Ir para conteúdo

Terrestrial de EVA


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Segue um vídeo de atado de um pequeno terrestrial de EVA, bastante simples e versátil. Excelente para matrinxãs, pirapitingas, trutas e outros predadores do gênero.

A primeira vez que vi esse terrestrial foi pescando no rio Aluminé, quando o guia Mauro Baldone o sacou de uma caixinha, dando um sorriso e afirmando categoricamente ser destruidora. Na cor preta, com um pouco de krystal flash na asa e pernas laranjas, revelou-se fatal, de fato :)

Obrigado Mauro :)

Espero que curtam.

;)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Segue um vídeo de atado de um pequeno terrestrial de EVA, bastante simples e versátil. Excelente para matrinxãs, pirapitingas, trutas e outros predadores do gênero.

A primeira vez que vi esse terrestrial foi pescando no rio Aluminé, quando o guia Mauro Baldone o sacou de uma caixinha, dando um sorriso e afirmando categoricamente ser destruidora. Na cor preta, com um pouco de krystal flash na asa e pernas laranjas, revelou-se fatal, de fato :)

Obrigado Mauro :)

Espero que curtam.

;)

(Em upload - dentro de umas duas horas estará completamente disponível)

Muito legal esse atado Jost, vou tentar atar agumas.

virei fã de moscas de eva, pelo fato de ser mais facil de atar e barato kkkkkkkk

atei algumas, mas não com a mesma maestria do jost, mais atei kkkkkkk

post-1982-0-17186600-1449016748_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O "pulo do gato" para os guias é o anzol Tiemco TMC200R que é curvo e fica muito exposto para uma boa cravada. Essa mosca é "assassina" e os guias adoram, inclusive com uma combinação de cores alternadas nas patinhas entre as cores laranja e preto. :okok:

Recebi e-mail do Alejandro Klap me informando que o Mauro Baldone vai estar no grupo esse ano. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Show de bola! :)

Terrestriais são quase sempre tranquilas pra atar, tem custo baixo e são eficientes. E diga-se de passagem, essa parece muito mais um inseto que uma chernobyl ant. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito legal esse atado Jost, vou tentar atar agumas.

virei fã de moscas de eva, pelo fato de ser mais facil de atar e barato kkkkkkkk

atei algumas, mas não com a mesma maestria do jost, mais atei kkkkkkk

Vc atou um Boy Hopper... parece bem razoável :okok: ... está nos meus planos tentar atar isso para PAT-2016

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em que situação é a mais propicia para pesca com esse tipo de mosca na patagônia Jost?

Quando o rio passa calmamente rente aos salgueiros, de preferência logo na saída da água por baixo de uma moita, uma isca dessas tem chance grande de pegar um peixe razoável.

Arremesso BEM rente aos salgueiros (levemente upstream), mending, deixa a isca derivar sem arraste. Começou o arraste, recolhe com um false-casting e joga pra cima de novo, iniciando o processo.

Essa é a tática básica, repetida um sem-número de vezes. Quando a corrente está mais forte é bem trabalhoso e requer correções rápidas de linha.

No upstream também funciona bem: cast pra cima e vem recolhendo a linha na mesma velocidade de deriva da mosca, pra não ter folga na hora de cravar, se algum peixe atacar. Quando a isca chega perto de você, dois false-casting pra esticar a linha toda e toca pra frente.

Eu particularmente tenho preguiça de pescar desses jeitos, mas estou me propondo a tentar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma dessas em anzol #16 deve ser fatal pros lambas, eim!!

Acho atado com EVA meio volumoso demais para lambaris, ainda que em anzol #16... o Fausto costuma cortar as caudas das parachutes dele em anzol #18 pq os bichos não conseguem bocar a isca!

Todo caso, podemos tentar algo para esses bichos pequenos...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando o rio passa calmamente rente aos salgueiros, de preferência logo na saída da água por baixo de uma moita, uma isca dessas tem chance grande de pegar um peixe razoável.

Arremesso BEM rente aos salgueiros (levemente upstream), mending, deixa a isca derivar sem arraste. Começou o arraste, recolhe com um false-casting e joga pra cima de novo, iniciando o processo.

Essa é a tática básica, repetida um sem-número de vezes. Quando a corrente está mais forte é bem trabalhoso e requer correções rápidas de linha.

No upstream também funciona bem: cast pra cima e vem recolhendo a linha na mesma velocidade de deriva da mosca, pra não ter folga na hora de cravar, se algum peixe atacar. Quando a isca chega perto de você, dois false-casting pra esticar a linha toda e toca pra frente.

Eu particularmente tenho preguiça de pescar desses jeitos, mas estou me propondo a tentar.

Show de explicação Jost!

:D

Não adianta nada ter a mosca bem atada se não souber pescar com ela, né...

hehe

Sobre atar ela em anzol menor, realmente, dificulta bastante o atado.

Acredito que atar algum inseto terrestre é interessante, mas com outro material (talvez)

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando o rio passa calmamente rente aos salgueiros, de preferência logo na saída da água por baixo de uma moita, uma isca dessas tem chance grande de pegar um peixe razoável.

Arremesso BEM rente aos salgueiros (levemente upstream), mending, deixa a isca derivar sem arraste. Começou o arraste, recolhe com um false-casting e joga pra cima de novo, iniciando o processo.

Essa é a tática básica, repetida um sem-número de vezes. Quando a corrente está mais forte é bem trabalhoso e requer correções rápidas de linha.

No upstream também funciona bem: cast pra cima e vem recolhendo a linha na mesma velocidade de deriva da mosca, pra não ter folga na hora de cravar, se algum peixe atacar. Quando a isca chega perto de você, dois false-casting pra esticar a linha toda e toca pra frente.

Eu particularmente tenho preguiça de pescar desses jeitos, mas estou me propondo a tentar.

Legal Jost, e na flotada essa isca vai bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse terrestrial do vídeo não é estupidamente maior que um attractor, mas seu manuseio é bem mais fácil em uma flotada, com certeza.

Por outro lado, se quiser, você pode atá-lo em tamanhos menores. Eu chutaria que é possível ata-lo bem até um tamanho #14. Para esses tamanhos menores eu diria que é perfeitamente viável pescar de vadeio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Muito bom, parabéns !

Em determinadas épocas, terrestriais representam talvez a parcela mais importante na alimentação das trutas e de outras espécies, razão pela qual são infaltáveis em qualquer caixa de moscas.

Abraços

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Muito bom, parabéns !

Em determinadas épocas, terrestriais representam talvez a parcela mais importante na alimentação das trutas e de outras espécies, razão pela qual são infaltáveis em qualquer caixa de moscas.

Abraços

Odimir

(Grifo meu)

Grande mestre Odimir, tudo certo?

Por curiosidade, quando (geralmente) seria essa época?

Imagino que sejam mais na primavera/verão, quando o clima se torna mais quente e estes insetos terrestres começar a ficar mais ativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

(Grifo meu)

Grande mestre Odimir, tudo certo?

Por curiosidade, quando (geralmente) seria essa época?

Imagino que sejam mais na primavera/verão, quando o clima se torna mais quente e estes insetos terrestres começar a ficar mais ativos.

Ola André,

Obviamente dependerá do local, mas é certo que sejam muito mais abundantes durante os mesese de primavera e verão.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A parachute ficou muito boa, proporções e talz... a única coisa que eu teria feito diferente é o disco de fibras do hackle: mais próximo ao corpo e BEM mais denso... no mínimo o dobro da densidade de fibras, para garantir uma boa flutuabilidade. Anzol excelente para essa isca.

Seu terrestrial laranja e marrom com perninhas está muito bom! Só falta a gente ver o anzol :happy:

Os outros já não sei direito... parecem estranhos, mas sempre tem chance de pegar peixe :)

Toca ficha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É surpreendentemente fácil colocá-las desse modo... nesse terresitrial especificamente, elas fazem "plek" e entram EXATAMENTE onde devem ficar e lá ficam! ... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Arrumei minha caixa de moscas agora há pouco e encontrei 8 dessas, e não fui eu quem atou, foram os guias..... :natal_smile:

Sinal que ando atando pouco ou gastando pouco..... :natal_happy:

O Caleufú está na caixa e essa mosca fez mais uma vez minha felicidade. :okok:

Pescamos (eu e meu irmão) com "gatos" somente metade do primeiro dia e depois do almoço já estamos pescado com linha floating e moscas terrestres. Segundo dia e terceiro dia foi full time nas terrestres e apenas eu montava eventualmente um dropper por ser mais guloso. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.