Ir para conteúdo

Controle de linha e peixe


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Para mim, repito, PARA MIM, na modalidade tenkara, mais importante do que distância ou alcance do arremesso, é o controle de linha e peixe que vem em primeiro lugar.

Isso quase que invariavelmente significa  LINHA RELATIVAMENTE CURTA. E isso se mostra tanto mais necessário se no local que você pesca venta muito ou existe a possibilidade do peixe correr pro enrosco...

Se no seu local de pesca nem uma destas  variáveis (ventania, enrrosco) se faz presente, esqueçam este artigo...


1- E o que, Blatt, exatamente significa "linha relativamente curta"?
Respondo:
PRA MIM, é uma linha que lhe dê alcance rázoavel sem ser longa demais.
2- E como se calcula tal tamanho de linha, Blatt?
EU uso a seguinte "fórmula":
TL=TV+AP(be)  
Onde
TL= Tamanho de linha
TV= tamanho da vara
AP(be)= altura do pescador com braço esticado acima da cabeça. B-)


Então, pra ficar bem claro, esta formula  considera como o tamanho TOTAL de linha (linha + tippet) a distância da ponta da vara aos pés do pescador em pé, segurando a vara com o braço esticado acima da cabeça. B-)
Essa, na MINHA EXPERIÊNCIA (pra vocês, dependendo da condição local, pode funcionar ou não) é uma maneira de calcular uma linha bem versátil que atende cada pescador de maneira particular pois leva em consideração seu porte físico.
Essa formula NÃO atende situações extremas onde você pode precisar de uma linha bem mais curta devido as limitações de espaço do pesqueiro.
Por enquanto é isso. Feliz 2016!

tenkara.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sem nunca ter pescado de Tenkara, mas com alguma experiência em finalizar a ação, eu faria a linha um pouco mais curta do que pela fórmula Blatt. Curta o suficiente para não precisar passar a mão na linha na hora de finalizar, e poder controlar tudo a partir da vara.   

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já fiz Carlos e as limitações de distância pedem que a linha seja mais longa que a vara, principalmente em grande rios, como na Patagônia, por exemplo. Lá no nosso riozinho (Macaé de Cima) é possível pescar com uma vara Tenkara mais curta e fazer conforme se refere, porém o iniciante tem que fazer uma aproximação mais cuidadosa e mesmo assim a vara curva e teria que fazer a linha ficar mais curta do que a vara para finalizar, e evitar por as mãos na linha. 

No MDC eu não abuso quanto a linha ser muito longa, afinal das contas o riozinho tem muita mata ciliar o que não permite usar uma vara Tenkara longa e nem tão pouco linha longa. Lá eu pesco com duas varas Tenkara, uma de 2,10 metros e outra de 2,70 metros. Já na Patagônia eu abuso muito quanto a isso e pesco uma Tenkara de 4,10 metros e com linha bem longa, totalizando com tippet algo próximo de 6 metros ou pouco mais.

Pela experiência dos orientais nessa prática estou com eles, linha mais longa e finalização conforme o desenho acima.   :ok:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok: Miditieri obrigado pela participação...

Sim, concordo com você.... Na verdade quanto mais curta a linha maior o controle...

Mas mesmo com essa linha da fórmula, usando um net de cabo longo, é possível dominar o peixe sem pegar na linha...

Quanto a técnica de dominar o peixe puxando-o pela linha, ao contrário da cultura ocidental que condena tal prática,

os japoneses a usam com muita frequência sem medo de perder o peixe pois desenvolveram um trato especial na técnica de modo a otimiza-la

pra que o peixe não se solte ou tippet arrebente durante essa operação...

Vou tratar deste assunto sensível em breve aqui... Aguarde :cool2:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, essa formula como eu frisei no post, é pra uma linha genérica que atende a maioria das situações, mas NÃO atende situações extremas como no caso do Macaé que me parece ser um local típico de linha e vara curta (adoro) :D

Ou o extremo oposto, caso de rios patagônicos largos... Cada caso uma caso.

Eu, particularmerente, sempre uso a menor  linha possível pois gosto de ver a ação desenrolar  mais perto dos meu olhos.

Se tiver que usar com frequência um set-up de vara e linha que some mais de 8 metros eu prefiro apelar pro fly tradicional mesmo. :cool2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 minutos atrás, Blatt disse:

Se tiver que usar com frequência um set-up de vara e linha que some mais de 8 metros eu prefiro apelar pro fly tradicional mesmo. :cool2:

Por isso que levo varas de Fly para a Patagônia, pois tem momentos que não tem como pescar de Tenkara. Se bem que devo abusar um pouco mais esse ano pescando de Tenkara, pois agora tenho um wader longo até o peito. Como diria o Zanetti, agora sou um Lorde Inglês!   :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 minutos atrás, Fausto disse:

Por isso que levo varas de Fly para a Patagônia, pois tem momentos que não tem como pescar de Tenkara. Se bem que devo abusar um pouco mais esse ano pescando de Tenkara, pois agora tenho um wader longo até o peito. Como diria o Zanetti, agora sou um Lorde Inglês!   :D

Ok, mas não se deixe limitar pelas minhas limitações.... Existem tenkareiros que usam set-ups tenkara com mais de, pasme, 15 metros :eek:

Definitivamente não me vejo usando tal absurdo, mas não condeno quem o faça... Cada um no seu cada qual!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.