Ir para conteúdo

ONG Informa Alerta Pescadores


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Estou acompanhando esse alerta pelo Facebook faz pouco mais de uma semana. O Pablo Saracco foi um dos primeiros a destacar esses acontecimentos que tem aumentado desde 2013.

Seja como for o alerta está dado e o mosqueiro tem de estar mais alerta quanto a isso, principalmente próximo de Junín de Los Andes.

Deixar o carro vazio sem nada dentro para chamar atenção é fundamental. O guia Alejandro Klap tem me alertado quanto a isso e levo no carro somente a vara que vou usar. O material de backup fica no chalé. Se for para levar uma vara de backup no carro que seja uma comum, a especial tu pesca com ela.

T+. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto isso está acontecendo há tempos e pelo jeito os furtos se intensificaram.

Acho que a mdm poderia ter feito essa matéria anos atrás.

Me lembro que no ano passado em sua última pescaria na Patagônia te enviei uma mp informando que um amigo meu do facebook que é guia na região teve todos seus pertences e tb os pertences dos seus clientes que foram deixados no carro furtados, no mesmo período em que vcs estavam por lá, o prejuízo foi grande, equipos, canas, até waders e botas.

Com o rumo que as coisas estão tomando por lá não demora além dos furtos tb terão roubos, os ladrões sabem os valores dos equipos, e acessórios, como waders, botas e até de moscas, os pescadores nos rios principalmente os mais isolados são alvos fáceis.

Fiscalização p/ conferir a licença dos pescadores tem, mas p/ fazer um patrulhamento preventivo contra ladrões não tem, parece um país vizinho que conheço. :laugh:

Talvez como vc comentou comigo por mp seja mais seguro pescar dentro das reservas onde segundo seu comentário tem mais segurança, pelo menos até amenizar essa situação.

Já pensou uns arrastões nos rios, os ladrões roubam tudo dos pescadores deixando eles só de cueca e meias nas águas geladas? :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não posso dizer que são casos isolados e também não posso dizer que é novidade, o próprio Beto Saldanha sempre comentou aqui sobre furtos por lá é história antiga desde mais de 15 anos. O que deve estar claro é que são ações bem localizadas, ao menos em função dos últimos relatos que tenho acompanhado no Facebook e outros canais.

Semana que vem estarei lá e me informarei mais. Não quero ser mais uma vítima e nem por isso deixarei de pescar nos rios patagônicos. De repente até com a presença de menos pescadores em função de disso tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Administrador
Citar

 

Cámara Guías Pesca Neuquén

En el día de ayer por gestión de nuestra institución, el municipio de Junin de los Andes, implemento el primero de los puestos de control y resguardo de vehículos en el sector "El Manzano" (río Chimehuin). El personal estará en el lugar custodiando los vehículos allí estacionados a partir de las 08:00 hs hasta las 20:00 hs, los 7 días de la semana.

 

Vão acabar com os "ratos" do Chimehuin próximo do ponto de pesca chamado "El Manzano".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A preocupação aumentou sim, principalmente entre os guias que precisam deixar seus veículos as margens dos rios para prática da pescaria de vadeio, tanto que o Alejandro Klap se preocupou bastante levando seu filho para nos acompanhar numa pescaria de vadeio no rio Malleo e assim vigiar a VAN. Com isso foi possível para o grupo pescar na maior tranquilidade pouco acima da ponte do rio Malleo, local foco de furtos.

https://www.google.com.br/maps/@-39.7493368,-71.1364073,257m/data=!3m1!1e3

O pescador deve estar atento e de forma alguma deixar objetos de valor no veículo. Sei que é chato demais carregar tudo consigo numa pescaria de vadeio, mas o pescador tem que aprender e assim minimizar levando o que de fato é necessário.

screenshot_20160121_01.png.5167dc3c0803c

É uma aprendizagem cruel, mas o pescador pode aprender e se adaptar a essa realidade. Em março passado não me preocupei muito, mas em março agora vou aumentar a atenção e estudar bem com os amigos do grupo onde vamos deixar os carros. De uma forma ou de outra os locais de pesca estão menos frequentados e assim com menos pressão de pesca. Acompanho o assunto em redes sociais e muitos pescadores estão procurando outras regiões para pescar.

T+   :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Li, não me lembro onde, que por iniciativa da associação de pesca  começaram a vigiar o manzano. Parece que clocoram um guarda de 8 as 8 - 7 dias por semana. Se isto esta realmente acontecendo e se vai ser ampliado para outros locais ..... Seria bom consultar o Alejandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parece que essa semana houve uma falha quanto a isso, li no Facebook que estão aguardando a chegada de um novo o guarda fauna para o horário da manhã. :(

Seja como for Beto, se por acaso não houver guarda fauna no Manzano quando estivermos lá, tiro uma manhã para levar o Jamanta, Claudio Brandileone e o Guimercatelli  para que possam pescar ao longo do dia o corredor dos Álamos até o Manzano. Volto para a Hosteria para pescar no Chimehuin ou me encontro com você no Malleo e de noite volto ao Manzano só para buscar eles. Posso fazer o mesmo com você, Jost e Neumann. O que não devemos é deixar passar esse momento de rio vazio, com poucos pescadores. Aquele corredor é muito bom, ainda mais em março com menos água. :okok:

Combinamos lá. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estão fazendo a parte deles Marcelo, tanto que já houve relatos de prisões feitas pela Gendarmeria (Polícia Argentina) e há locais com maior presença de Guarda Fauna. 

Temos que fazer a nossa parte Marcelo:
1º - Não deixar varas, carretilhas e mochilas dentro do carro.
2º - Não comprar material usado nas lojas sem antes saber a origem desses produtos e se não sabe, não compra.

Sabe aquelas "lojas" que vendem pneus usados na Mangueira, pois bem, elas vendem pneus "novos" (roubados) porque tem cretino que vai lá comprar - para quem não sabe Mangueira é uma favela próxima do Maracanã - e na Patagônia acaba acontecendo o mesmo, se os cretinos furtam é porque tem algum lojista de má fé que compra para revender e tem espertinhos que querem levar vantagem em tudo e compram desses lojistas. Se não for esse o caminho... então estou totalmente errado e me desculpo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.