Ir para conteúdo

Ninfas - Tabela de identificação e atado


Jost

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro
13 minutos atrás, Jost disse:

"...Podemos expandir essa ideia para outros tipos de moscas, como secas, terrestrials, etc...."

Naba p criticar; não p valorizar ! :ok: Good boy ! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Baseada na afirmação do Jost, que citei acima, ousarei retificar o Boss ( posso, Fausto e Jost ? :D) :

" Essa imagem , as das "irmãs" que lhe seguirão (  e seus arquivos em PDF)  sairão pelo mundo a fora!  :yes: "                                                                    

 :okok:

 

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Ilza disse:

Baseada na afirmação do Jost, que citei acima, ousarei retificar o Boss ( posso, Fausto e Jost ? :D) :

" Essa imagem , as das "irmãs" que lhe seguirão (  e seus arquivos em PDF)  sairão pelo mundo a fora!  :yes: "                                                                    

 :okok:

 

Qdo a gente escreve, pensa sempre que estão lendo com nossos olhos, que muitas vezes  têm desvios de graus. 

Evitando mal entendido, esclareço que o objetivo dos termos acima citados não é outro, senão afirmar minha expectativa de que o Jost nos brinde com  o...

5 horas atrás, Jost disse:

"... expandir essa ideia para outros tipos de moscas, como secas, terrestrials, etc....!

(grifo meu)                                                                                                                                             abç a tds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Jost disse:

Tô ligado Ilza :D

Imaginava! :ok:

Então, vou ousar ainda mais, independente do que possa negativamente parecer. 

Antes : Anos atrás, lancei baita "lista de compras" de materiais de atado e, principalmente, anzóis ;  que bem classificaste com " Lista de Supermercado " (:natal_laugh:), . Tinha feito tremendas pesquisas e anotações das moscas específicas a cada modelo/tamanho. Logo, minha próxima indagação não se deve à preguiça de jovens avessos à pesquisas, como poderia parecer a algumas "outras" pessoas (nada relacionado a ti ). Mas apenas ao fato de que, se temos pessoas ( como tu) com capacidade e boa vontade para fazer melhor ( se é que realmente a sugestão abaixo melhoraria as coisas...ainda tenho minhas dúvidas), por que não estimulá-las ? rs

Então, tentando uma empatia para com quem está iniciando ou sentindo necessidade de recorrer às tabelas ( aqueles para os quais elas  são mais úteis), será que não seria um grande acréscimo se, em cada das "células" ou janelas onde citados os modelos dos anzois:

1) Entre os modelos citados, tomássemos ao menos o de marca mais conhecida . ex. TMC e, além de citar seu modelo, cf feito na tabela anterior ;se acrescentasse  , entre parenteses ,  o tamanho mais comumente utilizado ? Ex. para a Caddisflies, teríamos célula ref anzóis =:     

TMC2487/2488 ( Y ) 

Mustad 80200BR, Orvis 1639,

Partridge K4A                                  onde " Y " = nº do tamanho/anzol de uso mais frequente 

PS: Não consegui unir as linhas ref os modelos de anzóis, uma imediatamente abaixo da outra.  Mas que fique o "sentido" da sugestão.

) invés de se citar apenas o tamanho de uso mais frequente, como sugerido acima; fosse citado os 03 tamanho mais usados, em ordem de frequência ( y, x, z) ; supondo o  " Y " , tal como no ex. anterior, aquele de maior frequência de uso; o "X" o de frequência intermediária de uso; e o "Z" , o menos utilizado.Ex :

TMC 2487/2488 ( Y ; X; Z)

Mustad 80200BR, Orvis 1639

Partigde k4A   

) " Ocês " " tavam " com saudade da " Ilzinha " ?? Agora....(?!)  kkkk :D

abç


                                     

 

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A tabela ficou nota mil.

bom, quando o jost botou ali as moscas que imitam ele permitiu um voo para cada um q usar essa tabela. Quando a pessoa for atar uma ninfa de mayfly, que achou no seu Rui, a pessoa não deve se prender a receitas, e sim estudar a tabela e ver o exemplo. Com isso, a pessoa pode criar (seguindo as características do inseto) a sua própria isca com os materiais que quiser, na cor é tamanho que quiser.

acho muito válido para um mosqueiro entender entomologia, se for truteiro, indispensável. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ilza, eu passei uns minutos olhando para a tabela e pensando se valia a pena inserir ou não os tamanhos mais comuns de anzóis... a conclusão foi de que não valia a pena, como já mencionou o Jamanta.

Explico:
Você pode atar uma PTN, por exemplo, desde tamanho 6 até 24. Cada uma dessas "PTN" vai representar um bicho diferente, em função do tamanho e combinação específica de materiais utilizados. Isso posto, a tabela é apenas um guia para você chegar na beira do rio, ver o tipo e tamanho de bicho que tem nesse rio e depois atar uma PTN específica para imitar esse bicho.

 

Exemplo:
Cheguei na beira do rio e encontrei um ser com um corpo de 9mm de comprimento (sem contar as caudas), meio magrinho, com uma cauda trifurcada e na cor marrom, tipo isso aqui:
Mayfly-Callibaetis-Speckled-Dun-Nymph.jp

Ôpa! Cauda trifurcada - já sei que é uma ninfa de mayfly.
Olho na tabela: ninfas de mayfly são convenientemente imitadas pelo "chassis" da PTN...

  1. 9mm? --> anzol #12/14
  2. marrom? --> pena de faisão natural, arame de cobre fino, dubbing marrom, cinza escuro ou pavão.

A tabela fez a conexão entre o bicho e o que vou atar. A decisão de tamanho e cores é por minha conta.

 

Enfim, isso tudo para dizer que acho contraproducente inserir a informação do tamanho de anzol (bem como possíveis materiais de atado) nessa tabela.

Explica? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amiga IIza.

Você como pode segui a tabela mais pelo tamanho e a cor do inseto, no modo geral e exemplos para ajudar o atador a chegar o mais próximo das características das moscas (insetos) reais, exemplo se não tem o anzol que aparece na tabela mais tem outro do tamanho serve e assim por diante. O atado não é uma ciência exata.

Não sei se deu para entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
17 horas atrás, Ilza disse:

"...( se é que realmente a sugestão abaixo melhoraria as coisas...ainda tenho minhas dúvidas)..."                   

 

Amigos,                                                                                                                                                                             

justamente por "vislumbrar" ( e vagamente)   alguma importância, "apenas relativa", da indicação de tamanhos de anzóis; reconhecendo as eventuais variações de tamanho dos insetos,  cf período evolutivo e/ou épocas e locais diferentes, com maior ou menor favorecimento ao aparecimento de diferentes espécies e a seus crescimentos, etc...é que já tinha adiantado minha dúvida citada acima...

Antes, agradecendo a atenção [ muitas vezes é o melhor dos carinhos _como dizem alguns, ]. Concordo 99,9/% com tudo escrito pelos amigos "Marcelo", "Jamanda" e "Josteacher" , que já deu Mega Up na Tabela :okok:( , e ainda nos brinda com baita aula e ex. de capacidade didática que seria desperdício não resultar em livros técnicos.

Mas, seja por minha inexperiência, somada a alg incapacidade de compreensão; ainda considerando as variáveis que apontei acima e quaisquer outras mais; e mesmo considerando que seria ideal uma prospecção do rio, antes de  selecionarmos as mosquinhas para uma investida...Muitas vezes isto é impossível por questões de tempo, etc. E muitos acabam recorrendo à experiências passadas no local, cf épocas , etc. ; ou a informes dos amigos que na região estiveram há poucos dias, etc., avaliando a fase temporal e meteorológica, tentando prever as eclosões e/ou fases evolutivas das espécias a serem encontradas; e assim, já irem montando suas caixinhas.

Aos menos experientes, em cujo fim da filha me encontro, uma indicação de tamanho de anzol ( ou intervalo de tamanhos ( ex. : 12-16 ;  16-20; )  "mais frequentemente usado" em cada mosca/fase dela (como, aliás, não raro se vê nas receitas/p-a-pass)... ;) ), não seria seguido à risca ( no mínimo eu tenderia a ter alguns de numeração acima e abaixo, para variar cf "suposição" de utilidade, dependendo do que imaginasse encontrar ou mesmo observar no local.  E não sendo impossível extrapolar estas medidas, cf alguma situação específica.

Mas com toda gratidão e  respeito, não vejo em que prejudicaria se a tabela contivesse  o "Y" que sugeri acima; ou mesmo uma faixa "x-z" de tamanho "máximo" e "mínimo", mais frequentemente utilizados em cada espécie ou mosca que a imita. Certamente, se um dia eu for mais experiente, rirei junto com os colegas frente tais colocações.

Mas até, lá, complementar assim a  tabela é coisa que imagino muito útil, especialmente ao time dos novatos, o qual, por integrar, tvz me facilite certa empatia. Mesmo reconhecendo que tuto possa não passar de minha extrema ignorância sobre tudo, confesso.

De qqer forma, mais uma vez, agradeço muitíssimo as explicações dos amigos.                                              abç.

 

 

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amiga IIza.

Provavelmente você pesca um determinado local certo.

Como você já sabe quais os insetos tem no local que você pesca frequentemente, o inseto que aparece nas margens com a maior quantidade em determinada época.

É através deste inseto, você compara qual o tamanho do anzol que vai ser atado para ficar o tamanho igual do inseto, e procura ter um inseto próximo de você para ver quais as cores que ele tem.

E procura a atar tamanho, formato e cores, todas as características iguais do inseto isto para atar o mais parecido e possível.

Esta tabela ajuda ter a capacidade de imitar no tamanho e as características do inseto e você percebeu se tem algum inseto que no local da sua pescaria aparece na tabela?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gde Marcelo,

Agradeço a atenção. Minha sugestão é geral; não específica a local.

Pescando? Nem estou. No máximo uma  perspectiva  remota ( por probls de saúde em família) , nos próxs dias, nas serras do Vale do Ribeira-SP, onde temos zilhões de espécies de insetos. Região onde mal dá pra conversar, ou ficamos com a boca cheia à menor cavalgada ou pedalada de bike...kkk 

Vlw! 

 

 

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente trabalho Jost,

Não sei se já existe, mas seria legal se tivesse alguma especie de revista do fórum MDR, que fosse publicada a cada mês com esses tipos de informações. Assim seria um guia centralizado de informações que ajudaria novatos como eu e outros.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho que a revista da ABPM já cumpre com honras esse papel.

Penso que o papel do fórum seja mais de fomentar a troca de ideias, e daí advir a informaçāo, que somente ser um divulgador de forma tão formal quanto em uma revista.

Pra ser sincero, acho que antes de sair qqr revista, do fórum sai um ou dois livros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Parabéns Jost,

Uma tabela que possibilita uma visão geral dos principais insetos aquáticos, relacionando estes com os  atados de suas imitações e respectivas proporções em relação aos anzóis recomendados.
Um excelente guia de consultas !


Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Show de bola esse guia mestre Jost!!

Muito bom mesmo!

Já está salvo nos meus arquivos de fly (que já estão ficando bem grandes).

Esse tipo de informação seria até bacana de se fazer as outras tabelas dos tipos de iscas (secas, etc) e mandar plastificar e levar junto naquelas pescarias de passar vários dias. Captura o inseto na beira d'água, leva pra base, a noite ata uns dele e no dia seguinte, testa!

hehehe

 

Abração mestre, parabéns pelo ótimo material!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, podemos pensar em miniaturas para plastificar... porém confesso que os outros tipos de mosca são menos sistematizáveis que as ninfas.

Mas acho que sai.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mas acho que se manter desta forma, simples e efetivo, é melhor.

E como você comentou com a Ilza, essa tabela serve mais como "base" para os atados do pescador.

Acredito que colocar as iscas mais gerais, assim como os respectivos insetos, já ajuda bastante os pescadores menos experientes!

 

Grande abraço mestre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Excelente Jost:mestre:

Estou perdendo muita coisa por conta do pouco tempo que tenho pra acessar o fórum (não me demite não hein Boss :D)

 

Neumann, acho que as receitas mais representativas pra nós seriam mesmo a Kaufmann e a Copper John. :hum:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André, pode ser que sim e pode ser que não, muito antes pelo contrário... O certo é que gostei do apelido com que fui qualificado por um dos administradores: BIERBRAUER!

E, de fato, notei que andas ausente quando comparado com tua atuação tempos atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

 

Um guia de consulta rápida para qualquer mosqueiro, em todos os níveis e as correlações catalogadas perfeitas.

Ainda não tinha visto uma tabela tão abrangente como essa e muito menos em português ...

Parabéns pelo trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
17 horas atrás, André Ribeiro disse:

não me demite não hein Boss :D

Tranquilo meu amigo, não vou te demitir e ainda vai integrar meu grupo "classe mais do que super econômica" para Patagônia 2017. :ok:

11 horas atrás, Neumann disse:

AO certo é que gostei do apelido com que fui qualificado por um dos administradores: BIERBRAUER!

:okok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 22/01/2016 at 08:29, Neumann disse:

Sugestão e/ou pergunta: a Montana não seria mais representativa - para o nosso meio - como ninfa de stonefly? 

 

Não sei alemón. Vou dar uma pesquisada :)

De toda forma, coloquei a Kaufmann pq ela tem as 3 placas dorsais e é um atado mais realista que uma Montana, sugerindo ao atador que a presença das placas é importante... acho a Montana meio impressionista demais para colocar naquela tabela: tem cara de muita ninfa sem ser nenhuma específica...

... mas vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais um com febre da Montana, isto pega gente. :yes:

A mosca Montana para mim é como um besouro desenvolvido e a Kaufmann é uma mosca Mayfly adulta que já voa para acasalar.

Estou certo ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Administrador
Em 28/12/2015 at 15:08, Fausto disse:

Essa imagem e o aquivo em PDF vai sair pelo mundo a fora!  :yes:

Parabéns Jost, ficou muito bom!  :ok:

 

Recentemente vi num grupo do WhatsApp. 👏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Depois de um bom tempo sem pescar e sem participar mais ativamente aqui no forum, entrei correndo aqui neste tópico, pois sei que o estudo é que nos faz sermos pescadores melhores. E vejo que o material compartilhado será de grande valia para meus estudos. Muito obrigado pelo compartilhamento. 
Leandro Loyola

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Mosqueiro
Em 28/12/2015 at 13:57, Jost disse:

Depois da postagem do Jamanta sobre a tabela de ninfas em espanhol, me propus a traduzi-la para o pescador brasileiro. Olhando atentamente, no entanto, me dei conta de que várias informações eram excessivamente entomológicas, e portanto desnecessárias ao atador, e as informações, realmente importantes ao atado, tinham sido deixadas de fora!

Em virtude disso, resolvi refazer quase que completamente a tabela, buscando facilitar a vida do atador de ninfas. O resultado é o que se segue:

56815b666d695_TabelaNinfas.thumb.jpg.d80

Os quadros acinzentados da tabela são dispensáveis para o atado da ninfa em questão. Por exemplo: MayfliesXAntenas - as antenas de efêmeras são minúsculas e não importantes do ponto de vista de atado, de forma que a célula da tabela é acinzentada. Não estou dizendo que as efêmeras não possuem antenas, apenas que elas não representam uma característica importante para colocar no atado.

O arquivo em PDF encontra-se em anexo para Donwload. O PDF foi gerado em papel A3, de modo que ficará fácil imprimir em A4 com redução.

Agradeceria se os nobres mosqueiros e mosqueiras dessem uma olhada na tabela para verificar e existência de erros ou incongruências. Depois de apontadas essas falhas, corrigirei o arquivo e postarei a tabela definitiva.

Podemos expandir essa ideia para outros tipos de moscas, como secas, terrestrials, etc.

Agradeço de antemão.

Abraços :happy:

Tabela Ninfas.pdf

\Sensacional.... imprimi e coloque na minha mesa de atado... show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.