Ir para conteúdo

Tenkara na Patagônia - Dezembro de 2015


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Essa época do ano os rios da Patagônia Argentina ainda estão cheio, bem mais água do que em março e mesmo assim a pescaria é bem divertida. O importante é conhecer o rio e saber onde acessar para pescar na abertura da temporada (novembro/dezembro). Muitas vezes o trecho ideal em dezembro fica muito seco em março chegando ao ponto de não ter água em diversos braços e canais.

O uso de wader é fundamental para acessar trechos mais fundos, porém as vezes se torna impraticável em função da profundidade e força da água. Para o baixinho aqui a coisa complica ainda mais. :laugh:

Pescar com vara Tenkara é divertidíssimo e esse ano os guias testaram e gostaram muito da experiência, tanto que um deles já está com uma vara TenkaraBR em ação desde então. :ok:

Jorge Possobon meu amigo, sua TenkaraBR modelo XPS ficou na Patagônia com o guia Mauro Baldone. :yes::okok:

Ponto de acesso no rio Malleo bem sinalizado.

post-1-0-97112100-1450218723_thumb.png

Dia de vento e assim mesmo pescaria boa e tranquila.

post-1-0-58418000-1450218725_thumb.png

Local típico de pesca no Malleo.

post-1-0-30803800-1450218727_thumb.png

O mesmo local com um pool acima.

post-1-0-71152500-1450218728_thumb.png

Truta arco íris bem legal para um swing de Tenkara.

post-1-0-58184100-1450218730_thumb.png

Com minha TenkaraUSA modelo AMAGO.

post-1-0-10881300-1450218732_thumb.png

Truta marrom em tamanho bom para Tenkara.

post-1-0-21829300-1450218734_thumb.png

Com minha TenkaraBR XPS.

post-1-0-89373700-1450218735_thumb.png

Visitantes...

post-1-0-73229700-1450218737_thumb.png

Trutinha fominha atacando uma Elk Hair Caddis com patinhas de borracha.

post-1-0-34518200-1450218739_thumb.png

Algumas pouco maiores

post-1-0-68402000-1450219001_thumb.png

Bom local de pesca, água bem oxigenada e muito alimento.

post-1-0-20938700-1450219003_thumb.png

Rendeu essa bela surpresa com 42 cm.

post-1-0-88007700-1450219004_thumb.png

As moscas do dia.

post-1-0-09534700-1450219006_thumb.png

Pausa...

post-1-0-78911700-1450219007_thumb.png

O mesmo trecho.

post-1-0-13055800-1450219009_thumb.png

Rio acima.

post-1-0-73309300-1450219010_thumb.png

Canais tão largos que fica impossível fazer swing nas duas margens.

post-1-0-19866500-1450219012_thumb.png

Uma experiência bem bacana e divertida que será feita muitas vezes em minha pescaria na região. :ok:

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show Fausto, como sempre!

Depois vou te encher de perguntas mas por hora só tenho uma a fazer: USOU A OVERHAND WORM? :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Show Fausto, como sempre!

Depois vou te encher de perguntas mas por hora só tenho uma a fazer: USOU A OVERHAND WORM? :)

Usei sim Blatt, mas não da forma que deveria ter usado. Na pesca guiada o tempo é curto e ainda mais nesse caso onde, dos seis dias de pesca, quatro foram de floradas. Testei a "minhoca nó cego" nas cores preta e laranja, mas não deu resultado. Em março estarei praticamente com 12 dias full de pesca de vadeio e na maior parte das vezes de Tenkara, daí será inevitável colocar em prática o uso da "minhoca nó cego" e fazer várias fotografias com ela. :ok:

Show Fausto....Belas trutas.

Nessa sexta feira de tarde os dois guias usaram varas Tenkara. O Mauro Baldone ficou com a TenkaraBR XPS e o Pablo com a TenkaraUSA AMAGO. O Baldone gostou tanto que no mesmo dia ficou com a vara. O Pablo ferrou uma truta marrom de bom tamanho para o mundo Tenkara que lhe rompeu o tippet.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom de ver você Fausto na varinha de mão a Tenkara, vejo que já esta dominando a briga com as Trutas maiores isto é bom.

Teve alguma fez você ia atrás dela para evitar de estourar a linha?

Ou conseguiu dominar a Truta é bom de ver.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo tenho duas hérnias de disco e não corro atrás de truta alguma! :D

Tippet 4x e linha trançada foi o bastante para segurar essa danada que saltou diversas vezes a menos de 10 metros de mim. Essa arco íris é meu recorde na Tenkara com 42 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo tenho duas hérnias de disco e não corro atrás de truta alguma! :D

Tippet 4x e linha trançada foi o bastante para segurar essa danada que saltou diversas vezes a menos de 10 metros de mim. Essa arco íris é meu recorde na Tenkara com 42 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu amigos! :ok:

Aí Cazes a sua mosca em ação. :okok:

post-1-0-23039400-1448134268_thumb.png

attachicon.gifTEN201512_19.png

O fio de floss amarelo desfia e dá um efeito bem bacana quando molhado. :ok:

Fico muito feliz de saber que as trutas gostaram. Esse é o meu maior incentivo.

Agora só falta eu ir junto pra ajudar nos testes rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto eu sei que você não pode corre atrás das Trutas.

Mais também eu sei da sua competência e capacidade de trazer as trutas na tua mão.

Esta é a primeira de muitas Trutonas que tenho certeza que vai ter outras maiores dominada por você, lógico sem corre atrás.

Esta truta arco-iris é bonitona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

[...] tenho duas hérnias de disco e não corro atrás de truta alguma!

:ok:

Uma vez o Alejandro, em 2011, disse-me: "Marcelo não vai até a truta, a truta vem até Marcelo"

Lição de vadeio resumida em uma única e curta frase.

Agora, em vadeio, fico imóvel durante uma captura... só me movo em direção à margem no caso do peixe ser maior que a encomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Jost, se tem linha e vara com a capacidade do pescador as Trutas é igual um cachorrinho que o dono chama e elas vem, qualquer tamanho de Trutas não tendo obstáculo as trutas são obedientes. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que maravilha Boss! :bs-aplauder:

Já estou me coçando pra voltar! :D

É impressão minha ou as trutas nesse começo de temporada estão mais esguias? :huh:

Em julho/agosto compro minha passagem para 2017 e já está convido a integrar o grupo. :ok:

Pelo contrário André, as trutas estão mais coloridas e mais gordas. Poucas estão com aquela coloração apática que chamamos na época de truta "prateada". Praticamente todas estão com a coloração arco íris bem acentuada e as marrons estão bem amareladas. As arco íris estão maiores e mais gordas do que vi quando fiz a flotada do Caleufú em novembro de 2012. Tem explicação, em 2011 o vulcão jogou muitas cinzas no Caleufú e isso agrediu o bioma em relação a oferta de alimentos. Em 2012 quando fiz o acampamento elas ainda estavam magras e esguias. Desde então o Caleufú se recuperou e a oferta de alimento aumentou bastante, tanto que vimos muitas pâncoras. Agora para 2016 o Delta do Caleufú promete boas ações.

Veja como estavam prateadas em novembro de 2012.

PAT_20121121_13.jpg

A marrom cabeçuda e magra.

PAT_20121121_24.jpg

Muitas estavam assim magras e cabeçudas.

PAT_20121121_31.jpg

Todos os guias e lojistas estão muito animados para essa temporada que se inicia e todos os relatos de pesca no Caleufú são bons. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, perguntinha meio cretina: O wader é indispensável ou dá pra fazer wet wading nos meses mais quentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Da pra pescar sem wader em janeiro e fevereiro, desde de que o tempo fique firme no sol.

O Beto Palometa pescou assim uns anos atrás.

Agora... se entrar uma frente fria lasca. O Beto Saldanha já pegou neve em fevereiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tipo isso.

Eu necessito de wader. A água fria o dia todo em vadeio profundo e agressivo como faço não é nada agradável, independente da temperatura do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Veja Blatt, o guia Mauro Baldone está sem wader.

post-1-0-39314000-1450385639_thumb.png

Essa foto foi feita na quarta feira dia 9 de dezembro às 14:00 (aqui às 15:00) e a temperatura da água estava em 15 ºC. Em março também é possível pescar sem wader, porém quanto mais próximo dos lagos, mais fria é a água. Por exemplo, o rio Malleo em sua parte alta medi a temperatura em março desse ano e estava 8 ºC de manhã e nesse mesmo dia medi 20 ºC em sua parte baixa de tarde. Investir num wader é uma boa para poder explorar diversas opções de pesca na Patagônia. Se não for wader, que seja uma boa calça de neoprene para ajudar, mas na prática não seu dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Fausto.

Então já deu pra ter uma ideia...

Como eu não sou do tipo pato mergulhão, vadeio pra mim significa água até a altura do joelho, acho que uma boa bota e um neoprene grosso (5 mm) resolveria a questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.