Ir para conteúdo

Dúvidas sobre grandes moscas secas


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Turma veja bem. Sei que em tese posso atar uma mosca em qualquer tamanho de anzol. Mais que na verdade isso não deve ser feito por n motivos. Por isso pergunto:

1- Qual as melhores moscas secas para ser atadas em tamanho grande? Tipo anzol #10.

2- Existem secas específicas para este tamanho ou maior? Se sim quais são?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Gustavo,

Quando se trata de imitações específicas de Maifly o tamanho do anzól utilizado será função das espécies de efêmeras disponíveis em determinados ambientes e determinadas épocas correspondentes às eclosões.
O mesmo se dá com outros gêneros, como por exemplo as plecópteras.
Já vi stones enormes voando torpemente em alguns ambientes da Patagônia, embora o usual seja encontra-las em tamanhos pequenos e por isto mesmo chamadas de stone flies "palito".
Normalmente os tamanhos maiores de anzóis são destinados ao atado de moscas atratoras não específicas ou mesmo tentando imitar terrestriais.

Abração
odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre obrigado. Então posso concluir que não existem secas projetadas para serem construídas em anzóis maiores. É isso?

Então quais seriam as mais indicadas, que se adaptariam em um anzol maior?

Minha pergunta é baseada em uma experiência vivida nesta última ida a patagônia. Esta belíssima truta do avatar e algumas outras foram capturadas em uma Royal wulf parachutes atada em anzol #8. Que me foi fornecida pela amigo e guia Frederico.

Editado por Gustavo Mello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Existe sim Pimpolho, algumas receitas foram elaboradas para anzol #10 ou maior e tentar atar a mesma receita em anzol menor não dá um bom resultado como, por exemplo, Stimulators, Humpy, Royal Wulff e outras. Você até consegue, mas em muitos casos viram monstrinhos. Uma Stimulator em anzol #18 é difícil ficar com boas proporções. É uma questão do tipo de material usado.

O mesmo acontece com as Parachutes, tenta atar uma em anzol #8 e veja no que vai dar. Claro que é possível, mas quando por em prática as chances de erros de flutuação aumentam bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A Royal Wulff foi criada para águas rápidas para não afundar e a versão Parachute dela segue a mesma linha. São ótimas moscas para anzol #8 e #10, porém com atenção tem como atar em anzol menor #12, mas num anzol #14 requer uma melhor seleção do material usado para manter as proporções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Gustavo,

Tentando desmembrar a resposta e considerando como moscas secas todas as que sejam pescadas na superficie e sobre a superficie do filme de água existem sim moscas projetadas para anzóis até números 4 ou mesmo número 2, como salmonflies, grilos, gafanhotos e grandes besouros como as cantáridas.

Em se tratando de mayflies, existem como o Fausto citou, moscas projetadas para imitar grandes mayflies como as "green drakes " atadas em anzóis #8 e as "hexagenia" atadas até em anzóis #6.
Já tive oportunidade de ver efêmeras na Patagônia argentina que me pareceram ser "hexagenias" e que poderiam ser atadas em anzóis #10.

Abraços
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A Royal Wulff foi criada para águas rápidas para não afundar e a versão Parachute dela segue a mesma linha. São ótimas moscas para anzol #8 e #10, porém com atenção tem como atar em anzol menor #12, mas num anzol #14 requer uma melhor seleção do material usado para manter as proporções.

Já vi receitas de Royal Wulff atadas em anzóis TMC 7989 em anzóis #4 e #6.

Normalmente as receitas recomendam seu uso para anzóis entre # 8 e #18.

É uma de minhas moscas prediletas e por certo estaria entre as moscas que eu escolheria se tivesse que escolher apenas três tipos de moscas para pescar na Patagônia argentina norte.

Minha caixa de moscas contém Royal Wullf principalmente no tamanho #18 e em menor quantidade o tamanho #16 (anzóis do tipo standard dry).

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já vi receitas de Royal Wulff atadas em anzóis TMC 7989 em anzóis #4 e #6.

Normalmente as receitas recomendam seu uso para anzóis entre # 8 e #18.

É uma de minhas moscas prediletas e por certo estaria entre as moscas que eu escolheria se tivesse que escolher apenas três tipos de moscas para pescar na Patagônia argentina norte.

Minha caixa de moscas contém Royal Wullf principalmente no tamanho #18 e em menor quantidade o tamanho #16 (anzóis do tipo standard dry).

O Claudio Brandileone me presenteou com um pedaço de Calf Body branco e agora tenho como atar as Royal Wulff com o material usado em sua receita original. :okok:

Vou separar material para atar várias em anzol #10, #12 e #14, talvez até mesmo em anzol #16, mas confesso que não estou muito animado para tentar atar em anzol menor, mas se eu conseguir separar material adequado, vou experimentar atar algumas em anzol #18 em função de tua sugestão. Pretendo colocar elas dentro d'água em março do ano que vem. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Klinkhamers SÃO parachutes ENORMES. Justamente para serem pescadas em correntezas fortes. Boiam feito rolhas, são muito visíveis e o anzol dentro da água ajuda a fisgar o peixe nos ataques.

As receitas originais visam anzóis dry standard nos tamanhos 8, 10 e 12, não sendo recomendado atar menores.

Essa foi atada no limite inferior... #12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já vi receitas de Royal Wulff atadas em anzóis TMC 7989 em anzóis #4 e #6.

Normalmente as receitas recomendam seu uso para anzóis entre # 8 e #18.

É uma de minhas moscas prediletas e por certo estaria entre as moscas que eu escolheria se tivesse que escolher apenas três tipos de moscas para pescar na Patagônia argentina norte.

Minha caixa de moscas contém Royal Wullf principalmente no tamanho #18 e em menor quantidade o tamanho #16 (anzóis do tipo standard dry).

Mestre Odimir o senhor é o nosso Mestre Yoda do fly, categoria pura e simples. :natal_cool::natal_cool:

Já estre Chubaka :bad::bad: que vos escreve gosta muito de pescar é no dropper. E geralmente uso um grilo ou um atractor (anzol #6 ou #4), mais minha intuição pela experiencia vivida, esta me dizendo que se eu substituir estes por grandes secas, posso ter mais sucesso. :diablo::diablo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Klinkhamers SÃO parachutes ENORMES. Justamente para serem pescadas em correntezas fortes. Boiam feito rolhas, são muito visíveis e o anzol dentro da água ajuda a fisgar o peixe nos ataques.

As receitas originais visam anzóis dry standard nos tamanhos 8, 10 e 12, não sendo recomendado atar menores.

Essa foi atada no limite inferior... #12

Amigo obrigado pelas informações, vou considera-las para compor meus droppers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mestre Odimir o senhor é o nosso Mestre Yoda do fly, categoria pura e simples. :natal_cool::natal_cool:

Já estre Chubaka :bad::bad: que vos escreve gosta muito de pescar é no dropper. E geralmente uso um grilo ou um atractor (anzol #6 ou #4), mais minha intuição pela experiencia vivida, esta me dizendo que se eu substituir estes por grandes secas, posso ter mais sucesso. :diablo::diablo:

Grande Gustavo,

De inicio e pela forma como foi postada não entendi bem o propósito da pergunta, daí a maneira como respondi.

Pessoalmente, embora reconheça sua eficácia, não gosto de pescar com sistema de dropper ou mesmo com ninfas em tandem, razão pela qual não sou a pessoa mais indicada para indicações neste sentido.

Mas como você, penso que guardadas as proporções entre seca e ninfa, algumas das moscas que posto abaixo possam ser usadas, com especial destaque para as Stimulators, toda a série de Wullfs e também as Humpies.

Observe que ato algumas destas últimas com o dorso em EVA.

x025.jpg

x014.jpg

x007.jpg

x006.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

... que vos escreve gosta muito de pescar é no dropper

Quem te ensinou essa "maldade"? :innocent:

... com especial destaque para as Stimulators, toda a série de Wullfs e também as Humpies.

Gafanhoto... siga os conselhos do mestre! :pipe:

Qualquer uma dessa três segura uma ninfa de stonefly com peito de chumbo e cabeça de tungstênio. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Para fazer dropper eu utilizaria um terrestrial em cima... boia melhor que as dries, são mais fáceis de atar e mais resistentes... :bag:

Amigo eu pensava assim tb, até montar o dropper com a referida Royal wullf. O que era bom ficou melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre Odimir o que aconteceu na verdade é que eu me expressei muito mal. Não deixei claro minhas intenções, quando me referi a secas grandes. É o maldito hábito de escrever no celular. :bag::bag: Desculpe-me.

Boss Com certeza seguirei os conselhos do Sr. Odimir, estou fazendo uma listinha de 3 ou 4 moscas para a finalidade do dropper.

1 Royal Wullf parachutes

2 Humpies

3 stimulators

4 hoppers

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Gustavo,

Lembrei de um tópico que postei mostrando o vídeo de uma mosca atada por um atador italiano chamada Stravacca.
Esta mosca tratada com Shimazaki Dry-Shake, é capaz de arrastar uma âncora rio abaixo....

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=10905&hl=stravacca

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mestre Odimir o que aconteceu na verdade é que eu me expressei muito mal. Não deixei claro minhas intenções, quando me referi a secas grandes. É o maldito hábito de escrever no celular. :bag::bag: Desculpe-me.

Boss Com certeza seguirei os conselhos do Sr. Odimir, estou fazendo uma listinha de 3 ou 4 moscas para a finalidade do dropper.

1 Royal Wullf parachutes

2 Humpies

3 stimulators

4 hoppers

Ola Gustavo, não é preciso se desculpar até porque existiu uma certa falta de entendimento de minha parte.

De qualquer forma, sugiro levar em consideração o que é consenso entre muitos pescadores, ou seja, moscas grandes tem maior capacidade de despertar a curiosidade e também de atração, mas a maior quantidade de capturas se verifica com moscas pequenas.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.