Ir para conteúdo

O que é do homen o bicho não come !!!


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Hoje resolvi tirar um dia de folga, eu trabalhei no feriado e estava morto de cansado. Sempre gostei de pescar em BSJ com a maré enchendo, mas ao olhar a tábua de maré vi que somente conseguiria pescar na enchente se chegasse no clube antes das seis da manhã, uma vez que a maré estaria no topo as 09:20 Hs. Como eu estava super cansado esta hipótese foi descartada, a amplitude máxima da preamar era de 0,9 m e da baixamar as 16:00 Hs seria de 0,4 m. Neste caso também havia chance de se pescar na vazante e foi o que eu fiz. Cheguei as 09:30 lá no clube e fui aos trabalhos.

Montei inicialmente somente o fly e nos primeiros arremessos peguei uma ubaraninha no fly. No domingo retrasado as ubaranas salvaram minha pescaria da tardinha que fiz ao voltar do Rio e parecia que eu ia novamente me divertir, mas ledo engano, comecei com o poper, depois fui para um streamer e só mais alguns poucos ataques sem sucesso por todo trecho das madeiras.

Resolvi então partir para o trecho onde tenho achado os robalos maiorzinhos e lá o vento estava atrapalhando os pinchos de fly. Deixei o vento me encostar nas árvores e montei o bait. Com o bait é mais fácil controlar o elétrico e pinchar no vento, além de que como os bichos estavam muito pouco ativos, o barulho da sputnick na superfície costuma dar mais resultado que as pequenas iscas do fly para a vara #4 que eu estava usando.

Após alguns arremessos localizo um cardume de robalos na faixa das 500 gramas que reboja por baixo da isca, recolho o bait, pego o fly e jogo no local e nada, volto ao bait no mesmo local e nem sinal dos robalos.

Continuo subindo o rio lentamente no elétrico e avisto duas manchas meio amareladas uns cinco metros afastadas da margem. Fico em dúvida se é peixe ou suspensão, mas arremesso um pouco a frente e passo a isca trabalhando-a na meia água passando por sobre o local das manchas e nada, repito o arremesso e novamente nada. Então volto a esticar o arremesso para que a isca caia rente as estruturas e venho trabalhando na superfície. Do nada aparece um tronco amarelo que suga a isca, a isca arranha na boca dele e solta, mas inacreditavelmente ele vem novamente em direção a isca e a abocanha, eu meio pasmo, vendo tudo acontecer a poucos metros do barco, estico a linha e o tronco começa a correr e dá o primeiro salto, que imagem cinematográfica. Ele afunda e abre para o meio do rio. Eu aproveito e puxo rapidamente no elétrico o barco para o meio do rio. Neste trecho o rio deve ter aproximadamente uns 80 metros margem a margem e me sinto mais ou menos confortável nesta situação. O monstro se aproxima do barco e de repente numa descarregada só me leva quase a linha toda, mas bem pelo meio do rio, novamente ele vem cedendo e se aproxima do barco, até aí eu tremendo de felicidade mais com o domínio da situação, até que o bicho bota novamente a linha nas costas e começa a esvaziar o carretel em direção à margem, desço o dedão no carretel para tentar freá-lo, mas em vão, ele infelizmente consegue chegar lá e vai se embrenhando nas galhadas que começo a senti-las na linha, penso comigo mesmo, perdi !!!

Afrouxo a linha e vou com o elétrico em direção ao local onde ele se meteu e o vejo pranchado lá dentro. A linha está totalmente trançada e nem mexe. Libero a carretilha e começo a tentar chegar perto dele, mas como sei que minha chance é quase nenhuma tento fotografa-lo em vão, minha máquina não consegue pega-lo logo abaixo da flor da água. O ponto em que estou tentando entrar com o barco para chegar até ele possui os galhos rentes à água e não consigo fazer o barco chegar. Penso em me jogar na água e ir nadando até lá, mas acho que não é uma boa solução. Analiso melhor e vejo que talvez eu consiga chegar com a proa lá entrando um pouco mais a frente. Afundo a ponta do caniço na água e faço a linha ir por baixo junto comigo para o outro lado onde finalmente consigo me aproximar mais do bicho, mas neste momento ele já parece ter descansado e não está mais pranchado, ele continua lá mas numa posição em que se ele se debater com força com certeza vai embora levando a isca. Novamente prefiro novamente tentar fotografá-lo, agora mais perto para se ele se manda eu não passar por mentiroso. Olhem ele lá paradão encostado na galhada.

user posted image

Mais uma.

user posted image

Já não passo mais por mentiroso, vou novamente tentar esticar a linha e descubro que consegui pegar minha linha com o elétrico e parti-la, aquele peixe lá na galhada não possui mais um cordão ligado ao meu barco, mas há um pedaço de linha o amarrando às galhadas e uma isca na ponta de seu maxilar superior presa por apenas um anzol sem farpa da garatéia traseira, minha chance de conseguir fotografá-lo em minhas mãos parece estar cada vez mais longe, mas ainda não desisti. Com minha aproximação ele lentamente sai do lado onde eu tinha acesso e vai pro outro lado da galhada, mas limitado pela linha. Só tenho uma chance, preciso laçar o líder e tentar puxá-lo em minha direção. Com muito cuidado utilizando um laçador de corda que tenho no barco eu consigo pegar a linha próxima ao rabo dele sem encostar nele e sem ele perceber, mas fico numa posição ruim, estou com o braço por cima de uns galhos. Com cuidado para a linha não esticar consigo passar o laçador para o lado livre dos galhos e a linha vem toda solta até minha mão, estico e ele tenta umas cabeçadas, mas sem muita força e volta a pranchar para mim passar o boga. Não acredito que embarquei aquele peixe !!!

Passo a fita métrica e o bitelo têm 89cms, o meu maior robalo que pesquei até hoje e ainda por cima dentro do meu rio !!!

As fotos não ficaram muito boas porque eu estava sozinho e preocupado em não mantê-lo muito tempo fora da água, mas dá para verem o tamanho da encrenca:

user posted image

user posted image

Agora devolvendo a ele o que ele mais merece depois de me proporcionar tanta alegria, a vida !!!

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caraca!!!!Serginho, que loucura, eu estava lendo e imaginando o pior, aconteceu de tudo, show de bola!!!!!meus parabéns, lindo peixe!!!!

Arrebentou na intrépida?

Parabéns novamente!!!

Obs: as cores dele estão lindas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande mosqueiro macaense Sérgio

Maravilha de peixe, posso imaginá-lo, mesmo o firewall da Petrobras não deixando vê-lo.

Maravilha de atitude, liberar um peixe desses sem pestanejar.

Belíssima atitude pois um peixe desses é um vencedor, imagina o que ele já passou até alcançar este tamanho!! Seus gens valem ouro e ele merece continuar a espalhá-los pelo BSJ.

Espero, breve, contigo, também ser posto a prova e, após capturar (talvez de uma maneira mais convencional...) um bitelo destes, também liberá-lo, incontinenti!!!

Esta é uma promessa antiga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Putz que beleza de Peixe, heim....

Meus parabéns...

O homem das surpresas!!!....

Temos que marcar uma investida nesse seu rio aí.... wink.gif

O relato ficou muito bom..... emocionante.... fiquei aqui com meu arpão na mão, se ele tentasse sair antes de vc pegar eu ferrava ele!!!! ph34r.gifph34r.gifph34r.gif

rsrsrss laugh.gif

Abraços....

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Putaquiupariu, casqueta... Que putz peixe lindo !!!!

É serginho... esse seu cantinho tem que ser muito preservado. São raros os rios onde a gente encontra ainda um bicho desse.

Na verdade, sem saber, eu te passei energias boas. Na hora que vc estava

pescando eu estava mostrando os seus relatos la na BSJ para o meu cunhado aí do Rio. he he he --- Sou pé frio mas passo bons fluídos para os amigos biggrin.gif

Parabéns !!! Você merece.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alexandre eu só pesco utilizando iscas com as farpas amassadas, sejam as iscas de fly ou de bait e para qualquer peixe e tipo de ação. Isto reduz os ferimentos nos peixes e o risco de maior gravidade no caso de uma acidente conosco. Se perco um pouco mais de peixes por isso para mim não importa !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Serginho, acho que você não entendeu minha colocação.

Eu também só pesco com farpas amassadas.

Não só concordo plenamente contigo, como também ajo assim!

É que eu fiquei pensando que suas garatéias deveriam ter farpa, pois é praticamente um milagre que, na situação pela qual você passou, o peixe não tenha escapado das garatéias amassadas. Daí minha pergunta.

Só tenho que lhe dar mais parabéns ainda por ter conseguido sacar o peixão da água! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alexandre me desculpe, o tom do que escrevi ficou meio arrogante, não era esta a intenção, o título do tópico descreve o que aconteceu, uma cagada !!!!

Foram diversas as coisas que tinham tudo para dar errado, mas que foram dando certo até o embarque do peixe. Uma delas era o peixe no final estar com a isca presa apenas por um anzol da garatéia traseira na pontinha do lábio superior e sem farpa, uma saculejada da cabeça neste momento seria muito provavelmente suficiente para ele jogar a isca longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.