou começar com a morsa do Sr. Odimir e um bobbin como esse:

http://www.marcelozursports.com.br/produto.php?cod_produto=7339515

Essa da caneta Bic eu não sabia, vou pesquisar aqui! kkkk

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, uma boa morsa, uma bobineira padrão e uma BOA tesoura já servem para começar bem... e muita gente não passa disso.

Essa morsa do Odimir é excepcional, tanto em termos de qualidade de confecção e acabamento quanto em termos de praticidade de uso. Servirá perfeitamente para qualquer tipo de isca que você ate agora ou venha a atar no futuro.

Se você quiser um whip-finisher, ajuda muito: seu fechamento ficará com qualidade profissional muito rapidamente, o que nem sempre acontece com half-hitch-finishers (caneta bic) ou com os dedos. A escolha de comprar ou não essa ferramenta também está associada ao tamanho de suas iscas - se forem relativamente grandes, fechar com os dedos ou com ferramenta não faz muita diferença; se forem pequenas faz uma boa diferença ter a ferramenta.

Não se esqueça de comprar um ou dois carretéis de linha específica para atado. Linha de costura não funciona. Se for atar iscas maiores (terrestrials e streamers), compre uma 6/0. Se for atar pequenas moscas (ninfas e secas, por exemplo), compre uma com numeração 8/0 (70 Denier), que, a despeito do numero maior é mais fina. Se você não tem ideia de com qual cores começar, eu sugeriria preto e marrom. depois você pode adquirir mais, caso seu leque de atado se expanda.

Muito em breve um vídeo no meu canal discutindo exatamente o tipo de material que você deve adquirir se está começando no atado... você se adiantou uma semana :p

Aqui o link para o canal: https://www.youtube.com/user/jostmj

Como é voltado para quem está iniciando, é possível que você encontre algumas informações boas por lá.

Abraço.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jost disse:

Sim, uma boa morsa, uma bobineira padrão e uma BOA tesoura já servem para começar bem... e muita gente não passa disso.

Essa morsa do Odimir é excepcional, tanto em termos de qualidade de confecção e acabamento quanto em termos de praticidade de uso. Servirá perfeitamente para qualquer tipo de isca que você ate agora ou venha a atar no futuro.

Se você quiser um whip-finisher, ajuda muito: seu fechamento ficará com qualidade profissional muito rapidamente, o que nem sempre acontece com half-hitch-finishers (caneta bic) ou com os dedos. A escolha de comprar ou não essa ferramenta também está associada ao tamanho de suas iscas - se forem relativamente grandes, fechar com os dedos ou com ferramenta não faz muita diferença; se forem pequenas faz uma boa diferença ter a ferramenta.

Não se esqueça de comprar um ou dois carretéis de linha específica para atado. Linha de costura não funciona. Se for atar iscas maiores (terrestrials e streamers), compre uma 6/0. Se for atar pequenas moscas (ninfas e secas, por exemplo), compre uma com numeração 8/0 (70 Denier), que, a despeito do numero maior é mais fina. Se você não tem ideia de com qual cores começar, eu sugeriria preto e marrom. depois você pode adquirir mais, caso seu leque de atado se expanda.

Muito em breve um vídeo no meu canal discutindo exatamente o tipo de material que você deve adquirir se está começando no atado... você se adiantou uma semana :p

Aqui o link para o canal: https://www.youtube.com/user/jostmj

Como é voltado para quem está iniciando, é possível que você encontre algumas informações boas por lá.

Abraço.

Entendi, tesoura eu já tenho aqui em casa, uma que corta até linha multifilamento. Como as ferramentas básicas custam em torno de 20 reais eu posso ir adquirindo aos poucos...agora a morsa que está um pouco complicado, pois como ainda tenho que comprar meu primeiro conjunto de fly fica difícil investir tanto numa morsa boa.

Estou pensando nessa http://www.marcelozursports.com.br/produto.php?cod_produto=7339540 , acho que vai ser o suficiente para começar, sem falar que é giratória.

E sobre o canal, está de parabéns! Dei apenas uma olhada rápida mas já deu pra ver que tem muito conteúdo interessante, vou ficar ligado para ver esse vídeo novo que você vai fazer.

Obrigado pela ajuda, Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O fato de ser giratória é só um complementar... você poderia perfeitamente se virar com uma que não gira por um bom tempo.

Sim, essa morsa que você escolheu é mais que suficiente para você começar a atar e depois, se gostar da coisa, mudar para algo mais robusto e permanente.

Outra opção seria você entrar em contato com gente que mora aí por perto de você para ver os materiais em primeira mão antes de investir numa compra "no escuro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jost disse:

O fato de ser giratória é só um complementar... você poderia perfeitamente se virar com uma que não gira por um bom tempo.

Sim, essa morsa que você escolheu é mais que suficiente para você começar a atar e depois, se gostar da coisa, mudar para algo mais robusto e permanente.

Outra opção seria você entrar em contato com gente que mora aí por perto de você para ver os materiais em primeira mão antes de investir numa compra "no escuro".

Ah sim...o fato é que a região da minha cidade é muito carente em relação ao Fly. Pesca com mosca é tipo lenda por aqui :ohmy:

Imagina agora material e ferramenta de atado....Só me resta a internet kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Jost disse:

Não se esqueça de comprar um ou dois carretéis de linha específica para atado. Linha de costura não funciona. Se for atar iscas maiores (terrestrials e streamers), compre uma 6/0. Se for atar pequenas moscas (ninfas e secas, por exemplo), compre uma com numeração 8/0 (70 Denier), que, a despeito do numero maior é mais fina. Se você não tem ideia de com qual cores começar, eu sugeriria preto e marrom. depois você pode adquirir mais, caso seu leque de atado se expanda.

Muito em breve um vídeo no meu canal discutindo exatamente o tipo de material que você deve adquirir se está começando no atado... você se adiantou uma semana :p

Aqui o link para o canal: https://www.youtube.com/user/jostmj

Como é voltado para quem está iniciando, é possível que você encontre algumas informações boas por lá.

Um ótima ideia Jost,

Estava com dúvidas de tipos de linhas de atados, numeração e marcas.

Sempre vejo essas duas marcas para venda (Danville, Ultra-Thread), a dúvida é se tem diferenças quanto ao tipo de linha e resistência.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns p ingresso à modalidade!                                                                                                                                                                A vida dura me ensinou a respeitar o momento de cada. Mas endossando os amigos, ref a Morsa G-Tech, vale o esforço se conseguires alcançá-la:

Qto às Ferramentas, nada como ( algumas d)as originais ! Especialmente um bobbin de cano e cerâmicas fininhos p/ atar mais facilmente anzóis miúdos; mas como já apontado pelos amigos, mta coisa pode ser improvisada até oportunidade de obtenção das industrializadas/ Mp. Apenas como incentivo/inspiração :

Servindo de inspiração e incentivo a muitos iniciantes, como eu: bela carroçagem entre tantas do Dr.Jost e amigos: Felizes vôos!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 11/01/2016 at 11:12, Tiago_A disse:

Entendi, tesoura eu já tenho aqui em casa, uma que corta até linha multifilamento.

As tesouras destinadas a cortar multifilamento de um modo geral são imprestáveis ao atado. Têm um serrilhado mais agressivo, que esfacelaria boa parte dos materiais

Algumas tesouras para corte de cabelo são excelentes para o atado, mas são caras e sempre de tamanhos maiores 

Compre a melhor tesoura de atado que que puder. No resto você se vira

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 11/01/2016 at 15:55, Papalardo disse:

Sempre vejo essas duas marcas para venda (Danville, Ultra-Thread), a dúvida é se tem diferenças quanto ao tipo de linha e resistência.

Na verdade com o tempo você vai ter é preferência e posso apenas te dizer que já tive diversas linhas de atado e minhas preferidas são as marcas, UNI-Thread, VEEVUS e SHEER, e finas devido as moscas que costumo atar, 8/0, 10/0, 12/0 e 14/0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Celio disse:

As tesouras destinadas a cortar multifilamento de um modo geral são imprestáveis ao atado. Têm um serrilhado mais agressivo, que esfacelaria boa parte dos materiais

Algumas tesouras para corte de cabelo são excelentes para o atado, mas são caras e sempre de tamanhos maiores 

Compre a melhor tesoura de atado que que puder. No resto você se vira

Bom saber...tenho uma tesoura de cortar cabelo em casa...

Valeu, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Ilza disse:

Parabéns p ingresso à modalidade!                                                                                                                                                                A vida dura me ensinou a respeitar o momento de cada. Mas endossando os amigos, ref a Morsa G-Tech, vale o esforço se conseguires alcançá-la:

Qto às Ferramentas, nada como ( algumas d)as originais ! Especialmente um bobbin de cano e cerâmicas fininhos p/ atar mais facilmente anzóis miúdos; mas como já apontado pelos amigos, mta coisa pode ser improvisada até oportunidade de obtenção das industrializadas/ Mp. Apenas como incentivo/inspiração :

Servindo de inspiração e incentivo a muitos iniciantes, como eu: bela carroçagem entre tantas do Dr.Jost e amigos: Felizes vôos!

Vou dar uma olhada nesses tópicos, o atado realmente é uma arte! Deve ser muito gratificante criar uma mosca e capturar um peixe com a mesma

Obrigado pelo incentivo e pela inspiração! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 16/01/2016 at 22:18, Tiago_A disse:

"...Deve ser muito gratificante criar uma mosca e capturar um peixe com a mesma

Sim! E com o tempo, aprendemos que esta é só uma das tantas emoções vividas em cada fase de um mesmo processo. Desde a 1ª imagem que formamos, na mente, ao sonhar com a pesca em determinado local; com as espécies potenciais; os iscos prováveis e suas fases evolutivas à época ; a busca pelos conhecimentos e materiais originais ou alternativos com que confeccioná-los; nossas evoluções ( as minhas, risíveis) em seus atados, apresentações, resultados, etc., de modo que mal consigo descrever.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.